Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174864 vezes)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
Re: Deus existe?
« Resposta #625 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:24:07 »
Vou dar um exemplo bem...."chulo"
Se há um roubo, tem-se que conhecer a versão da polícia e a do ladrão.Conhecendo-se um lado só, não é
possível fazer um julgamento que seja o mais justo possível.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #626 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:29:33 »
Não sei; como já disse algumas muitas vezes, eu NÃO USO ESSE CONCEITO.  Mas se por acaso há, não precisamos saber se "há evolução"; podemos (e devemos) nos guiar pelos fatos em si.  Fatos são mais confiáveis do que fantasias e crenças, você sabe.

Como assim não usa deste conceito? isto não é resposta. O conceito ele existe sem a sua autorização! Bem e mal são conceitos claros, não depende de relatividade nenhuma, o cara é um bom carater, o outro é um FDP, não tem essa de isto é relativo. E isto é fato.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #627 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:51:45 »
Vou dar um exemplo bem...."chulo"
Se há um roubo, tem-se que conhecer a versão da polícia e a do ladrão.Conhecendo-se um lado só, não é
possível fazer um julgamento que seja o mais justo possível.

Continuo sem entender.  Como isso se aplica aqui?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #628 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:52:33 »
Como assim não usa deste conceito? isto não é resposta. O conceito ele existe sem a sua autorização!

E eu tenho de usá-lo só porque ele existe?  Eu hein...

Bem e mal são conceitos claros, não depende de relatividade nenhuma, o cara é um bom carater, o outro é um FDP, não tem essa de isto é relativo. E isto é fato.

Há controvérsias.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #629 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:57:59 »
Citação de: Dantas
Julgar não é apenas válido, é necessário.

Você é um homem inteligente...Creio que entendeu o que eu disse.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #630 Online: 20 de Janeiro de 2008, 14:03:56 »
Não, Syl, eu não entendi.  Ou, se entendi, não vejo sentido.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #631 Online: 20 de Janeiro de 2008, 19:44:05 »

Há controvérsias.

Há Dantas, assim fica dificil.
Eu me rendo...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #632 Online: 21 de Janeiro de 2008, 08:21:43 »
Citação de: Syl
Duvido que ninguém tenha um objetivo na vida.Sem objetivo, não existe vida.

Syl, acho que não me entendeu direito: o que eu quis dizer é que esses objetivos que você citou são objetivos que você coloca ao longo da vida. Eu tenho um monte deles, vc outro monte :)

Mas a Syl não nasceu com o objetivo de escrever um poema que por sua vez inspirou um homem que mudou o mundo asim e assado.

A Syl pode até escrever o dito poema. mas não é seu 'objetivo na terra'.

Digamos assim: você não nasce com UM destino. O destino você mesma vai traçando, como vc bem disse, ao longo da sua vida, com suas decisões.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #633 Online: 21 de Janeiro de 2008, 08:30:42 »
Este é um ponto importante, talvez o mais importante.
 Sempre quando se fala em "ser bom", o ateu considera que TODO RELIGIOSO só o é porque a sua religião lhe promete recompensa por se-lo, ou vai punir por não ter sido bom.
 Quero escrever sobre DE, então não vou entrar no mérito das outras.
 Comparar um cara que não mata o outro porque VAI NASCER COM ALGUM PROBLEMA NA PROXIMA RENCARNAÇÃO, e somente por isso não mata. É o mesmo que dizer que vc não estupraria um criança, pois esta lá no codigo penal que vc vai pra cadeia se fizer isso.
 O cara não faz pois sabe que não se deve matar, mas a punição independe da sua vontade de faze-lo ou não. Assim como vc tabem não precisa do codigo penal pra não estuprar ninguem, e tambem sabe que iria se cometece tal insanidade. Vc tá me entendendo?
 As leis que regem o mundo espiritual são semelhantes.
 Sempre teremos alguem nos dizendo o que fazer ou como conduzir nossas vidas, seja lá ou cá de um mesmo mundo.

VideoMaker, eu entendi a explicação da justiça divina, embora não a comparta. Saiba que nem todo espirita pensa que a lei não é necessária, já topei com mais de um falando dessas leis divinas como reguladoras para a evolução, e tal.

A diferença é que a justiça divina é de responsabilidade de cada espírito, digamos assim. Isto é, se vc faz besteira, é porque se sente atraído por baixos instintos, e na próxima reencarnação vai 'cair' de algum jeito; e o inverso também é verdadeiro.

O que eu questiono é se realmente a justiça divina existe, e aqui vamos ficar cada um com a sua opinião.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #634 Online: 21 de Janeiro de 2008, 13:19:38 »
Citação de: JCatino
Syl, acho que não me entendeu direito: o que eu quis dizer é que esses objetivos que você citou são objetivos que você coloca ao longo da vida. Eu tenho um monte deles, vc outro monte

Mas a Syl não nasceu com o objetivo de escrever um poema que por sua vez inspirou um homem que mudou o mundo asim e assado.

A Syl pode até escrever o dito poema. mas não é seu 'objetivo na terra'.

Digamos assim: você não nasce com UM destino. O destino você mesma vai traçando, como vc bem disse, ao longo da sua vida, com suas decisões.

Não. Pré-destinação é algo em que não acredito. Macktub, por assim dizer"estava escrito"não é algo que acho lógico, senão porque o Livre Arbítrio?Para que um cérebro, se não podemos articular e fazermos nossas opções?
Acredito em escolher.Conforme minha escolha, conforme o que faço,dar-se-á a lei de Ação e Reação em minha vida.
O que chamo de Objetivo de Vida, é o seguinte:tenho, é claro, em começo da minha vida vários objetivos:
crescer, me formar,trabalhar,comprar uma casa, casar,ter filhos,educá-los de um modo só meu, etc.
Mas meu Objetivo de Vida, a que eu chamo assim, é um Objetivo que dure a vida inteira para ser realizado, e pode ser paralelo aos outros, mas é o principal.E é da minha única e exclusiva escolha.
Ser um exemplo,evoluir meu interior,modificar o meio em que vivo(são alguns exemplos que me ocorreram agora)todos eles,podem ser um Objetivo de Vida, à escolha.Qualquer um deles. Chamo de Objetivo de Vida, porque demoram uma vida toda, geralmente para serem cumpridos, e mais um pouco.
Porque Vida a meu ver, não é chegar ao Objetivo, mas é o processo que se vivencia entre um e outro
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 13:22:44 por Syl »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #635 Online: 21 de Janeiro de 2008, 13:44:27 »
Este é um ponto importante, talvez o mais importante.
 Sempre quando se fala em "ser bom", o ateu considera que TODO RELIGIOSO só o é porque a sua religião lhe promete recompensa por se-lo, ou vai punir por não ter sido bom.
 Quero escrever sobre DE, então não vou entrar no mérito das outras.
 Comparar um cara que não mata o outro porque VAI NASCER COM ALGUM PROBLEMA NA PROXIMA RENCARNAÇÃO, e somente por isso não mata. É o mesmo que dizer que vc não estupraria um criança, pois esta lá no codigo penal que vc vai pra cadeia se fizer isso.
 O cara não faz pois sabe que não se deve matar, mas a punição independe da sua vontade de faze-lo ou não. Assim como vc tabem não precisa do codigo penal pra não estuprar ninguem, e tambem sabe que iria se cometece tal insanidade. Vc tá me entendendo?
 As leis que regem o mundo espiritual são semelhantes.
 Sempre teremos alguem nos dizendo o que fazer ou como conduzir nossas vidas, seja lá ou cá de um mesmo mundo.

VideoMaker, eu entendi a explicação da justiça divina, embora não a comparta. Saiba que nem todo espirita pensa que a lei não é necessária, já topei com mais de um falando dessas leis divinas como reguladoras para a evolução, e tal.

A diferença é que a justiça divina é de responsabilidade de cada espírito, digamos assim. Isto é, se vc faz besteira, é porque se sente atraído por baixos instintos, e na próxima reencarnação vai 'cair' de algum jeito; e o inverso também é verdadeiro.

O que eu questiono é se realmente a justiça divina existe, e aqui vamos ficar cada um com a sua opinião.

Não é bem assim, não existe nada que determine que vc vá sucumbi ao mal de qualquer jeito, isso não é assim determinado. A vida é uma escola que se apresenta de varias formas, passar por ela sem problemas é que esta a dificuldade.
Na verdade vc questiona se EXISTE UM DEUS! se nem isso pra vc é uma verdade, discutir a justiça divina então.... seria perda de tempo.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 13:48:22 por VideoMaker »

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #636 Online: 19 de Abril de 2010, 10:20:19 »
Se Deus existe ninguém jamais saberá pela própria explicação que existe nas escrituras do povo que escreveu a bíblia. Jesus Cristo seria o personagem principal para entender todo o velho testamento.
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #637 Online: 19 de Abril de 2010, 12:44:43 »

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #638 Online: 22 de Abril de 2010, 09:01:56 »
Se Deus sempre existiu a ciência tem que também provar porque a matéria sempre existiu, se é que sempre existiu, e se tudo veio do que nunca existiu como passou a existir?
respostas como esta nunca chegarão a mente humana porque fazer o imaterial se tornar material é algo que está fora de nossa inteligência. Isto é: Fazer do nada a passar existir alguma coisa.
Mas se se algo que nunca existiu passou a existir como seria este?
Se tudo eternamente estará fora de nosso entendimento porque questionar as dúvidas?
Se não nunca saberemos a origem da vida como entenderemos porque Deus existe?

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #639 Online: 22 de Abril de 2010, 09:17:30 »
Não existe relação entre a ciência provar que a matéria sempre existiu e a suposta eterna existência de Deus. Na verdade, os cientistas vem tentando mostrar a origem do universo, mas nem todos defendem que a matéria sempre existiu.

Partir do pressuposto que Deus sempre existiu para exigir da ciência qualquer coisa, não faz o menor sentido. Nós podemos ser limitados e talvez nunca saibamos como foram as origens do universo, mas daí colocar o "lacunão" como pressão ou justificativa, são outros quinhentos.

Você começa com vários ad hocs, como "fazer do nada a passar existir alguma coisa", mas quem garante que exista um nada? Nada é um conceito humano apenas. O conceito do número zero ou ausência passou a existir depois da criação dos sistemas numéricos, ou seja, foi preciso que fosse desenvolvido. Na Europa, só surgiu na Idade Média. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zero).

E outra, que tem a ver a origem da vida com entender porque Deus existe? São coisas completamente distintas. Um cientista não vai deixar de pesquisar porque não entende se Deus existe. E se ele for ateu? Isso não faria o menor sentido pra ele. E se estudando a origem da vida e do universo for comprovado que Deus não existe?

É por isso que muitos aqui falam da separação entre religião e ciência. Com esses argumentos, parece que você está dizendo assim: só vamos entender de onde veio a matéria, o universo e a vida (Douglas Adams?), se entendermos de onde vem Deus.
« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 10:22:15 por Mister B »
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #640 Online: 22 de Abril de 2010, 10:18:21 »
Se inventamos um deus para explicar o que não sabemos, como explicar esse deus?
De onde ele veio? Como é possível que sempre tenha existido ou que tenha surgido do nada?

Apelar para um criador significa criar uma nova incógnita e depois decretar que ela está além de nossa compreensão. Muito conveniente.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #641 Online: 22 de Abril de 2010, 11:37:32 »

Qual a relevância de Deus para o entendimento da vida e das manifestações da Natureza?

Você já não está bem contente de viver numa época que existem celulares, carros, computadores, diques, prédios adaptados contra terremotos, etc.?

Sim, todos os meus exemplos acima foram fruto da ciência. Então me responda? Essa procura sem fim por Deus, o que trouxe de benéfico para as pessoas e para a Terra?

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #642 Online: 22 de Abril de 2010, 11:46:14 »
É claro que ciência e religião nunca poderão ser semelhantes mas entre não saber nunca de uma coisa ou de outra as opiniões sempre serão atraentes.
O que não existe jamais vai poder existir e o que existe é porque sempre existiu.
Não seria apelação mas uma forma de vida a seguir. Tenho meus motivos para acreditar em Deus.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #643 Online: 22 de Abril de 2010, 11:53:53 »
Qual a relevância de Deus para o entendimento da vida e das manifestações da Natureza?
Você já não está bem contente de viver numa época que existem celulares, carros, computadores, diques, prédios adaptados contra terremotos, etc.?
Sim, todos os meus exemplos acima foram fruto da ciência. Então me responda? Essa procura sem fim por Deus, o que trouxe de benéfico para as pessoas e para a Terra?
Falta a ciência nos dar vida eterna.
Eu só não entendo como a origem da vida se organizou por uma simples evolução ao acaso.
Alguém para mim projetou um princípio de vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #644 Online: 22 de Abril de 2010, 12:08:23 »
É claro que ciência e religião nunca poderão ser semelhantes mas entre não saber nunca de uma coisa ou de outra as opiniões sempre serão atraentes.
O que não existe jamais vai poder existir e o que existe é porque sempre existiu.
Não seria apelação mas uma forma de vida a seguir. Tenho meus motivos para acreditar em Deus.

Brilhante! Podemos usar esse mesmo argumento para provar outras verdhadhes profhundas:

A música "Rebolation" existe, ergo, ela sempre existiu.
O Programa do Ratinho existe, logo ele sempre existiu.
O buraco que existe no asfalto da minha rua existe, portanto sempre existiu!
:lol:

Agora sério: uma distinção que deve ser feita entre os que se esforçam para seguir o
método científico e os que possuem uma visão mística da natureza é, grosso modo,
a seguinte:

O método científico exige que uma conclusão acerca da natureza da realidade seja
impelida por um fator externo à mente observador.

Isto é, observa-se a natureza, faz-se testes, elabora-se uma hipótese baseada nessas observações
e verifica-se a consistência da mesma, e a apenas então se chega a uma conclusão.
Já o místico fecha os olhos, "vasculha seus sentimentos", medita e chega a suas conclusões
de forma subjetiva, sem receber inputs externos.

Qual a vantagem do pensamento científico sobre o misticismo?
Simples: a ciência funciona.
Dito de outra forma: os místicos e religiosos nunca parecem concordar acerca da natureza
da realidade e suas conclusões sobre o mundo físico obtidas de forma subjetiva ou se mostram
errôneas ou absolutamente irrelevantes do ponto de vista prático (ver discussão sobre a trindade em
outro tópico). Ou seja, o histórico dos místicos e religiosos nos leva a desconfiar de suas conclusões,
enquanto o histórico da ciência...

Tudo isso é só para chegar no seguinte ponto: não existe nenhum fenômeno físico conhecido
que exija a hipótese de uma divindade para sua explicação. Em outras palavras, a natureza
não nos força a supor a existência de deuses. As pessoas que defendem a existência de deuses
apelam para um conhecimento subjetivo, ou místico.

É natural então que os partidários do pensamento
científico suspeitem dos que afirmam ter um conhecimento subjetivo da existência de uma divindade.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #645 Online: 22 de Abril de 2010, 12:09:55 »

Falta a ciência nos dar vida eterna.
Eu só não entendo como a origem da vida se organizou por uma simples evolução ao acaso.
Alguém para mim projetou um princípio de vida.

Vida eterna? Você noção das implicações de seres vivos eternos?

O que a Natureza faz a todo o instante é buscar o equilíbrio e não a perfeição. Um furação é uma tentativa de equilíbrio, assim como as marés ou uma erupção de um vulcão. A vida é assimétrica e você realmente está falando de vida eterna?

Acho este ponto de vista extremamente equivocado. Não existe um paraíso e o cosmos não está aqui por nós. Somos um acidente de condições propícias a vida.

Vou te dar um exemplo: Imagine um cachorro inteligente. Ele sairia por aí contarolando que o meio ambiente é nem muito frio e nem muito quente e por isto foi feito especialmente para ele?
« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 12:13:35 por Mr. Mustard »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #646 Online: 22 de Abril de 2010, 12:19:23 »
É disso que falo de metabiologia, onde existe mais desta extrapolação da realidade biológica? Não é somente o besteirol sobre a realidade física mas também sobre o que a ciência conhece como vida. Não precisam atacar diretamente a evolução, apenas a desconsideram e utilizam suas próprias doutrinas que determinam tudo o que existe.
« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 12:22:18 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #647 Online: 22 de Abril de 2010, 12:26:11 »
Pontos de vista diferente sempre irão acontecer. É natural isto num mundo sem a certeza da existência de Deus que apareçam várias mitologias, mas porque entre tantos povos só um apenas acreditou num Deus monoteísta?
A minha principal pergunta ainda não foi respondida.
Adoro ciência e acredito que possa existir algo além disto.
Abrir um tópico: ¨Não dá para acreditar¨ para absorver algumas idéias.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #648 Online: 22 de Abril de 2010, 12:31:11 »
Pontos de vista diferente sempre irão acontecer. É natural isto num mundo sem a certeza da existência de Deus que apareçam várias mitologias, mas porque entre tantos povos só um apenas acreditou num Deus monoteísta?
A minha principal pergunta ainda não foi respondida.
Adoro ciência e acredito que possa existir algo além disto.
Abrir um tópico: ¨Não dá para acreditar¨ para absorver algumas idéias.

Acredito que sua pergunta não será respondida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #649 Online: 22 de Abril de 2010, 12:34:58 »

Quem? Os hindús?

Rig Veda 1.164.46,

Indraṃ mitraṃ varuṇamaghnimāhuratho divyaḥ sa suparṇo gharutmān,
    ekaṃ sad viprā bahudhā vadantyaghniṃ yamaṃ mātariśvānamāhuḥ
    "They call him Indra, Mitra, Varuṇa, Agni, and he is heavenly nobly-winged Garutmān.
    To what is One, sages give many a title they call it Agni, Yama, Mātariśvan."

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_views_on_monotheism

Os Sikhs?

The principal belief of Sikhism is faith in waheguru—represented using the sacred symbol of ik ōaṅkār, the Universal God.

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sikhism

Os seguidores de Zoroastro? Os adoradores de Mithra?

Espero que você não esteja se referindo aos hebreus antigos, cujo deus
era ciumento de outros deuses e exigia que adorassem apenas a ele e não aos
outros.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!