Autor Tópico: Porque satanás não se arrepende?  (Lida 40196 vezes)

Offline Nada

• Nível 15
  • *
Re: Porque satanás não se arrepende?
« Resposta #150 Online: 25 de Junho de 2010, 09:11:17 »
Vamos observar e citar o relato bíblico, pois é sobre um fato da Bíblia que estamos discutindo aqui:
Jó, após a ocorrência terrível, declara: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!". E após a outra terrível ocorrência: "Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios."
A pergunta que faço é a seguinte: Na época, não existia igreja católica, Igreja Universal do Reino de Deus, programa Show da fé de R.R. Soares. De onde vem esse fanatismo de Jó por Deus? Pois qualquer ser humano em perfeitas condições mentais agiria com revolta total, da mesma forma que o Sr. Tony externou em seu post.
Posso concluir que Jó não era nenhum maluco, pois o livro de Jó nos apresenta um homem sóbrio, com muita inteligência e sabedoria. Verifiquem vcs mesmos ao ler o livro todo. Será que Jó não almadiçoou Deus só para receber algo mais à frente, tipo essas pregações da prosperidade que as igrejas evangélicas fazem: "Dê, que Deus te dará em dobro"? Será que Jó, mesmo se não tivesse recebido o dobro de tudo, continuaria a amar este Deus?
Posto tudo isso, concluo que Jó amar a Deus, mesmo no total desastre de sua vida, é porque Deus é que faz com que Jó o ame. Jó não tem escolha. A questão de Deus dar em dobro ou triplo, ou ainda acabar tirando mais do que tudo aquilo que já foi tirado, isso cabe única e exclusivamente a Deus. Já que é Ele próprio que faz as pessoas o amarem, percebam que não importa a situação, os homens não tem escolha. Quanto às outras pessoas que fazem parte da história, os filhos, empregados, Deus vai cuidar de cada um da mesma forma, individualmente.
Mais pra frente podemos acompanhar um caso mais polêmico do que este do Jó. Deus coloca seu próprio e único filho numa situação calamitosa. Observemos que já estava tudo planejado por Deus no livro de Isaías: "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Percebam que Jesus, onisciente, sabia de tudo o que viria a lhe acontecer: "Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice!". Mas assim como a demonstração de fé de Jó, Jesus completa: "Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." E Deus deu sequência a Seu plano...

Agora percebam o mais importante, que é a resposta que vcs procuram: Se Jó, Jesus e outros não vêem injustiça da parte de Deus em suas próprias vidas, por que vcs vêem injustiça na vida dos outros? Uma citação da Bíblia responde a esta questão, quando Jesus declara: "Quanto ao outro não te importa, quanto a ti, segue-me."

« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 23:58:27 por Nada »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #151 Online: 25 de Junho de 2010, 09:28:10 »
Nada

Respondendo ao Sr. Mental, que fez a pergunta título do tópico:

Sr. Mental, se considerarmos que Deus é criador de todas as coisas, como a Bíblia afirma, podemos supor que Satanás é igualmente criatura de Deus, assim como nós.

Porém, observemos que a Bíblia nos apresenta questões um tanto perturbadoras. Veja que o Faraó jamais deixava o povo judeu seguir embora, mesmo com as pragas assolando o Egito uma a uma, após cada aviso de Moisés. Mas por que Faraó era persistente em sua decisão, já que ele já havia provado do poder de Deus ao sofrer com a praga anterior? Resposta: Faraó não tinha escolha. A Bíblia afirma que Deus endurecia o coração de Faraó (para que não libertasse o povo).

Concluo que Deus criou o Faraó exatamente para ocupar essa postura nesse momento histórico, assim como um escritor decide a função e o futuro de seus personagens.

Leia o livro de Êxodo e verifique isso pessoalmente. Noutra passagem bíblica, em João 17:12, podemos observar que Judas foi criado por Deus exatamente para cumprir a função de traidor do messias de Israel. Ou seja, não havia escolha para Judas. Judas nasceu para ser um traidor de Jesus e ir para o inferno.

Na mesma Bíblia, afirma-se que todo o homem é mal, que não há um justo seque Se a Bíblia diz que Deus é criador de todas as coisas, podemos constatar que o próprio Deus é quem criou o homem com inclinação para o mal. Porém, mesmo com inclinação para aquilo que é mal, logicamente é necessário experimentarmos do mal para sabermos se o mal é legal ou não.

Observando agora o livro de Gênesis,  se no princípio a única referência do homem era Deus (que é bom), como pode o homem ter aprendido do mal? É aí que entra a figura de Satanás (ou serpente).

Veja bem, outro fato que percebemos pelo relato bíblico é que há tempo para arrependimento do homem enquanto carne (antes da morte). Sendo assim, observando na Bíblia que após a morte não há mais tempo para reconciliação com Deus, concluo que é porque o espírito (que é eterno) não tem espaço para arrependimento.

Ou seja, através da Bíblia verifico que se hoje eu creio em Deus, isso me será imputado como justiça após a morte, e meu espírito viverá eternamente com Deus. Do contrário, diz a Bíblia que sofrerei eternamente, pela ausência eterna de Deus, que é o tal inferno.

Após tudo isso exposto, responderia sua pergunta com duas respostas: Satanás não se arrepende porque Satanás é espírito; e porque Deus criou Satanás para que fosse um ser caído espiritual, para cumprir o papel exato no plano de Deus, ou seja, expôr o mal ao homem, ficando aí evidente a inclinação do homem ao mal. Satanás não tem escolha. Foi criado para ser Satanás.

Sr. Mental, isso é o que entendo pela leitura da Bíblia, onde posso encontrar o nome Satanás inúmeras vezes. Se há outro livro onde podemos encontrar a palavra Satanás, aí eu já não saberia como sanar suas dúvidas, pois não li o tal livro.

Grande abraço.

Caríssimo "Nada"... Da forma como você aparenta expôr a sua opinião, concluo, que a sua "fonte de autoridade" é de facto a bíblia. (Se estiver enganado permita-se, corrigir-me)

Entretanto parece-me clara e distintamente, que você concorda implicitamente com ela.

«« Observando agora o livro de Gênesis, se no princípio a única referência do homem era Deus ("""que é bom"""), como pode o homem ter aprendido do mal? É aí que entra a figura de Satanás (ou serpente). »»

Justamente de "deus" - porque a serpente, é um servo absolutamente obediente ao seu criador.

Entretanto - se de facto, você confirma que a "bíblia" - é a sua fonte, de belos sentimentos e sublimes pensamentos... Permita que eu lhe confesse honesta e respeitosamente, recuso-me peremptoriamente, a ser guiado por tão sinistro e sádico livro.

Não me leve a mal - meu caro "Nada" - não recomendo como leitura edificante para ninguém, esse mitológico e horripilante livro... Prefiro a mitologia "greco-romana", que é muitíssimo mais romântica :!: :arrow: :idea:

« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 06:21:57 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #152 Online: 25 de Junho de 2010, 09:46:13 »
Lusitano,

por isso sempre te afirmo que falta a vc buscar pensamentos maiores. Pois age como menino. Ainda não percebeu o título do tópico? Não percebeu que o mentor do tópico, por declarações próprias dele, aguarda a resposta de um cristão? Sendo assim, podemos concluir que o satanás a que se refere o Sr. Mental, é o satanás bíblico. Não sou cristão e em momento algum defendi a Bíblia, mas observei que o satanás referido aqui é o bíblico. Então o que eu fiz? Pesquisei os textos da Bíblia e tirei as conclusões que postei aqui. Acredito que um cristão não responderia como respondi, mesmo a fonte de consulta sendo a mesma. Penso que Lusitano deveria pesquisar a Bíblia como fiz, e responder ao tópico como fiz.
Agora, o que vc vai fazer ou não com a Bíblia, isso é problema teu, não meu. Veja que a pergunta do tópico não é: "Que uso particular vc faria da Bíblia?". Sugiro que abra outro tópico com esta pergunta, e importe para lá essa sua resposta que não tem nada a ver com o tópico em questão aqui.
« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 23:44:33 por Nada »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #153 Online: 25 de Junho de 2010, 10:14:37 »
Noutra passagem bíblica, em João 17:12, podemos observar que Judas foi criado por Deus exatamente para cumprir a função de traidor do messias de Israel. Ou seja, não havia escolha para Judas. Judas nasceu para ser um traidor de Jesus e ir para o inferno. Na mesma Bíblia, afirma-se que todo o homem é mal, que não há um justo sequer. Se a Bíblia diz....

Mas então Judas foi criado apenas para trair Jesus e depois sofrer por toda a eternidade?

Sobre a bíblia dizer isso ou aquilo, bom...... realmente diz muita coisa inclusive há inúmeras contradições  http://str.com.br/Atheos/contradicoes.htm mas isso não vem ao caso, vai de cada um interpretar a bíblia segundo o próprio interesse.

Não sou cristão e em momento algum defendi a Bíblia

Fiquei curioso Nada, como você se define?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #154 Online: 25 de Junho de 2010, 19:54:27 »
Nada

...................................................

Lusitano,

por isso sempre te afirmo que falta a vc buscar pensamentos maiores. Pois age como menino.

Concordo que você tem alguma razão no que disse :!: :arrow: :ok:

Mas entretanto, dê-me um exemplo de que tipo de pensamentos maiores, é que você se refere?

Ainda não percebeu o título do tópico? Não percebeu que o mentor do tópico, por declarações próprias dele, aguarda a resposta de um cristão?

Claro que percebi :!: Então se você não é cristão, porque é que respondeu :?: :arrow: :| :arrow: Também lhe informo, que sou uma espécie de "cristão"... :arrow: :)

Sendo assim, podemos concluir que o Satanás a que se refere o Sr. Mental, é o Satanás bíblico. Não sou cristão e em momento algum defendi a Bíblia, mas observei que o satanás referido aqui é o bíblico.

:ok: :arrow: :) :arrow: Você não é cristão, nem defende a bíblia... No entanto a forma como apresenta as suas ideias, fazem-me desconfiar fortemente, que de facto o é; (Calvinista) e a bíblia, em realidade é a sua "fonte".
:arrow: Para todos os efeitos, peço-lhe as maiores desculpas, se me enganei :!:

Então o que eu fiz? Pesquisei os textos da Bíblia e tirei as conclusões que postei aqui. Acredito que um cristão não responderia como respondi, mesmo a fonte de consulta sendo a mesma. Penso que Lusitano deveria pesquisar a Bíblia como fiz, e responder ao tópico como fiz.

Na minha opinião está enganado :!: Neste fórum, têm aparecido "cristãos" a expôr as suas opiniões místicas, duma maneira muito semelhante às suas :!: :arrow: :) E não posso responder ao tópico, como se fosse um "cristão" do seu estilo, porque grosso modo, não concordo com ela. :arrow: :)

Agora, o que vc vai fazer ou não com a Bíblia, isso é problema teu, não meu..

Concerteza :!: :!: :!: :arrow: :ok:

Veja que a pergunta do tópico não é: "Que uso particular vc faria da Bíblia?".

Continuo a concordar consigo :!: :!: :!: :arrow: :ok:

Sugiro que abra outro tópico com esta pergunta, e importe para lá essa sua resposta que não tem nada a ver com o tópico em questão aqui

Mantenho a minha inteira concordância, quanto à sua respeitável observação :!: :arrow: :ok: Mas no que respeita à sua sugestão, prefiro que responda à pergunta que lhe fiz, dias antes de você tirar umas "férias" deste excelente fórum... Pergunta essa, que você me prometeu responder, com a maior brevidade :!:

« Última modificação: 25 de Junho de 2010, 20:00:23 por lusitano »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #155 Online: 25 de Junho de 2010, 23:21:07 »
Lusitano,

quando Sr. Metal solicitou a resposta de um cristão, estou a crer que a intenção real do solicitante é de que alguém apresente uma resposta a nível bíblico. Como estou ciente de que alguns cristãos nunca abriram uma Bíblia na vida, e na dúvida da verdadeira intenção do Sr. Metal quando ele invoca a presença de um cristão, observe que vc possui tanto uma quanto outra ferramenta: além de vc mesmo ter declarado ser uma espécie de cristão, vc também já declarou aqui mesmo neste Clube Cético que a Bíblia é uma de suas fontes de estudo.
Sendo assim, vejo em vc um potencial indiscutível para sanar o questionamento do autor deste tópico.
Estamos no aguardo de sua resposta à pergunta: "Por que satanás não se arrepende?"
« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 01:20:28 por Nada »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #156 Online: 26 de Junho de 2010, 06:13:48 »
Nada

Lusitano,

quando Sr. Metal solicitou a resposta de um cristão, estou a crer que a intenção real do solicitante é de que alguém apresente uma resposta a nível bíblico. Como estou ciente de que alguns cristãos nunca abriram uma Bíblia na vida, e na dúvida da verdadeira intenção do Sr. Metal quando ele invoca a presença de um cristão, observe que vc possui tanto uma quanto outra ferramenta:

além de vc mesmo ter declarado ser uma espécie de cristão, vc também já declarou aqui mesmo neste Clube Cético que a Bíblia é uma de suas fontes de estudo.

Sendo assim, vejo em vc um potencial indiscutível para sanar o questionamento do autor deste tópico.

Estamos no aguardo de sua resposta à pergunta: "Por que satanás não se arrepende?"

Sim de facto, considero-me uma espécie de "cristão", na medida que para o ser, na minha actual opinião, basta ser "ateu" :!: :arrow: E quanto à bíblia, ser uma das minhas fontes de estudo, afirmei isso mais ou menos metaforicamente. Porque na realidade, só a leio muito raramente e por ocasião destes debates.

Mas mesmo assim, já que acho piada ao tema do tópico e aprecio discutir religião, além de você solicitar a minha opinião, eu respondo-lhe: "satanás" - não se arrepende - porque, de acordo com as acusações que lhe fazem, não pode ser apontado como responsável de qualquer mal, quando afinal vê-se clara e distintamente, que o autêntico "criminoso" é o próprio "deus" :!: :!: :!:

Aproveito a oportunidade, para o citar:

«« Após tudo isso exposto, responderia sua pergunta com duas respostas: Satanás não se arrepende porque Satanás é espírito; e porque Deus criou Satanás para que fosse um ser caído espiritual, para cumprir o papel exato no plano de Deus, ou seja, expôr o mal ao homem, ficando aí evidente a inclinação do homem ao mal. Satanás não tem escolha. Foi criado para ser Satanás. »»

De acordo com o exposto - "deus" - é o próprio "mal" :!: :!: :!: :arrow: :idea:

Acabo de responder a uma solicitação sua :!: :arrow: Agora aguardo "ansiosamente", que  me retribua, respondendo você por sua vez, à pergunta que lhe fiz, sobre o tipo de consciência, que porventura possam possuir os nossos primos vertebrados, na cadeia alimentar... :|

« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 06:38:54 por lusitano »

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #157 Online: 26 de Junho de 2010, 18:29:22 »

«« Após tudo isso exposto, responderia sua pergunta com duas respostas: Satanás não se arrepende porque Satanás é espírito; e porque Deus criou Satanás para que fosse um ser caído espiritual, para cumprir o papel exato no plano de Deus, ou seja, expôr o mal ao homem, ficando aí evidente a inclinação do homem ao mal. Satanás não tem escolha. Foi criado para ser Satanás. »»

Até eu, se fosse Deus, com minha inteligência limitadíssima, pensaria em algo melhor para expor o mal ao homem sem que uma criatura, criada por mim, tivesse que viver eternamente no mal, ser eternamente mal,  eternamente culpado, eternamente desgraçado, eternamente responsável pelas burrices que os seres humamos fazem  :P

abs
« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 19:17:30 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #158 Online: 26 de Junho de 2010, 21:10:43 »
Micrômegas

lusitano - Hoje às 06:13:48.  

............................

Até eu, se fosse Deus, com minha inteligência limitadíssima, pensaria em algo melhor para expor o mal ao homem sem que uma criatura, criada por mim, tivesse que viver eternamente no mal, ser eternamente mal,  eternamente culpado, eternamente desgraçado, eternamente responsável pelas burrices que os seres humamos fazem :P

Repare, que eu citei o Mr. "Nada". E faço notar, que de acordo com esse incrível livro, foi justamente "deus", quem plantou a tentação, para o Homem tropeçar... Isto é: o sacrossanto "criador", cultivou o objecto do "mal" e depois chamou a atenção dos primeiros pais, para a sua exacta localização... :stunned:

Não é isso indução intencional ao crime e para cúmulo do desconcerto, responsabilizar inocentes, pelo facto :?: :arrow: Sendo que "deus, é omnisciente, omnipresente e omnipotente"...

Não será legítimo dizer - que aí há rabo escondido - com o gato de fora? :arrow: :|   

« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 21:40:29 por lusitano »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #159 Online: 26 de Junho de 2010, 22:09:28 »
Você citou o Nada, mas como não está na “caixinha verde” pode gerar confusão. 

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #160 Online: 26 de Junho de 2010, 23:18:30 »
Micrômegas declarou:

Até eu, se fosse Deus, com minha inteligência limitadíssima, pensaria em algo melhor para expor o mal ao homem sem que uma criatura, criada por mim, tivesse que viver eternamente no mal, ser eternamente mal,  eternamente culpado, eternamente desgraçado, eternamente responsável pelas burrices que os seres humamos fazem  :P

Sr. Micrômegas,
nos apresente aqui, neste debate, um pequeno resumo de uma idéia melhor, já que se faz maior que Deus.
« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 23:23:49 por Nada »

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #161 Online: 26 de Junho de 2010, 23:25:01 »
Fiquei curioso Nada, como você se define?

2 :o

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #162 Online: 26 de Junho de 2010, 23:31:27 »
Lusitano,

me parece que respondeu a pergunta através de meu conhecimento bíblico, e não por sua própria pesquisa da Bíblia e conclusão. Estás a me ver como autoridade de conhecimento? Ou estás a tornar-se preguiçoso? Poderia até citar: "Vai ter com as formigas, ó preguiçoso".
Enquanto não buscar pensamentos maiores, continuará eternamente falando como menino. Queres falar como homem? Pois observei que retirou de seu post a parte em que vc afirma que faria uso da Bíblia apenas como papel-higiênico, o que me levou a adverti-lo em meu segundo post desta página.
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 00:03:00 por Nada »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 27 de Junho de 2010, 00:03:37 »
eu não uso a biblia como papel higiênico de maneira alguma... o papel é ruim.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #164 Online: 27 de Junho de 2010, 00:07:01 »
Agnóstico,

responderia a vc a mesma resposta que dei ao Lusitano:

"Agora, o que vc vai fazer ou não com a Bíblia, isso é problema teu, não meu. Veja que a pergunta do tópico não é: "Que uso particular vc faria da Bíblia?". Sugiro que abra outro tópico com esta pergunta, e importe para lá essa sua resposta que não tem nada a ver com o tópico em questão aqui."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 27 de Junho de 2010, 09:19:00 »
Há um conto de Neil Gaiman onde Deus comete um monte de injustiças e leva Lúcifer a se revoltar contra ele. Outros anjos o questionam e ele responde: "Tenho um papel muito importante para Lúcifer".
Repare, que eu citei o Mr. "Nada". E faço notar, que de acordo com esse incrível livro, foi justamente "deus", quem plantou a tentação, para o Homem tropeçar... Isto é: o sacrossanto "criador", cultivou o objecto do "mal" e depois chamou a atenção dos primeiros pais, para a sua exacta localização... :stunned:

Não é isso indução intencional ao crime e para cúmulo do desconcerto, responsabilizar inocentes, pelo facto :?: :arrow: Sendo que "deus, é omnisciente, omnipresente e omnipotente"...

Não será legítimo dizer - que aí há rabo escondido - com o gato de fora? :arrow: :| 
Deus criou uma armadilha para Adão e Eva e então os expulsou do paraíso, embora "não conhecessem o bem e o mal" e fossem, portanto, inimputáveis.

Além disto, o problema era deles, não nosso.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #166 Online: 27 de Junho de 2010, 13:07:50 »
Micrômegas

lusitano - Hoje às 06:13:48.  

............................

Até eu, se fosse Deus, com minha inteligência limitadíssima, pensaria em algo melhor para expor o mal ao homem sem que uma criatura, criada por mim, tivesse que viver eternamente no mal, ser eternamente mal,  eternamente culpado, eternamente desgraçado, eternamente responsável pelas burrices que os seres humamos fazem :P

É óbvio que não da para entender à Bíblia se não acreditar na vida após a morte, na vida eterna, em Deus; é por isso que todos os ateus/céticos, pseudo-crentes etc não entendem a biblia e a entendem apenas como literatúra histórica, cultural - como literatura muitos deles entendem melhor que muitos crentes - isso depende de várias coisas - além disso tem o ego, que inflama a vontade de querer estudar para mostrar para os crentes que eles não conhecem o que creem. Mas não é estudando que eles compreenderão; é praticando o que Jesus ensina, só assim eles compreenderão, caso contrário pode decorar a biblia vírgula por vírgula.

A medida que eles entendem é a mesma que acreditam em Deus, ou seja, repare que um ateu é totalmente cego, entende menos que um cético, um cético entende menos que um psudo-crente, e um pseudo-crente entende menos que um crente. O Entendimento que me refiro não é cultural, me refiro ao entendimento de uma inteligência suprema como criadora de todas as coisas.

Se notar, verá que toda essa literatura histórica, para um descrente, tem um motivo: iniciarem essas pessoas que não creem em Deus a começarem a estudar suas leis, mesmo que não a entendem e a usam para blasfemar; todas essas palavras estão sendo gravadas em seu espírito para um dia serem aproveitadas.

Tudo na bíblia é para testar a fé do homem, do crente e do descrente; Quando um crente iniciante ver todas àquelas atrocidades fica confuso, duvidoso, temeroso, e pergunta que Deus é esse, é este Deus que eu devo confiar? Mas se ele crer de fato, nada disso importa, porque imediatamente terá uma resposta que Deus é apenas o bem, e tudo aquilo na Biblia terá outro sentido. Entretanto, quando ele de fato não é crente, ele desiste no primeiro capítulo, ou estuda, sem fé, e sem nada compreender.

"É preciso compreender para crer e crer para compreender" Snt Agostinho.
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 13:37:26 por Micrômegas »

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #167 Online: 27 de Junho de 2010, 13:48:00 »
Tudo na bíblia é para testar a fé do homem, do crente e do descrente; Quando um crente iniciante ver todas àquelas atrocidades fica confuso, duvidoso, temeroso, e pergunta que Deus é esse, é este Deus que eu devo confiar? Mas se ele crer de fato, nada disso importa, porque imediatamente terá uma resposta que Deus é apenas o bem, e tudo aquilo na Biblia terá outro sentido. Entretanto, quando ele de fato não é crente, ele desiste no primeiro capítulo, ou estuda, sem fé, e sem nada compreender.
Essa já faz parte da minha lista há muitos anos.
Eu mostro ao crente os absurdos, contradições e atrocidades e ele responde: "Aceite a Jesus e você entenderá tudo".

Eu entendo isto como "Desligue a razão e ficará mais fácil aceitar o irracional".

Encerra qualquer debate. A culpa por não entender é sempre do ateu, que não tem fé.
Jogo de palavras sem sentido.
Ah, sim, se eu tiver fé, o sentido aparecerá...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #168 Online: 27 de Junho de 2010, 14:45:42 »
Micrômegas

......................

É óbvio que não da para entender à Bíblia se não acreditar na vida após a morte, na vida eterna, em Deus;

Eu conheço especialistas de interpretação bílica, que não concordam absolutamente nada com o espiritismo Kardecista.

Eu acredito em "deus", além de ser espiritualista e tenho a pia ideia, que a bíblia é intragável intelectualmente falando... E pelo meu entendimento actual, não é indispensável ter fé do tipo que propôe, para se admitir como plausível, uma vida eterna em "deus"... :) :) :) 

é por isso que todos os ateus/céticos, pseudo-crentes etc não entendem a biblia e a entendem apenas como literatúra histórica, cultural - como literatura muitos deles entendem melhor que muitos crentes - isso depende de várias coisas -

Como é que é possível, desligar a razão intelectual, para compreender "realmente" alguma coisa pela fé - porventura existe racionalidade não intelectual - como é que você, consegue demonstrar isso em termos de fé?

além disso tem o ego, que inflama a vontade de querer estudar para mostrar para os crentes que eles não conhecem o que creem.

Apreciaria, que se explicasse um pouco melhor, sobre o que pretende dizer com "ego"?

Mas não é estudando que eles compreenderão; é praticando o que Jesus ensina, só assim eles compreenderão, caso contrário pode decorar a biblia vírgula por vírgula.

Você supõe, que é tentando praticar ética, estética e moral, mais ou menos "cristã", que se constrói um vazio intelectual ou mental, razoavelmente irracional, que permitirão entender o conteúdo bíblico, sem a explicação directa dada pelo escritor original?

A medida que eles entendem é a mesma que acreditam em Deus, ou seja, repare que um ateu é totalmente cego, entende menos que um cético, um cético entende menos que um psudo-crente, e um pseudo-crente entende menos que um crente. O Entendimento que me refiro não é cultural, me refiro ao entendimento de uma inteligência suprema como criadora de todas as coisas.

Desculpe-me meu caro micrômegas - quanto mais acredito em "deus" - e aceito uma inteligência suprema mais ou menos criadora, menos aceito a Bíblia como livro de instrução espiritual :!: :arrow: :)

Se notar, verá que toda essa literatura histórica, para um descrente, tem um motivo: iniciarem essas pessoas que não creem em Deus a começarem a estudar suas leis, mesmo que não a entendem e a usam para blasfemar; todas essas palavras estão sendo gravadas em seu espírito para um dia serem aproveitadas
.

Continuo a dizer-lhe - que quanto mais leio a bíblia - menos concordo que ela seja uma iniciação ao conhecimento das leis "divinas", em termos de racionalidade comparada. :arrow: :)

Talvez, você tenha alguma razão... :) :arrow: Mas até ao momento presente, ainda não consegui, atingir esse patamar de entendimento superlativo. :arrow: :idea:

Pode crer, que ando a treinar há muito tempo, para ficar tão desprovido de "ego" como um autêntico vertebrado mamífero, pré-hominídeo... Mas apesar disso, para meu desgosto, ainda não consegui alcançar essa clarividente façanha anti-intelectual - tão supra-racional - que me permita ser iluminado directamente pelo sacrossanto "espírito santo". Pouca sorte a minha, não :?: :arrow: :| :| :|

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 27 de Junho de 2010, 16:19:18 »
Você supõe, que é tentando praticar ética, estética e moral, mais ou menos "cristã", que se constrói um vazio intelectual ou mental, razoavelmente irracional, que permitirão entender o conteúdo bíblico, sem a explicação directa dada pelo escritor original?
Sem falar na arrogância de se descartarem todas as outras religiões e livros sagrados sem nem ao menos examiná-los a fundo porque "evidentemente" estão errados.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 27 de Junho de 2010, 16:39:35 »
Essa já faz parte da minha lista há muitos anos.
Eu mostro ao crente os absurdos, contradições e atrocidades e ele responde: "Aceite a Jesus e você entenderá tudo".

Eu entendo isto como "Desligue a razão e ficará mais fácil aceitar o irracional".

Encerra qualquer debate. A culpa por não entender é sempre do ateu, que não tem fé.
Jogo de palavras sem sentido.
Ah, sim, se eu tiver fé, o sentido aparecerá...

Conversar com um crente é falar para alguém que não ouve, conhece muito pouco, e acha que sabe tudo.

E não acham estranhonque justamente sua fé, entre tantas outras, é a correta.

Não fossem por pessoas assim, o mundo seria um lugar bem melhor.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 27 de Junho de 2010, 16:40:00 »
Ou que o mesmo argumento serve para qualquer livro sagrado: Se você não crer no Corão não o compreenderá, se você não crer nos Vedas então não o compreenderá, se você não crer no Livro dos Mortos Tibetano então não o compreenderá...

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #172 Online: 27 de Junho de 2010, 17:21:03 »
Micrômegas

......................

É óbvio que não da para entender à Bíblia se não acreditar na vida após a morte, na vida eterna, em Deus;

Eu conheço especialistas de interpretação bílica, que não concordam absolutamente nada com o espiritismo Kardecista.

Minha opnião é outra, meu caro Lusi,  não é preciso ser especialista para compreender a Bíblia, além disso, conheço muitos "especialistas" que so concordam com o que lhes convém  :P

Eu me esforço para entender como alguém pode compreender a bíblia sem acreditar na vida após a morte; é como um matemático que não acredita no sinal "+" (adição) ou seja, tudo perde o sentido em sua matemática.

Eu acredito em "deus", além de ser espiritualista e tenho a pia ideia, que a bíblia é intragável intelectualmente falando... E pelo meu entendimento actual, não é indispensável ter fé do tipo que propôe, para se admitir como plausível, uma vida eterna em "deus"... :) :) :)  
Claro que não estou afirmando que é preciso ter fé na bíblia para uma vida eterna, meu caro, não estou afirmando nada disso, pois para algumas pessoas basta ver uma flor crescendo no deserto para acreditarem em Deus. E como disse antes, quem procura na bíblia algo para ampliar seu intelecto racional, de forma alguma encontrará, porque  para isso existe outros meios, além disso na biblia fala que o conhecimento intelectual,s em o moral, afasta o homem do espíritual, além de outras coisas mais; por outro lado, quem procura sabedoria moral, intelecto moral, conhecimentos morais, a bíblia é o que tem de melhor, porque assim como o conhecimento intelectual a cada descoberta nos fascina, o conhecimento moral não fica atrás, as descobertas quando levadas à praticas são tão fascinantes, muito mais fascinantes, que as descobertas ciêntíficas.

Citação de: Micrômegas
é por isso que todos os ateus/céticos, pseudo-crentes etc não entendem a biblia e a entendem apenas como literatúra histórica, cultural - como literatura muitos deles entendem melhor que muitos crentes - isso depende de várias coisas -

Como é que é possível, desligar a razão intelectual, para compreender "realmente" alguma coisa pela fé - porventura existe racionalidade não intelectual - como é que você, consegue demonstrar isso em termos de fé?
Leia Eclesiates, o Pregador.  não vou conseguir explicar melhor do que o que está lá.

além disso tem o ego, que inflama a vontade de querer estudar para mostrar para os crentes que eles não conhecem o que creem.

Apreciaria, que se explicasse um pouco melhor, sobre o que pretende dizer com "ego"?
Me referi ao propósito de alguns ateus estudarem a bíblia com mais vontade que os crentes, somente para mostrar aos crentes erros históricos e culturais, achando que com isso estão mostrando aos crentes que eles são ignorantes, ou seja, somente para incharem o ego.

Mas não é estudando que eles compreenderão; é praticando o que Jesus ensina, só assim eles compreenderão, caso contrário pode decorar a biblia vírgula por vírgula.

Mais ou menos, meu caro,  por exemplo, um Sócrates entenderia melhor a bíblia que um Einstein, porque toda essa busca intelectual é vaidade, e tudo é aflição de espírito.

Desculpe-me meu caro micrômegas - quanto mais acredito em "deus" - e aceito uma inteligência suprema mais ou menos criadora, menos aceito a Bíblia como livro de instrução espiritual :!: :arrow: :)
É porque você a compara com o seu conhecimento meu caro, ou seja, o moral e o intelectual. Como você ja tem um bom conhecimento (nota-se em suas palavras) você acha que a bíblia ja te deu o que tinha que dar e procura em outras filosofias mais conhecimentos, pois não ver mais nada de útil na bíblia. Entretanto não percebe que muita coisa que você aprende e acha intressante em outras filosofias, é um estudo profundo de algum filósofo que entendeu muito bem alguma coisa que estava escrito ali, na bíblia; também esquece das outras pessoas que não tem esse mesmo conhecimento, ou seja, os verdadeiros pobres de espíritos, como disse Jesus: Não é os sãos que precisam de médicos, mas os pobres de espírito. Sem ofensas, também  posso está errado, porque isso depende de muitas coisas,  mas um dia, acredito eu, que você também ja foi um pobre de espírito, porque todos nós ja fomos.

Além disso repare onde você procura suprir tais conhecimentos, ou seja, pelas suas palavras percebe que você absorve somente o que é bom da literatura e rejeita o que é mal [É pelos frutos que se reconhece a árvore - A boca fala aquilo que o coração está cheio] portanto você está bebendo as palavras da bíblia sem perceber, porque praticamente todos os ensinamentos morais que vejo hoje na literatura Universal veio da bíblia. Desde Platão, que foi buscar no Egito as palavras do profeta Jeremias, até os ensinamentos morais conteporânes que há nas filosofias de todas as crenças; a diferença é puramente a forma de maquiar cada frase.

Quanto mais eu leio a bíblia e leio o que tem de moral e ético na literatura contemporânea, vejo o plagio ou uma maquiagem do que ja estava lá, na bíblia. Por exemplo, a famosa frase de Shopenhauer que o deixou conhecido, pois ele baseou toda a sua filosofia praticamente em cima desta frase: "O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas não pode querer o que quer". Lendo um livro de Snto agostinho descobrir que Snt Agostinho já tinha dito antes (Por volta de 400 D.C) porém em outras palavras. Depois lendo Soren Kiekergard descubro a mesma frase, porem florida; depois vi a mesma frase no livro de Eintein "Como vejo o mundo" porem, escrita de outra foram, mas o mesmo significado; depois lendo as Epistolas de Paulo, olha a frase lá! quase igualzinha! com o mesmo sentido e tudo mais! Portanto os ensinamentos morais não estão somente na bíblia, estão espalhados por todas as filosofias, crenças, ciências e por ai vai. Soren Kierkergard, por exemplo, ficou conhecido como um dos filósofos contemporâneos mais importantes, porque baseu sua filosofia nos ensinamentos cristãos; tentou traduzir o evangelho da forma mais sublime. Pois ele ia a fundo, e se esses conhecimentos não fossem importantes, ele não seria tão conhecido mundialmente, nem seu nome seria citado como filósofo. Ja li vários livros de outros filósofos falando dele, ou seja, que beberam de sua fonte e passaram adiante. Soren é só um exemplo de muitos.

Eu ja estou convencido de que o que  tiramos de moral e ético na literatura Universal, antiga e contemporânea, é somente um conhecimento adquirido por alguns filósofos que compreenderam a fundo os ensinamentos bíblicos, passados de geração a geração, de pais para filho, de filósofo para filósofo até conseguirem o sumo ensino de cada palavra, da forma como eles compreenderam.

Afinal, a evolução do conhecimento moral é análogo ao conhecimento ciêntífico, tudo teve um princípio e é passado de geração para geração.

Se notar, verá que toda essa literatura histórica, para um descrente, tem um motivo: iniciarem essas pessoas que não creem em Deus a começarem a estudar suas leis, mesmo que não a entendem e a usam para blasfemar; todas essas palavras estão sendo gravadas em seu espírito para um dia serem aproveitadas
.

Continuo a dizer-lhe - que quanto mais leio a bíblia - menos concordo que ela seja uma iniciação ao conhecimento das leis "divinas", em termos de racionalidade comparada. :arrow: :)
É complicado, porque hoje, quanto mais eu acho que sei, menos sei  :P

Talvez, você tenha alguma razão... :) :arrow: Mas até ao momento presente, ainda não consegui, atingir esse patamar de entendimento superlativo. :arrow: :idea:

Pode crer, que ando a treinar há muito tempo, para ficar tão desprovido de "ego" como um autêntico vertebrado mamífero, pré-hominídeo... Mas apesar disso, para meu desgosto, ainda não consegui alcançar essa clarividente façanha anti-intelectual - tão supra-racional - que me permita ser iluminado directamente pelo sacrossanto "espírito santo". Pouca sorte a minha, não :?: :arrow: :| :| :|
Vai ver você ja alcançou muita coisa e não percebe, é so ver a maioria da população que ainda é escravo das vaidades, do dinheiro, da luxuria, da inteligência, do poder etc... Esses são os que tem, digamos, pouca sorte,  porque ja fui como eles e sei a aflição que passam todos os minutos de seus dias.

Assistiu esses dias na Record mostrando os presídios do ceará? Pois eh, muitos ali poderiam está em uma situação melhor se tivessem um pouco de conhecimento moral. Quando eu vi aquilo comecei a dar mais valor à minha vida espiritual, o pouco conhecimento que tenho :P

Não leve a mal nenhuma de minhas palavras, pois não tenho nenhuma intenção de ofender ninguém. Estou assistindo o jogo e vim responder rápido; pode ser que depois eu faço algumas modificações se deixei algo mal explicado ou falei algo que lhe ofendeu, ou passei algo que ofenda os outros de forma subliminar.

abraços

« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 21:20:36 por Micrômegas »

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #173 Online: 27 de Junho de 2010, 17:26:20 »
Sem falar na arrogância de se descartarem todas as outras religiões e livros sagrados sem nem ao menos examiná-los a fundo porque "evidentemente" estão errados.
Como fez essa suposição, meu caro, que eu não examinei outras religiões? Se ver a minha estante econtrará mais livros católicos, budistas, Livros de Mitologia, Alquimistas, Filosofia grega, evangelicos (porque a bíblica que tenho aqui é uma versão evangélica) etc que livros espíritas.

abraços

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #174 Online: 27 de Junho de 2010, 19:57:33 »
Um exemplo do que eu disse acima, que a biblia é para os pobres de espírito.

Estou lendo As aventuras de Robinson Crosué e me deparei com esta parte. Veja, meu caro lusi, que foi a Biblia que o inspirou a passar o conhecimetno moral para o nativo, e é desta forma que os conhecimentos morais biblicos espalham pelo mundo, de geração à geração, de filósofo para filósofo, de pai para filho etc,  sem ninguém perceber que a raiz é a bíblia, porque tudo é dado de forma sutil. Se tudo isso é uma mentira, é uma mentira muito bem feita e com o propósito sendo alcançado há 2000 anos.

----------------

À medida que Sexta-Feira fazia progressos no inglês, nossas conversas se tornavam mais densas. Falávamos sobre religião e eu tentava cristianizá-lo:
— Na sua tribo vocês acreditam em Deus, Sexta-Feira?
— O que ser Deus?
— Deus é a força máxima do Universo, o criador de todas as coisas disse a ele, enquanto apontava para o céu.
Ele me disse, com alguma dificuldade para encontrar palavras e usando muito o auxílio de gestos, que Deus estava em todas as coisas. Eu já ia concordando com ele quando ele apontou para uma cabra e disse que ela era um deus para ele. Depois pegou uma banana, abriu e comeu. Com a boca cheia disse estar com a boca cheia de Deus.
Não agüentei tamanha blasfêmia e bati-lhe na cara.
— Deus não pode ser uma banana! Deus é maior do que tudo!
— Se Ele ser maior do que tudo, por que Ele não vencer o mal? Por que Ele não matar Diabo?
— Você não entende porque é um índio, um ser inferior. Não foi batizado e nunca esteve próximo de Deus. Se você fosse civilizado, saberia que Deus não “mata” o Diabo. Primeiro, porque Deus é bom. E depois, Ele acredita na  REGENERAÇÃO, crê que todos merecem uma segunda chance e podem ser salvos. Por isso ele mandou seu filho para a Terra, para nos ensinar. Por isso nós, europeus, viemos ao NOVO MUNDO para  PROPAGAR  a vontade e a palavra de Deus. Ou você acha que eu salvei sua vida à toa?
Minha  eloquência  foi tamanha que Sexta-Feira não discutiu mais.
Apenas baixou a cabeça e, quem sabe se lembrando o dia em que eu o salvei, sorriu para mim.
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 20:42:00 por Micrômegas »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!