Algumas (poucas) espécies passam um bom tempo sem apresentar diferenciações significativas. Isso não é um problema, como o Dbohr já observou. Não há um plano, não há uma vontade maior gerenciando as coisas por trás e tomando medidas para que todas as espécies se diferenciem em períodos de tempo comparáveis. O ser humano se diferenciou mais rápido do que o colibri, sim, e daí?
Nossa senhora é mui dificil. O mecanismo que gera as modificações é chamado de mutação genética.Que eu saiba é aleatório e sem previsibilidade em qualquer espécie.Me explique como um mesmo mecanismo pode atuar em velocidades diferentes no colibri e no homem.
Você está presumindo que se defenda hoje mutacionismo. Hoje defende-se neutralismo e selecionismo.
As diferenças das taxas de evolução de hominídeos e colibris não se devem significaticamente a diferenças em taxas de mutações entre hominídeos e colibris. Colibris poderiam, o que é até bem provável, ter tido maiores taxas de mutação, e ainda assim permanecerem em maior grau de estase relativa do que hominídeos*. Desde que a seleção conservasse a forma básica dos colibris durante muito tempo enquanto favorecesse rapidamente a evolução dos ancestrais hominídeos em humanos.
* o que nem sei se é o caso. Você tem dados que demonstrem que ocorreu mesmo menos evolução em colibris nesses 50 milhões de anos do que entre humanos nesses 5? Porque uma coisa é dizer que o "colibri" continua "coilbri", enquanto "macacos" viraram humanos, mas outra é ver a coisa mais objetivamente, medir as diferenças entre as espécies de colibris ao longo desse tempo e comparar com as diferenças ocorridas nesses 5 milhões de anos que separam humanos e chimpanzés. Para nós, humanos, podem ser bem mais óbvias gritantes as diferenças entre nós e chimpanzés e as outras espécies entre nos e eles do que as diferenças entre espécies de colibris, mas isso é possivelmente subjetividade, até que seja melhor analisado. Eu acho que dificilmente memorizaria rostos de ovelhas, por exemplo, para mim a maioria dos animais, mal parece ter fisionomia; mas já foi constatado que alguns animais - ovelhas ao menos - conseguem reconhecer fisionomias de ovelhas conhecidas. De forma similar, diferenças entre insetos e aranhas podem parecer mínimas, subjetivamente, para nós, parecer menos do que as diferenças entre nós e chimpanzés, mas são imensamente maiores.
Você está com essa expectativa de que teria de haver algum tipo de mudança paralela em ritmo comparável, mas isso só seria verdade se houvesse uma vontade consciente dirigindo o processo, o que não há.
É dificil mesmo, se o mecanismo é o mesmo espera-se que o ritmo seja comparável. Se voce colocar um litro de água sobre mesma temperatura e pressão saberemos quanto tempo levará para ela evaporar não é mesmo ? ou voce acha que a cada vez que repetirmos o experimento ela vai evaporar em velocidades diferentes ?
Bem, como disse antes, não são apenas as mutações em jogo, mas a seleção é crucial. E tão crucial quanto isso seria a averiguação objetiva das diferenças que se julga serem incompatíveis com o esperado.