Syl, alguns seres humanos nasceram imunizados ao "sentido da vida", são pessoas que não estão nem ai, se uns tem mais sorte que outros, Pra eles a vida é assim mesmo, sem razão de ser, eles estão satisfeitos com a vida que levam, e com seus traumas. Não precisam explicar nada, são pessoas satisfeitas com este mundo, mesmo sendo pra eles, cruel e sem sentido!
Essas 'algumas pessoas' são os ateus / céticos ?
Deixa eu esclarecer uma coisa, VideoMaker: a vida não tem um sentido 'em si', mas isso não significa que tudo dê na mesma, que se o seu filho vai ou não à crecha é a mesma coisa, ou se passar com o carro por cima de um cachorro, dá na mesma.
O caso é que ateus atribuimos esse sentido de justiça à esfera humana, e não a uma esfera divina. A diferença, na prática, muitas vezes fica só na semântica.
(Lembrando disso, certa vez atropelei uma pomba e, ainda que não goste de pombas, fiquei chateado o resto do dia, e até sonhei com a pomba!)
Então, uma coisa que me revolta é a injustiça, o fato de alguns acharem que tem direitos de ter mais do que os outros. Ás vezes temos a oportunidade de que as consequências dos nossos atos mais irresponsáveis ocorram na nossa vida, às vezes não.
(Novamente, lembranças: a minha esposa descrevendo a cara de desespero silencioso de um casal que deu o Honda Civic para o fiho de 18 anos, que se espatifa na marginal, ainda matando um amigo)
Vou me adiantar: Dá sentido não seria apenas, comer, trabalhar, pagar impostos e morrer. Superar as más inclinações seria a meta.
Sim, as más inclinações de comportamento.
O caso é que isso, para um ateu, não está relacionado com o seu julgamento após a morte por Anúbis, o deus chacal, como acreditam os mórmons. Ou os espíritas. Enfim, sei lá, os que acreditam na 'vida eterna'.
Ser melhor é construir uma sociedade melhor. Independente do que vc acredita sobre a vida após a morte.