Explica através do Deus "seleção natural", que explica tudo. Por que houve mudança ? Por causa da seleção natural. E por que não houve ? Por causa da toda poderosa que tudo vê, seleção natural é claro !
Olha só... vou tentar explicar, de forma bem simplória.
A seleção natural, em si, não explica a origem da vida, mas apenas se atém à diversidade dela (para a origem da vida existem outras teorias, que não cabem ao assunto), tampouco explica por que Hitler tinha raiva de judeus, ou por que Netuno é azul. Ela explica, apenas, como a partir de determinada espécie podem surgir outras espécies.
Você tem seres vivos que competem em determinado ambiente. A prole desses seres é, digamos, 90% igual (CHUTÔMETRO) aos pais, e 10% contém um detalhezinho, quase mínimo, de diferença genética. A porcentagem chutada não interfere no exemplo. A diferença genética se manifesta em diferenças em proteínas, na morfologia, etc.
Essa diferença genética pode não ajudar nem atrapalhar, "neutra". Concorda que uma diferença genética que faça com que a vitamina C não seja mais sintetizada numa espécie que come frutos com vitamina C abundante não vai ajudar, nem atrapalhar? (ex: primatas).
Essa diferença pode atrapalhar. Um guepardo mais robusto, e que por isso não caça tão bem, tem menor chances de conseguir alimento e sobreviver que o leopardo mais esguio, concorda?
Essa diferença pode ajudar. Esquilos voadores com membranas de planagem um pouquinho maiores sobrevivem de quedas maiores que os com membranas um pouco menores, certo?
Ok. Vamos ao caso do colibri da discórdia (de 80 milhões de anos atrás, né? Ou seriam 30?). Colibri não é tudo a mesma coisa, caso contrário haveria atualmente apenas uma espécie de colibri. Mas não, existem trocentas. O colibri descoberto é uma espécie diferente das modernas. Diferente, sim.
Porém, mesmo sendo várias espécies diferentes, a anatomia básica é a mesma, ou seja, bico comprido, penas, asas aptas a baterem muito, mas muito rápido, etc. Quais mutações
sutis poderiam melhorar a chance de sobrevivência desse colibri, e quais não?
Um segundo par de asas? Penas maiores? Um bico mais longo? Depende do meio. Um segundo par de asas, ao invés de ajudar, atrapalharia o vôo. Penas maiores criariam maior resistência do ar, fazendo o colibri voar mais alto, porém mais lentamente (só que ele encontra alimento a no máximo 2m do chão, e os predadores dele voam mais alto que ele... voar mais alto não ajuda, mas voar rápido para escapar de predadores sim.). Um bico maior pode ser conveniente quando se obtém mais alimento com ele, caso contrário pode atrapalhar.
Os colibris, como um todo, estão bem adaptados ao ambiente em que vivem. Isso quer dizer que praticamente todas a mutações que ocorressem mais prejudicariam que ajudariam. Portanto, não é de se esperar que as espécies de colibri, no ambiente em que vivem, mudem grande coisa, somente coisas neutras e "assintomáticas".
Por "colibri moderno", entenda-se, o colibri cujas características se assemelham às dos atuais. Só isso. Não quer dizer que o colibri descoberto é alguma espécie atual. Tampouco que é ancestral das atuais, ou algo assim... digamos que é apenas "tio".
Devo lembrar que um colibri de 80 m.a. seria algo sério à evolução, mas um de 30 m.a. além de não ser problema ainda a endossa.

Em off: parabéns ao Alenônimo pelas foto-respostas.