Ótimo, Derfel. Parabéns por ter ido em busca da resposta. O que diz o relato bíblico? "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo."
Que, na verdade, não trata de culpa ou pecado, mas em Coríntios se fala da Igreja.
e depois: "quanto ao outro, não te importa (é responsabilidade de Deus); quanto a ti, segue-me".
Aqui também não vejo a relação do caso em questão com o ocorrido com João 21:22.
Veja bem: "Derfel não pode ser julgado pelo meu crime". O que a Bíblia afirma é que a salvação é individual.
A Bíblia não afirma isso, essa é apenas uma interpretação dentre outras, como a dos calvinistas.
É certo que o filho não será sentenciado pelos erros do pai, nem o pai pelo mal do filho. Nosso próprio código penal, por consciência herdada de Deus, nos traz essa informação.
Aqui existe uma pequena confusão, apesar da convergência dos resultados finais. O que tem a ver o Código Penal com o caso em questão? O Código Penal tem origem no paganismo, com influência do código romano e, em menor grau, no código visigótico. Se fôssemos seguir a lei inspirada por Deus, o nosso código penal seria a Lei de Moisés.
Mas entenda: Adão, ao ser tentado, seguiu o que era mal. Provou-se ali, que o homem não é bom. Se fosse bom, agiria com justiça em reconhecer a autoridade daquele que o gerou.
Acho que você não leu o meu post anterior... Adão não tinha consciência do mal, já que ele só tem esse conhecimento quando come do fruto. O máximo que pode ser acusado é de ter sido ingênuo, e olhe lá, já que mesmo para isso teria de ter uma noção do que seria o bem e o mal.
Veja que o primeiro homem, por ser mal, seus filhos também o serão, pois aprenderão do mal do primeiro.
Ninguém é mal porque seu pai o foi. E Adão não é considerado mal, tanto que ensinou seus filhos a honrar o nome do Senhor (ainda que injustiçado por Ele).
Por que o homem duvida de Deus? Pois o primeiro homem creu em satanás (que é mentiroso). Satanás propôs a Eva que o homem pode ser igual a Deus. Perceba que Eva pagou pra ver, por cobiça em ser igual a Deus.
Não foi Satanás, foi a serpente, o que é muito diferente. Aliás, a queda de Lúcifer se dá justamente porque Deus amava mais aos homens que aos anjos, e isso só pode ser verdade DEPOIS de Adão gerar a sua descendência. E o mentiroso na história não foi a serpente, que disse a verdade, como mostrado no post anterior.
E perceba que Deus havia advertido: "se comerdes, certamente morrerás". E veja que Deus não mentiu. Após o homem adulterar com o mal, o homem morreu (para Deus).
interpretação particular sua, não é o que o texto diz. O fato de você dizer que o homem morreu para Deus é negar todo o restante da Bíblia, principalmente o NT.
E essa informação foi passada de geração em geração, de pai para filho. Derfel, por que não fazes o bem? Por que teu pai te ensinou que Deus não existe? Ou por que Adão te ensinou para que duvidasse de Deus?
Imagino que sejam perguntas retóricas...
Observe que o relato bíblico afirma: "Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons." Agora eu te pergunto. Se todos são frutos da primeira árvore, que é Adão, como podem haver frutos bons? Pelo relato bíblico, aí é que entra o resgate de Deus (o sacrificio do Filho), e a competência exclusiva de Deus em escolher alguns dentre os homens (que são todos maus).
Quer dizer que, só para ficar no VT, Abel, Sete, Noé, Lot, Jó, Moisés, Abraão são todos maus??? Se todos são maus, por que Deus escolhe alguns e outros não? Você está caindo na predestinação, sendo assim, o que se faz é, na realidade, irrelevante.
Derfel, veja e entenda. Vc diz o seguinte: "O Fernando não disse que Adão e Eva não morreram, mas que eles não morreram após comer do fruto proibido.". Vou te confirmar que eles morreram depois de comer do fruto. Observe o relato bíblico em Tiago: "Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."
São tratativas diferentes.
Vc defende satanás como aquele que diz a verdade. Te pergunto: Se ordenares a teu filho que não fale com estranhos, e um dia chegar um estranho a fazer perguntas, e teu filho responder: "meu pai disse para eu não falar, nem brincar com estranhos". E esse estranho dizer a seu filho: "teu pai não sabe o que diz; ele diz isso porque sabe que um estranho te ensinará a jogar futebol melhor que ele. E o filho segue com o estranho." O que te parece? Não estou a discutir situações. Só quero evidenciar que o filho não pode usurpar da autoridade do pai. Por isso o homem morreu, assim como, antes do homem, satanás morreu no momento em que almejou ser Deus.
O exemplo não procede. Novamente, não é Satanás, mas a serpente. E deus não disse que não falasse com estranhos, mas disse uma mentira mesmo, que foi contra-dita pela serpente. Quando um pai diz ao filho para não falar com estranhos é para protegê-lo. Já no caso de Deus, ele apenas queria que o homem não se tornasse Deus.