Autor Tópico: Porque satanás não se arrepende?  (Lida 40199 vezes)

Offline Nada

• Nível 15
  • *
Re: Porque satanás não se arrepende?
« Resposta #225 Online: 29 de Junho de 2010, 16:50:53 »
Ótimo, Derfel. Parabéns por ter ido em busca da resposta. O que diz o relato bíblico? "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo." e depois: "quanto ao outro, não te importa (é responsabilidade de Deus); quanto a ti, segue-me". Veja bem: "Derfel não pode ser julgado pelo meu crime". O que a Bíblia afirma é que a salvação é individual. É certo que o filho não será sentenciado pelos erros do pai, nem o pai pelo mal do filho. Nosso próprio código penal, por consciência herdada de Deus, nos traz essa informação. Mas entenda: Adão, ao ser tentado, seguiu o que era mal. Provou-se ali, que o homem não é bom. Se fosse bom, agiria com justiça em reconhecer a autoridade daquele que o gerou. Veja que o primeiro homem, por ser mal, seus filhos também o serão, pois aprenderão do mal do primeiro. Por que o homem duvida de Deus? Pois o primeiro homem creu em satanás (que é mentiroso). Satanás propôs a Eva que o homem pode ser igual a Deus. Perceba que Eva pagou pra ver, por cobiça em ser igual a Deus. E perceba que Deus havia advertido: "se comerdes, certamente morrerás". E veja que Deus não mentiu. Após o homem adulterar com o mal, o homem morreu (para Deus). E essa informação foi passada de geração em geração, de pai para filho. Derfel, por que não fazes o bem? Por que teu pai te ensinou que Deus não existe? Ou por que Adão te ensinou para que duvidasse de Deus? Observe que o relato bíblico afirma: "Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons." Agora eu te pergunto. Se todos são frutos da primeira árvore, que é Adão, como podem haver frutos bons? Pelo relato bíblico, aí é que entra o resgate de Deus (o sacrificio do Filho), e a competência exclusiva de Deus em escolher alguns dentre os homens (que são todos maus).
« Última modificação: 29 de Junho de 2010, 17:02:44 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #226 Online: 29 de Junho de 2010, 16:58:44 »
Derfel, veja e entenda. Vc diz o seguinte: "O Fernando não disse que Adão e Eva não morreram, mas que eles não morreram após comer do fruto proibido.". Vou te confirmar que eles morreram depois de comer do fruto. Observe o relato bíblico em Tiago: "Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #227 Online: 29 de Junho de 2010, 17:11:13 »
Vc defende satanás como aquele que diz a verdade. Te pergunto: Se ordenares a teu filho que não fale com estranhos, e um dia chegar um estranho a fazer perguntas, e teu filho responder: "meu pai disse para eu não falar, nem brincar com estranhos". E esse estranho dizer a seu filho: "teu pai não sabe o que diz; ele diz isso porque sabe que um estranho te ensinará a jogar futebol melhor que ele. E o filho segue com o estranho." O que te parece? Não estou a discutir situações. Só quero evidenciar que o filho não pode usurpar da autoridade do pai. Por isso o homem morreu, assim como, antes do homem, satanás morreu no momento em que almejou ser Deus.
« Última modificação: 29 de Junho de 2010, 17:14:01 por Nada »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #228 Online: 29 de Junho de 2010, 17:38:16 »
Famado, estás a enganar-se ao achar que aqui é forum para diversão. É forum de debate, e debate sério. Muito mais sério quando a dignidade de Deus está em jogo. Ou estais a ser persuadido pelos demais foristas? Verifique as palavras daquele que tu mesmo declaras que é seu guia: "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha." e mais adiante: "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;"

Entao deus (qualquer um deles) que crie uma conta aqui, faça login e venha se defender

Quem voce pensa que é para defender a dignidade de um deus?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 29 de Junho de 2010, 18:00:53 »
Don't feed the troll...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #230 Online: 29 de Junho de 2010, 18:07:20 »
Andre Luiz,

vcs tem defendido a dignidade de satanás, que é vosso deus e pai, e assim como ele, não se arrependem. Por qual motivo tu me condenas? E se eu falar mal de tua coruja?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #231 Online: 29 de Junho de 2010, 18:11:48 »
Andre Luiz,

vcs tem defendido a dignidade de satanás, que é vosso deus e pai, e assim como ele, não se arrependem. Por qual motivo tu me condenas? E se eu falar mal de tua coruja?

Então nós somos netos de Deus ?
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #232 Online: 29 de Junho de 2010, 19:00:33 »
famado

Rapaz... Não dá pra entender um monte de coisas. Religião é religião.

Também acho :!: :arrow: Mas repare, que existem religiões mais consistentes doutrinariamente, que não submetem os crentes a tamanha confusão mental...

Já leu a filosofia política, de Confúcio, que algumas pessoas consideram uma religião impecável?
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #233 Online: 29 de Junho de 2010, 19:02:57 »
Rapaz, para o cristianismo Satanás existe e é uma pessoa. Um ser inapelável e determinado a destruir o homem. Não há em sua natureza nada que aponte para mudar de idéia. O que dá pra dizer explicitamente sobre ele, que esteja de forma clara na bíblia, é que ele é mentiroso, homicida e armador de ciladas. Seu destino está previsto no livro do Apocalipse como sendo algo entre a destruição eterna ou o sofrimento eterno (não dá pra saber ao certo). Sobre sua origem, só há especulações. São adaptações de textos dirigidos aos reis de Babilônia, Tiro e Egito. Teria sido alguém de posição honrosa na "corte divina", que se rebelou contra Deus.

A verdade é que no VT o mal tem origem em Javé, no NT, em Satanás. Satanás é pouco citado no VT e muitas vezes citado no NT. A figura de Satanás ganha proeminência após o retorno do exílio dos Judeus na Babilônia. Há muita influência dos cultos daqueles povos na figura de satanás mais aceita pelo cristianismo.

Particularmente acredito na existência de satanás.
Famado, eu não entendo como você pode ter um conhecimento tão grande a respeito da composição do mito de Satanás, citando as diferenças entre VT e NT, influências de povos mesopotâneos e tudo o mais e depois afirmar que acredita na existência de Satanás. É uma contradição, ao meu ver.

Duplipensar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 29 de Junho de 2010, 19:04:22 »
Ótimo, Derfel. Parabéns por ter ido em busca da resposta. O que diz o relato bíblico? "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo."
Que, na verdade, não trata de culpa ou pecado, mas em Coríntios se fala da Igreja.
e depois: "quanto ao outro, não te importa (é responsabilidade de Deus); quanto a ti, segue-me".
Aqui também não vejo a relação do caso em questão com o ocorrido com João 21:22.
Veja bem: "Derfel não pode ser julgado pelo meu crime". O que a Bíblia afirma é que a salvação é individual.
A Bíblia não afirma isso, essa é apenas uma interpretação dentre outras, como a dos calvinistas.
É certo que o filho não será sentenciado pelos erros do pai, nem o pai pelo mal do filho. Nosso próprio código penal, por consciência herdada de Deus, nos traz essa informação.
Aqui existe uma pequena confusão, apesar da convergência dos resultados finais. O que tem a ver o Código Penal com o caso em questão? O Código Penal tem origem no paganismo, com influência do código romano e, em menor grau, no código visigótico. Se fôssemos seguir a lei inspirada por Deus, o nosso código penal seria a Lei de Moisés.
Mas entenda: Adão, ao ser tentado, seguiu o que era mal. Provou-se ali, que o homem não é bom. Se fosse bom, agiria com justiça em reconhecer a autoridade daquele que o gerou.
Acho que você não leu o meu post anterior... Adão não tinha consciência do mal, já que ele só tem esse conhecimento quando come do fruto. O máximo que pode ser acusado é de ter sido ingênuo, e olhe lá, já que mesmo para isso teria de ter uma noção do que seria o bem e o mal.
Veja que o primeiro homem, por ser mal, seus filhos também o serão, pois aprenderão do mal do primeiro.
Ninguém é mal porque seu pai o foi. E Adão não é considerado mal, tanto que ensinou seus filhos a honrar o nome do Senhor (ainda que injustiçado por Ele).
Por que o homem duvida de Deus? Pois o primeiro homem creu em satanás (que é mentiroso). Satanás propôs a Eva que o homem pode ser igual a Deus. Perceba que Eva pagou pra ver, por cobiça em ser igual a Deus.
Não foi Satanás, foi a serpente, o que é muito diferente. Aliás, a queda de Lúcifer se dá justamente porque Deus amava mais aos homens que aos anjos, e isso só pode ser verdade DEPOIS de Adão gerar a sua descendência. E o mentiroso na história não foi a serpente, que disse a verdade, como mostrado no post anterior.
E perceba que Deus havia advertido: "se comerdes, certamente morrerás". E veja que Deus não mentiu. Após o homem adulterar com o mal, o homem morreu (para Deus).
interpretação particular sua, não é o que o texto diz. O fato de você dizer que o homem morreu para Deus é negar todo o restante da Bíblia, principalmente o NT.
E essa informação foi passada de geração em geração, de pai para filho. Derfel, por que não fazes o bem? Por que teu pai te ensinou que Deus não existe? Ou por que Adão te ensinou para que duvidasse de Deus?
Imagino que sejam perguntas retóricas...
Observe que o relato bíblico afirma: "Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons." Agora eu te pergunto. Se todos são frutos da primeira árvore, que é Adão, como podem haver frutos bons? Pelo relato bíblico, aí é que entra o resgate de Deus (o sacrificio do Filho), e a competência exclusiva de Deus em escolher alguns dentre os homens (que são todos maus).
Quer dizer que, só para ficar no VT, Abel, Sete, Noé, Lot, Jó, Moisés, Abraão são todos maus??? Se todos são maus, por que Deus escolhe alguns e outros não? Você está caindo na predestinação, sendo assim, o que se faz é, na realidade, irrelevante.
Derfel, veja e entenda. Vc diz o seguinte: "O Fernando não disse que Adão e Eva não morreram, mas que eles não morreram após comer do fruto proibido.". Vou te confirmar que eles morreram depois de comer do fruto. Observe o relato bíblico em Tiago: "Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."

São tratativas diferentes.
Vc defende satanás como aquele que diz a verdade. Te pergunto: Se ordenares a teu filho que não fale com estranhos, e um dia chegar um estranho a fazer perguntas, e teu filho responder: "meu pai disse para eu não falar, nem brincar com estranhos". E esse estranho dizer a seu filho: "teu pai não sabe o que diz; ele diz isso porque sabe que um estranho te ensinará a jogar futebol melhor que ele. E o filho segue com o estranho." O que te parece? Não estou a discutir situações. Só quero evidenciar que o filho não pode usurpar da autoridade do pai. Por isso o homem morreu, assim como, antes do homem, satanás morreu no momento em que almejou ser Deus.

O exemplo não procede. Novamente, não é Satanás, mas a serpente. E deus não disse que não falasse com estranhos, mas disse uma mentira mesmo, que foi contra-dita pela serpente. Quando um pai diz ao filho para não falar com estranhos é para protegê-lo. Já no caso de Deus, ele apenas queria que o homem não se tornasse Deus.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 29 de Junho de 2010, 19:59:05 »
Andre Luiz,

Não entendi, você está chamado todo mundo aqui de satanista???

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #236 Online: 29 de Junho de 2010, 21:17:10 »
Derfel declara:

"E deus não disse que não falasse com estranhos, mas disse uma mentira mesmo, que foi contra-dita pela serpente."

Ou seja, para Derfel, Deus é mentiroso e satanás verdadeiro.

Derfel me pergunta:

Afirmo que tu mesmo o dizes pela tua própria boca.
« Última modificação: 29 de Junho de 2010, 21:47:50 por Nada »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 29 de Junho de 2010, 21:19:49 »
Ahá Derfel!

Descobri de onde vem seu conhecimento enciclopédico: de satã (lúcifer, satanás, adversário, anjo de luz, diabo,... faltou algum?)! 
Foto USGS

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #238 Online: 29 de Junho de 2010, 21:38:06 »
No final das contas eu acabo me divertindo com essa porra toda.  :biglol: 

Opa....  :|

Quando eu disse  “essa porra toda” não estou falando literalmente  :P

:diabo: :anjo: :ghost:

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #239 Online: 29 de Junho de 2010, 21:45:37 »
Veja bem, Derfel, tenho colocado aqui textos extremamente fáceis de serem compreendidos, porém vcs não entendem. Vou provar que tu és cego, por herança de teu pai. Vc declara que a Bíblia não afirma que a salvação é individual. Vou postar mais um relato bíblico:
" Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo."
De que maneira, assim como teu pai colocou em dúvidas a ordem de Deus a Eva, colocará em dúvidas esta palavra? Alguns aqui dizem que erram por desconhecerem. Porém, Deus diz que erram porque são mentirosos.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #240 Online: 29 de Junho de 2010, 21:56:34 »
Derfel declara:
"Aqui existe uma pequena confusão, apesar da convergência dos resultados finais. O que tem a ver o Código Penal com o caso em questão? O Código Penal tem origem no paganismo, com influência do código romano e, em menor grau, no código visigótico. Se fôssemos seguir a lei inspirada por Deus, o nosso código penal seria a Lei de Moisés."

Se o nosso código penal é a Lei de Moisés, como vc mesmo diz, observe que estamos debaixo de sentença da mesma forma, pois a Lei diz: "Não darás falso testemunho."

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #241 Online: 29 de Junho de 2010, 22:02:58 »
Derfel pergunta:
"Quer dizer que, só para ficar no VT, Abel, Sete, Noé, Lot, Jó, Moisés, Abraão são todos maus??? "

Absolutamente são todos maus, por herança de satanás (serpente). Porém, são justificados em dar o bom testemunho de Deus, que é a boa obra.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #242 Online: 29 de Junho de 2010, 22:03:52 »
Nada

Lê lá uma mensagem que acabei de deixar pra vc! :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 29 de Junho de 2010, 22:24:37 »
Derfel declara:

"E deus não disse que não falasse com estranhos, mas disse uma mentira mesmo, que foi contra-dita pela serpente."

Ou seja, para Derfel, Deus é mentiroso e satanás verdadeiro.
Ou seja, Nada tem um sério problema com interpretação de textos.
Derfel me pergunta:

Afirmo que tu mesmo o dizes pela tua própria boca.
Primeiramente tem que provar que tal criatura exista, não é mesmo? Eu pessoalmete estou tratando apenas de interpretação de um texto (que, por sinal, era originalmente politeísta, ainda com alguns ecos disso no texto atual).

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #244 Online: 29 de Junho de 2010, 22:36:16 »
Derfel declara:
Ou seja, Nada tem um sério problema com interpretação de textos.

Quem lê, que entenda.

Depois, Derfel declara:
Primeiramente tem que provar que tal criatura exista, não é mesmo? Eu pessoalmete estou tratando apenas de interpretação de um texto (que, por sinal, era originalmente politeísta, ainda com alguns ecos disso no texto atual).

Perceba que a vc já está provado que Deus não existe, pois fala como deus ao usurpar da autoridade do verdadeiro Deus. Explique melhor a idéia de que o texto original era politeísta. Não precisa me "provar" com pesquisas de estudiosos e tal. Só me explique com suas próprias palavras ou com uso do próprio relato bíblico.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #245 Online: 29 de Junho de 2010, 22:38:18 »
Derfel declara:
"Aqui existe uma pequena confusão, apesar da convergência dos resultados finais. O que tem a ver o Código Penal com o caso em questão? O Código Penal tem origem no paganismo, com influência do código romano e, em menor grau, no código visigótico. Se fôssemos seguir a lei inspirada por Deus, o nosso código penal seria a Lei de Moisés."

Se o nosso código penal é a Lei de Moisés, como vc mesmo diz, observe que estamos debaixo de sentença da mesma forma, pois a Lei diz: "Não darás falso testemunho."

O Derfel não disse que nosso código penal é a Lei de Moisés. Ele disse: 
“Se fôssemos seguir a lei inspirada por Deus, o nosso código penal seria a Lei de Moisés." 

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #246 Online: 29 de Junho de 2010, 22:43:31 »
Percebam que quando damos testemunho de Deus, já estamos fora da geração de Adão, que é a geração perversa que diz que Deus não existe. O homem natural fala das coisas do homem e exalta o homem como se fosse Deus. O homem espiritual, aquele que Deus escolheu e se deu a conhecer, esse pelo Espírito de Deus fala, e dá bom testemunho de Deus. Observem o relato: "O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #247 Online: 29 de Junho de 2010, 22:44:28 »
Pelas muitas discursões já travadas aqui no fórum acerca da figura de satanás, já ficou mais do que demonstrado que se trata de uma criação puramente cultural. No antigo testamento tal figura não tem qualquer relevância, sendo citada um ou duas vezes de forma marginal.

Para os judeus tanto o bem como o mal tinha sua origen em deus Javé, sendo partes imanentes da realidade. Somente depois de travarem contato com a cultura persa e sua religião - o zoroastrismo - é que passa a surgir no judaísmo a idéia de dualidade, do bem e do mal como coisas distintas em natureza e origem. Esse dualismo, com a associação da figura de Angra Mainyu ou Arimã como personificação do mal ou antideus, vai aos poucos se infiltrando na crença das várias seitas judaicas.

Contudo, essa influência não se faz presente no antigo testamento, sendo registrada com mais destaque na tradição oral e nos documentos "extra bíblicos" das diversas seitas, mais notadamente da farisáica.

O cristianismo, por sua vez, tendo sido fortemente influenciado pelo farisaísmo em sua formação, adotou a ideia de dualidade bem/mal, Deus/diabo. É basicamente por essa razão que temos uma diferença tão grande de tratamento dado à figura de Satanás  no antigo e no novo testamento - o antigo testamento com quase nenhuma referência, sendo que as poucas vezes que ele é citado, aparece apenas como um personagem marginal e sem importância; já no novo testamento Satanás é constantemente citado e aparece como figura central na "luta" entre bem e mal.

Assim, a resposta à pergunta do tópico ( porque Satanás não se arrepende?) vem à tona naturalmente: Satanás não se arrepende, porque, como criação cultural que é, somente pode cumprir com o papel para o qual foi criado, permanecendo sem se arrepender. Um Satanás arrependido não faria sentido algum, pois acabaria perdendo a finalidade para a qual foi criado.
« Última modificação: 29 de Junho de 2010, 22:57:08 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #248 Online: 29 de Junho de 2010, 22:45:25 »
Sr. Lion,

o q vc acharia se alguém matasse seu pai?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #249 Online: 29 de Junho de 2010, 22:46:30 »

Micrômegas

Um exemplo do que eu disse acima, que a biblia é para os pobres de espírito.

Em que sentido, é que você afirma isso?

Estou lendo As aventuras de Robinson Crosué e me deparei com esta parte. Veja, meu caro lusi, que foi a Biblia que o inspirou a passar o conhecimento moral para o nativo, e é desta forma que os conhecimentos morais biblicos espalham pelo mundo, de geração à geração, de filósofo para filósofo, de pai para filho etc,  sem ninguém perceber que a raiz é a bíblia, porque tudo é dado de forma subtil. Se tudo isso é uma mentira, é uma mentira muito bem feita e com o propósito sendo alcançado há 2000 anos.

Eu sou de opinião, que ele tendo concordado que a bíblia era o seu mestre moral, achou por bem transmitir esses valores a “sexta-feira”.

À medida que Sexta-Feira fazia progressos no inglês, nossas conversas se tornavam mais densas. Falávamos sobre religião e eu tentava cristianizá-lo:

— Na sua tribo vocês acreditam em Deus, Sexta-Feira?

— O que ser Deus?

— Deus é a força máxima do Universo, o criador de todas as coisas disse a ele, enquanto apontava para o céu.

Ele me disse, com alguma dificuldade para encontrar palavras e usando muito o auxílio de gestos, que Deus estava em todas as coisas.

Eu já ia concordando com ele quando ele apontou para uma cabra e disse que ela era um deus para ele. Depois pegou uma banana, abriu e comeu. Com a boca cheia disse estar com a boca cheia de Deus.

Não aguentei tamanha blasfémia e bati-lhe na cara.

— Deus não pode ser uma banana! Deus é maior do que tudo!

Quando inocentemente - o índio lhe expôs o que imaginava ser “deus” - Crusoé, escandalizado, agridio-o numa atitude prepotente e autoritária. Agiu como fizeram os missonários, em África e nas Américas. Como se os naturais da terra, fossem idiotas, com valores sem qualidade ética e religiosa, inaceitáveis perante o criador.

— Se Ele ser maior do que tudo, por que Ele não vencer o mal? Por que Ele não matar Diabo?

— Você não entende porque é um índio, um ser inferior. Não foi baptizado e nunca esteve próximo de Deus.

Se você fosse civilizado, saberia que Deus não “mata” o Diabo. Primeiro, porque Deus é bom. E depois, Ele acredita na  REGENERAÇÃO, crê que todos merecem uma segunda chance e podem ser salvos. Por isso ele mandou seu filho para a Terra, para nos ensinar. Por isso nós, europeus, viemos ao NOVO MUNDO para  PROPAGAR  a vontade e a palavra de Deus. Ou você acha que eu salvei sua vida à toa?

Minha  eloquência  foi tamanha que Sexta-Feira não discutiu mais. Apenas baixou a cabeça e, quem sabe se lembrando o dia em que eu o salvei, sorriu para mim.

O índio subjugado por gratidão, aceitou passivamente, mas desconsolado interiormente.

Há aqui um relacionamento desvirtuado: Crusoé, por ter salvo a vida ao índio, abusou da confiança surgida entre os dois, para se arrogar o direito de o tratar como um subalterno, ou inferior. :arrow: :idea:

Desse modo decide impingir-lhe a sua mitologia pessoal, como se fossem valores absolutamente verdadeiros e inabaláveis, à luz da filosofia natural...

Lembro-me duma história, acontecida depois dos primeiros europeus, chegarem à América Latina: Cabral, Colombo, Cortez, Pizarro, ou qualquer outro conquistador português, ou espanhol, tentando evangelizar os cacique e pajés locais, através dos seus santos monges.

Um franciscano ou jesuíta, empunhando um crucifixo e uma bíblia, tentava persuadir um pajé, da superioridade da sua concepção divina. O pajé aborrecido com a conversa do padre, tirou-lhe o crucifixo e a bíblia das mãos e lançou-as a uma fogueira, que as reduziu a cinzas e disse: Esses é que são os "deuses", que tu me queres obrigar a adorar, no lugar do "grande espírito", disse ele apontando para o Sol?

Nesse e noutros dias seguintes, muitos índios foram castigados e até mortos, por se recusarem a ser convertidos à "divindade" bíblica. :arrow: :( 

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!