Micrômegas
Não é isso indução intencional ao crime e para cúmulo do desconcerto, responsabilizar inocentes, pelo facto
Sendo que "deus, é omnisciente, omnipresente e omnipotente"...
Não será legítimo dizer - que aí há rabo escondido - com o gato de fora?
......................
É óbvio que não da para entender à Bíblia se não acreditar na vida após a morte, na vida eterna, em Deus;
Eu conheço especialistas de interpretação bílica, que não concordam absolutamente nada com o espiritismo Kardecista.
Minha opnião é outra, meu caro Lusi, não é preciso ser especialista para compreender a Bíblia, além disso, conheço muitos "especialistas" que so concordam com o que lhes convém
Eu me esforço para entender como alguém pode compreender a bíblia sem acreditar na vida após a morte; é como um matemático que não acredita no sinal "+" (adição) ou seja, tudo perde o sentido em sua matemática.
Eu acredito em "deus", além de ser espiritualista e tenho a pia ideia, que a bíblia é intragável intelectualmente falando... E pelo meu entendimento actual, não é indispensável ter fé do tipo que propôe, para se admitir como plausível, uma vida eterna em "deus"...
Claro que não estou afirmando que é preciso ter fé na bíblia para uma vida eterna, meu caro, não estou afirmando nada disso, pois para algumas pessoas basta ver uma flor crescendo no deserto para acreditarem em Deus. E como disse antes, quem procura na bíblia algo para ampliar seu intelecto racional, de forma alguma encontrará, porque para isso existe outros meios, além disso na biblia fala que o conhecimento intelectual,s em o moral, afasta o homem do espíritual, além de outras coisas mais; por outro lado, quem procura sabedoria moral, intelecto moral, conhecimentos morais, a bíblia é o que tem de melhor, porque assim como o conhecimento intelectual a cada descoberta nos fascina, o conhecimento moral não fica atrás, as descobertas quando levadas à praticas são tão fascinantes, muito mais fascinantes, que as descobertas ciêntíficas.
é por isso que todos os ateus/céticos, pseudo-crentes etc não entendem a biblia e a entendem apenas como literatúra histórica, cultural - como literatura muitos deles entendem melhor que muitos crentes - isso depende de várias coisas -
Como é que é possível, desligar a razão intelectual, para compreender "realmente" alguma coisa pela fé - porventura existe racionalidade não intelectual - como é que você, consegue demonstrar isso em termos de fé?
Leia Eclesiates, o Pregador. não vou conseguir explicar melhor do que o que está lá.
além disso tem o ego, que inflama a vontade de querer estudar para mostrar para os crentes que eles não conhecem o que creem.
Apreciaria, que se explicasse um pouco melhor, sobre o que pretende dizer com "ego"?
Me referi ao propósito de alguns ateus estudarem a bíblia com mais vontade que os crentes, somente para mostrar aos crentes erros históricos e culturais, achando que com isso estão mostrando aos crentes que eles são ignorantes, ou seja, somente para incharem o ego.
Mas não é estudando que eles compreenderão; é praticando o que Jesus ensina, só assim eles compreenderão, caso contrário pode decorar a biblia vírgula por vírgula.
Você supõe, que é tentando praticar ética, estética e moral, mais ou menos "cristã", que se constrói um vazio intelectual ou mental, razoavelmente irracional, que permitirão entender o conteúdo bíblico, sem a explicação directa dada pelo escritor original?
Mais ou menos, meu caro, por exemplo, um Sócrates entenderia melhor a bíblia que um Einstein, porque toda essa busca intelectual é vaidade, e tudo é aflição de espírito.
A medida que eles entendem é a mesma que acreditam em Deus, ou seja, repare que um ateu é totalmente cego, entende menos que um cético, um cético entende menos que um psudo-crente, e um pseudo-crente entende menos que um crente. O Entendimento que me refiro não é cultural, me refiro ao entendimento de uma inteligência suprema como criadora de todas as coisas.
Desculpe-me meu caro micrômegas - quanto mais acredito em "deus" - e aceito uma inteligência suprema mais ou menos criadora, menos aceito a Bíblia como livro de instrução espiritual
É porque você a compara com o seu conhecimento meu caro, ou seja, o moral e o intelectual. Como você ja tem um bom conhecimento (nota-se em suas palavras) você acha que a bíblia ja te deu o que tinha que dar e procura em outras filosofias mais conhecimentos, pois não ver mais nada de útil na bíblia. Entretanto não percebe que muita coisa que você aprende e acha intressante em outras filosofias, é um estudo profundo de algum filósofo que entendeu muito bem alguma coisa que estava escrito ali, na bíblia; também esquece das outras pessoas que não tem esse mesmo conhecimento, ou seja, os verdadeiros pobres de espíritos, como disse Jesus: Não é os sãos que precisam de médicos, mas os pobres de espírito. Sem ofensas, também posso está errado, porque isso depende de muitas coisas, mas um dia, acredito eu, que você também ja foi um pobre de espírito, porque todos nós ja fomos.
Além disso repare onde você procura suprir tais conhecimentos, ou seja, pelas suas palavras percebe que você absorve somente o que é bom da literatura e rejeita o que é mal [É pelos frutos que se reconhece a árvore - A boca fala aquilo que o coração está cheio] portanto você está bebendo as palavras da bíblia sem perceber, porque praticamente todos os ensinamentos morais que vejo hoje na literatura Universal veio da bíblia. Desde Platão, que foi buscar no Egito as palavras do profeta Jeremias, até os ensinamentos morais conteporânes que há nas filosofias de todas as crenças; a diferença é puramente a forma de maquiar cada frase.
Quanto mais eu leio a bíblia e leio o que tem de moral e ético na literatura contemporânea, vejo o plagio ou uma maquiagem do que ja estava lá, na bíblia. Por exemplo, a famosa frase de Shopenhauer que o deixou conhecido, pois ele baseou toda a sua filosofia praticamente em cima desta frase: "O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas não pode querer o que quer". Lendo um livro de Snto agostinho descobrir que Snt Agostinho já tinha dito antes (Por volta de 400 D.C) porém em outras palavras. Depois lendo Soren Kiekergard descubro a mesma frase, porem florida; depois vi a mesma frase no livro de Eintein "Como vejo o mundo" porem, escrita de outra foram, mas o mesmo significado; depois lendo as Epistolas de Paulo, olha a frase lá! quase igualzinha! com o mesmo sentido e tudo mais! Portanto os ensinamentos morais não estão somente na bíblia, estão espalhados por todas as filosofias, crenças, ciências e por ai vai. Soren Kierkergard, por exemplo, ficou conhecido como um dos filósofos contemporâneos mais importantes, porque baseu sua filosofia nos ensinamentos cristãos; tentou traduzir o evangelho da forma mais sublime. Pois ele ia a fundo, e se esses conhecimentos não fossem importantes, ele não seria tão conhecido mundialmente, nem seu nome seria citado como filósofo. Ja li vários livros de outros filósofos falando dele, ou seja, que beberam de sua fonte e passaram adiante. Soren é só um exemplo de muitos.
Eu ja estou convencido de que o que tiramos de moral e ético na literatura Universal, antiga e contemporânea, é somente um conhecimento adquirido por alguns filósofos que compreenderam a fundo os ensinamentos bíblicos, passados de geração a geração, de pais para filho, de filósofo para filósofo até conseguirem o sumo ensino de cada palavra, da forma como eles compreenderam.
Afinal, a evolução do conhecimento moral é análogo ao conhecimento ciêntífico, tudo teve um princípio e é passado de geração para geração.
Se notar, verá que toda essa literatura histórica, para um descrente, tem um motivo: iniciarem essas pessoas que não creem em Deus a começarem a estudar suas leis, mesmo que não a entendem e a usam para blasfemar; todas essas palavras estão sendo gravadas em seu espírito para um dia serem aproveitadas
.
Continuo a dizer-lhe - que quanto mais leio a bíblia - menos concordo que ela seja uma iniciação ao conhecimento das leis "divinas", em termos de racionalidade comparada.
É complicado, porque hoje, quanto mais eu acho que sei, menos sei

Tudo na bíblia é para testar a fé do homem, do crente e do descrente; Quando um crente iniciante ver todas àquelas atrocidades fica confuso, duvidoso, temeroso, e pergunta que Deus é esse, é este Deus que eu devo confiar? Mas se ele crer de fato, nada disso importa, porque imediatamente terá uma resposta que Deus é apenas o bem, e tudo aquilo na Biblia terá outro sentido. Entretanto, quando ele de fato não é crente, ele desiste no primeiro capítulo, ou estuda, sem fé, e sem nada compreender.
"É preciso compreender para crer e crer para compreender" Snt Agostinho.
Talvez, você tenha alguma razão...
Mas até ao momento presente, ainda não consegui, atingir esse patamar de entendimento superlativo.

Pode crer, que ando a treinar há muito tempo, para ficar tão desprovido de "ego" como um autêntico vertebrado mamífero, pré-hominídeo... Mas apesar disso, para meu desgosto, ainda não consegui alcançar essa clarividente façanha anti-intelectual - tão supra-racional - que me permita ser iluminado directamente pelo sacrossanto "espírito santo". Pouca sorte a minha, não
Vai ver você ja alcançou muita coisa e não percebe, é so ver a maioria da população que ainda é escravo das vaidades, do dinheiro, da luxuria, da inteligência, do poder etc... Esses são os que tem, digamos, pouca sorte, porque ja fui como eles e sei a aflição que passam todos os minutos de seus dias.
Assistiu esses dias na Record mostrando os presídios do ceará? Pois eh, muitos ali poderiam está em uma situação melhor se tivessem um pouco de conhecimento moral. Quando eu vi aquilo comecei a dar mais valor à minha vida espiritual, o pouco conhecimento que tenho

Não leve a mal nenhuma de minhas palavras, pois não tenho nenhuma intenção de ofender ninguém. Estou assistindo o jogo e vim responder rápido; pode ser que depois eu faço algumas modificações se deixei algo mal explicado ou falei algo que lhe ofendeu, ou passei algo que ofenda os outros de forma subliminar.
abraços