Autor Tópico: Culinária Cetica - Receitas e Dicas  (Lida 162520 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Culinária Cetica - Receitas e Dicas
« Resposta #675 Online: 27 de Outubro de 2011, 21:45:29 »
Quero descobrir maioneses com azeite de oliva de intenso buquê e ovos caipira, ou com outros tipos de ovos e óleos.
Me contaram de uma maionese vegetariana, a base de tofu, ainda não experimentei.
Eu ainda não experimentei Tofu. Tem ritual pra se comer isso? O que você recomendaria?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #676 Online: 04 de Novembro de 2011, 21:03:15 »
Fizemos essa receita de almôndega (PORPETAS!!!) agora aqui em casa e PQP. Trocinho bom demais... Tá certo que o céu da minha boca tá descolando de tanta pimenta, mas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #677 Online: 05 de Novembro de 2011, 08:03:42 »
Uma dúvida que eu queria que alguém respondesse:Pq carnes assadas em brasas ou em fornos a lenha são mais saborosas do que as preparadas em fornos a gás  ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #678 Online: 05 de Novembro de 2011, 08:18:41 »
Uma dúvida que eu queria que alguém respondesse:Pq carnes assadas em brasas ou em fornos a lenha são mais saborosas do que as preparadas em fornos a gás  ?

A queima da madeira acaba influenciando o sabor. A fumaça participa muito no "tempero" da carne nesses casos.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #679 Online: 05 de Novembro de 2011, 09:19:17 »

A queima da madeira acaba influenciando o sabor. A fumaça participa muito no "tempero" da carne nesses casos.

Sim. Pelo mesmo motivo o fogão à lenha produz pratos mais saborosos. Uns dizem que a inconstância  da chama (ora mais forte, ora mais fraca; ora num lugar. ora noutro) também tem um papel interessante quando se usa lenha.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #680 Online: 05 de Novembro de 2011, 09:24:22 »

Sim. Pelo mesmo motivo o fogão à lenha produz pratos mais saborosos. Uns dizem que a inconstância  da chama (ora mais forte, ora mais fraca; ora num lugar. ora noutro) também tem um papel interessante quando se usa lenha.

Fogão à lenha é outro nível de comida... :hihi:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #681 Online: 05 de Novembro de 2011, 12:14:05 »
É cozimento aliado a defumação =)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #682 Online: 06 de Novembro de 2011, 19:29:39 »
Interessante coisa pra se verificar em um teste controlado.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #683 Online: 06 de Novembro de 2011, 20:27:07 »

Não precisa. É óbvio demais.

Inclusive já existe a venda "fumaça líquida" para que preparações com gás fiquem parecidas com preparações com lenha/carvão. A fumaça líquida é empregada por exemplo no molho barbacue consumido na rede Outback.

Fumaça líquida
Fumaça líquida está sendo usado para defumar alimentos.
Produtos defumados são iguarias caras, nas quais boa parte do preço se deve ao sabor da fumaça. Mas não se deixe enganar: há muitas décadas já não se defuma nada sobre o fogão. Em vez disso, usa-se fumaça líquida um extrato de madeira queimada criado nos anos 70 nos Estados Unidos. Isso mesmo: para produzir o aroma artificial da fumaça, basta fazer uma fogueira em um forno e canalizar a fumaça sob pressão para dentro de uma vasilha com água. Com isso, o gás da madeira queimada se dissolve no líquido e o extrato está pronto para ir à mesa. Os brasileiros, desde a década passada, aprenderam a apreciá-lo no célebre molho barbecue que acompanha o Chicken-Nuggets do McDonalds. Mas também o encontram em praticamente todos os produtos defumados. Até ração e ossos defumados para cães contêm fumaça líquida atualmente, diz José Roberto Fernandes, diretor da Fuchs-Gewuerze, empresa especializada no ramo.
http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119234.shtml
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 20:31:22 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #684 Online: 07 de Novembro de 2011, 18:36:55 »
É. Mas será que ninguém nunca se viu em certas ocasiões com total repulsa a coisas defumadas?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #685 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:36:36 »

Não precisa. É óbvio demais.

Inclusive já existe a venda "fumaça líquida" para que preparações com gás fiquem parecidas com preparações com lenha/carvão. A fumaça líquida é empregada por exemplo no molho barbacue consumido na rede Outback.

Fumaça líquida
Fumaça líquida está sendo usado para defumar alimentos.
Produtos defumados são iguarias caras, nas quais boa parte do preço se deve ao sabor da fumaça. Mas não se deixe enganar: há muitas décadas já não se defuma nada sobre o fogão. Em vez disso, usa-se fumaça líquida um extrato de madeira queimada criado nos anos 70 nos Estados Unidos. Isso mesmo: para produzir o aroma artificial da fumaça, basta fazer uma fogueira em um forno e canalizar a fumaça sob pressão para dentro de uma vasilha com água. Com isso, o gás da madeira queimada se dissolve no líquido e o extrato está pronto para ir à mesa. Os brasileiros, desde a década passada, aprenderam a apreciá-lo no célebre molho barbecue que acompanha o Chicken-Nuggets do McDonalds. Mas também o encontram em praticamente todos os produtos defumados. Até ração e ossos defumados para cães contêm fumaça líquida atualmente, diz José Roberto Fernandes, diretor da Fuchs-Gewuerze, empresa especializada no ramo.
http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119234.shtml
Eu ainda faço salgando, passando fubá e colocando sobre o fogão à lenha por dois ou três dias. Fica excelente e eles perdem muita água e gordura no processo, mas não chegam a ficar ressecados. Recentemente fiz joelho de porco e costelinha defumados. Ficaram muito bons.

Também fiz um defumador com uma latão de 200lts. Funciona bem, mas aí já tem que tomar muito cuidado porque senão chega a ficar enjoativo o gosto.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #686 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:39:42 »
Pra que o fubá?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #687 Online: 07 de Novembro de 2011, 22:48:18 »
Pra que o fubá?

Quando começa a defumação, a carne começa a "suar". Esse suor atrai muitas moscas nos intervalos em que você tira a carne da fumaça (na hora de dormir, por exemplo) e o fubá deixa ela seca. O sal faz a parte dele pra evitar isso, mas se exagerar, vira carne de sol e não carne defumada.

Essa última que eu fiz eu temperei com sal, cominho, pimenta do reino, curry e alho e coloquei sobre o fogão por 3 dias. Depois foi só assar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #688 Online: 07 de Novembro de 2011, 23:30:39 »
Minha família fazia embutidos e defumava numa espécie de armário de latão alto ao ar livre. As linguiças, morcelas, alheiras, etc ficavam penduradas no alto do armário com um fogo bem fraco com lenha que produzia muita fumaça na parte inferior. Fica dias defumando com ótimo resultado.

Quando me mudei para um apartamento comprei um defumador Fischer que é excelente. Veja abaixo. O meu é uma versão mais simples que pode ser colocada sobre o fogão.

O legal é que ele tem uma tampa que não deixa escapar muita fumaça. Usa-se serragem de madeira de árvores frutíferas. Consegui os melhores resultados com galhos de goiabeira bem secos triturados. A serragem é colocada no fundo da caixa e queima em contato com a lata liberando fumaça. A defumação leva em torno de 10 minutos e fica ótimo. Já fiz salmão, truta, porco e frango. O cozimento é perfeito. Também é possível usar arroz jasmim misturado com especiarias (como fazem os orientais) para defumar.

Uma dica legal é esta abaixo. Leia aqui: http://vieirasetrufas.blogspot.com/2009/08/defumacao.html

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #689 Online: 08 de Novembro de 2011, 07:59:20 »
Bacana essa. Quanto custa e comprou onde?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #690 Online: 08 de Novembro de 2011, 08:20:37 »
A algumas paginas atras, era mencionado um site que relacionava "podrões"....num deles tinha um que nos interessou...e a Rina resolveu fazer aqui em casa...olhem só como ficou....muito bom, posso garantir....

Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #691 Online: 08 de Novembro de 2011, 09:46:16 »
A algumas paginas atras, era mencionado um site que relacionava "podrões"....num deles tinha um que nos interessou...e a Rina resolveu fazer aqui em casa...olhem só como ficou....muito bom, posso garantir....

Qual das receitas é essa?

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #692 Online: 08 de Novembro de 2011, 10:12:32 »

Este que vc encontra aqui:
http://guiadopodrao.com.br/
Mas nós fizemos com linguiça de frango que tem aqui numa rede regional, que é excelente. e não colocamos os queijos depois....fixemos foi um arroz e salada para acompanhar.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #693 Online: 08 de Novembro de 2011, 10:41:18 »
Fiz essa no domingo. Ficou bom.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #694 Online: 08 de Novembro de 2011, 10:44:25 »
Fiz essa no domingo. Ficou bom.
Parece ser muito boa mesmo!....vou tentar qualquer dia destes....

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #695 Online: 08 de Novembro de 2011, 10:50:03 »
Que fome que deu isso. O que é paradoxal já que que meu fígado não tá mais conseguindo acompanhar o ritmo. Eu comi um churrascão no domingo e ainda estou empazinado até hoje. Não janto nem almoço e meu estômago ainda está me xingando "Pera aê, patrão!! A gente ainda não terminou o serviço de domingo..."

Skorpios

• Visitante
« Resposta #696 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:00:27 »
Vou comprar uma ripa da chuleta no domingo e assar à velha moda gaúcha. Sal grosso e fome... :biglol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #697 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:38:25 »
Final de mês, aquela miséria, comprei duas bandejas de carne moída (patinho) para fazer o almoço do sábado. A sra Dbohr reclamou que tinha gordura demais na carne. "Sem problemas", eu disse.

Deixei a carne maturando com alho, cebola, sal e azeite. Pinguei o sumo de dois limões na carne e deixei descansando mais um pouco. Depois, meio copo de água e fogo brando.

Levantou um caldo que cozinhou a carne e foi dissolvendo a gordura. Deixei o caldo secar, levando boa parte da gordura dissolvida. Botei mais um pouquinho de shoyu, uma lata de milho verde, uma de seleta de legumes e uns tomates e pronto -- carne moída sem gordura e elogio da patroa :)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #698 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:52:30 »
Muito bom.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #699 Online: 08 de Novembro de 2011, 12:53:52 »
Ajudou que a carne era boa. Se fosse aqueles cortes nojentos que de vez em quando aparecem nem essa técnica salvaria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!