Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174861 vezes)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
Re: Deus existe?
« Resposta #550 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:46:54 »
Simples:(exemplo corriqueiro)
Já viu criança com medo?Sem razão aparente?Olha para uma pessoa e se agarra à saia da mãe.....do nada. A visita quer agradá-la, a elogia, mas ela não aceita.A visita vai embora e algum tempo depois sabe-se que a pessoa em questão"odeia crianças".
A criança sabe disso. Como? Ela deixa o sentir tomar conta, e o segue. Nós, por uma questão de educação, procuramos explicação para o que a criança está sentindo tipo:"Ah, ela está estranha hoje"...
"Está com dor de barriga..." Não.Ela apenas confia no que sente.E acabou-se.Não procura explicações.

Outra: Uma vez perguntei o que era amor para uma aluna minha.Queria ensiná-la.Ela me respondeu:
"Amor é aquilo que o vô sente pela vó quando ela está feia e mal vestida e ainda diz:Você está linda meu amor"
Simples assim.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #551 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:51:24 »
Simples:(exemplo corriqueiro)
Já viu criança com medo?Sem razão aparente?Olha para uma pessoa e se agarra à saia da mãe.....do nada. A visita quer agradá-la, a elogia, mas ela não aceita.A visita vai embora e algum tempo depois sabe-se que a pessoa em questão"odeia crianças".

A criança sabe disso. Como? Ela deixa o sentir tomar conta, e o segue. Nós, por uma questão de educação, procuramos explicação para o que a criança está sentindo tipo:"Ah, ela está estranha hoje"...
"Está com dor de barriga..." Não.Ela apenas confia no que sente.E acabou-se.Não procura explicações.

Outra: Uma vez perguntei o que era amor para uma aluna minha.Queria ensiná-la.Ela me respondeu:
"Amor é aquilo que o vô sente pela vó quando ela está feia e mal vestida e ainda diz:Você está linda meu amor"
Simples assim.

Isso não é nem de longe uma regra geral. Uma criança pode muito bem não gostar de estranhos, que não necessariamente "odeiam crianças".Péssimo exemplo.

E quando a criança se engana? Ou nunca se enganam?

O que significa : "O sentir tomar conta" ? Soa mais como papo místico new age para mim.

Tem um exemplo melhor?

Sobre o exemplo do amor. A criança citada utilizou uma imagem para exemplificar o que é amor. A imagem é criação dela ou ela apenas absorveu a idéia de outro, por exemplo do próprio avô?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Luz

• Visitante
« Resposta #552 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:53:54 »
E Syl, nada contra você, mas essa aqui foi a pérola campeã pra mim:

A Verdade não é complexa.È simples.Está nas palavras das crianças.
Quanto mais se complica, menos se explica.

Matou a pau, prêmio "frase pretensiosa mas que não quer dizer nada" vai para a Syl! :D :D...

Pretensiosa pode até ser, mas diz alguma coisa: os adultos têm a terrível mania de sofisticar o que as crianças sabem que é simples.  :P

Poderia citar alguns exemplos dessa (suposta) mania de sofisticar coisas que as crianças sabem que é simples?

A sinceridade, por exemplo - elas não ficam dando rodeios. Tem também a transparência, elas não fingem o que não estão sentindo. E tem a vontade - elas sabem o que querem. E os motivos - porque é bom.  :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #553 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:04:16 »
Ok, luz, bons exemplos, mas (e hoje sempre tem um "mas").

Sinceridade : A sinceridade SEMPRE é a melhor política? Em qualquer situação? Tenho minhas dúvidas, as vezes omitir certas coisas causa menos dano ou algo só deve ser revelado em um momento adequado, algo que uma criança , no seu exemplo, possivelmente não faria.

Transparência : Idem acima. As vezes, para não magoar alguém, você pode perfeitamente ocultar um problema e tratar do mesmo quando a pessoa de quem você ocultou a situação estiver em um melhor momento para conversar. Ou você oculta sua reação/seu sentimento até poder racionalizar e entender melhor o que aconteceu.

Mas eu acho os exemplos válidos, é que estou chato demais hoje. (Devem ser as férias, sem nada para fazer).
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #554 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:28:04 »
SEMPRE é.Com os outros , conosco também. Dói? Sim.Mas dói menos que uma hipocrisia
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #555 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:20:09 »
O ser humano precisa acreditar em algo. Antes de crer em si próprio. Antes de se conhecer.
Ele então acredita em Deus. Naquele que mais lhe convém. Depois , se reconhece, passa a ter consciência de si mesmo, confiança em si, e passa a usar a Razão.
Então, não há mais necessidade de crer em nada, a não ser em si mesmo.

Syl, alguns seres humanos nasceram imunizados ao "sentido da vida", são pessoas que não estão nem ai, se uns tem mais sorte que outros, Pra eles a vida é assim mesmo, sem razão de ser, eles estão satisfeitos com a vida que levam, e com seus traumas. Não precisam explicar nada, são pessoas satisfeitas com este mundo, mesmo sendo pra eles, cruel e sem sentido!
Vou me adiantar: Dá sentido não seria apenas, comer, trabalhar, pagar impostos e morrer.  Superar as más inclinações seria a meta.
Alguém dá um pirulito pra ele, pô.... Se não a choradeira vai terminar, como sempre, no "mais deus tem que existir... se não eu choro"...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:33:28 »

A sinceridade, por exemplo - elas não ficam dando rodeios. Tem também a transparência, elas não fingem o que não estão sentindo. E tem a vontade - elas sabem o que querem. E os motivos - porque é bom.

Essas duas citações não condizem, ao meu ver.... E pô... "A Verdade está nas palavras das crianças".... Essa é dose...

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #557 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:50:53 »
Citação de: Mussolini

A sinceridade, por exemplo - elas não ficam dando rodeios. Tem também a transparência, elas não fingem o que não estão sentindo. E tem a vontade - elas sabem o que querem. E os motivos - porque é bom.

Essas duas citações não condizem, ao meu ver.... E pô... "A Verdade está nas palavras das crianças".... Essa é dose...

Pode-se tentar assim:
A verdade não é simples. É complexa. Não está nas palavras das crianças.Quanto mais se explica,menos se complica.

A mentira, por exemplo-elas ficam dando rodeios-Tem também a não-transparência,elas fingem o que estão sentindo..E tem a não vontade, ou obrigação,-elas não sabem o que querem-E os motivos-porque não é bom

Quem sabe assim faça sentido para você....E condigam .

Luz

• Visitante
« Resposta #558 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:03:57 »
Ok, luz, bons exemplos, mas (e hoje sempre tem um "mas").

Sinceridade : A sinceridade SEMPRE é a melhor política? Em qualquer situação? Tenho minhas dúvidas, as vezes omitir certas coisas causa menos dano ou algo só deve ser revelado em um momento adequado, algo que uma criança , no seu exemplo, possivelmente não faria.

Transparência : Idem acima. As vezes, para não magoar alguém, você pode perfeitamente ocultar um problema e tratar do mesmo quando a pessoa de quem você ocultou a situação estiver em um melhor momento para conversar. Ou você oculta sua reação/seu sentimento até poder racionalizar e entender melhor o que aconteceu.

Mas eu acho os exemplos válidos, é que estou chato demais hoje. (Devem ser as férias, sem nada para fazer).

Então, bem - vamos fechar o círculo - as crianças tem a terrível mania de simplificar o que sabemos que é sofisticado.  :lol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #559 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:10:36 »
Tem calma, tem calma.... Talvez em algum dia distante eu te entenda, Syl.....

Offline ginopieri

• Nível 00
  • *
« Resposta #560 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:47:48 »
Nao podemos provar a não existência de nenhuma coisa, tanto menos podemos provar a não existência de deus ou dos deuses.
Até agora ninguem conseguiu demostrar a existência de deus, e olha que não faltaram esforços e tempo.
O que é possível provar é a probabilidade da não existência ou existência de deus. Posto neste plano a não existência é muito mais provavél.
Veja Dawkin, e outros

Luz

• Visitante
« Resposta #561 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:55:54 »
A improbabilidade do Universo é imensurável e, no entanto, estamos aqui - o que prova que a improbabilidade não prova nada. :stunned: Quero dizer, você pode até demonstrar a improbabilidade de deus existir e no entanto, isso não prova que deus não existe nem convence quem acredita que sim e vice-versa - mas é uma tentativa, enfim.  :P
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 17:58:10 por Luz »

Offline ginopieri

• Nível 00
  • *
« Resposta #562 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:08:52 »
Luz,
eu disse apenas que é mais provavel a não existência que a existência de deus. Parece-me implicito que não é uma prova da sua não existência nem da sua existência. Somente os cristâos tem a certeza de possuir a Verdade, eu, ateu só tenho as verdades que posso demonstrar.
Para mais esclarecimentos veja: Dawkin, Hitchens, Onfray, Rodriguez, nas livrarias encontrará bons livros deles.
Saudações

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #563 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:20:03 »
Talvez nesse dia eu saiba dar a resposta que você queira, e não a que eu penso que é,

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #564 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:37:30 »
Não... Talvez nesse dia vc diga "coisa-com-coisa"... É sério. Vc tenta viajar demasiadametne nas palavras... E uma dica: Isso não te faz mais inteligente (Nem o contrário, claro).  :)

Luz

• Visitante
« Resposta #565 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:51:03 »
Luz,
eu disse apenas que é mais provavel a não existência que a existência de deus. Parece-me implicito que não é uma prova da sua não existência nem da sua existência. Somente os cristâos tem a certeza de possuir a Verdade, eu, ateu só tenho as verdades que posso demonstrar.
Para mais esclarecimentos veja: Dawkin, Hitchens, Onfray, Rodriguez, nas livrarias encontrará bons livros deles.
Saudações

Bom, eu diria então que: a não existência de deus é mais provável para ateus tanto quanto sua existência é mais provável para teístas - do contrário, teriam mudado de opinião   ::)  é claro. A resposta para essa questão não está sujeita a comprovação, por isso não é mais nem menos provável - depende da convicção.  :)

Luz

• Visitante
« Resposta #566 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:52:27 »
Não... Talvez nesse dia vc diga "coisa-com-coisa"... É sério. Vc tenta viajar demasiadametne nas palavras... E uma dica: Isso não te faz mais inteligente (Nem o contrário, claro).  :)

Mussolim, assim a moça vai achar que você está de perseguição.  :)  Quero dizer, você não está, está?   ::)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #567 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:21:33 »
 Custo a acreditar nesse universo tão complexo sem nenhuma autoria!
 É que vejo no menos complexo tanta engenharia.
 Rimou...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 19:23:53 por VideoMaker »
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #568 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:23:18 »
Luz,
Saudações

É que teistas não aceitam um universo que deu certo por acaso! é que somos mais exigentes.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #569 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:27:51 »
Não querer acreditar em qualquer coisa que prometa conforto, esperança ou consolo não implica necessariamente em "não estar nem aí", Video.

Muito pelo contrário até.

Não Dantas, é não estar né ai mesmo! não estou dizendo que o ateu não se preocupa com o proximo, ou que não tem sentimentos, não é isso. Apenas ele é um cara satisfeito com as respostas que tem, e entre elas esta, o mundo é assim mesmo, fazer o que? apenas isto...

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #570 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:31:23 »
Syl, alguns seres humanos nasceram imunizados ao "sentido da vida", são pessoas que não estão nem ai, se uns tem mais sorte que outros, Pra eles a vida é assim mesmo, sem razão de ser, eles estão satisfeitos com a vida que levam, e com seus traumas. Não precisam explicar nada, são pessoas satisfeitas com este mundo, mesmo sendo pra eles, cruel e sem sentido!

E outros inventam fantasias malucas para justificar os fatos... e acham que estão "explicando" alguma coisa. É fácil, pegue alguma coisa que não te agrada no mundo (injustiças, por exemplo) e crie uma fantasia ridícula de "vidas passadas", "reencarnação", "aprendizado do espírito" e pronto, fique feliz no seu mundinho imaginário, onde no final quem for bonzinho ganhará doces e quem for mau ficará ajoelhado no milho, sob a supervisão dos titios espíritos "evoluídos"...

Não existe fantasia maluca nenhuma! é tudo tão simples, não vejo como vc não entende, ou acha absurdo. O mundo não é imaginario, é real, e pode ser observado, vc já fez isso? ou é mais a vir aqui dizer que viu alguem falar ou lêu não sei aonde.
 Se vc prefere algo que não explica, tá perdoado.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #571 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:47:30 »

O caso é que isso, para um ateu, não está relacionado com o seu julgamento após a morte por Anúbis, o deus chacal, como acreditam os mórmons. Ou os espíritas. Enfim, sei lá, os que acreditam na 'vida eterna'.

Ser melhor é construir uma sociedade melhor. Independente do que vc acredita sobre a vida após a morte.

Este é um ponto importante, talvez o mais importante.
 Sempre quando se fala em "ser bom", o ateu considera que TODO RELIGIOSO só o é porque a sua religião lhe promete recompensa por se-lo, ou vai punir por não ter sido bom.
 Quero escrever sobre DE, então não vou entrar no mérito das outras.
 Comparar um cara que não mata o outro porque VAI NASCER COM ALGUM PROBLEMA NA PROXIMA RENCARNAÇÃO, e somente por isso não mata. É o mesmo que dizer que vc não estupraria um criança, pois esta lá no codigo penal que vc vai pra cadeia se fizer isso.
 O cara não faz pois sabe que não se deve matar, mas a punição independe da sua vontade de faze-lo ou não. Assim como vc tabem não precisa do codigo penal pra não estuprar ninguem, e tambem sabe que iria se cometece tal insanidade. Vc tá me entendendo?
 As leis que regem o mundo espiritual são semelhantes.
 Sempre teremos alguem nos dizendo o que fazer ou como conduzir nossas vidas, seja lá ou cá de um mesmo mundo.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #572 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:53:35 »
ok
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 20:08:13 por Syl »

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #573 Online: 17 de Janeiro de 2008, 20:39:25 »
Deus existe?
"Crítica da Razão Pura", tem sido comum para as pessoas pensantes insistir que é impossível provar a existência de Deus. Na verdade, essa afirmação tem sido elevada ao nível de dogma, na cultura intelectual das pessoas.
Hehehehe!
É curioso voltar aqui, ver que o tempo passa mas certas coisas continuam. Os cristãos continuam fazendo "o que Gesuis mandou" e tentando arrebanhar ateus para a salvação. Muito bem.

Olha Erivelton (ou seja lá qual for o seu nome), muita gente deve ter refutado essa idéia apresentada, de dogma, e comentado que existe na verdade uma infinidade de argumento contra a idéia de um fantasmão criador-gerente. Richard Dawkins fez o favor de compilar a grande maioria deles num livro chamado "Deus: uma ilusão". Vale a pena conhecer aqueles argumentos antes de tentar escrever a respeito.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #574 Online: 17 de Janeiro de 2008, 20:56:20 »
Deus existe?
"Crítica da Razão Pura", tem sido comum para as pessoas pensantes insistir que é impossível provar a existência de Deus. Na verdade, essa afirmação tem sido elevada ao nível de dogma, na cultura intelectual das pessoas.
Hehehehe!
É curioso voltar aqui, ver que o tempo passa mas certas coisas continuam. Os cristãos continuam fazendo "o que Gesuis mandou" e tentando arrebanhar ateus para a salvação. Muito bem.

Olha Erivelton (ou seja lá qual for o seu nome), muita gente deve ter refutado essa idéia apresentada, de dogma, e comentado que existe na verdade uma infinidade de argumento contra a idéia de um fantasmão criador-gerente. Richard Dawkins fez o favor de compilar a grande maioria deles num livro chamado "Deus: uma ilusão". Vale a pena conhecer aqueles argumentos antes de tentar escrever a respeito.

De qual Deus o Dawkins se reporta? só pra ver se vale a pena comprar o livro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!