Por que homens e mulheres têm campeonatos e rankings* separados no xadrez?
*Se eu não estou enganado.
Pelo que sei, a base do ranking, ou o "ranking absoluto", (ELO) é o mesmo. Acho que os campeonatos são geralmente mistos. A diferença é que em vez dos "títulos", como grão-mestre, expert e etc, serem "unissex", eles consideram algo meio proporcional, levando em conta só as mulheres. Ou seja, uma mulher com um ELO 2000 vai estar essencialmente equiparada a um homem com ELO 2000, mas talvez esse nível já a faça algo como "expert feminina" (não sei se é o caso), enquanto que o cara seria um "jogador de nível A" (ou o que quer que seja a "categoria" imediatamente inferior).
Se eu me embananei na explicação, é como se um boxeador peso-pesado masculino precisasse ter mais de 90kg, enquanto que o peso-pesado feminino fosse 75kg, mas não tem "kilos masculinos" e "kilos femininos". Com o diferencial que no xadrez seria uma categoria baseada em desempenho, não categoria baseada em peso.
Um estudo, acho que mais ou menos recente, concluiu algo como que o menor número de mulheres no xadrez acaba tendo o efeito estatístico de fazer com que, como grupo, tenham uma média menor. Acho que eles explicavam apenas em termos de chances de desvios aleatórios numa distribuição normal, sem "mecanismos" culturais (ou inatos) reforçando. Fazendo "ajustes" para tentar dar conta disso, a diferença desaparecia ou ficava "desprezível".
E como fica a questão de luta-livre/MMA, dentro da mesma faixa de peso? Existe isso?