Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183770 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #525 Online: 31 de Agosto de 2008, 18:36:38 »
Para começar, em que sentidos deveríamos ser tão diferentes dos religiosos, e por que?

Aliás, há algum motivo por que um ateu não poderia ou deveria ser religioso?  Qual?

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #526 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:33:58 »
Luis, não há qualquer contradição entre ser ateu e religioso. És um budista ateu. Se isso não convence, então isso deve convencer todos: http://www.rael.org . Não é por comparar budistas com seguidores de Design Inteligente para ateus, mas é porque é ponto em que aceitamos sobre o conceito de religião.

Quando critico a religião, uso a palavra no sentido que envolve como condição o dogmatismo. Nem sequer chamo deístas de religiosos. Como sei pelo menos de um budista que nem sequer acha importante se Buda existiu ou não, considero que ele segue uma filosofia. Será que sou religioso segundo alguma definição que dês? Pode ser verdade, mas existem diferenças fundamentais entre nós e aqueles que os próprios maluquinhos usam o termo para parecer que somos como eles. Há até um a dizer que a investigação de vida extraterrestre é o Santo Graal da religião evolucionista. Mas por outro lado Kent Hovind disse que tudo é religião - até a Matemática. Usam o termo "fé" como se estivéssemos a usá-lo como se significasse meramente "crença em algo" (isto é, tomar algo como verdadeiro; mas nos dicionários existem várias definições, como "dogma" (em dicionários de Filosofia está na categoria de Teologia), "crença religiosa", "virtude teologal". Parece-me óbvio que referimo-nos à definição usada na Teologia.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Orelix Atlas

• Nível 02
  • *
« Resposta #527 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:32:43 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

É muito interessante e esclarecedor. Veja, e depois entre em contato...

Obrigado. :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #528 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:34:13 »
E postou essa mesma babaquice por todos os tópicos do fórum, para aumentar a chance de que algum fique sem resposta e dê a impressão de que você "venceu" o debate.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #529 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:28:51 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

É muito interessante e esclarecedor. Veja, e depois entre em contato...

Obrigado. :)

Caro senhor, favor revisar o link postado.
Ele vai a um site que ao inves de respostas apresenta uma fabula mitologica iverossímel.

Atenciosamente.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #530 Online: 15 de Novembro de 2008, 02:46:52 »
Muito interessante.[:D]
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #531 Online: 05 de Dezembro de 2008, 18:08:33 »
Para começar, em que sentidos deveríamos ser tão diferentes dos religiosos, e por que?

Aliás, há algum motivo por que um ateu não poderia ou deveria ser religioso?  Qual?

Analisando a religião como sendo um sistema que se apoia em uma divindade, seja lá qual for ela, essa pergunta poderia ser expressa em "Você necessita de um deus ou deuses para alguma coisa?", mas analisando a religião como sendo conjuntos de sistemas éticos que buscam promover a perspectiva de uma determinado "guru", "profeta" ou qualquer outro, você pode sim ser um religioso, vale lembra que o budismo desconsidera a idéia de qualquer deus, aliás para buda se deus existe ou não é algo sem qualquer importancia e até mesmo desnecessário, inclusive alguns ateus para não serem discriminados dizem ser budistas apenas para satisfazerem a máxima popular de que "todo mundo tem que crer em algo". Mas essa idéia de um ateu religioso, tem também outro pé na questão emocional algumas pessoas consegue lhe dar de maneira melhor com a inexistência de deus e consequentemente o que para elas essa inexistência significa falta de sentido para a vida que assola muita gente que vive uma vida ainda infatilizada como crianças birrentas que "querem porque querem porque querem que a vida tenha sentido, e se não tiver, magoei" trocando em miúdos, a vida tem que ter um sentido para essas e ai da vida se não tiver e quando eles descobre que não tem pode usar também a tática de autoengano onde você passa a crêr porque logicamente a crença não pede qualquer sustentáculo de evidência, basta crêr.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #532 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 15:59:00 »
Ainda não li o tópico completamente (são muitas páginas e os argumentos um tanto enfadonhos e repetitivos), mas a ciencia e a religião possuem apenas uma coisa comum:

As duas usam um termo chamado "método" para argumentar fatos, a ciência usa métodos aplicáveis a cada situação a ser comprovada, a religião aplica métodos conforme lhes convém.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #533 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 16:22:22 »
Ainda não li o tópico completamente (são muitas páginas e os argumentos um tanto enfadonhos e repetitivos), mas a ciencia e a religião possuem apenas uma coisa comum:

As duas usam um termo chamado "método" para argumentar fatos, a ciência usa métodos aplicáveis a cada situação a ser comprovada, a religião aplica métodos conforme lhes convém.

Concordo.
E esses "metodos" são mutáveis, conforme a "verdade" a ser provada...

É a velha estoria:

Ciencia: Aqui estão os fatos, como podemos formular uma teoria para explicá-los?
Religião: Aqui está a teoria (dogma), como podemos usar os fatos para prová-la?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #534 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 02:27:27 »
Caros,

Sou cristão, mas estou longe de qualquer religião mesmo porque, A palavra religião não significa unir pessoas para uma só corrente de pensamento ? Então para onde vai o sentido da palavra indivíduo ? Não sigo dógmas e tenho minhas convicções. Sendo que a primeira é : EU NÃO CREIO, PORQUE CRER, POR SÍ SÓ, JÁ É VAGO.

Porém Jesus humano foi Judeu e iniciou uma proposta de conduta ética com o objetivo de alcançar a divindade (ou perfeição) qué o Evangélio de CRISTO.

Proponho um novo evangélio. O evangélio ATEU:

O Ateu valoriza o homem acima de tudo. Isso já começa a fazer a diferença. Acreditar em si mesmo é muito bom. Muuuuiiito bom!... Muito saudável, muito produtivo e até psicologicamente mais vantajoso. Seu sentido apurado de justiça, seu estado de amor puro e desinteressado, sua capacidade de trilhar o bem e livrar-se do mal, por sua própria iniciativa, livrar-se dos caminhos errados, valoriza a amizade entre os homens, a atenção e o carinho no trato a seus semelhantes que te tratam de forma igual e sempre pronto para bater com a direita em quem lhe atingir a face. Perdoar também é possível, mas não deixar mais a cara na reta é obrigatório.

O Ateu é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, obedece as leis (2.500 aqui no Brasil) e a ordem das coisas naturais, acredita no Universo que está vendo e na natureza imperfeita, como um acontecimento físico-químico casual de infinitas proporções, crê que a morte cerebral encerra a sua passagem na vida e na prole como a sua continuação física e biológica, até que um dia tudo se acabe.

O Ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso. O Ateu é livre para raciocinar. O Ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos. O Ateu não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. O Ateu é verdadeiro, é inteligente e honesto.

O Ateu quer estar bem com a sua consciência que não pode ser maculada, porque dela retira o fluido da sua justiça. Se o Ateu errar, vai pedir perdão ao ofendido. Mas, na justiça do Ateu, são dois olhos por um e paga em dobro tudo o que recebe. O Ateu não gosta de ser iludido, enganado ou explorado. O Ateu não é bobo, dificilmente será passado pra trás.

O Ateu é corajoso, destemido e não se acovarda diante de nenhuma circunstância. O Ateu é orientado pela lógica e pelo bom senso, nas suas atitudes e julgamentos. Para ele, tudo tem que fazer sentido, ser bem entendido e assimilado e se possível verificado, ou não será aceito como verdade. Isso evita que caia em muitas armadilhas, fique preso a misticismos e esoterismos. O Ateu é um estudioso da vida um observador cético de tudo o que se passa à sua volta. A tudo quer entender e saber a explicação, pois foi assim que atingiu seu estágio de sabedoria.

O Ateu não vive vendo fantasmas, coisas do outro mundo, tendo visões ou escutando coisas, porque é protegido desses distúrbios pela força da sua mente. Nenhum mal absorve, vindo de qualquer fonte mística, pois tem o controle da sua mente e não pode ser psicologicamente atingido. O Ateu resolve seus problemas sozinho, meditando, buscando o melhor do seu raciocínio, as soluções na sua cultura apurada. É um sábio a favor de si mesmo e dos seus semelhantes. O Ateu trata seus semelhantes com carinho, porque sabe das suas dificuldades.

O Ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira. Tem maior valor como cidadão. Ele Busca em suas atitudes, servir como um exemplo e, dificilmente, será um exemplo ruim. Sua filosofia nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais, trazidas pela criação, crença ou educação. Mas dificilmente será um bandido. Apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, que são muletas, e vive feliz, de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #535 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 04:11:15 »
PS: A saber: não é de minha autoria, mas achei maravilhoso!

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #536 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 05:23:23 »
Uma singela teoria:

Todo ser humano é matéria e também ele tem sua individualidade. A isso podemos chamar de Alma ou espírito ou filosóficamente de "Eu".

O Universo ou Multiverso, é matéria ou essencialmente luz, portanto também tem sua Alma, seu espírito, seu "Eu".
Quem dirá, que com todo movimento do Universo, ele não é vivo e conciênte ?
Não é isso Deus ?
Ou nós, pequenos seres, somos mais complexos que o próprio Universo ?
Não somos formados pela matéria dele ?
Então não seguimos suas leis físicas ?
Nele não há regras ?
Do macro para o micro quando infringimos suas leis não somos "castigados" ?
Não somos essencialmente luz, uma vez que matéria é energia congelada e energia é luz condensada ?

Então meus caros, somos todos uma coisa só, em matéria e essência.

Sábias palavras de Jesus: "EU e o Pai somos um, mais Ele é maior do que eu."

Isso não é religião, pois esta se ambasa no crer, que não é nada. É lógica pois sua base são factos.

Alguém Refuta ?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #537 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 09:46:04 »
Não há o que refutar, já que se trata apenas de discussão semântica.... Vc atribui "espírito" e "alma" à coisas como a individualidade e matéria. Não passa disto.

E não gostei do texto. Essa coisa todo bonitinha mais parece livros de auto-ajuda..... Ateu é simplesmente que não acredita em deus e cabô. Sem mais. Se é justo, injusto, gay, branco, preto, forte ou magro dá no mesmo.... É um cara que não acredita em nenhum deus.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #538 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 13:29:32 »
Não há o que refutar, já que se trata apenas de discussão semântica.... Vc atribui "espírito" e "alma" à coisas como a individualidade e matéria. Não passa disto.

E não gostei do texto. Essa coisa todo bonitinha mais parece livros de auto-ajuda..... Ateu é simplesmente que não acredita em deus e cabô. Sem mais. Se é justo, injusto, gay, branco, preto, forte ou magro dá no mesmo.... É um cara que não acredita em nenhum deus.

Caro Mussain,

É exatamente isso. Ao analisarmos a semântica de uma palavra, podemos intuir baseando-nos em factos tangíveis. Não necessáriamente em cálculos ou conceitos escabrosos.

"Ateu é simplesmente que não acredita em Deus e Cabô."
Sua resposta além de não ter nenhum conteúdo pragmático, leva este tópico de discussão para o lixo, pois a intenção do mesmo, no meu entendimento, é refutar argumentos ateítas. Ou não ?

"E não gostei do texto. Essa coisa todo bonitinha mais parece livros de auto-ajuda"
Respeito seu diteito de não gostar do texto, porém, repudio seu argumento pois é simples comparação precoceituosa.

Não prefere reformular sua resposta ?

Abraços.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #539 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 13:33:54 »
correção: onde escrevi ateista leiam teísta. Descumpem-me.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #540 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 13:39:59 »
É exatamente isso. Ao analisarmos a semântica de uma palavra, podemos intuir baseando-nos em factos tangíveis. Não necessáriamente em cálculos ou conceitos escabrosos.
Só que resulta em nada, já que o critério e ponto de vista de uma palavra está nas mãos de um ou de outro. É perca de tempo.

"Ateu é simplesmente que não acredita em Deus e Cabô."
Sua resposta além de não ter nenhum conteúdo pragmático, leva este tópico de discussão para o lixo, pois a intenção do mesmo, no meu entendimento, é refutar argumentos ateístas. Ou não ?

Minha resposta foi pra lá de pragmática.... E vc quis dizer teísta, não? Se for, não, o ateu não é aquele cara que sai refutando teísta por aí. Também não é esse poço de excelente moralismo. Há ateus safados. Há teístas safados. A definição é: Ateu é aquele que não acredita em nenhum deus. Todas as pessoas que não acreditam em nenhum deus, são ateus. O agnosticismo fica para uma outra discussão, já que se for pelo simples fato de não provar a inexistência de um deus (baseado nas qualificações que dão ao mesmo), então temos margem para qualquer bizarrice sobrenatural.

"E não gostei do texto. Essa coisa todo bonitinha mais parece livros de auto-ajuda"
Respeito seu diteito de não gostar do texto, porém, repudio seu argumento pois é simples comparação precoceituosa.

Não prefere reformular sua resposta ?
Reformulo, mas... Não antes de vc me dizer qual meu preconceito..... :?: :?

Edit:

Eu percebi hehe.  :ok:

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #541 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 15:17:52 »
Analisar o significados e intuir não é o alicerce para o conhecimento ?

Exemplo: a palavra "reumatismo" poder ter uma definição escabrosa para medicina, porém pra meu filho de 5 anos é o motivo da dor nas pernas da vovó. E ambos são verdadeiras, embora estejam em âmbitos específicos.

Agora sua definição de "não crer" não embasa-se em argumento algum. Mesmo porque crer ou não crer, como eu já havia dito antes, por sí mesmo já é vago.
   exemplo: "Eu creio que vou  para praia."  -> pela preposição da palavra creio, leva a frase para indefinição da ação.

Vamos recomeçar:

Eu afirmo: Sou teísta, mas não no sentido semântico de crer mas pela exposição acima.

Aí você me afirma: Refuto sua exposição com o(s) argumento(s)  "A" e/ou "..b,c..."

Assim estaremos debatendo....

"Reformulo, mas... Não antes de vc me dizer qual meu preconceito....."

Achei preconceituoso pela sua afirmativa em equipara-lo a auto-ajuda de maneira perjorativa, pois demostra que você tem um conceito avesso em relação a ao gênero literário, e por consequência pré-conceito ao compara-lo ao que escrevi.
Porém, deixo claro que jamais lí nenhuma obra neste gênero portanto não posso ter me influenciado.

Abraços.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #542 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 15:44:21 »
Analisar o significados e intuir não é o alicerce para o conhecimento ?

Sim, e é exatamente por isto que há definições para as palavras. Raramente se precisa de uma hermenêutica para um debate, caso que não se encaixa neste tópico. A palavras "espírito", usada no seu caso, tem um sentido muito vago, por exemplo. Por isto é perca de tempo associar fatos com palavras vagas para validar um possível argumento, ou seja, caímos na velha discussão semântica (Onde eu e vc teremos pontos de vista distintos de uma palavra e discutiremos o significado desta palavra). Não aconteceria se vc usasse uma forma pragmática de expor seus argumentos, por exemplo.

Exemplo: a palavra "reumatismo" poder ter uma definição escabrosa para medicina, porém pra meu filho de 5 anos é o motivo da dor nas pernas da vovó. E ambos são verdadeiras, embora estejam em âmbitos específicos.
O que tem isto a ver com associar "espírito" à "matéria"...?

Agora sua definição de "não crer" não embasa-se em argumento algum. Mesmo porque crer ou não crer, como eu já havia dito antes, por sí mesmo já é vago.
   exemplo: "Eu creio que vou  para praia."  -> pela preposição da palavra creio, leva a frase para indefinição da ação.
É o que eu disse antes.... ...não importa se tem ou não um argumento para não crer em deuses. Vc pode ser um intelectual que por causa de cálculos, estudo histórico, fisiológico e psicológico não crer em deuses. Ou um qualquer que simplesmente não crer em deuses.... Ambos são ateus.

"Reformulo, mas... Não antes de vc me dizer qual meu preconceito....."

Achei preconceituoso pela sua afirmativa em equipara-lo a auto-ajuda de maneira perjorativa, pois demostra que você tem um conceito avesso em relação a ao gênero literário, e por consequência pré-conceito ao compara-lo ao que escrevi.
Porém, deixo claro que jamais lí nenhuma obra neste gênero portanto não posso ter me influenciado.

Abraços.

Talvez até tenha um "conceito avesso em relação a ao gênero literário", mas com certeza não foi por isto meu desanimo quanto ao texto. Digo porque parece sim um livro de auto-ajuda. Ele qualifica de forma exagerada e equivocada o ateísmo.

Para uma melhor leitura e organização, podemos quotar a mensagem, ou seja, citar o que o sujeito escreveu e logo depois emitir seu comentário:

[quote]o que o cara falou[/quote]

Escreva aqui a resposta.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #543 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 16:51:28 »
[Sim, e é exatamente por isto que há definições para as palavras. Raramente se precisa de uma hermenêutica para um debate, caso que não se encaixa neste tópico. A palavras "espírito", usada no seu caso, tem um sentido muito vago, por exemplo. Por isto é perca de tempo associar fatos com palavras vagas para validar um possível argumento, ou seja, caímos na velha discussão semântica (Onde eu e vc teremos pontos de vista distintos de uma palavra e discutiremos o significado desta palavra). Não aconteceria se vc usasse uma forma pragmática de expor seus argumentos, por exemplo.]

OK, retiro a palavra "espírito" e mantenho a palavra "EU" e acrescento a composição "essência indivisa".

Não está em pauta se esta "essência indivisa" ou "EU" expira com a própria matéria,ou seja, acaba quando o ser morre biologicamente ou não.  Sendo assim, ela sua causa, ou se são independentes, pois isto sim, é mera especulação.

Resumindo: não me referio a "espírito" no sentido e nos dógmas espíritas, apenas como essência do vivo, ou seja, a sua conciência de sí mesmo e sua existencia física.

Seguindo:....

"->O que tem isto a ver com associar "espírito" à "matéria"...?"

E nisso proponho:
Seu "EU" tenho esta conciência. No meu âmbito específico, não tem também esta conciência o próprio universo. No seu âmbito específico?

Não proponho Deus como um cara que olha por mim e ouve minhas preces. pois somos de âmbitos completamente diferentes.
Proponho como o "EU" ou "essência indivisa" ou "conciência" do universo como um todo, dái a dizer omnipotência e omniciência.

Talvez até tenha um "conceito avesso em relação a ao gênero literário", mas com certeza não foi por isto meu desanimo quanto ao texto. Digo porque parece sim um livro de auto-ajuda. Ele qualifica de forma exagerada e equivocada o ateísmo.

Ok. respeito sua opinião, mais ainda assim, achei o texto muito legal como proposta de conduta, ressaltando que não fui eu que a crei nem tirei de livro de auto ajuda, lí em um forum e a guardei por ter me agradado.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #544 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 17:50:25 »

Não se preocupe ...
O pessoal daqui não ia deixar de "PEIXAR"  atenção nisso.  :P
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #545 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 18:06:02 »

Não se preocupe ...
O pessoal daqui não ia deixar de "PEIXAR"  atenção nisso.  :P

Pois é, que mancada..

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #546 Online: 02 de Março de 2009, 11:46:47 »
MLNKARLOS, vc disse pra ler teísta no lugar de ateístas, mas eu não conheço nenhum teísta q possua tantas características 'singulares", até mesmo porq elas se contradizem entre sí e contradiz os ensinamentos bíblicos. Não vou m colocar aqui a postar contradições, vc já deve ter lido por aqui todas as alegações possíveis sobre o tema contradições bíblicas, e acredite, poderia eu mostrar todas as incoerências descritas no seu texto, mas não to muito à fim agora, talvez depois com mais tempo.

Quanto ao mussain, há ateus safados e desonestos, como teístas safados e desonestos. Concordo em partes, e explico.

Crentes q crêem q verdadeiramente crêem, tentam ser as melhores pessoas possíveis, desde q isso não afete sua vida social ou influa na sua vida financeira, um ateu q crê realmente 100% na possibilidade de deus não existir também tenta ser a melhor pessoa possível, o q difere os dois comportamentos morais é a causa, o princípio, a ver, o princípio ateu é sua conciência (o eu) e acaba aí, o princípio teísta também é sua conciência, porém ele pensa q sua conciência é deus, então, o princípio do eu do crente é deus, conforme meu dicernimento, os princípios mudam (dentro dessa análize) e fazem a diferença.

Tenho surtos de vez enquando, sintam-se à vontade pra m corrigir, sou toda ouvidos (ou seria melhor, olhos? Tanto faz) :ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #547 Online: 02 de Março de 2009, 12:35:20 »
Crentes q crêem q verdadeiramente crêem, tentam ser as melhores pessoas possíveis, desde q isso não afete sua vida social ou influa na sua vida financeira, um ateu q crê realmente 100% na possibilidade de deus não existir também tenta ser a melhor pessoa possível, o q difere os dois comportamentos morais é a causa, o princípio, a ver, o princípio ateu é sua conciência (o eu) e acaba aí, o princípio teísta também é sua conciência, porém ele pensa q sua conciência é deus, então, o princípio do eu do crente é deus, conforme meu dicernimento, os princípios mudam (dentro dessa análize) e fazem a diferença.
Não entendi as partes em negrito. :biglol:

Ou crer ou não. Ou é ateu ou não. Ateísmo não tem percentual, no que diz respeito a acreditar. :)

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #548 Online: 06 de Março de 2009, 07:28:52 »
ANNE,

MLNKARLOS, vc disse pra ler teísta no lugar de ateístas, mas eu não conheço nenhum teísta q possua tantas características 'singulares", até mesmo porq elas se contradizem entre sí e contradiz os ensinamentos bíblicos.

Que eu tenha notado, não houve contradições nos textos que escrevi. Não que eu tenha notado. Mesmo porque minha maneira de pensar é simples e clara com relação ao tema, dá até para fazer um pequeno resumo:

1 -Deus é alma do universo material, assim como você tem uma alma. (o difícil é a interpretação da palavra alma)
2 -A bíblia é um monte de livros antigos e cheios de contradições, onde podemos, à muito custo, garimpar algumas coisas interessantes.   E só.
3 -Jesus foi um homem sábio assim como Mahatma Ghandi, Maomé, Buda... e com uma intuição ímpar.

Talvez não tenha me expressado claramente ou fui mau interpretado. Você sabe, a palavra escrita é cheia de armadilhas no que diz respeito ao entendimento e interpretação.

Abraços.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #549 Online: 06 de Março de 2009, 08:33:09 »
Um exemplo de uma trecho:
   Quem domina o pequeno ego pelo grande Eu, esse é amigo de si mesmo; mas, se o ego não odiar a sua própria egoidade, então se torna inimigo do Eu (da alma) do homem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!