Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016160 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12100 Online: 04 de Junho de 2015, 22:20:32 »
Já clonaram o meu de débito, que tem chip, e fizeram saques fora do Brasil. Estava conversando com uma mulher, correntista do mesmo banco, que teve o seu clonado e usaram para comprar passagens aéreas. É inimaginável que não se chegue ao criminoso.

Quem comprou passagens viajou, teve que se identificar, foi filmado no aeroporto e o escambau. Agindo dessa forma não deveria ser tão difícil desbaratar essas quadrilhas, tanto que em muitos países o cartão com chip ainda é pouco difundido porque esse tipo de golpe é bem menos frequente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12101 Online: 04 de Junho de 2015, 22:23:23 »
Eu lembro que uma época o que faziam era usar os cartões roubados pra quitar dívida de gente negativada.  Cobravam uma grana do negativado (uma fração da dívida, mas que o cara conseguia pagar) para "limpar o nome". Para isso, eles usavam credenciais bancárias roubadas para pagar a dívida. Achei esperto porque eles não apareciam "no papel". Entretanto, foram pegos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12102 Online: 05 de Junho de 2015, 20:47:58 »
Esses dias usaram um dos meus cartões de crédito pra fazer algumas compras online. Eu tenho um monte de cartões e, coincidentemente, não usava este há uns 3 meses, portanto, sei exatamente onde "clonaram/pegaram os dados" dele, que foi o único uso que fiz antes de fazerem as compras, uns dois dias antes. O banco já cancelou todas as compras, inclusive algumas internacionais, e tá tudo certo, minha pergunta é: alguém dá continuidade pra saber quem foi/pegar o responsável? O banco, a loja que não vai receber do banco, ou alguma seguradora de um dos anteriores? Ou o banco cancela o pagamento pra loja, e se a loja ainda não enviou os itens, ela só cancela a compra, e fica tudo por isso mesmo?

Eu fico imaginando que seja o segundo caso, e se for isso, me parece um crime com um "custo x benefício" altíssimo, já que ninguém vai atrás pra pegar o responsável, o que, sinceramente, me parece algo extremamente fácil. Uma das lojas que fizeram compras foi na Dafiti, uma loja de sapatos (curiosamente, o único uso em meses do cartão, dois dias antes das compras, foi em um posto meia boca, no caminho pro trabalho, onde é sempre a mesma mulher no caixa...), e me parece extremamente fácil chegar ao responsável com o mínimo de investigação e trabalho policial possível.

Seria fácil, mas é praticamente impossível isso aparecer em uma lista de prioridades, a não ser em operações específicas de grupos especializados da PC ou da PF. No seu estado, pela última vez que li, a PC está com um claro de cerca de 5000 policiais. A PC e a PM são registradoras de ocorrências hoje. O que se faz não previne e nem combate. É trabalhar com incêndios o tempo inteiro.

Outra dúvida: se alguém da continuidade para tentar achar o responsável, tem como o dono do cartão clonado/roubado ter acesso a esses dados? Tipo, quem fez a compra, onde pediu para entregar, etc?

Você mesmo pode pedir os dados de entrega para a operadora.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12103 Online: 09 de Junho de 2015, 13:21:15 »
Eu fiz uma poupança no BB ontem e depositei R$500. Hoje de manhã quando fui ver o meu saldo, BUM, meu dinheiro inteiro tinha saído da CC e ido para a poupança. Um amigo meu disse que é normal e que eles fazem isso quando você deixa o dinheiro 2 dias na conta corrente. É normal isso?

Na prática, creio que não muda nada, o dinheiro continua ali pra sacar, mas achei estranho esse negócio automático.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12104 Online: 09 de Junho de 2015, 13:23:36 »
Não entendi direito, se vc depositou na poupança não era pra estar mesmo na poupança? Pq estaria na CC?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12105 Online: 09 de Junho de 2015, 13:26:46 »
Eu recebo meu salário no BB. Eu tenho uma poupança no Bradesco, mas ontem decidi começar uma no BB, na mesma conta. O salário caiu, eu transferi parte pra poupança e deixei o resto na CC. O dinheiro da CC sumiu e foi todo pra Poupança.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12106 Online: 09 de Junho de 2015, 13:41:14 »
Já fizeram isso comigo um tempo, tudo que você debita da CC vem da poupança pra CC e é debitado. Não lembro por que pararam, se eu pedi ou o quê.

É um sistema automático, mesmo. Acho que você pode desativar esse "serviço" com seu gerente.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12107 Online: 09 de Junho de 2015, 14:32:20 »
No tempo em que eu tinha conta no Bradesco, a conta corrente e a conta poupança era "a mesma coisa". Depositava na conta corrente e eles transferiam para a poupança sendo que a CC ficava sempre com um saldo de R$ 1,00. Quando gastava, voltava o valor para a conta corrente, de modo que a mesma ficava com o saldo de R$ 1,00.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12108 Online: 09 de Junho de 2015, 14:39:52 »
Eu acho complicado isso porque eu não gosto de misturar o dinheiro. Já tenho uma dificuldade grande em conseguir guardar e vendo o dinheiro da CC junto da poupança fica ainda mais. Vou ver com eles se cortam isso.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12109 Online: 09 de Junho de 2015, 14:43:57 »
Eu tenho conta no Bradesco e esse recurso é uma confusão. Fica difícil ver quanto de saldo você tem, e o ganho com essa poupança automática é mínimo. Se querem fazer algo pra gente ganhar mais ou gastar menos, basta reduzir em 1% o cheque especial que será melhor aproveitado.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12110 Online: 09 de Junho de 2015, 14:46:06 »
Eu sempre mantive minha poupança na CEF, separada. No Bradesco nunca me atrapalhou, porque o saldo lá era só para as despesas mensais.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12111 Online: 09 de Junho de 2015, 14:47:06 »
Eu acho complicado isso porque eu não gosto de misturar o dinheiro. Já tenho uma dificuldade grande em conseguir guardar e vendo o dinheiro da CC junto da poupança fica ainda mais. Vou ver com eles se cortam isso.

É, eu também as vezes acho complicado ver o dinheiro do CC perto do meu... ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12112 Online: 09 de Junho de 2015, 14:49:02 »

É, eu também as vezes acho complicado ver o dinheiro do CC perto do meu... ::)

Você é contador. Você tem noção de organização. Eu preciso abrir uma conta diferente pra cada coisa, senão no fim do mês não tenho nada... :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12113 Online: 09 de Junho de 2015, 14:51:32 »
Eu também uso a poupança como cofrinho (:teehee:). Por isso (acho que) pedi pra cancelarem esse serviço.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12114 Online: 09 de Junho de 2015, 17:45:40 »

Diego

A sua conta de poupança é efetivamente uma sensu strictu ou é aquela 'conta corrente remunerada', em que há um rendimento com juros de poupança sobre o saldo médio?

Se for uma sensu strictu o banco não pode fazer movimentações da conta corrente para ela e vice-versa sem a sua autorização expressa.

Mas se for uma do tipo 'conta corrente remunerada', a movimentação já está prevista em contrato. Pelo menos é assim que o Itaú procede.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12115 Online: 09 de Junho de 2015, 19:21:13 »

Diego

A sua conta de poupança é efetivamente uma sensu strictu ou é aquela 'conta corrente remunerada', em que há um rendimento com juros de poupança sobre o saldo médio?

Se for uma sensu strictu o banco não pode fazer movimentações da conta corrente para ela e vice-versa sem a sua autorização expressa.

Mas se for uma do tipo 'conta corrente remunerada', a movimentação já está prevista em contrato. Pelo menos é assim que o Itaú procede.

De acordo com meu gerente é porque aderi a um sistema de poupança e o dinheiro fica "aplicado" lá automaticamente se tiver acima de um determinado valor parado na conta por mais de 48h. Ele disse que as contas são pagas normalmente e na hora do saque o dinheiro é automaticamente transmitido pra CC. Vou deixar por hora.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12116 Online: 12 de Junho de 2015, 10:04:10 »
Quero a ajuda de vocês com uma coisa.

Tenho um trabalho de análise criminal pra fazer e gostaria de testar algumas hipóteses. Eu possuo em mãos cada um dos crimes violentos (Homicídios/Estupros/Roubous/Sequestro e Cárcere Privado/Extorsão Mediante Sequestro, tentados e consumados) praticados na cidade de Contagem (segunda maior do Estado) no período de 01/01/2013 a 31/12/2014 (11.588 crimes no período).

O banco de dados possibilita que eu filtre da forma que eu quiser, por tipo, horário, local, dia da semana ou fim de semana, mês, área de policiamento, etc, etc. O sistema que eu uso (QGIS) permite que eu construa mapas de praticamente toda espécie pra mostrar os resultados.

Então eu pergunto:

Qual padrão de crescimento ou diminuição eu poderia testar com estes dados?
Que tipo de influência interna ou externa eu poderia encontrar pra determinado tipo de crime?
Quais hipóteses vocês acham que podem ser testadas e confirmadas ou refutadas com esses dados?´

Queria fugir do óbvio (como aquele caso do aumento de criminalidade a partir do 5º dia útil que postei aqui) e acho que o povo daqui teria ideias mais originais.

Agradeço qualquer ajuda. :ok:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12117 Online: 12 de Junho de 2015, 11:37:55 »
  • Relações com o clima? Dias de chuva vs. dias de sol, dias de calor vs dias de frio
  • Dia de jogo do curíntia, curíntia ganha/curípintia perde
  • Grandes apreensões de drogas* x presos por tráfico/art 12 nos dias seguintes ou grandes apreensões de drogas x roubos
    *20, 30 kg? Quando apreendem o fornecedor ou uma mula, ou acham o depósito do traficante, sei lá.
  • Ações higienistas da prefeitura (expulsar morador de rua, confiscar barraca de camelô) x vários tipos de crime nos dias seguintes?

Leia Freakonomics pra ter ideias de correlações espúrias.

E bem pensado em testar a hipótese depois, correlação não é causalidade, cuidado na hora de apresentar os dados.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12118 Online: 12 de Junho de 2015, 12:28:54 »
Para os casos em que uma pessoa comete mais de um crime, há ordem costumeira? Se sim, de qual tipo de crime pra qual é a mais frequente? Varia de acordo com o horário ou característica do criminoso ou vítima?

Existe um tipo de crime "gatilho" pra outros? De forma que se combatido esse primário, se observaria efeito nos outros.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12119 Online: 12 de Junho de 2015, 14:55:22 »
[...]
Dia de jogo do curíntia, curíntia ganha/curípintia perde
[...]

Na hora do jogo, criminalidade baixíssima.

Antes e após (com vitória) o jogo, criminalidade normal (alta!).

Após o jogo (derrota), criminalidade altíssima!!!

:P
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12120 Online: 13 de Junho de 2015, 02:41:23 »
Diego, tem de deixar o computador trabalhar para você e fazer o teste de diversos algoritimos para que ele ache as variáveis que são mais relevantes para o crime.

Não é um trabalho para humanos é para data mining.

Conhece R?

https://en.wikipedia.org/wiki/R_(programming_language)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12121 Online: 13 de Junho de 2015, 08:28:19 »
Esses dias usaram um dos meus cartões de crédito pra fazer algumas compras online. Eu tenho um monte de cartões e, coincidentemente, não usava este há uns 3 meses, portanto, sei exatamente onde "clonaram/pegaram os dados" dele, que foi o único uso que fiz antes de fazerem as compras, uns dois dias antes. O banco já cancelou todas as compras, inclusive algumas internacionais, e tá tudo certo, minha pergunta é: alguém dá continuidade pra saber quem foi/pegar o responsável? O banco, a loja que não vai receber do banco, ou alguma seguradora de um dos anteriores? Ou o banco cancela o pagamento pra loja, e se a loja ainda não enviou os itens, ela só cancela a compra, e fica tudo por isso mesmo?

Eu fico imaginando que seja o segundo caso, e se for isso, me parece um crime com um "custo x benefício" altíssimo, já que ninguém vai atrás pra pegar o responsável, o que, sinceramente, me parece algo extremamente fácil. Uma das lojas que fizeram compras foi na Dafiti, uma loja de sapatos (curiosamente, o único uso em meses do cartão, dois dias antes das compras, foi em um posto meia boca, no caminho pro trabalho, onde é sempre a mesma mulher no caixa...), e me parece extremamente fácil chegar ao responsável com o mínimo de investigação e trabalho policial possível.

Seria fácil, mas é praticamente impossível isso aparecer em uma lista de prioridades, a não ser em operações específicas de grupos especializados da PC ou da PF. No seu estado, pela última vez que li, a PC está com um claro de cerca de 5000 policiais. A PC e a PM são registradoras de ocorrências hoje. O que se faz não previne e nem combate. É trabalhar com incêndios o tempo inteiro.

Outra dúvida: se alguém da continuidade para tentar achar o responsável, tem como o dono do cartão clonado/roubado ter acesso a esses dados? Tipo, quem fez a compra, onde pediu para entregar, etc?

Você mesmo pode pedir os dados de entrega para a operadora.

Bancos e operadoras de cartão tem áreas especializadas em fraudes. Em alguns casos passam as informações para a polícia que faz uma operação especial, em outras contatam empresas privadas.

Ir em cada caso e entender cada tipo de fraude é um trabalho de formiguinha, e o pessoal é bem criativo. Pouco tempo atrás houve uma mudança silenciosa na geração de boleto em todo o Brasil para que se gerasse boleto por PDF porque as fraudes de boleto aumentaram, rincipalmente com adwares que infectam o computador do usuário e trocam quem vai receber o boleto; você acha que pagou o cara certo, só que não.

No caso da loja de sapatos que você citou, usa altos padrões de segurança, outra coisa aconteceu para ter a fraude (pode até ser um problema pontual na empresa, mas o volume que ela trafega com as operadoras é monstruoso e nem conseguiria realizá-lo se não tivesse uma parafernália tecnológica).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12122 Online: 13 de Junho de 2015, 11:17:58 »
Sua solução Diego.. Cristal Ball da Oracle, funciona como plugin do Excel e você pode baixar para Trial.

Faz até monte carlo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12123 Online: 13 de Junho de 2015, 11:21:50 »
Haviam índios homossexuais antes do contato com europeus ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12124 Online: 13 de Junho de 2015, 20:01:04 »
Diego, tem de deixar o computador trabalhar para você e fazer o teste de diversos algoritimos para que ele ache as variáveis que são mais relevantes para o crime.

Não é um trabalho para humanos é para data mining.

Conhece R?

https://en.wikipedia.org/wiki/R_(programming_language)

Sua solução Diego.. Cristal Ball da Oracle, funciona como plugin do Excel e você pode baixar para Trial.

Faz até monte carlo.

Isso não é meu trabalho rotineiro. Eu só estava fazendo um trabalho de pós. Acabei fazendo uma análise de aumento criminal nos períodos após a liberdade provisório (aumentaram ate 106% em alguns casos) e uma análise de criminalidade violenta em uma área em que trabalho. Aqui:

Eu tenho que trabalhar com software livre. Qualquer coisa que eu produza pra PM tem que vir de soft livre. O que eu fiz deu certinho aqui: http://www.4shared.com/office/vNBK45Sjba/Trabalho.html

Acho que a PM não paga por licença de nada. Tudo aqui é Free.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!