Engraçado vc achar um "possivel" deus complexo, ou mais complexo que a sua propria criação, pois assim mesmo que ele "deve ser".
Vídeo, acho que não há dúvida, mesmo para você, que um deus que criasse o universo teria obrigatoriamente que ser muito mais complexo que o próprio universo. Afinal, seria um ser extremamente poderoso, fora da esfera material, consciente, e com a capacidade de criar matéria do nada... mas complexidade do que isso, impossível.
Quando vc toma pra si a ignorancia de como surgiu o universo, por que não faz a mesma coisa pra entender como pode deus ser eterno? não seria usar do mesmo argumento?
Não seria usar do mesmo argumento. O universo é material, eu SEI que ele existe, posso tocar as coisas que o compõe, ele pode ser medido, observado, tem leis físicas que o regem, é possível prever o movimento dos astros e planetas, etc. O universo é real sem sombra de dúvida. Apesar de eu ser ignorante quanto à sua origem, não posso negar sua existência.
Já para deuses não há nada disto, temos que nos basear em evidências anedotas, livros escritos há milhares de anos, sentimento, fé. Se deus existe, por que simplesmente não aparece e prova sua existência? As pessoas religiosas justificam esta ´"má vontade" de deus se mostrar de várias formas, mas para mim o motivo é simplesmente o mais simples: ele não existe, e por isso não pode ser real como é o universo em si.
Por isso é que eu admito minha ignorância na origem do universo sem precisar inventar ainda um deus eterno. Se um dia ele aparecer, o que acho difícil, aí sim poderei rever meus conceitos.
Noto tambem alguma intolerancia dos ceticos na questão: vc não pode saber, pois se soubesse seria Deus. Como se não aceitasse que algo ou alguem não podesse ter mais conhecimento que vcs, coisas do tipo, " Como não posso entende-lo?", "como assim um ser que sabe mais que todo mundo?", como se ali na esquina não tivesse alguem que não sabe mais que vc!
Vídeo, aqui no fórum mesmo tem muitas pessoas que sabem muito mais do que eu

. A questão não é poder aceitar que um suposto deus sabe mais do que todo mundo (se ele criou o universo, teria que saber mesmo), mas este argumento furado de que "se soubesse seria deus". Eu não preciso compreender plenamente o universo para saber que ele existe. Da mesma forma, se deus fosse tão real quanto o universo, eu não precisaria saber mais do que ele para aceitar sua existência.
O que não bate é um ser tão superior e poderoso ter criado o universo e nunca mais se manifestar, a não ser por meios tortuosos e contraditórios. A possibilidade de um ser assim existir é tão pequena, vai tão de encontro ao que observamos todo dia (se observarmos sem admitir de antemão que ele existe, claro), que nem vale a pena considerar.
Para deus calar de vez a boca de todo os ateus, seria fácil: basta provar sua existência. Tudo bem, talvez ele não esteja a fim de fazer isto. Ou talvez simplesmente não exista. Por enquanto, vou ficando com a segunda hipótese.
Deus esta presente em suas leis, que equilibram, que são eficientes, não existe um deus pessoal, cuidando das coisas, por o " de que deus fala o livro?"
Esta é a sua crença, outras pessoas acreditam que existe sim um deus pessoal cuidando das coisas. Por que você está certo e elas erradas? As leis da natureza não precisam de deus para se equilibrar ou serem eficientes. Os crentes imaginam deus da maneira que mais os convém ou seguem a receita das diversas religiões... alguns acreditam em céu e inferno, outros em reencarnação, e por aí vai. A partir do momento que você simpatiza com um deusinho pessoal ou com um deus pré-fabricado por qualquer religião, você automaticamente valida a sua crença a partir disso. Assim, quando um espírita vê uma pessoa que sofre, é porque ela fez algum mal em uma vida passada. Já um evangélico acha que deus a está testando, ou é um "encosto"

, ou coisa parecida. Sei que estou simplificando bastante, mas é só para exemplificar.
Eu como cético só vou acreditar em coisas realmente reais ou que pelo menos façam sentido para mim, coisa que nenhuma religião ou deus até hoje conseguiu. Não consigo ver nenhum motivo para deus, espíritos ou outras entidades sobrenaturais não aparecerem a não ser sua total inexistência.
Obrigado pela atenção Fabricio.
Não foi nada, disponha.