Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174862 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #575 Online: 17 de Janeiro de 2008, 21:14:02 »
Ele fala mais do(s) deus(es) que não existe(m), ou seja, todos :D... tanto do cristão quanto do panteísta. Mas o foco é maior no deus das religiões monoteista, o suposto "criador do universo".

Vídeo, engraçado você falar em complexidade.. se o universo é complexo, muito mais complexa é uma entidade oni-tudo que o criou do nada, e desde então acompanha cada evento que ocorre nele. Inclusive Dawkins fala sobre isso no livro. Um deus criador do universo teria uma complexidade absurdamente maior que o próprio universo. E de onde teria vindo este deus?

Tudo bem, sempre começa aquele papo de que deus "é"  :o(como se isso dissesse alguma coisa), é atemporal, "não podemos compreender com nossas pobres mentes humanas, etc, etc,). Eu tomei um atalho, não compreendo realmente a origem do universo (se é que ele teve alguma) e me conformo com a minha ignorância. Não é porque não compreendo alguma coisa que vou ficar inventando hipóteses mais absurdas e sem comprovação ainda, como a existência extremamente improvável (para dizer o mínimo) de um deus, deuses ou espíritos.
"Deus prefere os ateus"

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #576 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:56:51 »
Ele fala mais do(s) deus(es) que não existe(m), ou seja, todos :D... tanto do cristão quanto do panteísta. Mas o foco é maior no deus das religiões monoteista, o suposto "criador do universo".

Vídeo, engraçado você falar em complexidade.. se o universo é complexo, muito mais complexa é uma entidade oni-tudo que o criou do nada, e desde então acompanha cada evento que ocorre nele. Inclusive Dawkins fala sobre isso no livro. Um deus criador do universo teria uma complexidade absurdamente maior que o próprio universo. E de onde teria vindo este deus?

Tudo bem, sempre começa aquele papo de que deus "é"  :o(como se isso dissesse alguma coisa), é atemporal, "não podemos compreender com nossas pobres mentes humanas, etc, etc,). Eu tomei um atalho, não compreendo realmente a origem do universo (se é que ele teve alguma) e me conformo com a minha ignorância. Não é porque não compreendo alguma coisa que vou ficar inventando hipóteses mais absurdas e sem comprovação ainda, como a existência extremamente improvável (para dizer o mínimo) de um deus, deuses ou espíritos.

Engraçado vc achar um "possivel" deus complexo, ou mais complexo que a sua propria criação, pois assim mesmo que ele "deve ser". Quando vc toma pra si a ignorancia de como surgiu o universo, por que não faz a mesma coisa pra entender como pode deus ser eterno? não seria usar do mesmo argumento?
Noto tambem alguma intolerancia dos ceticos na questão: vc não pode saber, pois se soubesse seria Deus. Como se não aceitasse que algo ou alguem não podesse ter mais conhecimento que vcs, coisas do tipo, " Como não posso entende-lo?", "como assim um ser que sabe mais que todo mundo?", como se ali na esquina não tivesse alguem que não sabe mais que vc!
Deus esta presente em suas leis, que equilibram, que são eficientes, não existe um deus pessoal, cuidando das coisas, por o " de que deus fala o livro?"
 Obrigado pela atenção Fabricio.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #577 Online: 18 de Janeiro de 2008, 06:47:32 »
Engraçado vc achar um "possivel" deus complexo, ou mais complexo que a sua propria criação, pois assim mesmo que ele "deve ser".

Vídeo, acho que não há dúvida, mesmo para você, que um deus que criasse o universo teria obrigatoriamente que ser muito mais complexo que o próprio universo. Afinal, seria um ser extremamente poderoso, fora da esfera material, consciente, e com a capacidade de criar matéria do nada... mas complexidade do que isso, impossível.

Quando vc toma pra si a ignorancia de como surgiu o universo, por que não faz a mesma coisa pra entender como pode deus ser eterno? não seria usar do mesmo argumento?

Não seria usar do mesmo argumento. O universo é material, eu SEI que ele existe, posso tocar as coisas que o compõe, ele pode ser medido, observado, tem leis físicas que o regem, é possível prever o movimento dos astros e planetas, etc. O universo é real sem sombra de dúvida. Apesar de eu ser ignorante quanto à sua origem, não posso negar sua existência.

Já para deuses não há nada disto, temos que nos basear em evidências anedotas, livros escritos há milhares de anos, sentimento, fé. Se deus existe, por que simplesmente não aparece e prova sua existência? As pessoas religiosas justificam esta ´"má vontade" de deus se mostrar de várias formas, mas para mim o motivo é simplesmente o mais simples: ele não existe, e por isso não pode ser real como é o universo em si.

Por isso é que eu admito minha ignorância na origem do universo sem precisar inventar ainda um deus eterno. Se um dia ele aparecer, o que acho difícil, aí sim poderei rever meus conceitos.

Noto tambem alguma intolerancia dos ceticos na questão: vc não pode saber, pois se soubesse seria Deus. Como se não aceitasse que algo ou alguem não podesse ter mais conhecimento que vcs, coisas do tipo, " Como não posso entende-lo?", "como assim um ser que sabe mais que todo mundo?", como se ali na esquina não tivesse alguem que não sabe mais que vc!

Vídeo, aqui no fórum mesmo tem muitas pessoas que sabem muito mais do que eu :D. A questão não é poder aceitar que um suposto deus sabe mais do que todo mundo (se ele criou o universo, teria que saber mesmo), mas este argumento furado de que "se soubesse seria deus". Eu não preciso compreender plenamente o universo para saber que ele existe. Da mesma forma, se deus fosse tão real quanto o universo, eu não precisaria saber mais do que ele para aceitar sua existência.

O que não bate é um ser tão superior e poderoso ter criado o universo e nunca mais se manifestar, a não ser por meios tortuosos e contraditórios. A possibilidade de um ser assim existir é tão pequena, vai tão de encontro ao que observamos todo dia (se observarmos sem admitir de antemão que ele existe, claro), que nem vale a pena considerar.

Para deus calar de vez a boca de todo os ateus, seria fácil: basta provar sua existência. Tudo bem, talvez ele não esteja a fim de fazer isto. Ou talvez simplesmente não exista. Por enquanto, vou ficando com a segunda hipótese.

Deus esta presente em suas leis, que equilibram, que são eficientes, não existe um deus pessoal, cuidando das coisas, por o " de que deus fala o livro?"

Esta é a sua crença, outras pessoas acreditam que existe sim um deus pessoal cuidando das coisas. Por que você está certo e elas erradas? As leis da natureza não precisam de deus para se equilibrar ou serem eficientes. Os crentes imaginam deus da maneira que mais os convém ou seguem a receita das diversas religiões... alguns acreditam em céu e  inferno, outros em reencarnação, e por aí vai. A partir do momento que você simpatiza com um deusinho pessoal ou com um deus pré-fabricado por qualquer religião, você automaticamente valida a sua crença a partir disso. Assim, quando um espírita vê uma pessoa que sofre, é porque ela fez algum mal em uma vida passada. Já um evangélico acha que deus a está testando, ou é um "encosto" :D, ou coisa parecida. Sei que estou simplificando bastante, mas é só para exemplificar.

Eu como cético só vou acreditar em coisas realmente reais ou que pelo menos façam sentido para mim, coisa que nenhuma religião ou deus até hoje conseguiu. Não consigo ver nenhum motivo para deus, espíritos ou outras entidades sobrenaturais não aparecerem a não ser sua total inexistência.

Não foi nada, disponha. :)
"Deus prefere os ateus"

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #578 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:38:59 »
Engraçado vc achar um "possivel" deus complexo, ou mais complexo que a sua propria criação, pois assim mesmo que ele "deve ser".

Vídeo, acho que não há dúvida, mesmo para você, que um deus que criasse o universo teria obrigatoriamente que ser muito mais complexo que o próprio universo. Afinal, seria um ser extremamente poderoso, fora da esfera material, consciente, e com a capacidade de criar matéria do nada... mas complexidade do que isso, impossível.

Quando vc toma pra si a ignorancia de como surgiu o universo, por que não faz a mesma coisa pra entender como pode deus ser eterno? não seria usar do mesmo argumento?

Não seria usar do mesmo argumento. O universo é material, eu SEI que ele existe, posso tocar as coisas que o compõe, ele pode ser medido, observado, tem leis físicas que o regem, é possível prever o movimento dos astros e planetas, etc. O universo é real sem sombra de dúvida. Apesar de eu ser ignorante quanto à sua origem, não posso negar sua existência.

Já para deuses não há nada disto, temos que nos basear em evidências anedotas, livros escritos há milhares de anos, sentimento, fé. Se deus existe, por que simplesmente não aparece e prova sua existência? As pessoas religiosas justificam esta ´"má vontade" de deus se mostrar de várias formas, mas para mim o motivo é simplesmente o mais simples: ele não existe, e por isso não pode ser real como é o universo em si.

Por isso é que eu admito minha ignorância na origem do universo sem precisar inventar ainda um deus eterno. Se um dia ele aparecer, o que acho difícil, aí sim poderei rever meus conceitos.

Vídeo, aqui no fórum mesmo tem muitas pessoas que sabem muito mais do que eu :D. A questão não é poder aceitar que um suposto deus sabe mais do que todo mundo (se ele criou o universo, teria que saber mesmo), mas este argumento furado de que "se soubesse seria deus". Eu não preciso compreender plenamente o universo para saber que ele existe. Da mesma forma, se deus fosse tão real quanto o universo, eu não precisaria saber mais do que ele para aceitar sua existência.

O que não bate é um ser tão superior e poderoso ter criado o universo e nunca mais se manifestar, a não ser por meios tortuosos e contraditórios. A possibilidade de um ser assim existir é tão pequena, vai tão de encontro ao que observamos todo dia (se observarmos sem admitir de antemão que ele existe, claro), que nem vale a pena considerar.

Para deus calar de vez a boca de todo os ateus, seria fácil: basta provar sua existência. Tudo bem, talvez ele não esteja a fim de fazer isto. Ou talvez simplesmente não exista. Por enquanto, vou ficando com a segunda hipótese.

Esta é a sua crença, outras pessoas acreditam que existe sim um deus pessoal cuidando das coisas. Por que você está certo e elas erradas? As leis da natureza não precisam de deus para se equilibrar ou serem eficientes. Os crentes imaginam deus da maneira que mais os convém ou seguem a receita das diversas religiões... alguns acreditam em céu e  inferno, outros em reencarnação, e por aí vai. A partir do momento que você simpatiza com um deusinho pessoal ou com um deus pré-fabricado por qualquer religião, você automaticamente valida a sua crença a partir disso. Assim, quando um espírita vê uma pessoa que sofre, é porque ela fez algum mal em uma vida passada. Já um evangélico acha que deus a está testando, ou é um "encosto" :D, ou coisa parecida. Sei que estou simplificando bastante, mas é só para exemplificar.

Eu como cético só vou acreditar em coisas realmente reais ou que pelo menos façam sentido para mim, coisa que nenhuma religião ou deus até hoje conseguiu. Não consigo ver nenhum motivo para deus, espíritos ou outras entidades sobrenaturais não aparecerem a não ser sua total inexistência.

Não foi nada, disponha. :)

Vou destacar suas conclusões principais:

"Não seria usar do mesmo argumento. O universo é material, eu SEI que ele existe, posso tocar as coisas que o compõe, ele pode ser medido, observado, tem leis físicas que o regem, é possível prever o movimento dos astros e planetas, etc. O universo é real sem sombra de dúvida. Apesar de eu ser ignorante quanto à sua origem, não posso negar sua existência."

A questão fabricio não era a existencia de deus, mas sim, a sua "eternidade", era disso que eu falava, parece evidente que se não há nenhum deus, como disicutir a sua eternidade? quando digo que teu argumento poderia tambem ser usado, deveriamos usa-lo na possibilidade de um "deus" existir, e ele existindo deveria ser eterno sem começo nem fim! Ou seja, se não sabes como surgiu o universo e por admite esta ignorancia, caso exista um deus, deverias tambem admitir a ignoracia de sua origem! Claro que isso se deus existir.

"Se deus existe, por que simplesmente não aparece e prova sua existência?"

Por que sua existencia não pode ser percebida na natureza? ou na complexidade da criação? Deveria deus aparecer na CNN e dá uma entrevista para satisfazer os céticos, e só ficar bem claro sua existencia! o problema Fabricio nem sempre as coisas são como "exigimos" que seja.

"Esta é a sua crença, outras pessoas acreditam que existe sim um deus pessoal cuidando das coisas. Por que você está certo e elas erradas? "

Por opção! se tenho um deus ou argumento mais razoavel para entende-lo assim como a sua criação, porque tenho que admitir como certo o menos provavel? numa discussão não se deve aceitar o mais razoavel? A razão prevalece.

Na questão Deus, acho que já coloquei o que deveria ser suficiente para provar a sua existencia, na questão espiritos, basta que vc tire suas conclusões por si mesmo. Vá a um centro ou a uma instituição espirita, chegue de mançinho, pesquise, dai tire as suas conclusões, faça pela ciência e o teu ceticismo.

um abraço.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #579 Online: 18 de Janeiro de 2008, 21:21:55 »
quando digo que teu argumento poderia tambem ser usado, deveriamos usa-lo na possibilidade de um "deus" existir, e ele existindo deveria ser eterno sem começo nem fim! Ou seja, se não sabes como surgiu o universo e por admite esta ignorancia, caso exista um deus, deverias tambem admitir a ignoracia de sua origem! Claro que isso se deus existir.

Vídeo, como você disse se deus existir, estarei pronto a admitir minha ignorância a respeito de sua origem. O fato é que deus até hoje não me deu prova nenhuma de sua existência, como as que tenho da existência do universo.

Por que sua existencia não pode ser percebida na natureza? ou na complexidade da criação?

É pouco, a natureza pode várias outras causas para ser como é do que um deus altamente complexo, improvável e difuso.

Deveria deus aparecer na CNN e dá uma entrevista para satisfazer os céticos, e só ficar bem claro sua existencia! o problema Fabricio nem sempre as coisas são como "exigimos" que seja.

Seria uma boa idéia :hihi:, mas bastaria que ele se apresentasse tal qual as coisas que podemos ver, tocar, medir e testar. Você acha que ele não faz isso porque não age como eu "exijo", eu acho que ele não faz isso porque não existe.

E o fato das coisas não serem como exigimos vale para as crenças como o espiritismo. Você fala sempre em justiça e reparações de erros após a morte, mas o fato de você exigir ou querer que seja assim não torna isto realidade.

Por opção! se tenho um deus ou argumento mais razoavel para entende-lo assim como a sua criação, porque tenho que admitir como certo o menos provavel? numa discussão não se deve aceitar o mais razoavel? A razão prevalece.

Você mesmo diz, OPTOU pelo deus que mais se parece com suas expectativas. Isso faz dele o mais razoável PARA VOCÊ. Um evangélico diria que o deus dele é o mais razoável, um católico também, um muçulmano também, e assim  por diante. Isto não é razão, é fé, crença. Usar a razão é pensar cientificamente, testar as diferentes hipóteses para se aproximar da verdade, e não simplesmente optar pelo que parece mais "razoável". Opção só prova seu gosto pessoal. Eu sou ateu não por opção, mas por achar a hipótese de deus descabida. Se deus der as caras amanhã, mesmo se eu "gostasse" de ser ateu (não é questão de gosto) eu mudarei meus conceitos, não por opção, mas por estar diante de um fato.

Na questão Deus, acho que já coloquei o que deveria ser suficiente para provar a sua existencia

Vídeo, não chegou nem perto...

na questão espiritos, basta que vc tire suas conclusões por si mesmo. Vá a um centro ou a uma instituição espirita, chegue de mançinho, pesquise, dai tire as suas conclusões, faça pela ciência e o teu ceticismo.

Já fui a um centro para ver como é. Vi pessoas lá até bem intencionadas, ou pelo menos me pareceram assim, mas com filosofias e conceitos tão simplórios que chegava a dar dó. Vi também muita auto-sugestão e "wishiful thinking" e saí mais convencido do que nunca da inexistência de espíritos ou coisa parecida.

"Deus prefere os ateus"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #580 Online: 18 de Janeiro de 2008, 21:52:56 »
Não... Talvez nesse dia vc diga "coisa-com-coisa"... É sério. Vc tenta viajar demasiadametne nas palavras... E uma dica: Isso não te faz mais inteligente (Nem o contrário, claro).  :)

Mussolim, assim a moça vai achar que você está de perseguição.  :)  Quero dizer, você não está, está?   ::)
Não, e não é muito difícil perceber que não sou o único hehehe... Ela é ou se faz de incopreensiva...

Vc lembra quando me perguntou como o CC ultimamente estava meio "incompreensivo"? Só lembrei dela... (E depois do Adriano, com aquele de consciênciologia). :hihi: Achei até que estava se referindo especificamente desses casos hehehe.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #581 Online: 18 de Janeiro de 2008, 21:57:25 »
De qual Deus o Dawkins se reporta? só pra ver se vale a pena comprar o livro.

No começo ele fala sobre "o deus cristão" (Como ele mesmo admite, por conhecer mais desse personagem do os tantos outros...), mas um pouco pela frente ele tenta unir essa idéia "deus" para que não precise especificar tanto.... Aliás o que tem de deus por aí.......

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #582 Online: 18 de Janeiro de 2008, 22:03:48 »
Alguns foristas desse tópico estão merecendo uma que falei pra um cara uns dias atrás:

"Se você não é um gênio, não é incompreendido. É incompreensível mesmo."
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #583 Online: 19 de Janeiro de 2008, 00:37:28 »
quando digo que teu argumento poderia tambem ser usado, deveriamos usa-lo na possibilidade de um "deus" existir, e ele existindo deveria ser eterno sem começo nem fim! Ou seja, se não sabes como surgiu o universo e por admite esta ignorancia, caso exista um deus, deverias tambem admitir a ignoracia de sua origem! Claro que isso se deus existir.

Vídeo, como você disse se deus existir, estarei pronto a admitir minha ignorância a respeito de sua origem. O fato é que deus até hoje não me deu prova nenhuma de sua existência, como as que tenho da existência do universo.

Por que sua existencia não pode ser percebida na natureza? ou na complexidade da criação?

É pouco, a natureza pode várias outras causas para ser como é do que um deus altamente complexo, improvável e difuso.

Deveria deus aparecer na CNN e dá uma entrevista para satisfazer os céticos, e só ficar bem claro sua existencia! o problema Fabricio nem sempre as coisas são como "exigimos" que seja.

Seria uma boa idéia :hihi:, mas bastaria que ele se apresentasse tal qual as coisas que podemos ver, tocar, medir e testar. Você acha que ele não faz isso porque não age como eu "exijo", eu acho que ele não faz isso porque não existe.

E o fato das coisas não serem como exigimos vale para as crenças como o espiritismo. Você fala sempre em justiça e reparações de erros após a morte, mas o fato de você exigir ou querer que seja assim não torna isto realidade.

Você mesmo diz, OPTOU pelo deus que mais se parece com suas expectativas. Isso faz dele o mais razoável PARA VOCÊ. Um evangélico diria que o deus dele é o mais razoável, um católico também, um muçulmano também, e assim  por diante. Isto não é razão, é fé, crença. Usar a razão é pensar cientificamente, testar as diferentes hipóteses para se aproximar da verdade, e não simplesmente optar pelo que parece mais "razoável". Opção só prova seu gosto pessoal. Eu sou ateu não por opção, mas por achar a hipótese de deus descabida. Se deus der as caras amanhã, mesmo se eu "gostasse" de ser ateu (não é questão de gosto) eu mudarei meus conceitos, não por opção, mas por estar diante de um fato.

Na questão Deus, acho que já coloquei o que deveria ser suficiente para provar a sua existencia

Vídeo, não chegou nem perto...

na questão espiritos, basta que vc tire suas conclusões por si mesmo. Vá a um centro ou a uma instituição espirita, chegue de mançinho, pesquise, dai tire as suas conclusões, faça pela ciência e o teu ceticismo.

Já fui a um centro para ver como é. Vi pessoas lá até bem intencionadas, ou pelo menos me pareceram assim, mas com filosofias e conceitos tão simplórios que chegava a dar dó. Vi também muita auto-sugestão e "wishiful thinking" e saí mais convencido do que nunca da inexistência de espíritos ou coisa parecida.

Destacando de novo:

"Vídeo, como você disse se deus existir, estarei pronto a admitir minha ignorância a respeito de sua origem."

Ate que enfim fui entendido por um cetico! não posso esquecer teu nome FABRICIO.

"Você mesmo diz, OPTOU pelo deus que mais se parece com suas expectativas. Isso faz dele o mais razoável PARA VOCÊ."

Mas e vc o que acharia mais razoavel? um deus que perde parte da sua criação (idéia catolica e protestante) ou um deus que não perde nenhuma das suas criaturas?
Como pode um deus ter menos senso de justiça do que eu, um pobre mortal?
Se deus existe, seu senso de justiça não pode ser menor do que o meu.
E sendo onisciente então....

"Vídeo, não chegou nem perto..."

Fabricio sei que nada te conveceria.

"Vi também muita auto-sugestão e "wishiful thinking" e saí mais convencido do que nunca da inexistência de espíritos ou coisa parecida."

Acho que deverias pesquisar mais, participar de uma reunião mediunica.
Pesquise, seja cetico.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #584 Online: 19 de Janeiro de 2008, 07:19:11 »
"Vídeo, como você disse se deus existir, estarei pronto a admitir minha ignorância a respeito de sua origem."

Ate que enfim fui entendido por um cetico! não posso esquecer teu nome FABRICIO.

Mas eu acho isto tão óbvio, se deus realmente existisse e desse provas inequívocas disto, não acreditar nele seria burrice, e não ceticismo. Mas teriam que ser provas mesmo, e não estas "provas" da existência deles que os crentes apregoam e que na verdade não provam nada além da imensa vontade deles crerem. O problema é que deus quase com certeza (deixo o "quase" para o benefício da dúvida :)) não existe, e por isto nunca vai dar esta prova inequívoca.

Você às vezes parece achar que os ateus não acreditam em deus por teimosia, mas não é isso, simplesmente não vemos o mundo através de uma crença pré-concebida. Tirando a vontade de crer, dogmas, fé, etc., e usando apenas a razão, a possibilidade de deus existir é tão remota que nem vale a pena considerar.

Mas e vc o que acharia mais razoavel? um deus que perde parte da sua criação (idéia catolica e protestante) ou um deus que não perde nenhuma das suas criaturas?

Nenhum deus de nenhuma religião é "razoável", são sempre contraditórios e com atitudes que não batem com a sua tão celebrada onisciência. Um deus onisciente e onipotente por si só é um paradoxo sem solução, isso já foi discutido várias vezes aqui no fórum.

Para um ateu como eu, todos os deuses são iguais. Nenhum deles resiste a uma análise lógica, que nem precisa ser muito profunda. É como li em um texto, acho que aqui no CC mesmo: existem grandes diferenças entre vodka e cerveja, mas para um abstêmio, é tudo a mesma coisa. As religiões sempre caem em contradições insolúveis, onde no final o que resta é apenas fé. Pode ser suficiente para a maioria das pessoas, e não critico isso, é um direito de cada um. Mas para mim não basta.

Discutir com um ateu qual deus é mais razoável é como discutir se quem traz mais presentes é o coelhinho da páscoa ou o papai noel.

O que me convenceria é o que já falamos lá atrás, deus teria que parar de brincar de esconde-esconde, largar de frescura e se mostrar de vez. Mas aí voltamos àquele velho ponto, os crentes dirão que ele é misterioso ou coisas do gênero, eu direi que ele simplesmente não existe, e vamos por aí.

Vídeo, não dá, uma vez foi suficiente para mim. Da mesma forma que não vou à missa ou a cultos protestantes. No final é tudo muito parecido, muito chato e sem a menor coerência.

Pesquise, seja cetico.

Sugiro que você faça o mesmo :hihi:.

"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #585 Online: 19 de Janeiro de 2008, 07:25:56 »
Interessante, vocês dois me fizeram perceber um dos erros básicos do Espiritismo: diante das contradições do Deus de Abraão, tentaram resolvê-las pela estratégia errada, criando mais fantasia (evolução espiritual ilimitada) e tentando acreditar nela em vez de reconhecer a realidade pelo que é (o Deus de Abraão é auto-contraditório e por isso com certeza não existe; muitas outras divindades históricas parecem ser basicamente representações simbólicas para facilitar o entendimento religioso.  São portanto claramente criações da religião em vez de ter existência própria).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #586 Online: 19 de Janeiro de 2008, 09:28:04 »
Citação de: Mussolini
Não... Talvez nesse dia vc diga "coisa-com-coisa"... É sério. Vc tenta viajar demasiadametne nas palavras... E uma dica: Isso não te faz mais inteligente (Nem o contrário, claro).

Minha opinião não tem que ser necessáriamente igual à sua, ou o meu modo de pensar, ou meu modo de "falar".
Exponho o que penso, você também. Se nos respeitarmos, talvez cheguemos a um consenso, aprendamos algo um com o outro, ou não. O que importa é o respeito que deve-se ter, pelo modo de pensar alheio, por mais absurdo que nos pareça.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #587 Online: 19 de Janeiro de 2008, 09:30:39 »
Essa última frase me deixou instigado.  Por que "por mais absurdo que pareça"?

Em certas circunstâncias respeito envolve contestar idéias particularmente absurdas, não acha?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #588 Online: 19 de Janeiro de 2008, 09:45:27 »
Depende. Quando a idéia não me faz razão, eu me calo.Nem sempre nossa Razão é a mesma do outro.Pode ser que não estejamos entendendo, que ele não saiba se explicar, uma série de coisas.Então, ou pergunto com educação, ou me calo.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #589 Online: 19 de Janeiro de 2008, 12:55:17 »
Razão não é como suor, para cada um ter o seu e fim da questão, Syl.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #590 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:01:11 »
Bem, eu penso que cada um caminha pela sua. Talvez esteja enganada, porém.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #591 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:16:11 »
Não estaria havendo uma certa confusão? "Razão" como sinônimo de pensamento, raciocínio, cada um teria a sua, realmente. No sentido de que cada um tem seu modo de pensar particular, influenciado por vários fatores.

Já "razão" como argumento válido em uma discussão, já não é tão flexível assim. Por exemplo, se eu digo que 2 + 2 = 5  e o Dantas diz que 2 + 2 = 4, ele tem razão e eu não. Por mais que eu tenha minhas crenças, meu modo de pensar diferenciado, meus valores, eu não tenho razão neste caso.

Infelismente (ou felizmente, não sei :D), nem tudo é assim tão simples. Eu acho que deus não existe, outros acham que ele existe. Em tese, não podemos atualmente provar de forma definitiva nenhuma das duas hipóteses. Mas alguém tem razão neste caso também, não dá para deus existir ou não existir ao mesmo tempo.

Não é uma questão de opinião simplesmente, como escolher ser flamenguista ou vascaíno as duas opções serem equivalentes.
"Deus prefere os ateus"

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #592 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:24:35 »
Bem eu estava falando tipo assim:
1...2...3...4...5...6...7...8...9...10...11....12
2...4....6...8...10...12
3...6...9....12

Veja:Chegaremos todos ao mesmo lugar, o 12, no caso.Mas cada qual por uma Razão,um pela Razão1, outro pela 2, outro pela 3. Podemos ter os mesmos elementos que nos constituem, mas dispostos de forma diferente:
PARTO
PORTA
PRATO
TROPA
e assim por diante, o que nos fará iguais, porém diferentes na nossa forma de caminhar.Era isso que eu estava tentando dizer e não sei se ainda me expressei direito

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #593 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:26:26 »
Falta contexto para entendermos o que você quis ilustrar agora, Syl.

Caminhar para onde? Razão como um caminho para chegar em algum lugar pré-determinado?  Que lugar seria esse?

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #594 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:40:38 »
Eu tenho um caminho.Qual?O que tracei como objetivo de vida.Para chegar lá, caminharei de uma determinada forma.Não sei outra, por isso caminharei de acordo com ela.
Pode ser que um dia eu mude, e mude minha forma de caminhar também. Ou não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #595 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:41:54 »
Mas isso não responde minhas perguntas, responde?

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #596 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:50:51 »
Caminhar pela vida, para um objetivo, para a realização dele.
Caminho pre-determinado?Naturalmente.Você não planeja sua vida?Bem, eu falo porque todos que conheço tem um planejamento.
Caminhamos pela vida toda com essa Razão.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #597 Online: 19 de Janeiro de 2008, 13:52:38 »
Razão como caminho para chegar em um lugar predeterminado?

Não.A Razão é o MODO pelo qual caminhamos, não o caminho em si

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #598 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:00:28 »

Mas eu acho isto tão óbvio, se deus realmente existisse e desse provas inequívocas disto, não acreditar nele seria burrice, e não ceticismo. Mas teriam que ser provas mesmo, e não estas "provas" da existência deles que os crentes apregoam e que na verdade não provam nada além da imensa vontade deles crerem. O problema é que deus quase com certeza (deixo o "quase" para o benefício da dúvida :)) não existe, e por isto nunca vai dar esta prova inequívoca.

Você às vezes parece achar que os ateus não acreditam em deus por teimosia, mas não é isso, simplesmente não vemos o mundo através de uma crença pré-concebida. Tirando a vontade de crer, dogmas, fé, etc., e usando apenas a razão, a possibilidade de deus existir é tão remota que nem vale a pena considerar.

Nenhum deus de nenhuma religião é "razoável", são sempre contraditórios e com atitudes que não batem com a sua tão celebrada onisciência. Um deus onisciente e onipotente por si só é um paradoxo sem solução, isso já foi discutido várias vezes aqui no fórum.

Para um ateu como eu, todos os deuses são iguais. Nenhum deles resiste a uma análise lógica, que nem precisa ser muito profunda. É como li em um texto, acho que aqui no CC mesmo: existem grandes diferenças entre vodka e cerveja, mas para um abstêmio, é tudo a mesma coisa. As religiões sempre caem em contradições insolúveis, onde no final o que resta é apenas fé. Pode ser suficiente para a maioria das pessoas, e não critico isso, é um direito de cada um. Mas para mim não basta.

Discutir com um ateu qual deus é mais razoável é como discutir se quem traz mais presentes é o coelhinho da páscoa ou o papai noel.

O que me convenceria é o que já falamos lá atrás, deus teria que parar de brincar de esconde-esconde, largar de frescura e se mostrar de vez. Mas aí voltamos àquele velho ponto, os crentes dirão que ele é misterioso ou coisas do gênero, eu direi que ele simplesmente não existe, e vamos por aí.

Vídeo, não dá, uma vez foi suficiente para mim. Da mesma forma que não vou à missa ou a cultos protestantes. No final é tudo muito parecido, muito chato e sem a menor coerência.

Pesquise, seja cetico.

Sugiro que você faça o mesmo :hihi:.

Meu caro Fabricio não tem como vc chegara algumas conclusões se não experimentar profundamente! (Que afirmação mais erotica...). Quando vc fala que o que viu é suficiente, é onde vc esta equivocado, talvez não tenha visto nada. Por isso acho que a pesquisa deve ser melhor feita.
 Todos os deuses NÃO SÃO IGUAIS! A idéia de um deus conhecedor do futuro de cada ser humano por si só já deveria descartar o deus catolico e protestante, que manda milhares de pessoas ao inferno, mesmo já sabendo que eles iriam, antes mesmo do ato consumado! e isso NÃO É JUSTIÇA, e sendo um dos atributos de um deus, ser justo, este deus deveria ser descartado. Portanto os deuses NÃO SÃO IGUAIS.
 Infelismente se a natureza e todo a complexidade que a cerca não é suficiente para que vc enxergue o criador, que se revela pela a obra, só tenho a lamentar.
 Por enquanto fico eu aqui ainda teimando que tudo "deve" ter um proposito.

um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #599 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:08:16 »
Parece que você está chamando de "razão" o que eu chamaria de "estilo (ou meta) de vida", Syl.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!