Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174866 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #675 Online: 23 de Abril de 2010, 13:22:45 »
Enquanto a ciência não trás provas da origem do sol muitos acreditarão em Apolo.
Só muda a época, mas os ignorantes continuam iguaiszinhos.
Voce falou tudo. O fato de existir a crença pessoal de cada um não interfere na existência ou não de um único Deus.
Exato, e não muda o fato de que não existe nenhuma evidencia da existencia de qualquer deus, de qualquer religião, nem que, existindo esse deus, que ele seja como o descrito pela mitologia cristã ou mesmo que faça alguma diferença no mundo real.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #676 Online: 23 de Abril de 2010, 13:38:04 »
Aí fica a cargo do pensamento humano, pois tudo se enquadra numa questão de fé.
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #677 Online: 23 de Abril de 2010, 13:45:42 »

Isso é relativo. Eu prefiro ter fé dentro de uma linha cética. Tenho fé no método científico, pois até o momento esta se mostrou a unica ferramenta de aquisição de conhecimento confiável.  E posso mudar minha opinião frente a novas evidencias.

Ao contrário da fé religiosa, que desestimula o questionamento e a análise crítica.

Resumindo, acredito no que tem evidencias de ser real ou provável, não em criaturas misticasdas quais não há evidencia de existirem.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #678 Online: 23 de Abril de 2010, 13:49:09 »
Siga teu ceticismo e veja com bons olhos aqueles poucos que querem realmente dedicar uma vida de bondade espiritual. Voce até como cético pode ser uma pessoa boa.
Por fim o juiz estará presente para saber quem foi bom ou ruim.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #679 Online: 23 de Abril de 2010, 13:53:15 »
Você está confundindo as coisas.
A Ciência produz provas e/ou teorias apenas daquilo que ela pode medir e observar. Alguns cientistas já debatem, inclusive, sobre a validade de uma Teoria do Tudo ou uma Teoria Final, que ao meu ver, carrega muito a concepção monoteísta de mundo (Deus?).
É preciso entender o seguinte: A ciência não avança para descobrir e/ou provar Deus, a ciência avança para entender os mecanismos da natureza e suas implicações físicas, químicas, biológicas, etc...
Estou exatamente me direcionando a origem da vida sem um Deus que possa ter participado.
Este conteúdo cabe a ciência diagnosticar e acabar de vez com a realidade religiosa.

Oppss...
Realidade religiosa?

Facilite sua vida: Coloque Deus em 0,000000000000001 segundo antes do Big Bang. Assunto encerrado.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #680 Online: 23 de Abril de 2010, 13:55:27 »
Siga teu ceticismo e veja com bons olhos aqueles poucos que querem realmente dedicar uma vida de bondade espiritual. Voce até como cético pode ser uma pessoa boa.
Por fim o juiz estará presente para saber quem foi bom ou ruim.

Bom, considerando que a moralidade e o carater independe de crença, não faço essa associação. Existem pessoas boas e pessoas más, independente do que acreditam.
Alguem disse uma vez:
Pessoas boas fazem coisas boas, pessoas más fazem coisas más. Mas para fazer uma pessoa boa fazer alguma coisa má é necessário uma religião.

Infelizmente as provas disso estão na história, e são muitas...

Por fim, não haverá juis algum no fim. Vou responder a minha própria conciencia se tive uma vida proveitosa e deixei um bom legado, se fiz diferença para as pessoas. E faço isso todos os dias, pois o amanhã pode não existir para mim, e quanto a isso eu tenho um sentimento de paz e realização diários.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #681 Online: 23 de Abril de 2010, 13:57:42 »
Estou exatamente me direcionando a origem da vida sem um Deus que possa ter participado.
Este conteúdo cabe a ciência diagnosticar e acabar de vez com a realidade religiosa.
As teorias para a origem da vida não necessitam de um ou mais  deuses para "funcionar", e a ciencia não cabe destruir a religião, trata-se de busca de conhecimento, que é uma finalidade diversa da religião.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #682 Online: 23 de Abril de 2010, 14:02:52 »
Respeito sua opinião dentro daquilo que voce acredita mas é preciso se perceber que nem todos são iguais.
O que pode ser bom para voce é ruim para os outros. O ateísmo em sí é considerado algo ruim para a humanidade, mas quem está dentro dela é que pode dizer sim ou não.
É como as escrituras dizem: Quem conheçe o coração das pessoas?
Um ateu pode ser uma boa pessoa e um cristãos cometer astrocidades. Isto é natural.
Cada um responde por sí e creio ao inverso de voce numa justificação divina.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #683 Online: 23 de Abril de 2010, 14:05:21 »
As teorias para a origem da vida não necessitam de um ou mais  deuses para "funcionar", e a ciencia não cabe destruir a religião, trata-se de busca de conhecimento, que é uma finalidade diversa da religião.
Ateus gostam de conversar com cristãos sôbre as escrituras num debate respeitador?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #684 Online: 23 de Abril de 2010, 14:19:53 »
Respeito sua opinião dentro daquilo que voce acredita mas é preciso se perceber que nem todos são iguais.
O que pode ser bom para voce é ruim para os outros. O ateísmo em sí é considerado algo ruim para a humanidade, mas quem está dentro dela é que pode dizer sim ou não.
Um ateu pode ser uma boa pessoa e um cristãos cometer astrocidades. Isto é natural.

Não confunda caráter com seres vivos inteligentes com a capacidade de refletir sobre sua existência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #685 Online: 23 de Abril de 2010, 14:26:03 »
Bom, não disse que era ateu, na mais
O ateísmo em sí é considerado algo ruim para a humanidade, mas quem está dentro dela é que pode dizer sim ou não.
O ateísmo é considerado ruim por teístas, justamente pela caracteristica da religião de tentar suprimir questionamentos e não aceitar ser contrariada, como já expus.

Sim, as escrituras dizem, assim como os textos antigos de outras religiões tambem... Apenas o óbvio...

Exato, a palavra é "crer". Voce crê, mas não pode provar, um cético não diz apenas que crê, ele mostra as evidencias que o levaram a pensar assim.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #686 Online: 23 de Abril de 2010, 14:30:32 »
As teorias para a origem da vida não necessitam de um ou mais  deuses para "funcionar", e a ciencia não cabe destruir a religião, trata-se de busca de conhecimento, que é uma finalidade diversa da religião.
Ateus gostam de conversar com cristãos sôbre as escrituras num debate respeitador?

Sim, tranquilamente! Desde que se apresentem argumentos para as alegações.
Se voce alegar que a biblia fala alguma coisa correta, tem que apresentar algum argumento ou evidencia de tal, e não apenas "eu creio". Podemos discutir e chegar ao concenso que aquela coisa é correta ou não e o porque.

Qualquer coisa fora disso é proselitismo, afinal os hindus tem certeza que seus textos sagrados descrevem o verdadeioro deus, assim como qualquer outro praticante de qualquer outra religião.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #687 Online: 23 de Abril de 2010, 16:42:12 »
Só que a ciência talvez nunca consiga chegar às origens.
E um deus criador continuará sendo uma hipótese desnecessária.
Uma "explicação" que significa apenas "desisto de explicar".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #688 Online: 23 de Abril de 2010, 16:44:24 »
Fé no âmbito da ciência: convicção baseada em fatos e estatísticas.

Fé no âmbito da religião: certeza baseada apenas na vontade de acreditar, sem evidências e até mesmo diante de evidências em contrário.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #689 Online: 23 de Abril de 2010, 18:42:20 »
Quem conheçe o coração das pessoas?

O Sombra sabe! (desculpe, não resisti. :biglol: )

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #690 Online: 23 de Abril de 2010, 19:57:23 »
Os teólogos definem Deus como sendo atemporal. Mas, como pode existir algo fora do tempo? A própria necessidade de conjugação temporal do verbo "existir" denuncia essa falácia.
Uma definição incoerente já é prova de que algo não existe.
Não sou agnóstico quanto a existência de círculos quadrados. Por que o seria em relação a Deus?
Deus não existe, e tenho total certeza disso.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #691 Online: 23 de Abril de 2010, 23:15:27 »
Os teólogos definem Deus como sendo atemporal. Mas, como pode existir algo fora do tempo? A própria necessidade de conjugação temporal do verbo "existir" denuncia essa falácia.
Na verdade existem duas possibilidades para ser atemporal:
1) Ele encontra-se fora do tecido espaço-tempo;
2) Ele é o tecido espaço-tempo.
Só tem sentido de se falar de tempo de algo que se encontra dentro do espaço-tempo. Quanto ao verbo existir, existem limitações na linguagem para se descrever certos assuntos. Tente descrever em palavras um hipercubo ou uma figura 5d, 8d.Matematicamente é fácil (para um matemático), mas transpor para a linguagem comum fica difícil.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #692 Online: 23 de Abril de 2010, 23:20:41 »
Na verdade existem duas possibilidades para ser atemporal:
1) Ele encontra-se fora do tecido espaço-tempo;
2) Ele é o tecido espaço-tempo.
Só tem sentido de se falar de tempo de algo que se encontra dentro do espaço-tempo. Quanto ao verbo existir, existem limitações na linguagem para se descrever certos assuntos. Tente descrever em palavras um hipercubo ou uma figura 5d, 8d.Matematicamente é fácil (para um matemático), mas transpor para a linguagem comum fica difícil.

O deus cristão escolástico é e existe fora do espaço-tempo. E ser é mais importante que existir.

Foto USGS

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #693 Online: 23 de Abril de 2010, 23:56:07 »
Talvez exista uma luz no fim do túnel.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #694 Online: 24 de Abril de 2010, 00:02:08 »
Talvez exista uma luz no fim do túnel.

Não São tomé.

É apenas uma atitude realista de reconhecer que a ciência ainda não possui todas as respostas e, TALVEZ, nunca venha a te-las.

Mas isto não significa que a humanidade necessite de crenças sobrenaturais, sejam deístas, teístas ou quaisquer outras.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2018, 09:47:44 por Geotecton »
Foto USGS

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #695 Online: 24 de Abril de 2010, 00:08:40 »
É apenas uma visão particular sua.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #696 Online: 24 de Abril de 2010, 00:17:27 »

Sobre qual delas?

Desta: "É apenas uma atitude realista de reconhecer que a ciência ainda não possui todas as respostas e, TALVEZ, nunca venha a te-las"

ou

Desta: "Mas isto não significa que a humanidade necessite de crenças sobrenaturais, sejam deístas, teístas ou quaisquer outras".
Foto USGS

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #697 Online: 24 de Abril de 2010, 00:23:01 »
A segunda.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #698 Online: 24 de Abril de 2010, 00:30:03 »
É uma perspectiva cética e muitas pessoas vivem assim, comprovando-a.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #699 Online: 24 de Abril de 2010, 00:46:04 »

Sobre qual delas?

Desta: "É apenas uma atitude realista de reconhecer que a ciência ainda não possui todas as respostas e, TALVEZ, nunca venha a te-las"

ou

Desta: "Mas isto não significa que a humanidade necessite de crenças sobrenaturais, sejam deístas, teístas ou quaisquer outras".

A segunda.

Não s. Tomé. Não é uma visão particular e sim um fato. Tanto é que eu vivo deste modo.

No entanto, para você é importante ter aquelas crenças e assim, ainda que não concorde, respeito a sua escolha.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!