Gente, estava pesquisando aqui sobre o Santo Sudário, e me ajudem a enumerar os motivos pelo qual ele não deve ser levado a sério, por favor.
1 - Em João foi dito que o tal sudário cobria apenas a cabeça de Jesus, e o de verdade foi encontrado envolto em seu corpo todo.
Na época era comum enrolar o corpo todo. E não há provas de um tecido verdadeiro, mesmo porque a própria existência de Jesus é controversa.
2 - O próprio fato em si de sudários cobrirem apenas as cabeças dos cadáveres, seja ele qual corpo for.
Recai na questão 1.
3 - Seu corpo ter mais de 2 metros no tal pano mágico quando na bíblia diz que ele tinha umas estatura comum.
Se Jesus existiu e ele se passava como alguém do povo, ele certamente não tinha 2 metros. Um pesquisador, há cerca de 10 anos, mostrou que a estatura média no Oriente Médio há 2.000 anos era de 1,67 metros. Então é pouco provável que a suposta marca do tecido em pauta seja de um indivíduo da Antiguidade do Oriente Médio.
4 - Cabeça desproporcional.
Este não é um argumento forte, porque a suposta impressão não teria ocorrida em um plano.
5 - Cientistas reproduzirem o sudário usando materiais e métodos que estavam disponíveis no século 14 prova que pode ser tranquilamente uma fraude.
Esta é uma questão controversa. Ao meu ver a questão chave não está na geometria da figura mas sim na química dos vestígios. E neste caso ainda não há um resultado conclusivo, pois que as manchas demonstraram haver um pigmento à base de ferro, que tanto poderia ser tinta como poderia ser sangue. O mais provável é tinta.
No último estudo realizado (anos 70), os equipamentos de espectografia eram muito mais rudimentares que hoje. Então se fosse liberado um novo exame poder-se-ia ter uma melhor compreensão. Mas eu duvido que a ICAR libere um novo estudo, e que seja realizado por equipes independentes.
6 - As manchas de sangue serem uma incoerência, visto que para isso ocorrer ninguém teve o trabalho de limpar o corpo do cadáver ou algo semelhante, como era comum na época.
Este argumento também não e forte, pois pode ter ocorrido perfeitamente um sepultamento sem que o corpo estivesse totalmente limpo.
7 - Rosto muito europeu para quem pregava no Oriente Médio.
Este é um bom argumento. O rosto e o nariz perfilados, acompanhados de longos cabelos lisos, não são típicos de um judeu do Oriente Médio de 2.000 anos passados.
8 - Datação do Carbono 14 indicar que o tal pano foi feito entre 1260 a 1390.
Este é o argumento mais forte, apesar dos teístas terem afirmado que a amostra estava contaminada. Com o refinamento instrumental ocorrido nos últimos 30 anos, bastaria uma pequena amostra de um segmento de tecido que não apresentasse contaminação (se é que o anterior estava contaminado) e teríamos uma datação muito precisa. Mas duvido novamente que a ICAR libere este exame.
Essas foram as conclusões mais básicas a que eu cheguei, mas tiveram algumas coisas na minha pesquisa que eu não consegui entender com perfeição e gostaria que me explicassem (Se dão por causa desse tópico: ../forum/topic=21532.0.html)
- "Sempre que se fala em sudarios os catolicos vem com aquele argumento da NASA". Que argumento é esse exatamente?
Eu não o conheço, mas deve ser similar aos que os protestantes pentecostais usam, ou seja, não existe um argumento crível.
- Sobre a posição das mãos dele, que "só um gorila, com braços mais longos" poderia colocá-las onde estão, achei meio insuficiente, porque se estivermos falando da mesma imagem (http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/files/2009/06/sudario.jpg), eu acho que eu consigo colocá-las lá Oo é o braço direito o problema? sabe, não entendi muito bem...
Este eu não conheço.
- O argumento da nudez é que não aparece o Santo Pênis por causa de suas mãos estarem sobre ele quando o normal era o estar do lado? É isso mesmo? 
É um argumento tolo mas pode ser.
- E o da bunda, qual é?
As santas nádegas não podem ser vistas por qualquer um!!!

Se tiverem algum outro argumento aí, sintam-se à vontade para pôr. Tô meio que entrando nesse mundo de querer ter argumentos para combate à cristãos e precisando de ajuda haeihaehaie 
Existe um outro argumento dos teístas da ICAR. Eles afirmam que os vestígios encontrados eram de sangue, e que este era do tipo AB
-, tipo muito mais comum no Oriente Médio do que na Europa. Assim o sangue era de... Jesus.
Como pode ser visto é um argumento cientificamente fraco e de raciocínio falacioso.