Esses dias usaram um dos meus cartões de crédito pra fazer algumas compras online. Eu tenho um monte de cartões e, coincidentemente, não usava este há uns 3 meses, portanto, sei exatamente onde "clonaram/pegaram os dados" dele, que foi o único uso que fiz antes de fazerem as compras, uns dois dias antes. O banco já cancelou todas as compras, inclusive algumas internacionais, e tá tudo certo, minha pergunta é: alguém dá continuidade pra saber quem foi/pegar o responsável? O banco, a loja que não vai receber do banco, ou alguma seguradora de um dos anteriores? Ou o banco cancela o pagamento pra loja, e se a loja ainda não enviou os itens, ela só cancela a compra, e fica tudo por isso mesmo?
Eu fico imaginando que seja o segundo caso, e se for isso, me parece um crime com um "custo x benefício" altíssimo, já que ninguém vai atrás pra pegar o responsável, o que, sinceramente, me parece algo extremamente fácil. Uma das lojas que fizeram compras foi na Dafiti, uma loja de sapatos (curiosamente, o único uso em meses do cartão, dois dias antes das compras, foi em um posto meia boca, no caminho pro trabalho, onde é sempre a mesma mulher no caixa...), e me parece extremamente fácil chegar ao responsável com o mínimo de investigação e trabalho policial possível.
Outra dúvida: se alguém da continuidade para tentar achar o responsável, tem como o dono do cartão clonado/roubado ter acesso a esses dados? Tipo, quem fez a compra, onde pediu para entregar, etc?