Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174863 vezes)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
Re: Deus existe?
« Resposta #600 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:10:21 »
Não . Objetivo ou meta, é uma coisa. Modos de caminhar para ele, é outra.O protestante caminha para Deus através do protestantismo,o católico através do catolicismo o espirita através do espiritismo.
Cada qual tem sua meta, mas o modo de caminhar é diferente.
Um acredita que expulsando demônios, irá ao céu, outro que indo à missa todo domingo e confessando e outro através da reencarnação irá a um lugar parecido.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 14:15:01 por Syl »
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #601 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:23:03 »
E o que você está chamando de Razão nesse contexto?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #602 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:15:42 »
Interessante, vocês dois me fizeram perceber um dos erros básicos do Espiritismo: diante das contradições do Deus de Abraão, tentaram resolvê-las pela estratégia errada, criando mais fantasia (evolução espiritual ilimitada) e tentando acreditar nela em vez de reconhecer a realidade pelo que é (o Deus de Abraão é auto-contraditório e por isso com certeza não existe; muitas outras divindades históricas parecem ser basicamente representações simbólicas para facilitar o entendimento religioso.  São portanto claramente criações da religião em vez de ter existência própria).

Qual o teu problema com a evolução? e se ela for ilimitada mesmo, e pior ou é melhor, quando torna o sujeito melhor?
Evoluir é ruim porque?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #603 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:18:05 »
Evoluir não é ruim.  Já CRER em "evolução espiritual" pode sim ser muito ruim.  Ainda mais quando se inclui o dogma de que ela é "irreversível".

Principalmente quando vira desculpa para atitudes arbitrárias sem questionamento, afinal são "atos de um ser evoluído".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #604 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:30:52 »
Evoluir não é ruim.  Já CRER em "evolução espiritual" pode sim ser muito ruim.  Ainda mais quando se inclui o dogma de que ela é "irreversível".

Principalmente quando vira desculpa para atitudes arbitrárias sem questionamento, afinal são "atos de um ser evoluído".

Evoluir sempre então é que é ruim? é isso?
Quais seres evoluidos e arbitrarios são esses que vc diz?
O que é ser evoluido pra vc? conta pra mim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #605 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:39:41 »

Acabei de dizer, mas vou repetir: não; CRER que se evolui sempre é que é ruim.

Seres que se CRÊEM evoluídos e que são arbitrários.  Muitos espíritas se enquadram nessa descrição.

Eu não dou muita importância ao conceito de evolução, PRINCIPALMENTE no campo religioso, Video, exatamente porque na prática ele serve mais para desencaminhar pessoas do que para qualquer outra coisa.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #606 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:47:16 »

Acabei de dizer, mas vou repetir: não; CRER que se evolui sempre é que é ruim.

Seres que se CRÊEM evoluídos e que são arbitrários.  Muitos espíritas se enquadram nessa descrição.

Eu não dou muita importância ao conceito de evolução, PRINCIPALMENTE no campo religioso, Video, exatamente porque na prática ele serve mais para desencaminhar pessoas do que para qualquer outra coisa.

Porque ser melhor amanha do que hoje, e depois melhor ainda depois do amanha, é ruim?
  Se achar evoluido então é o critério? se o cara se acha, logo ele é! que coisa heim Dantas...
    Desencaminhar pessoas? como assim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #607 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:58:18 »
Porque ser melhor amanha do que hoje, e depois melhor ainda depois do amanha, é ruim?

Não sei, e não estávamos falando disso.  Eu discutia o dogma e a crença em evolução espiritual.

Se achar evoluido então é o critério? se o cara se acha, logo ele é! que coisa heim Dantas...

De fato, eu inclusive tenho asco dessa postura.

Desencaminhar pessoas? como assim.

Quem se julga "evoluído" muito frequentemente pisa em cima dos outros por se achar no direito, por se comparar demais com outras pessoas.  É uma atitude até típica de espíritas, e volta e meia permite identificá-los com facilidade.

Claro que há exceções, mas isso não muda nada.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #608 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:22:18 »
As exceções Dantas, são os evoluidos!
Não vou citar o nome, ano passado fiquei responsavel por mandar um imagem para um telão, no centro de convenções da cidade em que moro, o palestrante era um ilustre espirita, e sujeito me veio com esta:
Com assim toda esta luz? as camêras da globo não precisam de luz!!!!. Disse ele querendo menosprezar a minha pequena produtora.
 Quase que eu mandei o tal "evoluido" pra PQP.
 Sem humildade como poderia ser ele evoluido?
Como odeio este tipo de espirita "evoluido", nunca mais presto serviço para ele.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #609 Online: 20 de Janeiro de 2008, 09:20:53 »
Vou dizer o que PENSO:Acredito em evolução, assim como acredito em que a lagarta virará borboleta, que o feto se tornará um bebê, depois uma criança, adolescente e um adulto.Acredito em progresso, e em evolução. Naturalmente isso não me faz mais nem melhor do que ninguém.Nem siquer do que a minha york que dorme aos meus pés.Ela na dela, eu na minha, cada qual cumpre sua função na vida.
Acredito na Evolução, mas não sei se chego lá.Olho e vejo tantas pessoas que tem mais conhecimento, que são mais puras de alma,boas de coração, e procuro me espelhar no exemplo delas.
Todas essas pessoas, me fazem ter vontade de viver para que minha vida tenha finalidade;são exemplos vivos embora muitas não o saibam;e isso me anima a prosseguir , sempre.Por isso, estou aqui no Fórum, para aprender.
Creio que todos na vida aprendemos e ensinamos.Dando exemplo, falando, agindo.Mesmo as crianças.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #610 Online: 20 de Janeiro de 2008, 09:23:16 »
Evolução é um conceito "sabonete" demais para valer a pena usar, pelo menos no contexto religioso/espiritual.  Até em biologia já é uma palavra um tanto infeliz.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #611 Online: 20 de Janeiro de 2008, 09:29:00 »
Pode até ser.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #612 Online: 20 de Janeiro de 2008, 10:25:17 »
"Pode", Syl?

Senão vejamos: para que serve avaliar o "grau de evolução espiritual" de alguém?  Especificamente, que utilidade construtiva tem que não se possa suprir com estimativas mais concretas e menos arbitrárias?

Nenhuma.

Em contrapartida, veja quanta gente se convence de que é "mais evoluída" do que outros e usa essa convicção como justificativa para judiar dos outros e se eximir de responsabilidades.

No duro, é só uma variação do Complexo de Messias em que algumas pessoas caem quando não conseguem mais lidar com as pressões sociais.

Exatamente o que uma religião digna do nome EVITA encorajar.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #613 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:12:43 »
Citação de: Dantas
Senão vejamos: para que serve avaliar o "grau de evolução espiritual" de alguém?  Especificamente, que utilidade construtiva tem que não se possa suprir com estimativas mais concretas e menos arbitrárias?

Nenhuma.

Realmente.Eu não julgo ninguém pelo grau de evolução ESPIRITUAL. Aliás, não julgo ninguém , para ser sincera.
Mas as pessoas demonstram estar mais evoluídas pelo modo como agem.Uns mais, outros menos.Parece-me que aprenderam e compreenderam mais na vida umas do que outras.Eu às vezes fico com vontade de ser igual. Ter um coração bom, uma paciência, uma responsabilidade assim.Se não tivermos uma meta a alcançar, que utilidade
teria viver?Eu olho para trás e vejo muita coisa que consegui fazer e um monte que ainda não estou nem no processo.Mas algo, já fiz. Valeu(para mim)a minha existência.

Em contrapartida, veja quanta gente se convence de que é "mais evoluída" do que outros e usa essa convicção como justificativa para judiar dos outros e se eximir de responsabilidades.

No duro, é só uma variação do Complexo de Messias em que algumas pessoas caem quando não conseguem mais lidar com as pressões sociais.

È verdade, mas há exceções.Não creio em complexos, creio em auto-conhecimento.Quem o tem, lida com as pressões sociais melhor.Generalizar as coisas , não vem ao caso. Ou as pessoas. Não somos todos iguais.Somos diferentes,para que possamos aprender uns com os outros.Quanto às religiões, não sei.Sejam como forem, respeito a todas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #614 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:27:32 »
Realmente.Eu não julgo ninguém pelo grau de evolução ESPIRITUAL. Aliás, não julgo ninguém , para ser sincera.
Mas as pessoas demonstram estar mais evoluídas pelo modo como agem.Uns mais, outros menos.Parece-me que aprenderam e compreenderam mais na vida umas do que outras.Eu às vezes fico com vontade de ser igual.

Isso não é julgar?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #615 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:28:31 »
"Pode", Syl?

Nenhuma.

O raciocinio de vcs céticos é muito interessante, se alguns se acham evoluidos, e assim se declaram, e judiam das pessoas, chegam a coclusão que pessoas evoluidas não são pessoas legais, mesmo não considerando que elas não são evoluidas coisas nenhuma. É como no caso dos mediuns, todos são fraudadores, pois se a fraude existe, não existe outra explicação se não esta, mesmo não tendo como provar como ela foi feita.
Ser cético é assim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #616 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:29:04 »
Somos diferentes,para que possamos aprender uns com os outros.Quanto às religiões, não sei.Sejam como forem, respeito a todas.

Pois eu não.  Religiões são construtos feitos por pessoas e por vezes se tornam francamente nocivos e tem de ser firmemente contestados.  Não vejo por que evitar essa constatação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #617 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:31:15 »
O raciocinio de vcs céticos é muito interessante,

Já vou explicar em que sua análise está falha, no que se refere ao meu raciocinio pelo menos:

se alguns se acham evoluidos, e assim se declaram, e judiam das pessoas, chegam a coclusão que pessoas evoluidas não são pessoas legais,

MAIS UMA VEZ: a conclusão a que chego é a de que SE ACHAR EVOLUÍDO é nocivo. Nem me pergunto se sequer EXISTE uma "pessoa evoluída".  É perda de tempo, na melhor das hipóteses.

mesmo não considerando que elas não são evoluidas coisas nenhuma. É como no caso dos mediuns, todos são fraudadores, pois se a fraude existe, não existe outra explicação se não esta, mesmo não tendo como provar como ela foi feita.
Ser cético é assim.

Em algum planeta, pode ser que seja.  :)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #618 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:49:46 »
Dantas:
Eu acredito nisso.Eu creio em Evolução.Creio em Respeito,como princípio de Vida.
E creio que cada um é cada um, diferente em si. Julgar?Sim você tem razão, acredito que julguei.
Mas também preciso de parâmetros na Vida.
Na verdade, por mais que procuremos evitar, todos julgamos."Esse ato é bom, esse não é".Essa pessoa é como eu gostaria de ser, esta não". Até para ensinar nossos filhos precisamos dar exemplos que julgamos "bons"...Eu procuro não julgar, era o que deveria ter dito.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #619 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:53:25 »
Julgar não é apenas válido, é necessário.

O problema está em não saber assumir a responsabilidade por nossos julgamentos, não em julgar.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #620 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:55:12 »
Em contrapartida, veja quanta gente se convence de que é "mais evoluída" do que outros e usa essa convicção como justificativa para judiar dos outros e se eximir de responsabilidades

Há também o inverso, as que não fazem nada disso. Generalizar não é bom.Eu particularmente, não conheço ninguém que se ache mais evoluído e judie por isso de alguém...

Julgar é necessário, mas quando se conhece ambas as partes.Conhecendo só uma, é arriscar-se.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #621 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:57:33 »
MAIS UMA VEZ: a conclusão a que chego é a de que SE ACHAR EVOLUÍDO é nocivo. Nem me pergunto se sequer EXISTE uma "pessoa evoluída".  É perda de tempo, na melhor das hipóteses.

Se achar evoluido é nocivo, sim!
Não existir gente evoluida, ou a evolução não existir, é outro problema.
Dantas uma pergunta: Entre o homem piedoso e o impiedoso e sem escrupulos, há ai uma evolução no carater do primeiro pro segundo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #622 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:10:15 »
Em contrapartida, veja quanta gente se convence de que é "mais evoluída" do que outros e usa essa convicção como justificativa para judiar dos outros e se eximir de responsabilidades

Há também o inverso, as que não fazem nada disso

Isso não é "o inverso", Syl.  Está mais para portadores sem sintomas... :)

Generalizar não é bom.Eu particularmente, não conheço ninguém que se ache mais evoluído e judie por isso de alguém...

Pois na minha experiência pessoal acontece com pelo menos metade dos espíritas.  E é uma desgraça.

Julgar é necessário, mas quando se conhece ambas as partes.Conhecendo só uma, é arriscar-se.

Desculpe, não entendi.  Do que você está falando?

Se achar evoluido é nocivo, sim!

Que bom que você entende.

Não existir gente evoluida, ou a evolução não existir, é outro problema.

Sim.  Um problema sem utilidade prática, cheio de riscos desnecessários, e abstrato ao ponto de ser pura fantasia...

Dantas uma pergunta: Entre o homem piedoso e o impiedoso e sem escrupulos, há ai uma evolução no carater do primeiro pro segundo?

Não sei; como já disse algumas muitas vezes, eu NÃO USO ESSE CONCEITO.  Mas se por acaso há, não precisamos saber se "há evolução"; podemos (e devemos) nos guiar pelos fatos em si.  Fatos são mais confiáveis do que fantasias e crenças, você sabe.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #623 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:19:06 »
Pois na minha experiência pessoal acontece com pelo menos metade dos espíritas.  E é uma desgraça.
Bom, eu tenho amigas espíritas, mas nunca conversamos acerca de religião.Temos opiniões diferentes, então, para preservar a amizade, não tocamos no assunto.Quanto às outras pessoas de outras crenças, acontece o mesmo.
Desculpe, não entendi.  Do que você está falando?
Estou falando que quando se conhece ambas as partes de uma situação, aí sim, tem-se condições de julgar.
Quando não, ariscamo-nos a sermos tendenciosos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #624 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:20:11 »
Mas isso não explica nada, Syl.  O que seriam "ambas as partes" neste caso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!