Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016083 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #10175 Online: 19 de Agosto de 2013, 15:39:57 »
O do-in tem algum respaldo científico? Algumas vezes quando estou com dor de cabeça, aperto o ponto entre os olhos, sobre o nariz e a dor passa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10176 Online: 19 de Agosto de 2013, 16:57:33 »
Placebo é muito bom para dor de cabeça, algumas vezes tão eficaz com os medicamentos, a ponto de ser complicado dizer se/quanto os medicamentos mesmo realmente fazem efeito ou se/quanto são também placebo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10177 Online: 19 de Agosto de 2013, 19:10:39 »
Até onde sei, acho (acho!) que deve ter o mecanismo de ação da acupuntura, onde pontos de pressão levam a liberação de endorfinas (genericamente falando).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10178 Online: 19 de Agosto de 2013, 19:12:39 »
Bem, acho que encontrei o tópico certo. :ok:

A pergunta é a seguinte: existe alguma técnica, dica, macete que possa ajudar na prática da leitura?

Adoro ler e sou um comprador compulsivo de livros, mas nos últimos anos tenho tido grande dificuldade em administrar meu tempo de leitura (principalmente depois que aderi ao crack virtual chamado FACEBOOK).

Minha estante está abarrotada de livros que ainda não li (Pinker, Sagan, Shermer, etc.). E a coisa tende a ficar pior já que estou percorrendo o tópico "O que estás lendo?" e pegando indicações nas áreas que gosto (ciências em geral, neurociências em particular, história- principalmente das religiões- e tentando encontrar algo sobre história ou filosofia da ciência).

A pergunta é idiota, mas, como esse tópico serve para esse tipo de pergunta, decidi mandar de vez.

Saudações

Bem, se você tem dificuldade de conseguir tempo para ler, uma opção são os audiobooks. Não sei se existe uma boa oferta de títulos em português, mas se o seu inglês for bom, a própria Amazon tem uma enorme variedade de livros. Muita gente gosta de ficar ouvindo esses livros quando está dirigindo para o trabalho ou *enquanto* trabalha (se não for incômodo). No meu caso, gosto de ficar ouvindo podcasts quando estou correndo ou dirigindo para o trabalho.

Outra opção é tentar se desligar da internet por umas horas por dia. :)

Não consigo me imaginar utilizando audiobooks...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10179 Online: 19 de Agosto de 2013, 23:11:19 »
Até onde sei, acho (acho!) que deve ter o mecanismo de ação da acupuntura, onde pontos de pressão levam a liberação de endorfinas (genericamente falando).

O que funciona inclusive com acupuntura errada, é importante ressaltar.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #10180 Online: 20 de Agosto de 2013, 16:34:34 »
Acho que é por aí. Mas aí, vem a pergunta: acupuntura funciona? Tem respaldo científico?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10181 Online: 20 de Agosto de 2013, 21:31:25 »
Não, pelo menos ainda não. O bom da ciência, é que ela é absolutamente imparcial, ou seja, se por uma espetadinha aqui ou ali, de alguma forma, liberar algum hormônio, endorfina ou o escambau, e isso passar por testes e for provado, aí ela diz que acunputura é algo científico.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10182 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:09:26 »
"Não tem respaldo" apenas porque a assim chamada "ciência" nega o Cosmos e todas as vibrações energéticas quânticas necessárias para o equilíbrio do Ser, a harmonia do Universo com o "eu", que não existe, nos tornando parte do "todo", o "Um," o Cosmos em si. Nós não estamos no Cosmos, nós somos o Cosmos. Cegando as pessoas à verdade, a indústria farmacêutica pode nos vender venenos desnecessários que só causam entropia no Universo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10183 Online: 20 de Agosto de 2013, 22:32:32 »
Mêi irmão, se eu não tivesse largado as drogas recentemente, eu diria que tava piradão.... Porque eu não entendi foi nada.... kkkk

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10184 Online: 21 de Agosto de 2013, 07:50:35 »
Acho que é por aí. Mas aí, vem a pergunta: acupuntura funciona? Tem respaldo científico?
No sentido de controle da dor e alguma ação antiinflamatória sim. No restante, não.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10185 Online: 21 de Agosto de 2013, 09:27:00 »
Controle da dor? Se vc estiver sentindo uma pequena dorzinha que incomdoda na mão esquerda, por exemplo, e morder a mão direita com força, a dor da mão esquerda praticamente some... rsrsrs O cérebro irá "desqualificar" a dor da mão esquerda, pois não é algo mais prioritário do que uma dor de uma forte mordida rsrsrs.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10186 Online: 21 de Agosto de 2013, 09:45:00 »
Controle da dor? Se vc estiver sentindo uma pequena dorzinha que incomdoda na mão esquerda, por exemplo, e morder a mão direita com força, a dor da mão esquerda praticamente some... rsrsrs O cérebro irá "desqualificar" a dor da mão esquerda, pois não é algo mais prioritário do que uma dor de uma forte mordida rsrsrs.

Sobre isso, existe um método infalível de inibir um espirro, caso você esteja em uma reunião ou em algum outro local ou situação em que espirrar não seria conveniente. Como inibir completamente o espirro que ameaça explodir?

Basta morder o lábio ou a língua, ou até mesmo como você falou, mordendo um dedo ou a mão, ou provocando alguma outra pequena dor, suportável.

Como você mesmo disse, o organismo prioriza aquela dor inesperada e "se esquece" completamente do espirro que estava chegando. Experimente da próxima vez que for espirrar e constate você mesmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10187 Online: 21 de Agosto de 2013, 12:53:46 »
E mais uma forma de enganar nosso próprio cérebro hehehehehe

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10189 Online: 21 de Agosto de 2013, 19:43:49 »
A comunicação oficial do estado é instruída/obrigada a usar "presidenta" em vez de "presidente" para o feminino?

Acho que a comunicação ser obrigada ou instruída, não. Mas ronda no ar a sensação de que quem fala assim se sente mais enturmado, dentro do governo. É como se dissesse para todo mundo que faz parte do grupo e, de alguma forma, quer agradar aos de cima.

É uma "forçação de barra" muito grande.
Não se fala
gerentA
eficientA
pacientA
estudantA
sorridentA
atendentA
adolescentA
representantA

Olha só:
PresidentA >>> Mulher
PresidentO >>> Homem
Presidente >>> Gays, lésbicas, Bissexuais e Transexuais.

Ou talvez…
PresidentAO >>> Bissexual
President >>> Transexual

Encontrei esse texto e achei que explica melhor:

Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.
Presidenta???
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?
Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10190 Online: 21 de Agosto de 2013, 20:35:31 »
A comunicação oficial do estado é instruída/obrigada a usar "presidenta" em vez de "presidente" para o feminino?
Sim. Foi uma orientação desde o início de seu governo. Sobre a palavra "presidenta “, vou citar o meu dicionário Houaiss, edição de 2001:

Presidenta. S. F. 1. Mulher que se elege para a presidência de um país (a p. Da Nicarágua) 2. Mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição (a p. Da Academia de Letras). 3. Mulher que preside (algo) (a p. Da sessão do congresso). 4. P. Us. Esposa do presidente. Etim fem. De presidente; ver sed(i)-

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10191 Online: 21 de Agosto de 2013, 20:39:28 »
Ainda segundo o mesmo Houaiss, no verbete presidente:

(...) Gram fem.: presidenta (mas a presidente tb. É us.)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10192 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:50:16 »
Mas tem limite.

Amiga minha tem "Bacharela" no diploma. O que seu Houaiss pré-Dilma diz a respeito?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10193 Online: 21 de Agosto de 2013, 21:54:16 »

Acho que a comunicação ser obrigada ou instruída, não. Mas ronda no ar a sensação de que quem fala assim se sente mais enturmado, dentro do governo. É como se dissesse para todo mundo que faz parte do grupo e, de alguma forma, quer agradar aos de cima.

Sim, a dúvida era justamente sobre isso, se seria só puxação de saco ou se haveria orientação vinda "de cima".

President >>> Transexual
Transexual é presidentrans.

E presidente pós-humano é pós-idente.

Outras expansões poderiam ser: residenta (ex.: "pessoas residentas no domicílio"), atleto ("esse ano o Brasil estará levando 120 atletos e 80 atletas para as olimpíadas"). Também poderia se pensar em "polício", para acabar com o problema de concordância quando alguns falam "os polícia", pelo menos concordância de gênero.

Pode até estar no dicionário, mas é grotesco feito "muçarela". E eu não vejo motivo etimológico para não validar essas outras possibilidades na mesma linha.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10194 Online: 21 de Agosto de 2013, 22:29:51 »
Não interessa se está no dicionário, é cacofônico e forçado.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10195 Online: 21 de Agosto de 2013, 22:42:59 »
Mas tem limite.

Amiga minha tem "Bacharela" no diploma. O que seu Houaiss pré-Dilma diz a respeito?

Bacharela s. f. (1899 cf. CF). 1. p. us. mulher que obteve qualquer grau universitário 2. p. ext. pej. mulher que fala muito; tagarela 3. p. ext. pej. mulher que alardeia sabedoria. Etim. Bacharel + a desin. fem.; ver bacharel- Hom bacharela (bacharelar).

No verbete bacharel:
(...)
Gram fem: bacharela.

Obs.: não admite a forma a bacharel.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10196 Online: 21 de Agosto de 2013, 22:45:02 »
Não interessa se está no dicionário, é cacofônico e forçado.

Porque não é de uso frequente, só por isso. Pelo Houaiss a forma da norma culta é "presidenta", a forma "a presidente" é admitida por ser usual.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10197 Online: 21 de Agosto de 2013, 23:02:36 »
Exato, por isso que é forçado e acabam passando por ridículo com isso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10198 Online: 21 de Agosto de 2013, 23:09:54 »

Sim, a dúvida era justamente sobre isso, se seria só puxação de saco ou se haveria orientação vinda "de cima".

President >>> Transexual
Transexual é presidentrans.

E presidente pós-humano é pós-idente.

Outras expansões poderiam ser: residenta (ex.: "pessoas residentas no domicílio"), atleto ("esse ano o Brasil estará levando 120 atletos e 80 atletas para as olimpíadas"). Também poderia se pensar em "polício", para acabar com o problema de concordância quando alguns falam "os polícia", pelo menos concordância de gênero.

Pode até estar no dicionário, mas é grotesco feito "muçarela". E eu não vejo motivo etimológico para não validar essas outras possibilidades na mesma linha.

Parece que o motivo etimológico é o elemento de composição sed (i) (presidir significa "sentar a frente") que força o uso da
desinência a (e em outros derivados de sed também), mas um linguísta deve ter jma explicação para isso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10199 Online: 21 de Agosto de 2013, 23:11:38 »
Exato, por isso que é forçado e acabam passando por ridículo com isso.

Quer dizer que não se deve usar a norma culta?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!