Tem algum tópico sobre mitos e verdades sobre escovar os dentes? Estou lendo opiniões muito controversas sobre o assunto (número de vezes que se deve escovar e sobre o uso de fio dental) e não encontro nada que faça ligação direta entre não escovar os dentes e ter cáries (apenas não escovar e ter placas bacterianas).
E existe algum mecanismo plausível para uma coisa não eventualmente, inevitavelmente, decorrer da outra?
A última vez em que fui ao dentista eu tinha 13 anos. Não sei como meus dentes não caíram todos.
Porque não basta ter placa para se ter cárie. A cárie depende da microbiota que a pessoa tenha (existem as mais ou menos cariogênicas dependendo das espécies bacterianas encontradas), da dieta (rica em açúcares, principalmente sacarose), do hospedeiro (fluxo salivar, capacidade tampão da saliva, o esmalte dos dentes, formado mais por hidroxiapatita, fluorapatita ou fluorhidroxiapatita, microdureza, anatomia dentária, medicamentos utilizados, respirador bucal, higiene pessoal e outros) e, por fim, tempo. Por isso você tem pessoas com muita placa, péssima higiene bucal e nenhuma cárie e pessoas com pouca placa, mas muita cárie.
Por outro lado, não é só a cárie que a placa causa. A presença da placa, em todos os casos, leva a uma gengivite. Se a pessoa ainda possuir uma microbiota periodontopatogênica e fatores como o tipo de resposta inflamatória a essa inflamação, essa gengivite evolui para uma periodontite (em suas diversas formas).
Então basta controlar um fator para prevenir tanto a cárie quanto a doença periodontal, que seria remoção da placa e controle da dieta. A partir do momento que se remove a placa, ela já está se formando novamente, mas ela só será cariogênica ou periodontopatogênica quando está madura. Daí vem o uso da escova. A escova remove a placa ou a desorganiza. Dificilmente alguém consegue remover toda a placa de todos os dentes completamente, por isso que se escova os dentes 3 ou 4 vezes: Para garantir uma melhor remoção da placa e desorganização ao menos. Porém a escova não chega entre os dentes, por isso que se usa o fio ou fita dental.
O básico é isso. Existem outras coisas como GNA, relação com IAM, periodontite juvenil, halitose, fluorose, abscesso gengival, abscesso periodontal, abscesso pericoronal e por aí vai que possui relação com a placa, mas aí complica um pouco.