Ainda estou chocada com algumas declarações... não pensei que era tão comum esta linha de pensamento...

Qual linha de pensamento é tão comum? Querer procriar? Isso sim é comum. Pelo menos neste tópico só eu e eu Ernane manifestamos o desejo de não procriar, o que considero uma atitude sensata no atual contexto da humanidade.
E eu ando chocado ao ver pessoas acharem *um absurdo* alguém em seu pleno direito de não querer ter filhos.
Além dos outros dois já contabilizados, eu ainda conheço outras pessoas que também pensam assim. Se formos ver a quantidade de foristas ativos neste fórum creio que essa parcela não seria tão insignificante assim.
Além do fato de biologicamente termos inclinação à procriação, eu acho muito extremo tomar medidas praticamente permanentes por influência de um medo. Eu espero os problemas surgirem para aí me precaver... tipo, arrumo um namorado e aí penso em não engravidar (e há métodos seguros atualmente, que não me limitarão no dia e se um dia planejar filhos). Para mim, fazer uma cirurgia com intuito de evitar filhos é como se submeter a uma cirurgia de retirada de apêndice para evitar apendicite ou retirar o útero para evitar câncer no colo. Você não sabe se terá o problema que está tentando evitar.
O uso de preservativos ainda vai ser necessário, até que você conheça com produndidade o parceiro. As DST não vão embora com os espermatozóides, então...
E uma observação simples: eu não disse que achava um absurdo não querer ter filhos, apenas pensei que não era tão comum assim.
Há muitos anos escuto amigos dizendo como o mundo é cruel e como nunca teriam filhos... e curiosamente, vários são pessoas que não tiveram uma estrutura familiar sólida... Por outro lado, conheço jovens que tiveram o mesmo histórico, e não viam a hora de ter filhos....
De qualquer forma, é claro que eu penso que cada um deve ter domínio sobre seu corpo, assim como penso que a mulher deve poder optar por gestar ou não um feto. Mas devido à nossa sociedade, não é comum acharmos pessoas que querem abdicar totalmente da paternidade/maternidade antes de experimentá-la...