Todos nós já fomos enganados por "Satanás"(adversário, adversidade, enganador, instigador), já andamos no "inferno"(sofrimetos) já fomos escravo dele e ainda não aprendemos. Porque a natureza humana é como um ferro, e o ferreiro é o Satanás.. Maus hábitos só se transformam quando provamos do que fizemos de mau aos outros.
O inferno é apenas o resultado dos maus conselhos que recebemos e ouvimos, e o satanás é que nos suscita esses conselhos.
Se alguém lhe pedir para roubar, esse alguém é o satanás; se você ouvir e roubar, você irá para prisão, e a prisão é o inferno.
Para o ser humano aprender a deixar os seus maus hábitos, suas imperfeições, infelizmente, ele precisa ser como o ferro: O Ferreiro coloca-o na brasa, espera um tempo até ficar mole, e quando estiver mole precisa de muitas marteladas para tomar a forma. Depois é a vez do Ferreiro, que também precisa ser moldado; Dai vem outro Ferreiro, o coloca na brasa e executa as marteladas. Todo o mal provém do próprio homem, e todo o mal que atravessa o caminho do homem, foi o homem quem o colocou. Você so terá um ferreiro particular, se sua natureza "dura" resistir em ficar "moldada", "mole", ou seja, se depois de vários lições, você ainda continuar com os mesmos mau hábitos.
Depois de passar pelo ferreiro e o homem se arrepender, vem a ajuda; mas nada pode ser ajudado se não tiver a vontade constante de querer mudar. Se caso vacilar e voltar a cometer os mesmos erros, volta novamente para o inferno(sofrimentos), passa um tempinho por lá; depois que se arrepende é ajudado novamente; mas se vacilar, volta para o inferno(sofrimentos).. Pede novamente ajuda, e esse vai e vem contínuo é o que transforma, purifica, a natureza humana de todas as sua imperfeições, de todos os hábitos ruins. Quanto mais ele aprende, mais difícil se torna a ação dos satanases, maus espíritos sobre ele.
Na Bíblia fala muito de satanás, que precisamos velar, vigiar, orar, ter muito cuidado, muita atenção com eles etc. Na terra existe muitos homens que dão maus conselhos, suscitam o ódio, a vingança etc, são os satanases da terra. Depois que esses homens morrem, eles continuam dando esses maus conselhos. É ai que a coisa fica mais complicada, porque não percebemos a ação deles, eles não estão mais ao nosso lado, não podemos mais velos; e os ambientes estão cheios de espíritos assim, e um simples pensamento ruim, de maldade, ódio, ambição, cobiça, ganância, vaidade, etc etc se torna combustível nas "mãos" desses espíritos desencarnados. É dessa forma que eles conseguem ter domínio sobre nós, que nos fazem de instrumento para o que eles quiserem. Reparem que todo mal que nós fazemos parece que não vem de nós. Reparem, observem, vigiam, praticam antes de vir me falando que estou falando besteira.
Observem quando algum mau pensamento começa a brotar em sua mente, dê combustível a ele e verás o resultado. Observem quando vocês sentem sensações ruins, observem qualquer coisa que vocês façam descontroladamente com más intenções... Observem, vigiai, façam disto uma ciência, uma filosofia de vida, uma distração, uma brincadeira, seja o que for, mas observem e depois me digam.
Mas a coisa é tão sutil, tão perfeita, tão simples, que é difícil notar essa singularidade. Mas quem observa e pratica, percebe.
Até mesmo quando discutimos com alguém na internet, e se esse alguém mesmo que esteja do outro lado do mundo, sentir ódio por você, você sentirá na mesma medida que você provocou, ou seja, sentirá algum desconforto, uma desatenção, falta de concentração no dia a dia, sonhos ruins, sentirá perturbado, algum desequilíbrio mentais, se sentirá mais fraco e será dominado mais facilmente por outros satanases que estão do seu lado inspirando mais ódio, colocando mais combustível no fogo. Mas é muito sutil, tem que aprender a observar.
Ninguém vai encontrar outros ensinamentos na Bíblia além desses: Ensinamentos morais! Não adianta procurar, a biblia so tem essa finalidade, ensinamentos morais, e aprender a se defenderem deses satanases, que um dia, também terão que aprender, por bem ou por mal.
Leia a biblia entendendo o homem desta forma (como um ferro que precisa ser moldado) e vocês não irão tropeçar em uma só passagem.
Podem ignorar meu post, podem falar o que quiserem; não me importo. Porque so estou tentado passar ( de uma forma mais compreensível) o que eu aprendir observando muito, e que da certo, alias, muito certo. O que eu faço é o mesmo que vocês fazem com outros assuntos ciêntíficos, no meu caso uso essa observação há tempos com uma ciência, uma filosofia; Nós, humanos, temos o desejo inato de passar o que aprendemos para os outros.

Apenas peço que observem.
Abraços