Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016157 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12025 Online: 18 de Maio de 2015, 17:06:26 »
Impressionante haver quem faça essas coisas. Me pergunto se acabam com esse tipo de coisa descobrindo algo que possa ser aplicado para algo mais útil.

Acho que o principal ganho deve ser o de aprimoramento pessoal. Mas eu não gosto muito de questionar a utilidade de um hobby desses enquanto muitos de nós passamos parte do tempo assistindo séries e futebol.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12026 Online: 18 de Maio de 2015, 17:10:27 »
O meu "questionamento de utilidade" é mais otimista, não depreciativo. Acho que talvez haja alguma pequena possibilidade de nassas fuçadas em que fazem os computadores de quarenta anos serem equivalentes aos de vinte, não imaginam algo que possa ser usados para os das próximas gerações darem um salto maior. Ou algo que permita umas melhoras nos atuais, e nos já meio "velhos", mas não artigo de colecionador.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12027 Online: 18 de Maio de 2015, 19:39:27 »
Eu tenho um computador velho, funcionando, que nunca foi jogado fora por preguiça mesmo. Agora quero descartá-lo, mas vem a dúvida clássica: qual é a melhor forma de fazer isso?

Há forma de vender isso pra alguém, nem que seja no quilo? Se não, pra quem/oq eu posso entregá-lo pra não gerar entulho desnecessário?

http://www5.usp.br/2549/lixo-eletronico-o-que-fazer-com-ele/
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #12028 Online: 18 de Maio de 2015, 19:58:28 »
Citação de: Lorentz
Tinha uma galera brasileira fazendo uma placa de vídeo pro MSX.

Massa! Imagino como ficariam legais alguns remakes de jogos em resolução e cores aprimoradas.  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12029 Online: 18 de Maio de 2015, 21:02:12 »
Citação de: Lorentz
Tinha uma galera brasileira fazendo uma placa de vídeo pro MSX.

Massa! Imagino como ficariam legais alguns remakes de jogos em resolução e cores aprimoradas.  :)

Eram no nível do Super Nes.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12030 Online: 18 de Maio de 2015, 22:51:28 »
Acho meio absurdo como esses consoles/PCs tinham resoluções como ~520x220 (no MSX 2 -- DOIS). A do SNES era um pouco "bem" maior, ~520x410 (vi agora há pouco mas não lembro os números exatos, daí o til/maizomenos).

Eu acompanhei mais conscientemente a resolução mais a partir dos PC/AT de 800x600, mas lembro ainda como eram impressionantes os primeiros VGA coloridos, seja lá qual fosse a resolução, ainda em DOS. Com fotos absurdamente mais realistas do que já tinha visto em tela de computador, mesmo acho que não tendo talvez mais de 500 píxeis de altura e largura, ainda.

É esquisito até pensar como dava para usar um computador com essa resolução... 40 colunas de texto.

Código: [Selecionar]
1234567890123456789012345678901234567890

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12031 Online: 18 de Maio de 2015, 23:21:27 »
Acho meio absurdo como esses consoles/PCs tinham resoluções como ~520x220 (no MSX 2 -- DOIS). A do SNES era um pouco "bem" maior, ~520x410 (vi agora há pouco mas não lembro os números exatos, daí o til/maizomenos).

Eu acompanhei mais conscientemente a resolução mais a partir dos PC/AT de 800x600, mas lembro ainda como eram impressionantes os primeiros VGA coloridos, seja lá qual fosse a resolução, ainda em DOS. Com fotos absurdamente mais realistas do que já tinha visto em tela de computador, mesmo acho que não tendo talvez mais de 500 píxeis de altura e largura, ainda.

É esquisito até pensar como dava para usar um computador com essa resolução... 40 colunas de texto.

Código: [Selecionar]
1234567890123456789012345678901234567890

O Snes só usava essa resolução num modo diferente. Vários jogos tinham menos, coisa de uns 250 x 250.

Deixa eu ver na wikipedia...

"Images may be output at 256 or 512 pixels horizontal resolution and 224, 239, 448, or 478 pixels vertically. Vertical resolutions of 224 or 239 are usually output in progressive scan, while 448 and 478 resolutions are interlaced. Colors are chosen from the 15-bit RGB color space, for a total of 32,768 possible colors. Graphics consist of up to 128 sprites and up to 4 background layers, all made up of combinations of 8×8 pixel tiles. Most graphics use palettes stored in CGRAM, with color 0 of any palette representing transparency."

O interessante é que o console era bem flexível, podendo exibir várias resoluções de background dependendo da quantidade de efeitos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12032 Online: 18 de Maio de 2015, 23:25:10 »
É esquisito pra caramba. Se você amplia uma imagem de 300x300 em tela cheia, mesmo num monitor de razoavelmente poucas polegadas, a coisa fica toda serrilhada (ao menos sem um algoritmo de exibição que dê uma melhorada, como muitos browsers devem fazer). Em TV e monitores antigos (menos) a coisa meio que tinha um efeito acidental (acho) de borrar a coisa de forma a reduzir o serrilhado.

Lembro que as pessoas viam jogos de video-game no PC e achavam que a resolução era pior por causa disso.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12033 Online: 19 de Maio de 2015, 08:41:14 »
É esquisito pra caramba. Se você amplia uma imagem de 300x300 em tela cheia, mesmo num monitor de razoavelmente poucas polegadas, a coisa fica toda serrilhada (ao menos sem um algoritmo de exibição que dê uma melhorada, como muitos browsers devem fazer). Em TV e monitores antigos (menos) a coisa meio que tinha um efeito acidental (acho) de borrar a coisa de forma a reduzir o serrilhado.

Lembro que as pessoas viam jogos de video-game no PC e achavam que a resolução era pior por causa disso.

Isso. Os pixels na TV são "analógicos" e mais difíceis de perceber. Ajuda também a TV ser ruim e a transmissão do vídeo utilizar um cabo coaxial ou vídeo composto. Isso meio que funciona como um "anti-aliasing".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12034 Online: 20 de Maio de 2015, 18:17:40 »
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/05/ccj-do-senado-aprova-aumento-para-servidores-do-judiciario.html

Quando eles falam em Judiciário, eles estão englobando TODOS os judiciários, ou só o Federal?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12035 Online: 21 de Maio de 2015, 11:22:00 »
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/05/ccj-do-senado-aprova-aumento-para-servidores-do-judiciario.html

Quando eles falam em Judiciário, eles estão englobando TODOS os judiciários, ou só o Federal?
Federal.

Já tá querendo aumento... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12036 Online: 21 de Maio de 2015, 12:47:32 »
Achei o impacto muito grande pra um judiciário só.

Mas não me importaria se isso refletisse nos judiciários estaduais, encurtaria minha meta em um ano e meio :lol:

Eles tendem a seguir um padrão de vencimento entre eles?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12037 Online: 21 de Maio de 2015, 12:59:03 »
Se idiomas com ideogramas tem termos/nomes que podem ser transliterados foneticamente para idiomas fonéticos, como se faz o oposto? Como você pode transliterar um nome fonético em ideogramas?

Você pega aqueles obscuros significados dos nomes, e usa o ideograma para esse significado?

Noé = "conforto, descanso", e então usa-se o "ícone" desse um desses para o nome?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12038 Online: 21 de Maio de 2015, 13:33:51 »
Achei o impacto muito grande pra um judiciário só.

Mas não me importaria se isso refletisse nos judiciários estaduais, encurtaria minha meta em um ano e meio :lol:

Eles tendem a seguir um padrão de vencimento entre eles?

Sim, é bem provável que isso vá mover os judiciários estaduais a correrem atrás de aumentos. As polícias já começaram. Nesse mês passado recebemos a última parcela do aumento de 2011 que colocou o salário inicial do Soldado em R$4.100. Agora já começaram a mobilizar e ao que tudo indica os aumentos virão em uma reformulação na carreira, com promoções mais rápidas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #12039 Online: 21 de Maio de 2015, 13:34:54 »
Senhoras e senhores, a conversa do outro tópico sobre "cura gay", me fez pensar numa coisa:

É possível a um esquizofrênico ter uma vida "normal"?

Sim.
esquizofrenia não caracteriza a pessoa, que tem muitas outras qualidades e também defeitos, como qualquer um. É comum quando temos algum tipo de dificuldade frente a vida colocá-la no centro dos acontecimento e deixamos de ver outras possibilidades e experiências que estão ao nosso alcance.

A esquizofrenia é uma doença que traz dificuldades para a pessoa e para a família, mas ela tem tratamento e pode ficar sob controle. Uma vida normal, com relações familiares boas, com amigos, com um dia a dia que faça sentido, com perspectivas de futuro e a possibilidade de amar está ao alcance da pessoa com esquizofrenia, assim como é para qualquer pessoa.

A vida normal é uma construção constante, neste sentido falamos da esperança realista, aquela que se exercita a cada dia, procurando vencer os obstáculos, mas também valorizando as coisas boas e as conquistas, as grandes, mas principalmente as pequenas que nos ensinam a dar valor e sentido para a vida no dia a dia.

As dificuldades colocadas pela esquizofrenia, como qualquer dificuldade com a vida ficam mais fáceis de serem enfrentadas quando as dividimos e a aprendemos no relacionamento com as outras pessoas. Quando tiramos a esquizofrenia do centro dos acontecimentos percebemos que a vida em família precisa de entendimento e diálogo para ser boa, que há várias pessoas que nos aceitam como amigos e muitas são apenas conhecidos, que o futuro depende dos nossos esforços e que o amor depende mais do que oferecemos e menos do que é retribuído pelas pessoas. Esta é uma vida normal e quem disse que ela é livre de dificuldades, mas também tem muitas coisas boas.

Fonte: http://www.psiquiatria.unifesp.br/d/proesq/perguntas/

Eu tenho um amigo que é esquizofrênico ( ou melhor, tem surtos de esquizofrenia ). Seu primeiro surto foi aos 17, 18 anos... e foi bastante sério. No entanto, na maior parte do tempo, é uma pessoa normal ( quer dizer... mais ou menos... mais ou menos, como qualquer um ), e tem perfeita consciência do seu problema.

Na verdade é uma personalidade bastante interessante.

Quando comecei a comentar este "post" eu pretendia falar um pouco sobre esta pessoa, para ilustrar o que a Brienne disse e melhor responder a indagação do Terráqueo, mas subitamente me dou conta de como o mundo é pequeno, especialmente o mundo virtual, tão acessível, tão conectado. Não seria prudente, o que se põe aqui vai permanecer por muito tempo, e descrever particularidades de pessoas pode resultar na identificação dessas pessoas por alguém que por acaso as conheça.

É uma pena, porque é um caso bem interessante que ajudaria a desmistificar a esquizofrenia.

Mas eu posso dizer que não existe doença, existem doentes. Doenças são rótulos úteis para classificações e tratamentos, mas cada um é cada um, em suas circunstâncias e idiossincrasias.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #12040 Online: 21 de Maio de 2015, 14:49:10 »
É o mesmo caso nas designações do CID; quando se fala em Código Internacional de Doenças, tem-se em mente apenas isso, doenças, mas o CID na verdade é uma diretriz para diagnóstico dos motivos que levaram um paciente a buscar ajuda médica.

Classificar esse motivo é fundamental na mente médica para o desenvolvimento de todos os processos de atendimento, tratamento e cura.

A esquizofrenia não tem cura, é apenas medicada e controlada, na medida do possível; tive dois tios com esse distúrbio, haja Gardenal e Valium...

A propósito, mas no lugar errado, a decisão de eliminar o homossexualismo do Código foi causada pela pressão de ativistas LGBTS, que consideravam a classificação como "errada", pois homossexualismo não seria doença mental, tal classificação impedia que homossexuais viajassem para países cujas leis impediam a entrada de doentes mentais em seus territórios, enquanto os demais, como exibicionismo e outros (já citados aqui no CC), se mantêm.

GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12041 Online: 21 de Maio de 2015, 15:12:29 »
Aquele arrepio tremelicoso depois de mijar, faz muito tempo que não tenho. Será que é porque só acontece até certa idade?

E mulher? Também tremelica depois de mijar?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12042 Online: 21 de Maio de 2015, 17:00:11 »
É o mesmo caso nas designações do CID; quando se fala em Código Internacional de Doenças, tem-se em mente apenas isso, doenças, mas o CID na verdade é uma diretriz para diagnóstico dos motivos que levaram um paciente a buscar ajuda médica.

Classificar esse motivo é fundamental na mente médica para o desenvolvimento de todos os processos de atendimento, tratamento e cura.

O CID é isso mesmo: classificação de doenças. Ainda que também englobe agravos e transtornos. O que você está colocando, sobre o motivo que leva o paciente a buscar o serviço é o CIAP, que a origem é hospitalar, mas foi melhor aproveitado na atenção primária e difundido pela WONCA. Acho que você está citando o artigo do Ruy Laurenti, mas o motivo da consulta, em muitas vezes, é um sintoma ou um sinal que o CID não consegue classificar, mas é classificado dentro de suas limitações (o CID trata de causa). O CIAP tem a capacidade de classificar isso e pode ser convertido em CID.

A esquizofrenia não tem cura, é apenas medicada e controlada, na medida do possível; tive dois tios com esse distúrbio, haja Gardenal e Valium...

A propósito, mas no lugar errado, a decisão de eliminar o homossexualismo do Código foi causada pela pressão de ativistas LGBTS, que consideravam a classificação como "errada", pois homossexualismo não seria doença mental, tal classificação impedia que homossexuais viajassem para países cujas leis impediam a entrada de doentes mentais em seus territórios, enquanto os demais, como exibicionismo e outros (já citados aqui no CC), se mantêm.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #12043 Online: 25 de Maio de 2015, 12:29:05 »
Tem algum tópico sobre mitos e verdades sobre escovar os dentes? Estou lendo opiniões muito controversas sobre o assunto (número de vezes que se deve escovar e sobre o uso de fio dental) e não encontro nada que faça ligação direta entre não escovar os dentes e ter cáries (apenas não escovar e ter placas bacterianas).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12044 Online: 25 de Maio de 2015, 12:42:03 »
Tem algum tópico sobre mitos e verdades sobre escovar os dentes? Estou lendo opiniões muito controversas sobre o assunto (número de vezes que se deve escovar e sobre o uso de fio dental) e não encontro nada que faça ligação direta entre não escovar os dentes e ter cáries (apenas não escovar e ter placas bacterianas).
Não me lembro de nenhum mais gritante, mas aproveitando o gancho, sobre enxaguantes bucais, eu acho que se você usar frequentemente estará enfraquecendo a flora bucal e gargantal, de forma que se descontinuar o uso do produto pode estar ficando mais susceptível a infecções ou ao desenvolvimento de resistência microbiana nessa região.
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 12:44:40 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12045 Online: 25 de Maio de 2015, 14:17:25 »

E existe algum mecanismo plausível para uma coisa não eventualmente, inevitavelmente, decorrer da outra?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12046 Online: 25 de Maio de 2015, 14:52:17 »

E existe algum mecanismo plausível para uma coisa não eventualmente, inevitavelmente, decorrer da outra?

A última vez em que fui ao dentista eu tinha 13 anos. Não sei como meus dentes não caíram todos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12048 Online: 25 de Maio de 2015, 14:56:18 »
... mas... você escova os dentes regularmente de lá para cá, não?

Eu escovo normal. Mas de acordo com quem conheço, não ir de 6 em 6 meses é praticamente um suicídio bucal. No meu caso eu nunca tive dor no dente ou nada parecido.

Vou ter que ir pela primeira vez nesse tempo todo porque a PM criou um programa de prevenção e a consulta vai ser compulsória de 6 em 6 meses.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12049 Online: 25 de Maio de 2015, 15:01:09 »
Acho que se a pessoa escova normalmente então não haveria esse "suicídio bucal", ainda que haja diferences suscetibilidades também, desde coisas genéticas/fisiológicas, como o que ela come e com que freqüência.

A minha dúvida é como que as bactérias formando placa eventualmente não iriam produzir cáries, deixadas lá.

Parece um argumento do tipo, "não foi provado que o fumo causa câncer, apenas se constatou <danos ao DNA/alteração na regulação do DNA>".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!