Aproveitando o gancho do texto anterior:
Bhagavad Gita:Quem domina o pequeno ego pelo grande Eu, esse é amigo de si mesmo; mas, se o ego não odiar a seu próprio egocentrismo, então se torna inimigo do Eu (da alma) do homem.
Jesus: Quem quiser ganhar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa (Eu) ganhará a sua vida.
Fazemos lembrança que os pensamentos universais, que procedem da observação comum do mundo que nos cerca, foram decifradas em palavras, e em lugares distintos. São coerentes, com o pensador e sua forma de vida, em uniformidade e em convergência, porque procedem de UM SÒ, tratados por ambos como: o grande Eu, e no caso do segundo busca conduzir o ouvinte para a dimensão da procedência que nele foi revelada – O Eu como o Princípio Geral de todos e de quem os atributos da alma e do espírito fluem.
Ficará a pergunta: E antes do Eu Só ?
Concordaríamos em princípio, por observção comum, que o egocentrico se torna mais suscetível de senetir-se rejeitado. Não fica uma questão de opiniões, mas, qual do fruto que se desenvolve em mim. Trataria os ensinos como a direção de lei universal, com a escolha, para o bem estar ou para o dano .