ANNE,
MLNKARLOS, vc disse pra ler teísta no lugar de ateístas, mas eu não conheço nenhum teísta q possua tantas características 'singulares", até mesmo porq elas se contradizem entre sí e contradiz os ensinamentos bíblicos.
Que eu tenha notado, não houve contradições nos textos que escrevi. Não que eu tenha notado. Mesmo porque minha maneira de pensar é simples e clara com relação ao tema, dá até para fazer um pequeno resumo:
1 -Deus é alma do universo material, assim como você tem uma alma. (o difícil é a interpretação da palavra alma)
2 -A bíblia é um monte de livros antigos e cheios de contradições, onde podemos, à muito custo, garimpar algumas coisas interessantes. E só.
3 -Jesus foi um homem sábio assim como Mahatma Ghandi, Maomé, Buda... e com uma intuição ímpar.
Talvez não tenha me expressado claramente ou fui mau interpretado. Você sabe, a palavra escrita é cheia de armadilhas no que diz respeito ao entendimento e interpretação.
Abraços.
Talvez, eu não tenha m expressado adequadamente.
Acreditar em deus já é um dogma...Ou deus não é o ponto da sua crença?
Vou colocar a palavra crente no lugar de ateu no texto:
O crente valoriza o homem acima de tudo.
*Contradiz a bíblia, pois deus deve estar acima de tudo.
Isso já começa a fazer a diferença. Acreditar em si mesmo é muito bom. Muuuuiiito bom!... Muito saudável, muito produtivo e até psicologicamente mais vantajoso.
*Fraria a diferença se fosse verdade, mas vc é crente né?! Seria com certeza mais produtivo, saudável e com certeza mais vantajoso.
Seu sentido apurado de justiça,
*Consiste basicamente: eu acredito, então estou com a razão, se estou com a razão, sou justo.
seu estado de amor puro e desinteressado,
*Não é o caso dos dirigentes de denominações religiosas, pode não se aplicar a vc, mas não significa q não se aplica aos muitos Edir (s) q existem por aí, ou seja, vc é (talvez) exceção à regra.
sua capacidade de trilhar o bem e livrar-se do mal,
por sua própria iniciativa, livrar-se dos caminhos errados, valoriza a amizade entre os homens, a atenção e o carinho no trato a seus semelhantes que te tratam de forma igual e sempre pronto para bater com a direita em quem lhe atingir a face. Perdoar também é possível, mas não deixar mais a cara na reta é obrigatório.
*A inquisição e a pedofilia q o diga.
O crente é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, obedece as leis (2.500 aqui no Brasil)
*Claro q não! A culpa é do diabo, ou ele pra q ele existiria?
e a ordem das coisas naturais,
*Quando vc está doente tipo dor de cabeça, gripe febre etc. vc espera q seu organismo se cure sozinho ou toma aspirinas?
acredita no Universo que está vendo
*e no q não vê também.
e na natureza imperfeita,como um acontecimento físico-químico casual de infinitas proporções
*Vc está contrariando a bíblia. Nela diz q deus criou tudo com perfeição.
crê que a morte cerebral encerra a sua passagem na vida e na prole como a sua continuação física e biológica, até que um dia tudo se acabe.
*Vc contraria a os ensinamento de Jesus, pois segundo o cara, existe vida após a morte.
O crente não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso.
*Então este não é crente.
O crente é livre para raciocinar.
*Não, o crente deve seguir os ensinamentos de cristo sem questionar. Onde fica aqui aquela famosa frase: "Eu sou o caminho a verdade e a vida"?
O crente não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso.
*Aqui, além de vc contradizer a naturreza do homem, está contradizendo Jesus. Nunca leu apocalipse?
Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos.
*Jamais conheci um crente ou não q possua tais qualidades éticas e morais.
O crente não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. O crente é verdadeiro, é inteligente e honesto.
*Não há provas q constatam a veracidade de nenhum livro sagrado ou metafísica, e mesmo assim há pessoas como vc q pregam e crêem, consequentemente não são verdadeiros, inteligentes e muito menos honestos.
O crente quer estar bem com a sua consciência que não pode ser maculada, porque dela retira o fluido da sua justiça.
*Jamais conheci um pastor sofrando por insônia.
Se o crente errar, vai pedir perdão ao ofendido.
*Os crentes se acham os donos da verdade absoluta, logo a afirmação acima é ridícula.
Mas, na justiça do crente, são dois olhos por um e paga em dobro tudo o que recebe.
*Está falando dos dízimos e ofertas? Se vc não paga o dízimo tá ferrado. Jesus disse: Dai a César o q é de César lembra?
O crente não gosta de ser iludido, enganado ou explorado. O crente não é bobo, dificilmente será passado pra trás.
*Isso é verdade, eles gostam de iludir, enganar, explorar, não é bobo e passar as pessoas pra trás é sinônimo de "benção".
O crente é corajoso, destemido e não se acovarda diante de nenhuma circunstância.
*...
O crente é orientado pela lógica e pelo bom senso, nas suas atitudes e julgamentos. Para ele, tudo tem que fazer sentido, ser bem entendido e assimilado e se possível verificado, ou não será aceito como verdade. Isso evita que caia em muitas armadilhas, fique preso a misticismos e esoterismos.
*Não existe lógica no pensamento cristão e muito menos bom senso. Para eles, nada precisa fazer sentido, nem assimilado e muito menos verificado, pois tudo o q cristo disse é a mais absoluta verdade. Os crentes, independente de ser cristão, muçulmano, hindú está preso a dogmas.
O crente é um estudioso da vida um observador cético de tudo o que se passa à sua volta. A tudo quer entender e saber a explicação, pois foi assim que atingiu seu estágio de sabedoria.
*Não sei não... Talvez o crente possa ser cético em determinadas situações, mas não no caso da religião.
O crente não vive vendo fantasmas, coisas do outro mundo, tendo visões ou escutando coisas, porque é protegido desses distúrbios pela força da sua mente. Nenhum mal absorve, vindo de qualquer fonte mística, pois tem o controle da sua mente e não pode ser psicologicamente atingido.
*E onde fica o exorcismo? O espiritismo? Uma visita ao hospício mostra q a fé não prova nada.
O crente resolve seus problemas sozinho, meditando, buscando o melhor do seu raciocínio, as soluções na sua cultura apurada. É um sábio a favor de si mesmo e dos seus semelhantes.
*E pra q rezam ou Fazem correntes de oração?
O crente trata seus semelhantes com carinho, porque sabe das suas dificuldades.
*Isso se aplica aos homossexuais?
O crente, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira. Tem maior valor como cidadão. Ele Busca em suas atitudes, servir como um exemplo e, dificilmente, será um exemplo ruim. Sua filosofia nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais, trazidas pela criação, crença ou educação. Mas dificilmente será um bandido. Apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, que são muletas, e vive feliz, de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.
*Ninguém vale mais como cidadão q outro, isso é discriminatório. Nem vou comentar o resto...