Autor Tópico: Nunca estive tão feliz assim! Vou fazer vasectomia com 18 anos!  (Lida 45812 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Re: NUNCA ESTIVE TÃO FELIZ ASSIM! VOU FAZER VASECTOMIA COM 18 ANOS!
« Resposta #150 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:37:32 »
Nada contra a sua opção.

Tenho curiosidade para saber o "por que" desse seu medo de ter filhos. Lembro que voce falou que seu pai teve cinco. Será que foi a partir daí, isto é, de sua própria família, que te deu o entendimento que filhos são "uma porcaria" (sic), "sem utilidade" (sic), etc...?

Medo não seria bem a palavra Hugo, mas agora em mente não tenho uma palavra certa para explicar o que sinto quando penso em ter filhos.

Somos em 5 sim, e sou o caçula da família. Sempre convivi com meus irmãos maiores, e vi de perto a desgraça que eles fizeram com a vida deles ao engravidar a parceira. Eu tinha 11 anos na época, desde então comecei a questionar:

- Pra que fazer um filho?
- Pra que serve um filho?
- Poxa, eu não pedi para nascer, meu pai me colocou aqui porque ele quis.
- Filho realmente é perca de tempo, atraso de vida, gastos, inutilidade, perca de vida.

etc.. etc..

Ter filhos é algo que eu não quero para a minha vida, eu considero este ato como algo primitivo, sendo apenas útil para aumentar a população.
Para mim, não vai fazer diferença alguma, serei até mais livre, não trabalharei para sustentar filhos e nem viverei em função deles. Ainda bem..

É mais ou menos assim..  :ok:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #151 Online: 28 de Agosto de 2006, 00:49:35 »
Finalismo nesta questão?

Quem disse filho precisa ter uma serventia? :o
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #152 Online: 28 de Agosto de 2006, 13:04:55 »
Também não pretendo ter filhos e já pensei mais de uma vez em fazer vasectomia, mas este é mais um dos planos que sempre vou adiando. Ter filhos é uma idéia que nunca me atraiu.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #153 Online: 28 de Agosto de 2006, 14:03:41 »
Ainda estou chocada com algumas declarações... não pensei que era tão comum esta linha de pensamento...

:o

Qual linha de pensamento é tão comum? Querer procriar? Isso sim é comum. Pelo menos neste tópico só eu e eu Ernane manifestamos o desejo de não procriar, o que considero uma atitude sensata no atual contexto da humanidade.

E eu ando chocado ao ver pessoas acharem *um absurdo* alguém em seu pleno direito de não querer ter filhos.

Além dos outros dois já contabilizados, eu ainda conheço outras pessoas que também pensam assim. Se formos ver a quantidade de foristas ativos neste fórum creio que essa parcela não seria tão insignificante assim.

Digamos que aqui sejam 4 pessoas. Quantas mais você conhece? Digamos, no máximo umas  6 pessoas que não desejam procriar. Isso continua sendo "tão comum"?

Citação de: Nina
Além do fato de biologicamente termos inclinação à procriação, eu acho muito extremo tomar medidas praticamente permanentes por influência de um medo. Eu espero os problemas surgirem para aí me precaver... tipo, arrumo um namorado e aí penso em não engravidar (e há métodos seguros atualmente, que não me limitarão no dia e se um dia planejar filhos). Para mim, fazer uma cirurgia com intuito de evitar filhos é como se submeter a uma cirurgia de retirada de apêndice para evitar apendicite ou retirar o útero para evitar câncer no colo. Você não sabe se terá o problema que está tentando evitar.

O que achei chocante não foi isso. A vasectomia é apenas um meio. Concordo que é uma medida um tanto radical, mas que mesmo assim não tira o direito de quem a deseja fazer, principalmente diante de todos os problemas humanos inerentes à procriação, que não vou repetir aqui nesta mensagem. Uma apendicite não envolve uma outra vida com todos seus conseqüentes agregados. A vida humana para mim é algo muito mais importante que um apêndice ou um câncer de colo e a analogia não se aplica.
Eu aplaudo quem toma essa iniciativa de forma consciente. Nada mais justo que permitir que se faça isso com 18 anos, idade em que o indivíduo já pode assumir toda os atos da civilidade.

O uso de preservativos ainda vai ser necessário, até que você conheça com produndidade o parceiro. As DST não vão embora com os espermatozóides, então...

Não questionei nada sobre as DST's, que são algo totalmente diferente de se "não querer ter filhos". Entendi o que você quis dizer, e é óbvio que alguém com uma vida sexual "livre" deve utilizar camisinha sempre, mas ela por si só não elimina 100% a realização da vontade de não querer procriar. E também, numa relação estável, o uso sistemático de camisinha eventualmente se torna importuno. Claro, um casal pode optar por pílula anticoncepcional, que inclusive é meu caso. Porém, a idéia de fazer uma vasectomia não está descartada para mim.

E uma observação simples: eu não disse que achava um absurdo não querer ter filhos, apenas pensei que não era tão comum assim.

Você se disse "chocada" por ver que "esse pensamento era tão comum assim".
Como eu disse antes, é uma sensação parecida com insinuar num fórum religioso conservador que Deus não existe. Talvez porque o estigma social de se procriar se torna um dogma pessoal para muitas pessoas, mas ninguém está isento de ter dogmas, nem eu. :-)

Há muitos anos escuto amigos dizendo como o mundo é cruel e como nunca teriam filhos... e curiosamente, vários são pessoas que não tiveram uma estrutura familiar sólida... Por outro lado, conheço jovens que tiveram o mesmo histórico, e não viam a hora de ter filhos....

Eu devo ter visto uma ou duas pessoas assim pessoalmente. Inclusive eu tive estrutura familiar sólida e não vejo qualquer relação entre uma coisa e outra.

De qualquer forma, é claro que eu penso que cada um deve ter domínio sobre seu corpo, assim como penso que a mulher deve poder optar por gestar ou não um feto. Mas devido à nossa sociedade, não é comum acharmos pessoas que querem abdicar totalmente da paternidade/maternidade antes de experimentá-la...

:wink:

Agora concordo irrestritamente com você: um dos motivos é devido à nossa sociedade. ;-)
Who cares?

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #154 Online: 28 de Agosto de 2006, 14:58:50 »
Como eu disse antes, é uma sensação parecida com insinuar num fórum religioso conservador que Deus não existe. Talvez porque o estigma social de se procriar se torna um dogma pessoal para muitas pessoas, mas ninguém está isento de ter dogmas, nem eu. :)

Falou tudo, é fato que muitos possuem este desejo porque nasceram neste tipo de sociedade, onde não querer ter filhos é tido como quase um pecado.

Influência social é triste e degradante..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

rizk

• Visitante
« Resposta #155 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:58:26 »
"devido à nossa sociedade" é motivo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #156 Online: 28 de Agosto de 2006, 16:04:13 »
Motivo, não... mas é explicação para a estranheza diante de quem não quer ter filhos.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #157 Online: 28 de Agosto de 2006, 16:41:29 »
"devido à nossa sociedade" é motivo?

Sim. Você leu o texto todo?

devido à nossa sociedade, não é comum acharmos pessoas que querem abdicar totalmente da paternidade/maternidade antes de experimentá-la

Citação de: Agnostic
Agora concordo irrestritamente com você: um dos motivos é devido à nossa sociedade.

Um dos motivos de "não ser comum acharmos pessoas que querem abdicar totalmente da paternidade/maternidade antes de experimentá-la" obviamente é a nossa sociedade.
Who cares?

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #158 Online: 28 de Agosto de 2006, 18:21:16 »
Depois tem gente que ainda afirma estar livre de dogmas, mitos e rituais. É claro que muitas pessoas não questionam o porquê de se 'fazer' alguma coisa ou 'querer' fazer alguma coisa. No fim, acabam fazendo e achando estranho algumas atitudes contrárias. Deparei-me com isto a vida inteira, e sempre vou deparar-me.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 28 de Agosto de 2006, 18:25:29 »
A gente costuma questionar decisões que nos chocam, quando vem de pessoas com quem nos importamos, Ernane.  Não se sinta mal por isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #160 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:02:13 »
Além dos outros dois já contabilizados, eu ainda conheço outras pessoas que também pensam assim. Se formos ver a quantidade de foristas ativos neste fórum creio que essa parcela não seria tão insignificante assim.
Digamos que aqui sejam 4 pessoas. Quantas mais você conhece? Digamos, no máximo umas  6 pessoas que não desejam procriar. Isso continua sendo "tão comum"?

Várias dizem não querer filhos, mas eu conheço um tanto desse que se dispõe a fazer vasectomia sem pensar duas vezes. Eu acho que é bastante, visto que em outros meios não é tão comum assim este pensamento. Ou você acha que é?

Além do fato de biologicamente termos inclinação à procriação, eu acho muito extremo tomar medidas praticamente permanentes por influência de um medo. Eu espero os problemas surgirem para aí me precaver... tipo, arrumo um namorado e aí penso em não engravidar (e há métodos seguros atualmente, que não me limitarão no dia e se um dia planejar filhos). Para mim, fazer uma cirurgia com intuito de evitar filhos é como se submeter a uma cirurgia de retirada de apêndice para evitar apendicite ou retirar o útero para evitar câncer no colo. Você não sabe se terá o problema que está tentando evitar.

O que achei chocante não foi isso. A vasectomia é apenas um meio. Concordo que é uma medida um tanto radical, mas que mesmo assim não tira o direito de quem a deseja fazer, principalmente diante de todos os problemas humanos inerentes à procriação, que não vou repetir aqui nesta mensagem. Uma apendicite não envolve uma outra vida com todos seus conseqüentes agregados. A vida humana para mim é algo muito mais importante que um apêndice ou um câncer de colo e a analogia não se aplica.
Eu aplaudo quem toma essa iniciativa de forma consciente. Nada mais justo que permitir que se faça isso com 18 anos, idade em que o indivíduo já pode assumir toda os atos da civilidade.

Pra mim é chocante apenas o meio utilizado, já que reverter uma vasectomia não é tão simples assim. A analogia se aplica no sentido de ser quase que irremediável, como uma cirurgia de apêndice. Quanto à questão de envolver outra vida, no caso de um filho indesejado, geralmente o que faz é aborto. Assim, isso ainda não seria o suficiente para justificar um ato extremo.

O dualismo "ser ou não pai" não me choca... o meio limitante escolhido é que me causa estranheza, simplesmente porque em praticamente todos os assuntos eu assumo a possibilidade de mudar de idéia. Me fiz a mesma pergunta por muitos anos, e hoje, penso que devo ser mãe. Não por meu futuro filho, nem por meu marido, mas num impulso bem egoísta e totalmente dependente dos meus hormônios, quero viver essa experiência.

Quando tinha 18 anos nem sonhava com a maternidade e casamento, e achava que ia trabalhar com melhoramento genético de plantas, mas as coisas mudam. ;)

O uso de preservativos ainda vai ser necessário, até que você conheça com produndidade o parceiro. As DST não vão embora com os espermatozóides, então...

Não questionei nada sobre as DST's, que são algo totalmente diferente de se "não querer ter filhos". Entendi o que você quis dizer, e é óbvio que alguém com uma vida sexual "livre" deve utilizar camisinha sempre, mas ela por si só não elimina 100% a realização da vontade de não querer procriar. E também, numa relação estável, o uso sistemático de camisinha eventualmente se torna importuno. Claro, um casal pode optar por pílula anticoncepcional, que inclusive é meu caso. Porém, a idéia de fazer uma vasectomia não está descartada para mim.

Certamente estamos falando da mesma coisa... mas eu ainda acho que a vida nos faz mudar nossa maneira de encará-la, e medidas quase definitivas podem limitar esta mudança.

E uma observação simples: eu não disse que achava um absurdo não querer ter filhos, apenas pensei que não era tão comum assim.

Como eu disse antes, é uma sensação parecida com insinuar num fórum religioso conservador que Deus não existe. Talvez porque o estigma social de se procriar se torna um dogma pessoal para muitas pessoas, mas ninguém está isento de ter dogmas, nem eu. :-)

Talvez por quase todas as minhas amigas do colégio já serem mães, eu continuo achando raro pessoas que não querem ter filhos nunca. Eu era essa exceção até pouco tempo. Como já disse, isso pra mim não é um dogma, apenas uma maneira pouco usual de ver a vida.

Qualquer teísta vai concordar que não é tão sério quanto dizer que um determinado deus não existe!  :P

Há muitos anos escuto amigos dizendo como o mundo é cruel e como nunca teriam filhos... e curiosamente, vários são pessoas que não tiveram uma estrutura familiar sólida... Por outro lado, conheço jovens que tiveram o mesmo histórico, e não viam a hora de ter filhos....

Eu devo ter visto uma ou duas pessoas assim pessoalmente. Inclusive eu tive estrutura familiar sólida e não vejo qualquer relação entre uma coisa e outra.

Pois é... também não pude traçar qualquer paralelo ainda, o que ainda não seria isento de uma generalização estúpida, de qualquer forma. Mas acho interessante levantar os motivos que levam à mudança de atitude.

De qualquer forma, é claro que eu penso que cada um deve ter domínio sobre seu corpo, assim como penso que a mulher deve poder optar por gestar ou não um feto. Mas devido à nossa sociedade, não é comum acharmos pessoas que querem abdicar totalmente da paternidade/maternidade antes de experimentá-la...

Agora concordo irrestritamente com você: um dos motivos é devido à nossa sociedade. ;-)

Certamente... se estívessemos em outro contexto, talvez se nossa sociedade fosse como a dos chimpanzés, seria totalmente aceitável que nem todos estariam permitidos a reproduzirem-se. Muito depende das normas e costumes sociais.

:ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #161 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:04:24 »
Como eu disse antes, é uma sensação parecida com insinuar num fórum religioso conservador que Deus não existe. Talvez porque o estigma social de se procriar se torna um dogma pessoal para muitas pessoas, mas ninguém está isento de ter dogmas, nem eu. :)

Falou tudo, é fato que muitos possuem este desejo porque nasceram neste tipo de sociedade, onde não querer ter filhos é tido como quase um pecado.

Influência social é triste e degradante..

Onde não querer ter filhos é pecado? Só se for entre cristãos....

Vocês estão confundindo tudo... eu disse que era incomum, não quer era errado. Não é preciso tentar distorcer minhas afirmações, já há material suficiente para discussão se leres com o sentido correto.

;)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #162 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:04:57 »
A gente costuma questionar decisões que nos chocam, quando vem de pessoas com quem nos importamos, Ernane.  Não se sinta mal por isso.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #163 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:01:51 »
Digamos que aqui sejam 4 pessoas. Quantas mais você conhece? Digamos, no máximo umas 6 pessoas que não desejam procriar. Isso continua sendo "tão comum"?

Várias dizem não querer filhos, mas eu conheço um tanto desse que se dispõe a fazer vasectomia sem pensar duas vezes. Eu acho que é bastante, visto que em outros meios não é tão comum assim este pensamento. Ou você acha que é?

"Ou eu acho que é o que?" Comum querer não ter filhos? Não, não acho, e foi isso que eu te perguntei.
E veja bem que não coloquei exatamente a vasectomia em questionamento, mas o simples desejo de não ter filhos definitivamente.

Pra mim é chocante apenas o meio utilizado, já que reverter uma vasectomia não é tão simples assim. A analogia se aplica no sentido de ser quase que irremediável, como uma cirurgia de apêndice.

Considero uma vantagem o fato de não ser reversível.

Quanto à questão de envolver outra vida, no caso de um filho indesejado, geralmente o que faz é aborto. Assim, isso ainda não seria o suficiente para justificar um ato extremo.

Isso já é outro assunto. É muito menos problemático eticamente alguém decidir definitivamente não gerar filhos do que realizar abortos.

Não querer gerar um filho e acontecer de gerá-lo envolve uma outra vida, por motivos óbvios: ora, um novo ser humano que vai nascer, com todos os problemas relativos à educação, criação, sustento etc do mesmo.

O dualismo "ser ou não pai" não me choca... o meio limitante escolhido é que me causa estranheza, simplesmente porque em praticamente todos os assuntos eu assumo a possibilidade de mudar de idéia. Me fiz a mesma pergunta por muitos anos, e hoje, penso que devo ser mãe. Não por meu futuro filho, nem por meu marido, mas num impulso bem egoísta e totalmente dependente dos meus hormônios, quero viver essa experiência.

Me choco ao ver alguém querer gerar mais uma vida num mundo super povoado por mais de 6 bilhões de seres humanos com trilhões de problemas a serem resolvidos. Contudo é um direito seu. Pelo menos vejo muita sensatez em admitir que isso é um "impulso bem egoísta e totalmente dependente dos seus hormônios". :-)

Quando tinha 18 anos nem sonhava com a maternidade e casamento, e achava que ia trabalhar com melhoramento genético de plantas, mas as coisas mudam. ;)

Não consigo ver qualquer relação entre maternidade e casamento. E a vida envolve determinados riscos: veja no meu próximo parágrafo.

Certamente estamos falando da mesma coisa... mas eu ainda acho que a vida nos faz mudar nossa maneira de encará-la, e medidas quase definitivas podem limitar esta mudança.

Sim. Realmente algumas coisas podem ser revertidas, e algumas definitivamente não. Se eu quiser não ter filhos o máximo que pode acontecer é eu adotar uma criança posteriormente. Se eu gerar um filho e me arrepender, não há como negar o peso indesejado da paternidade biológica. Colocando os dois na balança, opto por evitar procriar.

Talvez por quase todas as minhas amigas do colégio já serem mães, eu continuo achando raro pessoas que não querem ter filhos nunca. Eu era essa exceção até pouco tempo. Como já disse, isso pra mim não é um dogma, apenas uma maneira pouco usual de ver a vida.

Você disse estar chocada por esse pensamento ser tão comum assim e agora diz que continua achando raro pessoas que não querem ter filhos nunca. Isso é um tanto paradoxo. :-)

Qualquer teísta vai concordar que não é tão sério quanto dizer que um determinado deus não existe! :P

Depende. Citando o catolicismo romano, que é um número expressivo de fiéis, a castidade voluntária, e sua óbvia conseqüência de se abster de procriar-se, é normalmente uma virtude louvável, sendo que alguns até consideram essa característica como um dom divino. :-)
Já a alegação de que "Deus não existe" é dogma incontestável, tal como é inconstável "não desejar procriar" por alguns neste fórum.

Pois é... também não pude traçar qualquer paralelo ainda, o que ainda não seria isento de uma generalização estúpida, de qualquer forma. Mas acho interessante levantar os motivos que levam à mudança de atitude.

Eu ia dizer antes, mas agora que você mesma comentou, realmente achar que quem não deseja ter filhos não teve uma estrutura familiar sólida é uma generalização estúpida.

Certamente... se estívessemos em outro contexto, talvez se nossa sociedade fosse como a dos chimpanzés, seria totalmente aceitável que nem todos estariam permitidos a reproduzirem-se. Muito depende das normas e costumes sociais.

Ai, ai, ai. :roll:

Ninguém disse sobre "ser aceitável nem todos serem permitidos se reproduzir". Estou falando o tempo todo do simples direito de não querer procriar.

Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #164 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:14:46 »
Depois tem gente que ainda afirma estar livre de dogmas, mitos e rituais. É claro que muitas pessoas não questionam o porquê de se 'fazer' alguma coisa ou 'querer' fazer alguma coisa. No fim, acabam fazendo e achando estranho algumas atitudes contrárias. Deparei-me com isto a vida inteira, e sempre vou deparar-me.

É o caso de procriar-se. Ainda é um tabu.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #165 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:24:27 »
A gente costuma questionar decisões que nos chocam, quando vem de pessoas com quem nos importamos, Ernane. Não se sinta mal por isso.

Creio não ser esse o caso da mensagem do Ernane. Eu entendi que fazemos coisas apenas por estigma social, sem questionar o porquê delas. Como (por que não?) o fato de gerar filhos.
Who cares?

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #166 Online: 29 de Agosto de 2006, 18:00:04 »
A gente costuma questionar decisões que nos chocam, quando vem de pessoas com quem nos importamos, Ernane. Não se sinta mal por isso.

Creio não ser esse o caso da mensagem do Ernane. Eu entendi que fazemos coisas apenas por estigma social, sem questionar o porquê delas. Como (por que não?) o fato de gerar filhos.

Exatamente, foi isto que eu quis dizer. As vezes fazemos coisas "automaticamente", simplesmente porque já fazíamos ou porque nos ensinaram quando crianças, todavia, nunca nos perguntamos o 'porquê' de fazer tais coisas.
O de ter filhos é grande exemplo deste. Raramente as pessoas questionam esta questão, pensamendo apenas em querer constituir uma família para não ser diferente dos outros.
O que é "anormal" na sociedade é estranho para as outras pessoasl, talvez por isso, grande parte da sociedade é homogênea.
Ainda bem que meus pais apoiam minha opinião, minha opção, minha decisão. Meu pai é o que mais me dá forças nesta questão. Outro dia eu até perguntei para ele:

"Pai, sinceramente, eu não pedi para nascer, portanto, não tenha constrangimentos em me responder:

Com a experiência de vida que você tem, se você pudesse voltar ao passado, e sabendo de tudo como está hoje, sobre sua família e tudo que você passou.. sinceramente, você teria casado e feito filhos?"

Querem saber o que ele respondeu?

"Nunca teria casado e nem engravidaria ninguém."

(ele falou rindo, mas concerteza foi sincero)

A verdade dói, mas é como eu sempre digo:
A verdade não é para todos, ainda bem que ele tem coragem de assumir.

Meu pai não é infeliz, aceita tudo que tem pois ele construiu seu caminho, é feliz com nossa família, mas se ele pudesse voltar atrás, não teria feito várias coisas. Assim também como muitos se pudessem voltar ao passado, não teriam casado e nem teriam feito filhos. Mas falta coragem e vergonha na cara para assumir isto.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #167 Online: 29 de Agosto de 2006, 23:01:28 »
"Ou eu acho que é o que?" Comum querer não ter filhos? Não, não acho, e foi isso que eu te perguntei.
E veja bem que não coloquei exatamente a vasectomia em questionamento, mas o simples desejo de não ter filhos definitivamente.

Pois é... eu cheguei a conclusão que é comum em alguns meios, mas incomum em outros.
Eu questiono não só o método (vasectomia) como a decisão de não querer filhos nunca.

Considero uma vantagem o fato de não ser reversível.

Eu não.

Isso já é outro assunto. É muito menos problemático eticamente alguém decidir definitivamente não gerar filhos do que realizar abortos.

Não querer gerar um filho e acontecer de gerá-lo envolve uma outra vida, por motivos óbvios: ora, um novo ser humano que vai nascer, com todos os problemas relativos à educação, criação, sustento etc do mesmo.

Ser menos ou mais ético um aborto do que uma vasectomia depende unicamente dos valores morais envolvidos. Concordo que a medida mais sensata é evitar, mas eu não acho a privação um caminho ideal.

Me choco ao ver alguém querer gerar mais uma vida num mundo super povoado por mais de 6 bilhões de seres humanos com trilhões de problemas a serem resolvidos.

Uma coisa é querer ser pai, outra é montar um time de futebol. O bom de esperar tanto é poder planejar e não estrapolar a sustentabilidade do orçamento familiar.

Contudo é um direito seu. Pelo menos vejo muita sensatez em admitir que isso é um "impulso bem egoísta e totalmente dependente dos seus hormônios". :-)

Não teria por quê não admitir que sou um ser biológico.

Não consigo ver qualquer relação entre maternidade e casamento. E a vida envolve determinados riscos: veja no meu próximo parágrafo.
Sim. Realmente algumas coisas podem ser revertidas, e algumas definitivamente não. Se eu quiser não ter filhos o máximo que pode acontecer é eu adotar uma criança posteriormente. Se eu gerar um filho e me arrepender, não há como negar o peso indesejado da paternidade biológica. Colocando os dois na balança, opto por evitar procriar.

Maternidade e casamento, embora normalmente andem juntos, não são interdependentes, com certeza. A questão é que eu não me imaginava casada ou mãe quando tinha 18. Como também não pensava em morar em Sampa. Foi um exemplo.

Quanto à adoção, a coisa pode ser um pouco mais complicada. Como tendências de personalidade podem ser herdadas geneticamente, nem todos encaram adoção com naturalidade. Eu ainda não sei se adotaria uma criança. O desejo de ter um filho meu é bem maior que o desejo de um filho por si só.

Você disse estar chocada por esse pensamento ser tão comum assim e agora diz que continua achando raro pessoas que não querem ter filhos nunca. Isso é um tanto paradoxo. :-)

Não pensei que fosse comum neste meio, assim como não é em outros. Infelizmente (ou felizmente) o mundo não é tão homogêneo.

Qualquer teísta vai concordar que não é tão sério quanto dizer que um determinado deus não existe! :P

Depende. Citando o catolicismo romano, que é um número expressivo de fiéis, a castidade voluntária, e sua óbvia conseqüência de se abster de procriar-se, é normalmente uma virtude louvável, sendo que alguns até consideram essa característica como um dom divino. :-)
Já a alegação de que "Deus não existe" é dogma incontestável, tal como é inconstável "não desejar procriar" por alguns neste fórum.

Agnostic, creio que você esteja deliberadamente exagerando algumas questões. Ninguém mostrou que não querer procriar era um "dogma inconstestável", apenas mostraram sua surpresa com alegações que não são comumente ouvidas, na maioria dos meios. Você está assumindo um incômodo que não existe, ao menos da minha parte. Não se pinte como herege! :ok:

Eu ia dizer antes, mas agora que você mesma comentou, realmente achar que quem não deseja ter filhos não teve uma estrutura familiar sólida é uma generalização estúpida.

Pois é... meio redundante isso, visto que toda generalização é estúpida... :D

Mas eu ainda sou curiosa em relação aos pontos em comum que levam diferentes pessoas por esta opção. Comumente apelos emotivos tomam o lugar dos argumentos... de qualquer forma, cada pessoa tem sua particulariedade.

Ai, ai, ai. :roll:

Ninguém disse sobre "ser aceitável nem todos serem permitidos se reproduzir". Estou falando o tempo todo do simples direito de não querer procriar.

E eu disse que se fosse algo comum na sociedade este tópico seria idiota.

Agora, uma coisa que você reforçou no tópico todo foi que a vasectomia seria boa justamente por ser praticamente permanente, e que os que optassem por ela deveriam ser aplaudidos. Mas mudar de idéia nem sempre é ruim....

Eu, particularmente, acho a idéia de assumir posturas como imutáveis um tanto dogmático.

Dar-se a liberdade de mudar de idéia em todos os aspectos seria o melhor. Para isso, usa-se medidas perenes, não permanentes.

Eu não apoiaria vasectomia num jovem que ainda terá a vida toda pela frente....
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 14:23:27 por Nina »

Offline Mana Sibele

• Nível 03
  • *
    • Te amo ó Deus
« Resposta #168 Online: 30 de Agosto de 2006, 11:03:51 »
Isso ae direito do paciente
A sociedade: a peuqena e a grande, tem a capacidade de adoecer o individuo como um todo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #169 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:20:34 »
"Pai, sinceramente, eu não pedi para nascer, portanto, não tenha constrangimentos em me responder:

Com a experiência de vida que você tem, se você pudesse voltar ao passado, e sabendo de tudo como está hoje, sobre sua família e tudo que você passou.. sinceramente, você teria casado e feito filhos?"

Querem saber o que ele respondeu?

"Nunca teria casado e nem engravidaria ninguém."

(ele falou rindo, mas concerteza foi sincero)

A verdade dói, mas é como eu sempre digo:
A verdade não é para todos, ainda bem que ele tem coragem de assumir.

Meu pai não é infeliz, aceita tudo que tem pois ele construiu seu caminho, é feliz com nossa família, mas se ele pudesse voltar atrás, não teria feito várias coisas. Assim também como muitos se pudessem voltar ao passado, não teriam casado e nem teriam feito filhos. Mas falta coragem e vergonha na cara para assumir isto.

Já meu pai, quando ficou sabendo pela mãe que ela estava grávida, reagiu de uma forma incomum. Eles eram noivos, e minha mãe ainda pensava sobre a hipótese de casar-se. Na época, havia mais pressão que hoje... Então meu pai disse pra ela que se ela não queria casar com ele, tudo bem. Depois que o bebê nascesse (sim, eu :D), ela estaria livre e ele ficaria com a criança. Disse várias vezes que ele cuidaria sozinho de mim, sem problema. Mas que ele preferia casar com ela, que foi a primeira e úncia mulher da vida dele. Até hoje ele é um eterno apaixonado, 500% dedicado à minha mãe e aos filhos.

É curioso, mas todas as minhas amigas dizem que queriam tê-lo como pai, que ele é o tipo de pessoa que elas buscam, que nunca viram alguém mais altruísta e dedicado. A figura paterna dele é muito forte.... há uns 5 anos ele e minha mãe cogitaram adotar outro filho, mas decidiram esperar pelos netos :?, infelizmente.

Meu pai jamais teria voltado atrás, tenho certeza. Ele é como um amigo nosso, professor da UFMG, que tem duas meninas. Segundo esse mineiro, a "profissão dele é ser pai, ele nasceu para isso"! O resto é detalhe. :D

Enfim, isso tudo depende de cada um. Existem pessoas realizadas com a paternidade/maternidade e outras não. Isso é comum. Talvez dependa mais de aptidões, valores e gostos pessoais do que outra coisa. Não sei.

Hoje eu penso que ter filhos pode ser uma experiência fabulosa, e sinceramente, acho que será bom para mim. Pelo menos meus pais vão parar de reclamar sempre... Mas ainda é uma sensação estranha...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #170 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:45:10 »
A história do meu pai é bem parecida com a do seu pai, Nina. Nunca vi um pai tão dedicado quanto o meu. E eu também penso que ter filhos pode ser uma experiência fabulosa, desde que não sejam necessariamente meus. :-)

A resposta para seu outro post acima vem daqui a pouco. ;-)
Who cares?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #171 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:04:09 »
O meu, como muitos, deu no pé quando soube da notícia...|(
Anos depois, processei ele, ganhei uma nota, guardei e nunca mais quis saber dele ou da família... :twisted:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #172 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:35:36 »
Anos depois, processei ele, ganhei uma nota, guardei e nunca mais quis saber dele ou da família... :twisted:

Cuidado que o último cara que recebeu uma bolada do pai, teve o sigilo bancário quebrado e não arruma mais emprego!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #173 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:37:16 »

Cuidado que o último cara que recebeu uma bolada do pai, teve o sigilo bancário quebrado e não arruma mais emprego!

:histeria:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #174 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:39:06 »
A história do meu pai é bem parecida com a do seu pai, Nina. Nunca vi um pai tão dedicado quanto o meu. E eu também penso que ter filhos pode ser uma experiência fabulosa, desde que não sejam necessariamente meus. :-)

A resposta para seu outro post acima vem daqui a pouco. ;-)

:D

Quantos anos tem agora, Agnostic?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!