Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016158 vezes)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12050 Online: 25 de Maio de 2015, 16:19:36 »
Acho que se a pessoa escova normalmente então não haveria esse "suicídio bucal", ainda que haja diferences suscetibilidades também, desde coisas genéticas/fisiológicas, como o que ela come e com que freqüência.

A minha dúvida é como que as bactérias formando placa eventualmente não iriam produzir cáries, deixadas lá.

Parece um argumento do tipo, "não foi provado que o fumo causa câncer, apenas se constatou <danos ao DNA/alteração na regulação do DNA>".
Não não é. Se um um pesquisador descobre que fumar causa câncer, no estudo ele vai dizer que fumar causa câncer, não vai sair procurando o mecanismo, e se o fizer, vai ser apenas acessoriamente a relação principal (para descobrir mecanismos). Sempre é suspeita a interpretação de um estudo que ao invés de ir direto ao ponto, fica enrolando com mecanismos.

Explorando um pouco mais, li que a placa se forma em 48 horas, portanto um dentista diz que escovar 1 vez por dia só está bom. Também já vi dentista dizer que tem que escovar toda vez depois de comer, recomendações americanas dizem que só precisa 1 vez de manhã e 1 de noite, uma outra 3 vez ao dia após café da manhã, almoço e janta. E ainda tem um dentista que diz que é a alimentação/ fatores genéticos que determinam isso, tendo a escovação muito pouca ou nenhuma influência nisso.

Acho que vou criar um tópico, é um assunto bem tabu, não há interesse de nenhum grupo em discutir isso. Depois de ficar ouvindo desde criancinha da mãe, do dentista, do papagaio é difícil mesmo duvidar.
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 16:31:06 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #12051 Online: 25 de Maio de 2015, 16:42:57 »
Aquele arrepio tremelicoso depois de mijar, faz muito tempo que não tenho. Será que é porque só acontece até certa idade?

E mulher? Também tremelica depois de mijar?

Das veiz...
GNOSE

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12052 Online: 25 de Maio de 2015, 16:44:46 »
Acho que o Sergio tá chacoalhando demais… ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12053 Online: 25 de Maio de 2015, 17:19:10 »
Acho que se a pessoa escova normalmente então não haveria esse "suicídio bucal", ainda que haja diferences suscetibilidades também, desde coisas genéticas/fisiológicas, como o que ela come e com que freqüência.

A minha dúvida é como que as bactérias formando placa eventualmente não iriam produzir cáries, deixadas lá.

Parece um argumento do tipo, "não foi provado que o fumo causa câncer, apenas se constatou <danos ao DNA/alteração na regulação do DNA>".
Não não é. Se um um pesquisador descobre que fumar causa câncer, no estudo ele vai dizer que fumar causa câncer, não vai sair procurando o mecanismo, e se o fizer, vai ser apenas acessoriamente a relação principal (para descobrir mecanismos). Sempre é suspeita a interpretação de um estudo que ao invés de ir direto ao ponto, fica enrolando com mecanismos.

"Enrolando" com mecanismos? Bem, acho que sempre tem primeiramente a associação epidemiológica, mas a coisa só fica firme mesmo com o mecanismo/etiologia.

Muito raramente tudo será descoberto numa tacada só, de qualquer forma.

De qualquer forma, uma vez que há a associação, que se conhece os mecanismos, é muito esquisito contestar a associação, sem nem mesmo propor alguma tentativa de explicação para isso, para como poderia ser. "Mas a acidez das bactérias é sempre contrabalançada", "mas a deposição de cálcio eventualmente soterra bactérias alojadas em proto-cavidades de forma que as cáries não são apenas produto delas", etc.

Explorando um pouco mais, li que a placa se forma em 48 horas, portanto um dentista diz que escovar 1 vez por dia só está bom.

A "placa" pode só se formar em 48 horas, mas as bactérias já estão lá, e não passam a funcionar apenas depois de formada uma placa delas. Em 20 segundos de contato com alimento elas já estão secretando ácidos, e os ácidos também não devem esperar um quorum para começar a ter efeito.

Também já vi dentista dizer que tem que escovar toda vez depois de comer, recomendações americanas dizem que só precisa 1 vez de manhã e 1 de noite, uma outra 3 vez ao dia após café da manhã, almoço e janta. E ainda tem um dentista que diz que é a alimentação/ fatores genéticos que determinam isso, tendo a escovação muito pouca ou nenhuma influência nisso.

Acho que vou criar um tópico, é um assunto bem tabu, não há interesse de nenhum grupo em discutir isso. Depois de ficar ouvindo desde criancinha da mãe, do dentista, do papagaio é difícil mesmo duvidar.

Tem inclusive o argumento que escovar em muito pouco tempo depois de comer pode ser um pouco prejudicial, pela acidez da saliva ou algo assim, tornar o processo mais abrasivo do que seria se esperar apenas um pouco mais. Mas só li isso em qualquer momento e não sei se estava associado a qualquer pesquisa que constatava de fato ser significativo, nem o quanto exatamente se deveria esperar...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12054 Online: 26 de Maio de 2015, 00:35:29 »
Acho que o Sergio tá chacoalhando demais… ::)
Ah, sim mas essa coisa de "mecânica de fluídos"... um físico... Nisso deves ser insuperável.  :P
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12055 Online: 26 de Maio de 2015, 11:24:57 »
Tem algum tópico sobre mitos e verdades sobre escovar os dentes? Estou lendo opiniões muito controversas sobre o assunto (número de vezes que se deve escovar e sobre o uso de fio dental) e não encontro nada que faça ligação direta entre não escovar os dentes e ter cáries (apenas não escovar e ter placas bacterianas).

E existe algum mecanismo plausível para uma coisa não eventualmente, inevitavelmente, decorrer da outra?

A última vez em que fui ao dentista eu tinha 13 anos. Não sei como meus dentes não caíram todos.

Porque não basta ter placa para se ter cárie. A cárie depende da microbiota que a pessoa tenha (existem as mais ou menos cariogênicas dependendo das espécies bacterianas encontradas), da dieta (rica em açúcares, principalmente sacarose), do hospedeiro (fluxo salivar, capacidade tampão da saliva, o esmalte dos dentes, formado mais por hidroxiapatita, fluorapatita ou fluorhidroxiapatita, microdureza, anatomia dentária, medicamentos utilizados, respirador bucal, higiene pessoal e outros) e, por fim, tempo. Por isso você tem pessoas com muita placa, péssima higiene bucal e nenhuma cárie e pessoas com pouca placa, mas muita cárie.

Por outro lado, não é só a cárie que a placa causa. A presença da placa, em todos os casos, leva a uma gengivite. Se a pessoa ainda possuir uma microbiota periodontopatogênica e fatores  como o tipo de resposta inflamatória a essa inflamação,  essa gengivite evolui para uma periodontite (em suas diversas formas).

Então basta controlar um fator para prevenir tanto a cárie quanto a doença periodontal, que seria remoção da placa e controle da dieta. A partir do momento que se remove a placa, ela já está se formando novamente, mas ela só será cariogênica ou periodontopatogênica quando está madura. Daí vem o uso da escova. A escova remove a placa ou a desorganiza. Dificilmente alguém consegue remover toda a placa de todos os dentes completamente, por isso que se escova os dentes 3 ou 4 vezes: Para garantir uma melhor remoção da placa e desorganização ao menos. Porém a escova não chega entre os dentes, por isso que se usa o fio ou fita dental.

O básico é isso. Existem outras coisas como GNA, relação com IAM, periodontite juvenil, halitose, fluorose, abscesso gengival, abscesso periodontal, abscesso pericoronal e por aí vai que possui relação com a placa, mas aí complica um pouco.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12056 Online: 26 de Maio de 2015, 13:45:10 »
Tem algum tópico sobre mitos e verdades sobre escovar os dentes? Estou lendo opiniões muito controversas sobre o assunto (número de vezes que se deve escovar e sobre o uso de fio dental) e não encontro nada que faça ligação direta entre não escovar os dentes e ter cáries (apenas não escovar e ter placas bacterianas).

E existe algum mecanismo plausível para uma coisa não eventualmente, inevitavelmente, decorrer da outra?

A última vez em que fui ao dentista eu tinha 13 anos. Não sei como meus dentes não caíram todos.

Porque não basta ter placa para se ter cárie. A cárie depende da microbiota que a pessoa tenha (existem as mais ou menos cariogênicas dependendo das espécies bacterianas encontradas), da dieta (rica em açúcares, principalmente sacarose), do hospedeiro (fluxo salivar, capacidade tampão da saliva, o esmalte dos dentes, formado mais por hidroxiapatita, fluorapatita ou fluorhidroxiapatita, microdureza, anatomia dentária, medicamentos utilizados, respirador bucal, higiene pessoal e outros) e, por fim, tempo. Por isso você tem pessoas com muita placa, péssima higiene bucal e nenhuma cárie e pessoas com pouca placa, mas muita cárie.

Por outro lado, não é só a cárie que a placa causa. A presença da placa, em todos os casos, leva a uma gengivite. Se a pessoa ainda possuir uma microbiota periodontopatogênica e fatores  como o tipo de resposta inflamatória a essa inflamação,  essa gengivite evolui para uma periodontite (em suas diversas formas).

Então basta controlar um fator para prevenir tanto a cárie quanto a doença periodontal, que seria remoção da placa e controle da dieta. A partir do momento que se remove a placa, ela já está se formando novamente, mas ela só será cariogênica ou periodontopatogênica quando está madura. Daí vem o uso da escova. A escova remove a placa ou a desorganiza. Dificilmente alguém consegue remover toda a placa de todos os dentes completamente, por isso que se escova os dentes 3 ou 4 vezes: Para garantir uma melhor remoção da placa e desorganização ao menos. Porém a escova não chega entre os dentes, por isso que se usa o fio ou fita dental.

O básico é isso. Existem outras coisas como GNA, relação com IAM, periodontite juvenil, halitose, fluorose, abscesso gengival, abscesso periodontal, abscesso pericoronal e por aí vai que possui relação com a placa, mas aí complica um pouco.

Aproveitando o tópico, você recomenda o uso periódico de enxaguantes bucais? Eles realmente ajudam a prevenir cáries ou é só marketing?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12057 Online: 26 de Maio de 2015, 19:40:32 »
[...]

O que vem a ser "GNA" e "IAM"?
Foto USGS

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12059 Online: 26 de Maio de 2015, 19:52:49 »
Uma dúvida idiota: tem como zerar o conhecimento sobre física e matemática? Tipo, no ano 2256 a humanidade descobriu tudo sobre a física. No ano 2587 a humanidade descobriu (?) tudo sobre a matemática.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12060 Online: 26 de Maio de 2015, 19:58:19 »
Uma dúvida idiota: tem como zerar o conhecimento sobre física e matemática? Tipo, no ano 2256 a humanidade descobriu tudo sobre a física. No ano 2587 a humanidade descobriu (?) tudo sobre a matemática.

Improvável, devido à própria forma com que a ciência e a matemática funcionam.

A Ciência (e, portanto, a Física) funciona na base de modelos tão próximos quanto se consegue da realidade, mas em princípio é impossível saber se a realidade equivale completamente aos modelos. Aproximações melhores vão sempre aparecendo (veja como a relatividade especial é uma aproximação melhor que a dinâmica newtoniana), mas não acredito ser possível saber com certeza exatamente como absolutamente tudo funciona.

Quanto à matemática, bom, ela não é necessariamente uma descrição da natureza, (aí entra o dilema: a matemática foi/é descoberta ou foi/é inventada?), é um conjunto de objetos e regras sob as quais esses objetos interagem, além das consequências dessas regras. A gente sempre pode inventar coisa mais bizarra do que já tem aí.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12061 Online: 26 de Maio de 2015, 20:00:51 »
Nem depois da tal Teoria de Tudo seria possível chegar num limite?

Talvez o limite da ciência será a própria inteligência humana, se não criarmos IA ou humanos transgênicos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12062 Online: 26 de Maio de 2015, 20:04:47 »
Acho que a "teoria de tudo", enquanto parecesse se sustentar, ainda deixaria as coisas em física parecidas com matemática, seria ainda possível descobrir minúcias, ainda que em última instância fosse tudo derivado da "teoria de tudo", convenientemente.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12063 Online: 26 de Maio de 2015, 20:49:52 »
[...]

Gengivite Necrotizante Aguda (antigamente era conhecida como GUNA - Gengivite Ulcerativa Necrotizante Aguda; no passado mais remoto era chamada de Boca de Trincheira) e Infarto Agudo do miocárdio (bactérias periodontopatogênicas estão associadas a isso como fator de risco)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12064 Online: 26 de Maio de 2015, 21:01:24 »

Aproveitando o tópico, você recomenda o uso periódico de enxaguantes bucais? Eles realmente ajudam a prevenir cáries ou é só marketing?

Alguns são marketing e outros não, mas não substituem a escova. Produtos a base de lauril sulfato de sódio são basicamente detergente. Produtos a base de triclosan têm uma ação sobre  a formação de cálculo. Produtos com veículo a base de álcool estão associados ao câncer de boca com o uso prolongado. Os melhores são a base de óleos essenciais (timol e eucaliptol, por exemplo) e clorexidina. A clorexidina possui efeitos colaterais após uso prolongado (de pigmentação a úlceras). Dependendo do tipo e do uso que se faz pode levar a um desequilíbrio da microbiota.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12065 Online: 26 de Maio de 2015, 21:02:14 »
BTW. R$ 150, 00 :hihi:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12066 Online: 26 de Maio de 2015, 21:12:00 »
Alguns são marketing e outros não, mas não substituem a escova. Produtos a base de lauril sulfato de sódio são basicamente detergente. Produtos a base de triclosan têm uma ação sobre  a formação de cálculo. Produtos com veículo a base de álcool estão associados ao câncer de boca com o uso prolongado. Os melhores são a base de óleos essenciais (timol e eucaliptol, por exemplo) e clorexidina. A clorexidina possui efeitos colaterais após uso prolongado (de pigmentação a úlceras). Dependendo do tipo e do uso que se faz pode levar a um desequilíbrio da microbiota.

Esses são apenas os que fazem mal ou são todos que estão no mercado? Porque parece que não há vantagem alguma em nenhum deles, a não ser "combater a terrível doença da halitose e pegar as mina com uma baforada refrescante".
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12067 Online: 26 de Maio de 2015, 21:20:43 »
Eles possuem indicação clínica. Por exemplo: pós ou pré-operatório,  tratamento do abscesso pericoronal, durante o tratamento de periodontite, aftas recorrentes ou estomatite herpética aguda, impossibilitados de usar escova (Hospitalizados, por exemplo) e por aí vai.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12068 Online: 28 de Maio de 2015, 23:09:27 »
Vi em um vídeo "top 10 crazy facts about USSR" que os soviéticos fizeram um buraco de 10km apenas para ver quanto poderiam cavar e foram obrigados a parar devido ao intenso calor.

Fonte infinita de energia??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12069 Online: 28 de Maio de 2015, 23:12:28 »
[...]

Gengivite Necrotizante Aguda (antigamente era conhecida como GUNA - Gengivite Ulcerativa Necrotizante Aguda; no passado mais remoto era chamada de Boca de Trincheira) e Infarto Agudo do miocárdio (bactérias periodontopatogênicas estão associadas a isso como fator de risco)

:ok:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12071 Online: 28 de Maio de 2015, 23:17:39 »
The hole reached 12,262 m (40,230 ft) in 1989. In that year, the hole depth was expected to reach 13,500 m (44,300 ft) by the end of 1990 and 15,000 m (49,000 ft) by 1993.[5][6] However, because of higher-than-expected temperatures at this depth and location, 180 °C (356 °F) instead of expected 100 °C (212 °F), drilling deeper was deemed unfeasible and the drilling was stopped in 1992.[4] With the projected further increase in temperature with increasing depth, drilling to 15,000 m (49,000 ft) would have meant working at a temperature of 300 °C (570 °F), where the drill bit would no longer work.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12072 Online: 28 de Maio de 2015, 23:20:23 »
Vi em um vídeo "top 10 crazy facts about USSR" que os soviéticos fizeram um buraco de 10km apenas para ver quanto poderiam cavar e foram obrigados a parar devido ao intenso calor.

Foi na península de Kola e alcançou mais de 12 km e teve múltiplos objetivos, incluindo estudo de geofísica.

Fonte infinita de energia??

Em tese, não. O calor provém do manto, temporalmente finito portanto. Mesmo que dure cerca de 4 a 5 bilhões de anos.  :P

P.S.

O Bahadur postou a explicação antes.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12073 Online: 28 de Maio de 2015, 23:23:48 »
Bom alguns milhões de anos já estava bom :-)

Fico pensando, tubulações descendo água abaixo, encontra uma temperatura de 500 graus, volta valor girando turbinas. Não ia ser moleza?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12074 Online: 28 de Maio de 2015, 23:46:18 »
...acho que é mais ou menos o princípio das usinas geotérmicas... só não sei se seria necessariamente moleza reaproveitar essa escavação feita só para ver o quanto conseguiam cavar...

Será que algo da tecnologia de perfuração petrolífera se aplica nesse tipo de coisa? A PTR deveria verter para esse tipo de coisa depois do fiasco do pré-sal... talvez

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!