Autor Tópico: Culinária Cetica - Receitas e Dicas  (Lida 162532 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Culinária Cetica - Receitas e Dicas
« Resposta #975 Online: 19 de Outubro de 2012, 20:44:17 »
Estou à disposiçào de todos aqui para ajudar no que estiver ao meu alcance. :)

Legal, depois eu conto aqui como foi essa aventura. :wink:

Iniciei essa saga ontem, fazendo o fundo claro. Hoje é a vez do jus. :)

Legal. Estou curioso para saber onde você vai usar essas preciosidades. Mande notícias. :)

Hoje montei uma parafernália para defumar a frio no apartamento. Testei defumando um pedaço de queijo e ficou ótimo. A partir de amanhã espero ter aquele salmão defumado em fatias finas para preparar uns smörgås ou mesmo um "simples" sandwich de salmão, queijo brie e alface americana numa baguette (com gergelim, óbvio) que costumava comer na Waterloo Station quando morava em Londres. 8-)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #976 Online: 19 de Outubro de 2012, 20:51:32 »
Laura, profissionalmente não se usa sal nos fundos. O acerto do sal é sempre na preparação principal que usa o fundo. Normalmente o fundo claro é sempre o mais utilizado mas existem outros fundos, conforme o objetivo. O jus, por outro lado, deve ser saboroso. Existe uma infinidade de fichas técnicas para jus de carne, vitela, porco, etc... Se tiver interesse é só pedir.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #977 Online: 20 de Outubro de 2012, 16:37:39 »
Legal. Estou curioso para saber onde você vai usar essas preciosidades. Mande notícias. :)

Hoje montei uma parafernália para defumar a frio no apartamento. Testei defumando um pedaço de queijo e ficou ótimo. A partir de amanhã espero ter aquele salmão defumado em fatias finas para preparar uns smörgås ou mesmo um "simples" sandwich de salmão, queijo brie e alface americana numa baguette (com gergelim, óbvio) que costumava comer na Waterloo Station quando morava em Londres. 8-)

Também estou curiosa para saber se valerá a pena todo o trabalho que tive.

Quero fotos da tua engenhoca em ação! Adoro salmão defumado, mas compro pronto, até mesmo porque sempre fantasiei que defumar fosse um processo inviável de ser realizado domesticamente, em um apartamento. 

A maioria das coisas memoráveis (no bom sentido) que já comi eram simples. Receitas simples ou apenas uma montagem, como o seu sanduíche, mas com ótimos ingredientes, o que em muitas vezes não significa sofisticação, mas boa qualidade. No Brasil, é justamente aí que pecam muitos restaurantes pretensiosos, ao elaborar os pratos, mas não dar a devida importância a qualidade dos ingredientes. Desavisada, já paguei caro por refeições lamentáveis. Mas também já comi uma brusqueta incrível que custou 1 euro, um sanduíche delicioso que eu mesma montei na rua, com coisas que comprei na galeria Lafayette e adoro os pastéis de uma feira que acontece aos sábados, aqui pertinho de casa.

Laura, profissionalmente não se usa sal nos fundos. O acerto do sal é sempre na preparação principal que usa o fundo. Normalmente o fundo claro é sempre o mais utilizado mas existem outros fundos, conforme o objetivo. O jus, por outro lado, deve ser saboroso. Existe uma infinidade de fichas técnicas para jus de carne, vitela, porco, etc... Se tiver interesse é só pedir.

Pics or it never happened. Seguem as fotos de antes (com o fundo claro, preparado no dia anterior) e depois do jus. Não coloquei sal, porque li seu post antes, mas havia colocado sal no fundo branco e não sabia se o tomilho deveria ser fresco ou seco, mas usei seco porque era o que tinha.

Detalhe: cometi o erro de fazer meia receita do fundo claro, porque pensei que 10 litros, mesmo com todo o tempo de preparo, renderiam muito e seria um exagero. Rendeu apenas os dois litros suficientes para fazer o jus, que por sua vez rendeu apenas uns 800ml. Mas são 800ml saborosissimos! :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #978 Online: 20 de Outubro de 2012, 23:58:16 »
Esta é a parafernália utilizada para defumar:

A panela de pressão (3 l) é até grande demais mas optei por ela pela facilidade da tampa e da rosca existente (após ser retirado aquele tambor que gira) que facilitou a conexão com o tubo de cobre. Numa primeira versão utilizei uma mangueira, mas fiquei com medo por estar aquecendo demais e com a possibilidade do material liberar resíduos tóxicos. Então, parti para o cobre que tem 1 m (3/4 diam) e que ajuda a esfriar a fumaça na saída da panela. Dentro da panela de pressão utilizei cebola desidratada, sálvia seca e folhas secas de erva mate. Em princípio pode-se utilizar condimentos variados a gosto. Normalmente, nas defumações artesanais tradicionais usa-se lascas de madeira de árvores frutíferas, com destaque especial para a goiabeira. Importante colocar tudo seco. A presença de vapor vai elevar substancialmente a temperatura e condensação ao longo dos tubos. Importante colocar a bomba numa posição em que não haja retorno de líquido para o interior da bomba. Basta colocar a panela sobre uma fonte de calor e tudo vai começar a queimar por contato produzindo fumaça. O ideal é que como se trata de defumação a frio, a fumaça entre no recipiente de defumação na temperatura ambiente para não cozinhar os alimentos. Usei queijo e salmão nesse teste inicial.

A foto saiu invertida mas dá para ter uma idéia do que sobrou do resultado. Importante: antes de defumar é preciso curar o salmão. Prepare uma mistura com 1/2 xíc de açucar mascavo com 1/4 xic. de sal grosso par um filet de 1 kg. Espalhe a mistura sobre a superfície do filet de salmão (tirei a pele, mas pode-se tirar a pele após a cura). Deixe na geladeira descansando de 4 a 6 horas (o meu ficou 2 horas apenas com ótimo resultado). Vai soltar bastante líquido. Quanto mais tempo mais desidratado e mais duro, por isso deixei menos tempo. Lave o filet para remover a mistura e está pronto para ser defumado.

Se não quiser defumar você pode preparar um GRAVLAX. É só acrescentar um ramo de endro bem picado e  1 beterraba ralada por cima do filet e regá-lo com uma dose generosa de aquavit, gim ou mesmo uma boa cachaça. Deixar na geladeira por 2 dias com um peso sobre o filet (melhor se estiver suspenso numa grelha para evitar contato com o líquido que vai sair dele). Fatiar e comer a gosto. Sugiro um sanduíche aberto.

Existem vários sistemas de defumadores na internet. A vantagem do meu é que é hermético, isto é, não vai encher o seu apartamento de fumaça.

veja esse:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #979 Online: 21 de Outubro de 2012, 01:06:37 »

Também estou curiosa para saber se valerá a pena todo o trabalho que tive.

Quero fotos da tua engenhoca em ação! Adoro salmão defumado, mas compro pronto, até mesmo porque sempre fantasiei que defumar fosse um processo inviável de ser realizado domesticamente, em um apartamento. 

A maioria das coisas memoráveis (no bom sentido) que já comi eram simples. Receitas simples ou apenas uma montagem, como o seu sanduíche, mas com ótimos ingredientes, o que em muitas vezes não significa sofisticação, mas boa qualidade. No Brasil, é justamente aí que pecam muitos restaurantes pretensiosos, ao elaborar os pratos, mas não dar a devida importância a qualidade dos ingredientes. Desavisada, já paguei caro por refeições lamentáveis. Mas também já comi uma brusqueta incrível que custou 1 euro, um sanduíche delicioso que eu mesma montei na rua, com coisas que comprei na galeria Lafayette e adoro os pastéis de uma feira que acontece aos sábados, aqui pertinho de casa.

Pics or it never happened. Seguem as fotos de antes (com o fundo claro, preparado no dia anterior) e depois do jus. Não coloquei sal, porque li seu post antes, mas havia colocado sal no fundo branco e não sabia se o tomilho deveria ser fresco ou seco, mas usei seco porque era o que tinha.

Detalhe: cometi o erro de fazer meia receita do fundo claro, porque pensei que 10 litros, mesmo com todo o tempo de preparo, renderiam muito e seria um exagero. Rendeu apenas os dois litros suficientes para fazer o jus, que por sua vez rendeu apenas uns 800ml. Mas são 800ml saborosissimos! :)

Excelente!!!! Admiro a sua dedicação. Sorte dos amigos que vão partilhar com você os resultados do seu trabalho.  :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #980 Online: 21 de Outubro de 2012, 01:10:35 »
A mangueira de ar+fumaça é de silicone não tóxico, especial para alimentos, e suporta temperatura de até 230 graus centígrados. Tudo saiu por mais ou menos R$ 100,00.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #981 Online: 21 de Outubro de 2012, 01:12:25 »
Adorei a ideia da defumadora!

Entendi o tubo de venturi e a ideia de resfriar a fumaça no tubod e cobre longo, mas você tá jogando ar + fumaça pra câmara do alimento. Pra onde vai esse ar+ fumaça depois?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #982 Online: 21 de Outubro de 2012, 01:52:42 »
Adorei a ideia da defumadora!

Entendi o tubo de venturi e a ideia de resfriar a fumaça no tubod e cobre longo, mas você tá jogando ar + fumaça pra câmara do alimento. Pra onde vai esse ar+ fumaça depois?

Vai ficar confinado no recipiente até que a pressão interna diminua o fluxo de entrada até parar. A idéia é ter o alimento envolvido por um máximo de fumaça pelo maior tempo possível. Como estou usando um tubo de cobre bem fino, o fluxo de fumaça é bastante pequeno e suponho que esse tempo para aumento de pressão seja bem longo porque a bomba de ar também é bem fraquinha. Mal dá para sentir o sopro no dedo, mas é suficiente para levar a fumaça através do Venturi.

O salmão no teste de hoje ficou ~1 hora no recipiente mas acho que o sabor de defumado ficou leve demais. Na próxima vou testar 2 h e 3 h.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #983 Online: 21 de Outubro de 2012, 03:04:46 »
Gostei da ideia!

Pena que n|ao tempos uma panela de pressão dispensável.

Qual a medida da rosca da panela de pressão?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #984 Online: 21 de Outubro de 2012, 03:28:44 »
Gostei da ideia!

Pena que n|ao tempos uma panela de pressão dispensável.

Qual a medida da rosca da panela de pressão?

É uma panela de 3 litros, marca Panelux, custou R$ 30,00. O encaixe é no pino da válvula controladora de pressão, após retirado o tambor que fica sobre ele. Não sei com certeza a medida da rosca, pois levei a tampa até a loja de ferragens, expliquei o que queria e o atendente sumiu e depois reapareceu com a conexão. Não foi preciso furar ou soldar, a conexão resolveu o problema. Não tenho paquímetro aqui. Fico devendo essa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #985 Online: 21 de Outubro de 2012, 03:47:15 »
O meu próximo projeto é aproveitar essa parafernália para produzir fumaça líquida, ou essência de fumaça para dar sabor e cheiro de defumado a alimentos que não foram defumados de fato. O Outback, por exemplo, usa fumaça líquida em grelhas elétricas.

Funcionaria borrifando uma núvem de gotículas de água na fumaça. As gotículas absorvem algumas propriedades da fumaça, se reagrupam escorrendo para reiciar um novo processo de borrifamento aumentando cada vez mais a concentração das características da fumaça a cada ciclo até o desejado. Ao contrário da defumação a quente com uso de carvão, esse processo evita que o alimento fique impregnado de substâncias supostamente cancerígenas.

Outra idéia seria borbulhar a fumaça na parte inferior de uma coluna d'água, mas me parece que ciclos de borrifação são mais eficientes.

Por que tanto trabalho? Porque fumaça líquida no Brasil só é vendida em escala industrial, ao contrário do que acontece em outros países, inclusive na Argentina, onde é possível comprar vidrinhos nos supermercados.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 03:49:35 por Gigaview »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #986 Online: 21 de Outubro de 2012, 06:14:34 »
Aqui Eu ainda Faço nos tambores de 200lts ou no fogão a lenha...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #987 Online: 21 de Outubro de 2012, 13:35:10 »
O meu próximo projeto é aproveitar essa parafernália para produzir fumaça líquida, ou essência de fumaça para dar sabor e cheiro de defumado a alimentos que não foram defumados de fato. O Outback, por exemplo, usa fumaça líquida em grelhas elétricas.

Funcionaria borrifando uma núvem de gotículas de água na fumaça. As gotículas absorvem algumas propriedades da fumaça, se reagrupam escorrendo para reiciar um novo processo de borrifamento aumentando cada vez mais a concentração das características da fumaça a cada ciclo até o desejado. Ao contrário da defumação a quente com uso de carvão, esse processo evita que o alimento fique impregnado de substâncias supostamente cancerígenas.

Outra idéia seria borbulhar a fumaça na parte inferior de uma coluna d'água, mas me parece que ciclos de borrifação são mais eficientes.

Por que tanto trabalho? Porque fumaça líquida no Brasil só é vendida em escala industrial, ao contrário do que acontece em outros países, inclusive na Argentina, onde é possível comprar vidrinhos nos supermercados.

Adorei a parafernália e a explicação bem didática! Vou tentar fazer. :)

Pelo que entendi, deve-se defumar a peça inteira e depois fatiar, é isso?

Sobre a fumaça líquida, é possível comprar em pequenas quantidades. Você não é do Rio? Tem no Zona Sul: http://www.zonasulatende.com.br/Produto/Fumaca_Liquida__Americana_Sabor_Nogueira_Colgin_Liquid_Smoke_Vidro__118_mL_--23023

Excelente!!!! Admiro a sua dedicação. Sorte dos amigos que vão partilhar com você os resultados do seu trabalho.  :)

Quando quero aprender algo fico insuportável, envolvendo e importunando meus amigos com as minhas invencionices, então eles merecem. :) 

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #988 Online: 21 de Outubro de 2012, 13:41:39 »
Pelo que entendi, deve-se defumar a peça inteira e depois fatiar, é isso?

Sobre a fumaça líquida, é possível comprar em pequenas quantidades. Você não é do Rio? Tem no Zona Sul: http://www.zonasulatende.com.br/Produto/Fumaca_Liquida__Americana_Sabor_Nogueira_Colgin_Liquid_Smoke_Vidro__118_mL_--23023

Isso. Peça inteira.

Valeu pela dica. Vou comprar um vidro para experimentar.  :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #989 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:16:13 »
Fizemos o einsbein aqui em casa. Está temperado desde quarta na geladeira e hoje, foi cozido por 2h e depois, levei pra churrasqueira pra corar e pururucar. Ficou sensacional.

Também fizemos o chucrute, muito mais interessante do que imaginava, imagino que com o tempo vá melhorar. Servido com mostarda e batatas, ficou bem substancial...

De sobremesa, bolo de brigadeiro... :hihi:

Ah... e as fotos dos pratos são da Lua, não meus... :medo:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #990 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:18:13 »
...ou no fogão a lenha...

:olheira:

----

A todos de São Paulo recomendo o restaurante Casa de Maria Madalena, na Vila Madalena. Abriu há pouco tempo e o cardápio ainda não é muito extenso, mas as comidas são muito boas, o ambiente bem despretencioso e descontraído, especialmente na área externa e os preços excelentes. Sem dúvida a melhor relação custo x benefício que conheci nos últimos tempos.

Não comi nenhum prato, mas experimentei todas as entradas, e estavam todas muito boas. Experimentei também um sobremesa, que ainda não está no cardápio (conheci o chef, o que é possível já que ele circula pelo restaurante e fala com os clientes  e ele me serviu ela na cozinha mesmo). Estava boa, mas ainda precisava de alguns ajustes.

O dono do restaurante é também o dono do casal de cachorros Zé Presidente e Maria Madalena e eles circulam livremente por lá. Então, quem não gosta de cachorros, não vá. :)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #991 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:19:32 »
Fizemos o einsbein aqui em casa. Está temperado desde quarta na geladeira e hoje, foi cozido por 2h e depois, levei pra churrasqueira pra corar e pururucar. Ficou sensacional.

Parecem os meus... ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #992 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:29:33 »

Parecem os meus... ::)

Não engordam de ruim mesmo... :lol:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #993 Online: 21 de Outubro de 2012, 14:53:34 »
Estou em dieta, Jaf... :P

Mas o joelho ficou boooom!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 15:03:04 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #994 Online: 21 de Outubro de 2012, 15:18:31 »
Estou em dieta, Jaf... :P

Mas o joelho ficou boooom!

Dieta de engorda, pra parar de voar da moto... :|

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #995 Online: 21 de Outubro de 2012, 15:26:52 »
 :hihi:

Também não é pra tanto...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Skorpios

• Visitante
« Resposta #996 Online: 21 de Outubro de 2012, 15:54:52 »

Também fizemos o chucrute, muito mais interessante do que imaginava, imagino que com o tempo vá melhorar. Servido com mostarda e batatas, ficou bem substancial...

Repolho podre ?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #997 Online: 21 de Outubro de 2012, 16:00:07 »

Repolho podre ?

Ê memória... ;P

Vamos ver se azeda mais...

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #998 Online: 22 de Outubro de 2012, 18:09:54 »
:hihi:

Também não é pra tanto...

Fico tão feliz quando sei de uma mulher sem a obsessão pelo emagrecimento. :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #999 Online: 22 de Outubro de 2012, 18:30:03 »

Repolho podre ?

Ê memória... ;P

Vamos ver se azeda mais...

Chucrute é para os fracos. Os fortes pedem kimchi.  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!