Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183756 vezes)

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #175 Online: 29 de Janeiro de 2007, 10:06:41 »
Por que as pessoas continuam achando necessaria a existencia deste "Ser"?
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #176 Online: 29 de Janeiro de 2007, 11:03:13 »
Acho que é medo de solidão existencial mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 29 de Janeiro de 2007, 11:13:35 »
solidão existencial?
solidão existencial ...

solidão existencial !!!

Explica aí, Dantas! Que solidão não é existencial ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #178 Online: 29 de Janeiro de 2007, 11:44:51 »
A solidão física que não traz consigo as garras amargas e gélidas da constatação de que estamos indefesos e desamparados diante da necessidade inescapável de tomar decisões ligadas à existência?

Se quiser eu elaboro mais, Gui.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #179 Online: 30 de Janeiro de 2007, 01:44:30 »
Se não traz, por que o medo ? 
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #180 Online: 30 de Janeiro de 2007, 09:39:00 »
Quando não traz, não há medo.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #181 Online: 30 de Janeiro de 2007, 10:47:42 »
Deixo aqui minha primeira contribuição no forum do clube, como sou novato acredito que não sou o mais indicado para criticar Ricardo, mas... Entendu sua atitude de querer transmitir que esses argumentos Teistas são repetitivos e ate mesmo chatos, se é que posso dizer isso no forum, e então você deixou uma base de dados de respostas prontas. Considerei esse tópico de bom valor, ao menos para mim, e muito validas suas respostas, ok?
Espero com o tempo poder contribuir com o forum, mas por ora é só!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 30 de Janeiro de 2007, 10:51:30 »
Você pode criticar à vontade, mete a bronca garoto! :hihi: Suas contribuições são bem vindas. Por que não vai se apresentar no tópico das apresentações (seção bate-papo).

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #183 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:11:29 »
A solidão física que não traz consigo as garras amargas e gélidas da constatação de que estamos indefesos e desamparados diante da necessidade inescapável de tomar decisões ligadas à existência?
Então, eu acredito em Deus por que tenho medo de uma "solidão existencial" que não me causa nenhum desconforto. Eu não deveria gostar, ao invés de ter medo ? É isso que eu não entendi.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #184 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:12:49 »
OK, obrigado!
Você pode criticar à vontade, mete a bronca garoto! :hihi: Suas contribuições são bem vindas. Por que não vai se apresentar no tópico das apresentações (seção bate-papo).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:15:54 »
a propósito... ../forum//topic,9890.new.html#new, tópico relacionado

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #186 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 12:54:29 »
Quando não traz, não há medo.
Pra mim, você se perdeu no seu poético argumento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #187 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 14:28:12 »
Não, Onaiab, você é que não o entendeu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #188 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 14:29:09 »
Então, eu acredito em Deus por que tenho medo de uma "solidão existencial" que não me causa nenhum desconforto. Eu não deveria gostar, ao invés de ter medo ? É isso que eu não entendi.

Como uma solidão ou medo pode não causar nenhum desconforto?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #189 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 14:46:34 »
Você é que afirmou que "as pessoas continuam achando necessária a existência de Deus", por que (você disse que acha) que elas têm medo da solidão existencial, "a solidão física que não traz consigo as garras amargas e gélidas da constatação de que estamos indefesos e desamparados diante da necessidade inescapável de tomar decisões ligadas à existência".
Se tal solidão "trouxesse" essa constatação de desamparo, aí sim, qualquer um deixaria de ter fé. Mas não traz, segundo você mesmo afirmou. Quem acredita em Deus não sente este tipo de abandono.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #190 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 16:13:32 »
Você é que afirmou que "as pessoas continuam achando necessária a existência de Deus", por que (você disse que acha) que elas têm medo da solidão existencial, "a solidão física que não traz consigo as garras amargas e gélidas da constatação de que estamos indefesos e desamparados diante da necessidade inescapável de tomar decisões ligadas à existência".

Para registro, eu só falo assim quando quero.  É bem verdade que gosto muito de falar assim, mas eu paro quando quiser.  Acho.

Se tal solidão "trouxesse" essa constatação de desamparo, aí sim, qualquer um deixaria de ter fé. Mas não traz, segundo você mesmo afirmou. Quem acredita em Deus não sente este tipo de abandono.

Eu estava respondendo à pergunta da Gui: "qual solidão não é existencial"?

A resposta foi floreada mas equivale a "a solidão que não angustia não é existencial".  Porque alguém pode estar "de facto" sozinho e isolado e ainda assim não se incomodar por isso.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #191 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 11:48:25 »
Isso. E de onde vem esse "medo particular" e por que ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #192 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:52:53 »
Pergunta estranha.  Eu procurei e não encontrei essa expressão "medo particular".

Mas é muito simples mesmo. 

Sentir-se sozinho sem um guardião de algum tipo pode trazer medo e insegurança - é um dos fatores que levam muitos a crer em alguma forma de Deus.

Já entre ateus é frequente o pensamento de que se houvesse tal guardião não seria concebível tanta injustiça e insegurança na existência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #193 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 11:36:57 »
O "medo particular" de quem acredita em Deus, que não chega a se impor. Eu sou espiritualista e não vejo sentido nenhum em ser temente a Deus.

Realmente, a inconformação de ateus e céticos permite apresentar uma concepção própria sobre a vida, em que a existência de Deus, seria apenas um detalhe sem importância.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 14:06:15 por Onaiab »

Raphael

• Visitante
« Resposta #194 Online: 09 de Março de 2007, 04:03:46 »
Li isso em outro fórum que participo e não sei se já foi comentado aqui, alguém merce isso?  :nojo:

***TODO ATEU É SOLITÁRIO E TRISTE!***
Todo ateu paga um alto preço por ser ateu.

A grande maioria consegue se casar, e até ter filhos, mas também se casam com pessoas contrárias ao ateísmo, o q de certa forma os agridem, pois entram num dilema:

1º Se conseguirem se casar com alguém q também seja ateu, o q não acontece muito, estes terão q escolher ter ou não ter filhos. Caso óptem por não ter, ficam achando serem felizes até a meia idade, quando um dos dois encontram um sentido religioso na vida, ou então depois dos 50 anos ficam pensando q melhor teria sido se tivessem tido filhos, pois agora são solitários. Isso é claro, se a união, q não tem nada de religiosa durar tanto. Quantos casais de Ateus vc conhece? E q ficaram juntos até a morte? Ou q foram fiéis um ao outro, visto q isso é moral, e moral os lembra religião. Logo os Ateus casados e fiéis são incoerentes, pois seguem uma moral. Logo seguem pelo menos um pensamento religioso!

Se vc é Ateu, e é Fiel, logo é incoerente, pois a fidelidade é um conceito religioso e moral, e como vc prega q a religião está errada e vive criticando-a, logo vc não deveria ser fiel.

2º Caso se case com alguém não ateu, viverá com uma pessoa q não pensa como ela, logo, terá q permitir q seus filhos sejam educados dentro da fé, ou seja, poderá até dizer q é ateu, mas só ele, pois sua própria família não compactua com ele! Isso o deixará cada vez mais solitário. Não esqucendo é claro do princípio da imoralidade, Ateu moral é sempre incoerente!

3º Todo código penal e civil da maioria dos países, são baseados em alguma religião, q por sua vez, faz com q todo ateu, cidadão destes países, tenha atitudes não atéias. O q o torna incoerente. Logo se não quiser se casar… será solitário e triste!

4º Todo ateu moral é incoerente, moralidade é um conceito e uma prática religiosa, logo não existe ateu prático… apenas teórico, o q fere a inteligencia deles, por conseguinte, são tristes e inconformados.

5º Todo ateu não tem paz verdadeira. Pois Paz também é um conceito religioso, logo o ateu em Paz, é um ateu q não pratica o ateísmo!

6º Ateu caridoso, fraterno, virtuoso… são por definição incoerentes, pois tais atitudes e maneira de vida são religiosas e morais…

7º Como um ateu fará pra se manter fiel a alguém, visto q para ele não existe obrigatoriedade nenhuma nisso? Pro ateu, deveria ser natural, ficar com várias mulheres e homens, pois isso não é pecado e não é errado, pois não existe moral.

8º O q impede um ateu de não saír por aí cometendo as mais sórdidas barbaridades? Seria a consciência? Bom… se Ateu segue sua consciência, e pros crente a consciência é a voz de Deus, ele até falam q não acreditam em Deus, mas agem como se acreditassem!

Muito amor e Paz aos Ateus, pois na maioria são incoerentes!!!

Ateísmo prático, na maioria das vezes é cometido pelos crentes!

Pode Crer!

Caso alguém se sinta ofendido por minhas palavras, estou disposto a me retratar! Fiquem com Deus!

Algum comentário?
« Última modificação: 09 de Março de 2007, 04:35:21 por Raphael »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #195 Online: 09 de Março de 2007, 04:40:28 »
1º Se conseguirem se casar com alguém q também seja ateu, o q não acontece muito, estes terão q escolher ter ou não ter filhos. Caso óptem por não ter, ficam achando serem felizes até a meia idade, quando um dos dois encontram um sentido religioso na vida, ou então depois dos 50 anos ficam pensando q melhor teria sido se tivessem tido filhos, pois agora são solitários. Isso é claro, se a união, q não tem nada de religiosa durar tanto. Quantos casais de Ateus vc conhece? E q ficaram juntos até a morte? Ou q foram fiéis um ao outro, visto q isso é moral, e moral os lembra religião. Logo os Ateus casados e fiéis são incoerentes, pois seguem uma moral. Logo seguem pelo menos um pensamento religioso!
Sabia que existe o problema de super-população? Sabia que essa atitude é totalmente egoísta?
Se vc é Ateu, e é Fiel, logo é incoerente, pois a fidelidade é um conceito religioso e moral, e como vc prega q a religião está errada e vive criticando-a, logo vc não deveria ser fiel.
Somente um conceito religoso? Desde quando?
2º Caso se case com alguém não ateu, viverá com uma pessoa q não pensa como ela, logo, terá q permitir q seus filhos sejam educados dentro da fé, ou seja, poderá até dizer q é ateu, mas só ele, pois sua própria família não compactua com ele! Isso o deixará cada vez mais solitário. Não esqucendo é claro do princípio da imoralidade, Ateu moral é sempre incoerente!
A religião é moral?
Como explica a Idade das Trevas, inquisição, cruzadas, e as atuais notícias das atrocidades da Igreja católica contra o uso de anti-concepcionais, ou o preconceito contra homossexuais?
Como explica que tudo isso acabou quando a Igreja começou a perder poder?

Totalmente preconceituoso. Trata os que não pensam como você como se não fossem humanos, como se devesse de viver longe deles. Ah sim, aqui temos outro exemplo de moralidade da religião?
3º Todo código penal e civil da maioria dos países, são baseados em alguma religião, q por sua vez, faz com q todo ateu, cidadão destes países, tenha atitudes não atéias. O q o torna incoerente. Logo se não quiser se casar… será solitário e triste!
Todo? Qual sua fonte? Sempre ouvi o mito de que todas as constituições são baseadas na Bíblia, mas não vejo onde.

Não seguir seus princípios? A maior religião do mundo é o cristianismo, que tem como princípio Cristo, o qual veio pregar o judaísmo.
4º Todo ateu moral é incoerente, moralidade é um conceito e uma prática religiosa, logo não existe ateu prático… apenas teórico, o q fere a inteligencia deles, por conseguinte, são tristes e inconformados.
Somente um conceito religioso? Desde quando?

E já citei acima sobre a moralidade da religião.
5º Todo ateu não tem paz verdadeira. Pois Paz também é um conceito religioso, logo o ateu em Paz, é um ateu q não pratica o ateísmo!
Como explica as guerras religiosas, como em Israel? Onde está a paz da religião?
6º Ateu caridoso, fraterno, virtuoso… são por definição incoerentes, pois tais atitudes e maneira de vida são religiosas e morais…
O vaticano tem uma das maiores fortunas do mundo. Aliás, uma prática básica da religião é o dízimo para poder ir ao céu. Sem contar piadas na história da religião como comprar cadeiras no céu.
7º Como um ateu fará pra se manter fiel a alguém, visto q para ele não existe obrigatoriedade nenhuma nisso? Pro ateu, deveria ser natural, ficar com várias mulheres e homens, pois isso não é pecado e não é errado, pois não existe moral.
Pegue um livro e biologia e descubra se é natural ou não a monogamia humana.
Como sempre, a religião é repleta de códigos morais, mas quando falta fé e os criticamos, vemos que nunca foram morais, e sim culturais.
8º O q impede um ateu de não saír por aí cometendo as mais sórdidas barbaridades? Seria a consciência? Bom… se Ateu segue sua consciência, e pros crente a consciência é a voz de Deus, ele até falam q não acreditam em Deus, mas agem como se acreditassem!
Se houvesse mais uma linha em uma escritura, o qual condenasse as ruivas, teríamos notícias não só de "muçulmanas torturadas por tirar véus" como "muçulmanos assassinam recém-nascidos por causa da cor de cabelo". Essa é a consciência na religião? Gente consciência criticaria o porque seguir certos mandamentos.
Não parece que Deus foi alguma vez exemplo de consciência, pois porque criou um mundo onde um ser precisa matar outro para sobreviver?

Offline laica

• Nível 00
  • *
« Resposta #196 Online: 18 de Maio de 2007, 10:47:51 »
NA MINHA OPINIÃO, deve ser porque as pessoas são "fracas" e não conseguem encontrar "forças" nela mesmo, não acreditão na capacidade própria, e pra suprir essa falta elas se apoiam a um ser que pra mim não é real...
"Não acreditem em nada só porque lhes foi dito. Não acreditem na tradição apenas porque foi passada de geração em geração. Não acreditem em nada só porque está escrito nos seus livros sagrados. Não acreditem em nada apenas por respeito à autoridade de seus mestres. Mas qualquer coisa que, depois do devido exame e análise, vocês achem que leva ao bem, ao benefício e ao bem-estar de todos os seres - nesta doutrina creiam e aferrem-se a ela e a tomem como guia."
Siddhartha Gautama, o Buda

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #197 Online: 05 de Julho de 2007, 18:23:58 »
Citação de: Raphael3º
Todo código penal e civil da maioria dos países, são baseados em alguma religião, q por sua vez, faz com q todo ateu, cidadão destes países, tenha atitudes não atéias....
Você já vou alguma mansão sobre leis de trânsito na Bíblia?
E crimes virtuais?? Tem ?
Em alguns paises matar mulheres adulteras a pedradas e normal, grande exemplo de moralidade.

Defina o que é paz pra você?
O conceito de paz é subjetivo e assim sendo a cessação de paz varia de cada individuo.

Pelo mesmo motivo que impede os teístas, a capacidade de se colocar no lugar da vitima e a força da lei da sociedade.
Se você estiver acuado e, a única maneira de se salvar fosse matar seu inimigo, o que você faria? Morreria em nome de deus e iria feliz e contente para o  Paraíso?
Claro que não, se atracava com o seu inimigo e o matava a dentadas se fosse necessário.
O Ser humano tende a ser hipócrita e poético, não dói ser realista.

Simples, apenas respeitando.
Caso você seja heterossexual,  teísta e casado(não estou dizendo que você é homossexual, estou apenas tentando ser imparcial, uma vez que não lhe conheço e não sei sua opção sexual)
Você esta passando na rua, vê uma garota "Gostosa" , vai me dizer que você não olha, não tem desejos com ela, não fique com medo!! Você não tem culpa, e apenas os seus instintos primitivos o impulsionando para infectar mais matérias com seus genes, e pra que? para perpetuação das espécies, nada mais simples.
Daí vem os teístas e tentam poetizar mais esse momento animal da nossa espécie, aff

A grande maioria consegue se casar, e até ter filhos, mas também se casam com pessoas contrárias ao ateísmo, o q de certa forma os agridem, pois entram num dilema:
Infelizmente ateus e agnósticos são minorias no mundo, é uma pena mesmo.

Muito amor e Paz aos Ateus, pois na maioria são incoerentes!!!
Incoerentes, hahahahahahahahaha
Não me faça rir, alguém com a sua idade que tem amigo imaginário não pode chamar os outros de incoerentes.
Citação de: Deus
Não matarás
Sexto mandamento,

Citação de: Deus
Deuteronômio 13:15-16 “Então, certamente, ferirás a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, inclusive os animais domésticos. Ajuntarás os despojos no meio da praça e a cidade e todo o seu despojo queimarás por oferta total ao Senhor, teu Deus, e será montão perpétuo de ruínas, e nunca mais se edificará”.

Muito coerente

Quanta bondade é benevolência, é por isso que a moral humana é baseada nas escrituras sagradas.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #198 Online: 24 de Julho de 2007, 03:38:47 »
NA MINHA OPINIÃO, deve ser porque as pessoas são "fracas" e não conseguem encontrar "forças" nela mesmo, não acreditão na capacidade própria, e pra suprir essa falta elas se apoiam a um ser que pra mim não é real...
Concordo contigo, o pragmatismo esta invarialvelmente impregnado a fé, acreditar em Deus é uma espécie de razão prática.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #199 Online: 24 de Julho de 2007, 06:09:21 »
NA MINHA OPINIÃO, deve ser porque as pessoas são "fracas" e não conseguem encontrar "forças" nela mesmo, não acreditam na capacidade própria, e pra suprir essa falta elas se apoiam a um ser que pra mim não é real...
Concordo contigo, o pragmatismo esta invarialvelmente impregnado a fé, acreditar em Deus é uma espécie de razão prática.

Fé é um sentimento eminentemente prático; tem muito mais utilidade, dentro e fora da prática religiosa, do que (por exemplo) a Teologia.

Dito isto, fé em Deus é um sentimento bastante exótico, principalmente dentro da proposta das religiões abraâmicas que defendem que todos deveriam crer em um Deus único e criador ou pelo menos buscar tal fé.

Ora, fé se expressa, não se busca como uma criança travessa arrependida.  Que muitos que se consideram religiosos não entendam isso é um fato que mostra bem o quanto a religião está mal cuidada em nossa cultura.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!