Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016154 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #11950 Online: 03 de Maio de 2015, 01:21:43 »
Quais são as maiores 'certezas' que mesmo após já terem sido fartamente refutadas, ainda se encontram grandemente presentes no ideário popular?

A história bíblica do êxodo do Egito. Ovo faz mal para o colesterol. E a crença de que é possivel um crescimento econômico continuado.

O último não tem sido muito refutado mas é o mais simples de refutar.

Um crescimento percentual significa na verdade um crescimento exponencial.

Uma economia que apresente uma taxa de crescimento de apenas 3% ao ano representaria, aproximadamente, dobrar a produção de bens e serviços em cerca de 23 anos. E também dobrar o consumo de energia, de água, de matérias primas...

Para um crescimento de X% ao ano durante A anos o crescimento total T é dado por

T = (1+X/100) ^A

A = LOG T na base ( 1 + X/100 ) = LN (T) / LN ( 1 + X/100 )

Se T = 2 representando o tempo necessário para a economia duplicar a uma taxa de 3% ao ano, logo

A = LN (2) / LN (1,03) = 23,45 anos

( LN significa Logaritmo natural )
Que ovo não  aumente o LDL sou cético em concordar. Da história sobre o êxodo não lembro, mas nunca levei mais a sério por nenhuma contingência, quanto ao crescimento contínuo sustentado, tem certeza? Acho controverso.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #11951 Online: 03 de Maio de 2015, 01:25:19 »
Quais são os assuntos mais importantes que se pode/deve discutir na atualidade?

Um dos mais importantes é sobre crescimento econômico.

A impossibilidade matemática de um sistema que exige crescimento econômico percentual continuo.
Vão algumas respostas:

Topo da lista - Aqueles assuntos nos quais o Cientista manifestar interesse. Se quiseres um guia seguro para não perder tempo com inutilidades, é só seguir o Cientista no que o interessa. Se o Cientista não manifestar interesse ou explicitar que não interessa, não vale um pó cantoriano de traque inodoro. Dois exemplos já inclusos na razão de eu fazer a citação nesse conjunto são "aquecimento global" (esse logo acima -- da citação --, mas extensão) e qualquer "questão econômica". Nada disso tem qualquer importância "ser discutido" (hahahahahah), nem pelos que "estão" nas 'linhas de ação'. O destino é virar converseta de boteco pé sujo para pseudointelectuais que não sabem p..... nenhuma de nada no mundo e se acham os tais no discurso.

- Possivelmente, (exatamente) a "atualidade", mas não filosoficamente! Argh!

- Definitivamente, a questão prática implementável da 'consciência' "artificial" e ciência e tecnologia relativas à neurologia com vistas ao acesso de informações mentais no cérebro para a finalidade precípua da 'continuidade da vida', questão máxima do homem efetivamente atual. Prolongamento biológico pode ter algum lugar, mas só como pequena curiosidade para autoilustração de alguns fatos curiosos antes que algum improvável evento serendípitico ocorra a dar substância para isso se tornar perspectiva importante para a finalidade.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11952 Online: 03 de Maio de 2015, 01:27:03 »
Quais são as maiores 'certezas' que mesmo após já terem sido fartamente refutadas, ainda se encontram grandemente presentes no ideário popular?

A história bíblica do êxodo do Egito. Ovo faz mal para o colesterol. E a crença de que é possivel um crescimento econômico continuado.

O último não tem sido muito refutado mas é o mais simples de refutar.

Um crescimento percentual significa na verdade um crescimento exponencial.

Uma economia que apresente uma taxa de crescimento de apenas 3% ao ano representaria, aproximadamente, dobrar a produção de bens e serviços em cerca de 23 anos. E também dobrar o consumo de energia, de água, de matérias primas...

Para um crescimento de X% ao ano durante A anos o crescimento total T é dado por

T = (1+X/100) ^A

A = LOG T na base ( 1 + X/100 ) = LN (T) / LN ( 1 + X/100 )

Se T = 2 representando o tempo necessário para a economia duplicar a uma taxa de 3% ao ano, logo

A = LN (2) / LN (1,03) = 23,45 anos

( LN significa Logaritmo natural )
Que ovo não  aumente o LDL sou cético em concordar. Da história sobre o êxodo não lembro, mas nunca levei mais a sério por nenhuma contingência, quanto ao crescimento contínuo sustentado, tem certeza? Acho controverso.

EDIT: Na verdade quis dizer que A representa o tempo necessário em anos para a economia duplicar. T é o crescimento da economia em A anos. T = 2 é a duplicação do tamanho da economia.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11953 Online: 03 de Maio de 2015, 01:33:08 »
Quais são os assuntos mais importantes que se pode/deve discutir na atualidade?

Um dos mais importantes é sobre crescimento econômico.

A impossibilidade matemática de um sistema que exige crescimento econômico percentual continuo.
Vão algumas respostas:

Topo da lista - Aqueles assuntos nos quais o Cientista manifestar interesse. Se quiseres um guia seguro para não perder tempo com inutilidades, é só seguir o Cientista no que o interessa. Se o Cientista não manifestar interesse ou explicitar que não interessa, não vale um pó cantoriano de traque inodoro. Dois exemplos já inclusos na razão de eu fazer a citação nesse conjunto são "aquecimento global" (esse logo acima -- da citação --, mas extensão) e qualquer "questão econômica". Nada disso tem qualquer importância "ser discutido" (hahahahahah), nem pelos que "estão" nas 'linhas de ação'. O destino é virar converseta de boteco pé sujo para pseudointelectuais que não sabem p..... nenhuma de nada no mundo e se acham os tais no discurso.

- Possivelmente, (exatamente) a "atualidade", mas não filosoficamente! Argh!

- Definitivamente, a questão prática implementável da 'consciência' "artificial" e ciência e tecnologia relativas à neurologia com vistas ao acesso de informações mentais no cérebro para a finalidade precípua da 'continuidade da vida', questão máxima do homem efetivamente atual. Prolongamento biológico pode ter algum lugar, mas só como pequena curiosidade para autoilustração de alguns fatos curiosos antes que algum improvável evento serendípitico ocorra a dar substância para isso se tornar perspectiva importante para a finalidade.

E quem disse que a catástrofe climática resultante de um sistema suicida que persegue a impossibilidade de um crescimento exponencial em um meio finito nos dará tempo de desenvolver a consciência artificial?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #11954 Online: 03 de Maio de 2015, 01:39:39 »
É aqui que se eu perguntar: que "catástrofe climática"?, começa a inutilidade de que falo. Por queeee? Porque há filosofia, mas não ciência para discutir a filosofia da bala disparada vindo, mesmo caso seus pensamentos possam calcular a trajetória antes de seu cérebro ser interrompido pela morte causada.
« Última modificação: 03 de Maio de 2015, 01:53:52 por Cientista »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #11955 Online: 03 de Maio de 2015, 01:51:42 »
Você mesmo já deu a que pode ser resposta 'destaque principal de capa', mas, considerando que possa ser categorizada num "ideário popular" 'menos popular/mais "catedrático" ', aponto uma 'certeza' que vejo muito generalizada, que é a da influência direta do que chamam de "injustiça social", "desigualdade social"... não só na "violência "na" sociedade", como na morbidade da malignidade brutal ilimitada a ser justificada sob'égide. Isso chega ao paroxismo do fanatismo religioso violento, tanto quanto a defesa do "método para ciência" que inexiste, só que mais 'populesquinho'.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11956 Online: 03 de Maio de 2015, 02:02:21 »
Ah, então a desigualdade não influencia em nada.

É por isso que na Suiça está um horror. O sujeito não pode sair com nada de valor na rua sem ser assaltado por um daqueles banqueiros ricaços que batem carteira na estação de metrô.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11958 Online: 03 de Maio de 2015, 02:04:24 »
Suíça, Japão, Noruega... todos estes lugares onde não se pode dormir de janela aberta.

Em contraste com a segurança e tranquilidade das sociedades desiguais da América Latina.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11959 Online: 03 de Maio de 2015, 02:05:39 »
+T+%3D+%5Cleft%28+1+%2B+%5Cfrac%7Bx%7D%7B100%7D+%5Cright%29%5EA

%5Cdisplaystyle+A+%3D+%5Clog_%7B%5Cleft%281+%2B+%5Cfrac%7Bx%7D%7B100%7D%5Cright%29%7D+T+%3D+%5Cfrac%7B%5Cln+T%7D%7B%5Cln+%5Cleft%28+1+%2B+%5Cfrac%7Bx%7D%7B100%7D%5Cright%29%7D

+A+%3D+%5Cfrac%7B%5Cln+2%7D%7B%5Cln+1%2C03%7D+%3D+23%2C45+%5Cmathrm%7Banos%7D

Consertei pra você ;)

Foi mal. Eu prometi que ia fazer certo da proxima vez mas essa foi de improviso. Não tive tempo de pegar o Latex pra dar uma relembrada.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #11960 Online: 03 de Maio de 2015, 02:41:03 »
Ah, então a desigualdade não influencia em nada.
"Em nada" do que? De atos (ultra)violentos de não pura sobrevivência? Não mesmo. Tá aprendendo, hein, rapaz?! Mas o Cientista vai te ensinar mais uma coisinha sobre o que pode influenciar: ficar alertando por aí que isso "influencia". Aí vagabundo pega gosto pela ideia. Agora, munido desse seu mais novo aprendizado ministrado pelo SUPER Cientista, sabendo eu que não és um irresponsável social (tu, que tão preocupadinho és com tais "questões"), certo estou de que não sairás por aí espalhando pra geral que a vagabundagem tem uma "boa desculpa" para serem o que são. Um coisa é "influenciar"; outra é "justificar". Porque crentes são aquelas máquinas que enxergam distinções em identidades, e identidades em distinções. Só a depender da conveniência. OK?

É por isso que na Suiça está um horror. O sujeito não pode sair com nada de valor na rua sem ser assaltado por um daqueles banqueiros ricaços que batem carteira na estação de metrô.
Acho que não sei muito da Helvécia... é aquele lugar onde a liberação de armas é ampla e generalizada?...  Me parece um belo lugar...

Suíça, Japão, Noruega... todos estes lugares onde não se pode dormir de janela aberta.

Em contraste com a segurança e tranquilidade das sociedades desiguais da América Latina.
Japão... esse é aquele lugar onde tentaram há pouco abolir a pena capital mas não passou? Onde os prisioneiros não podem nem olhar nos olhos do carcereiro, devendo andar cabisbaixos e altamente comportados para não aumentarem a punição já alta?...   Me parece um belo país naturalmente sofrido...

É uma pena não haver dois Brasis...   Assim seria possível fazer algo melhor que tentar comparar proteína com aminoácido...     Fazer o que, não?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11961 Online: 04 de Maio de 2015, 01:22:52 »
Algum exército convencional, alguma vez, já derrotou uma guerrilha?

Não em alguma batalha, é claro. Queria saber se uma força militar convencional já venceu alguma guerra enfrentando um inimigo que fizesse uso de táticas de guerrilha.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11962 Online: 04 de Maio de 2015, 01:45:23 »

Não em alguma batalha, é claro. Queria saber se uma força militar convencional já venceu alguma guerra enfrentando um inimigo que fizesse uso de táticas de guerrilha.

Sim. Exército brasileiro no Araguaia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha_do_Araguaia

Mas não foi totalmente bem sucedido porque deixou o traidor do grupo de guerrilheiros vivo para voltar anos mais tarde como ladrão do mensalão.
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 01:52:32 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11963 Online: 04 de Maio de 2015, 02:07:40 »

Mas não foi totalmente bem sucedido porque deixou o traidor do grupo de guerrilheiros vivo para voltar anos mais tarde como ladrão do mensalão.

Eu me lembrei desse caso mas não sei se dá pra chamar de guerrilha. Eram cerca de 50 guerrilheiros apenas no Araguaia. Acho que, tecnicamente, não chega a ser uma guerra.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11964 Online: 04 de Maio de 2015, 06:41:42 »

Eu me lembrei desse caso mas não sei se dá pra chamar de guerrilha. Eram cerca de 50 guerrilheiros apenas no Araguaia. Acho que, tecnicamente, não chega a ser uma guerra.

Não. É uma guerrilha. Tecnicamente falando guerrilha é uma "guerra pequena" ou "guerra assimétrica" onde um dos lados tem muito menos força que o outro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11965 Online: 04 de Maio de 2015, 08:51:55 »
Vocês tem a impressão que artigos científicos brasileiros tem mais enrolação?

Eu tenho sempre a impressão que em 90-80% do tempo artigos que acho em inglês vão bem mais direto ao ponto. Quando vejo qualquer estudo brasileiro parece que são as mesmas chances para os autores quererem dar uma aula de história no artigo. Se é sobre racismo ou desigualdade racial, vai começar, "na Babilônia", para eventualmente chegar ao mercado de escravos africanos. Se é algo de biologia, vai querer dar uma aulinha de Linné, Lamarck, Darwin. Não me lembro de ter visto qualquer coisa de física ou outra área, acho que só biologia e ciências sociais.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11966 Online: 04 de Maio de 2015, 09:36:29 »

Eu tenho sempre a impressão que em 90-80% do tempo artigos que acho em inglês vão bem mais direto ao ponto. Quando vejo qualquer estudo brasileiro parece que são as mesmas chances para os autores quererem dar uma aula de história no artigo. Se é sobre racismo ou desigualdade racial, vai começar, "na Babilônia", para eventualmente chegar ao mercado de escravos africanos. Se é algo de biologia, vai querer dar uma aulinha de Linné, Lamarck, Darwin. Não me lembro de ter visto qualquer coisa de física ou outra área, acho que só biologia e ciências sociais.

Eu comentei isso com o pessoal da pós recentemente. Eu prefiro bilhões de vezes pegar um artigo em inglês pra ler sobre determinado tema do que um sobre o mesmo assunto em português. O que o em inglês explica em 5 páginas, o em português precisa de 40.

Um exemplo é esse cara, Joanisvaldo Brito. Se você olhar esse trabalho dele sobre controle da atividade de inteligência em regimes democráticos, o cara escreveu quase 900 páginas sobre o assunto, sem esgotar tudo.

Mas se você procurar esse trabalho para a equipe de inteligência do Congresso Americano, vai achar o assunto completo em pouco mais de 100 páginas, de uma maneira objetiva, didática e interessante.

Mas parece que verborragia é o que interessa. Eu vejo muito gente batendo no peito dizendo "minha tese ficou com 200 páginas". E mesmo assim, o conteúdo é ridículo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11967 Online: 04 de Maio de 2015, 11:10:57 »
Mas parece que verborragia é o que interessa. Eu vejo muito gente batendo no peito dizendo "minha tese ficou com 200 páginas". E mesmo assim, o conteúdo é ridículo.

200 páginas e ainda naquele padrão ilegível da ABNT com espaçamento quádruplo ou algo assim.

Essa coisa do povo se origulhar de tese grande me deixou preocupado com a minha ter 100 páginas de conteúdo (135 ao todo, com índice, bibliografia e pãnz). Não consigo enrolar.

Minha dissertação de mestrado tinha 60 páginas de conteúdo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11969 Online: 04 de Maio de 2015, 11:14:02 »
Espaçamento quádruplo? Além de tudo querem que as pessoas desenvolvam LER/DORT?

Virar página é o novo pilates! :biglol:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11970 Online: 04 de Maio de 2015, 12:47:42 »
Um exemplo é esse cara, Joanisvaldo Brito. Se você olhar esse trabalho dele sobre controle da atividade de inteligência em regimes democráticos, o cara escreveu quase 900 páginas sobre o assunto, sem esgotar tudo.

[...]Desde que o homem primitivo necessitou pela primeira vez enviar
alguém para a comunidade vizinha para descobrir o segredo do fogo, os espiões vêm
sendo empregados com os objetivos mais distintos. A História é pródiga nos casos de
líderes que controlavam grandes redes de agentes secretos, fazendo deles instrumentos
fundamentais na arte de governar: Moisés, Alexandre, Augusto, Washington, Napoleão,
Bismarck, Stalin, Kennedy... Para o bem ou para o mal, esses homens em suas decisões
fizeram uso dos serviços secretos e das informações obtidas de maneira nem sempre
“honesta” [...]

Bem o tipo de coisa a que eu me referia mesmo, parece até lei de Poe! :biglol:

Sendo uma comparação entre Brasil e Canadá, até passa a impressão que um pouco adiante vai estar lendo sobre Dom Pedro Primeiro e etc, de um lado, e conflitos de ingleses e franceses no que viria a ser o Canadá, do outro... :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11971 Online: 04 de Maio de 2015, 14:27:28 »
Essa conversa de Moisés aparece em todo livro de inteligência no Brasil. Nos EUA eles preferem citar Sun Tzu.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11972 Online: 04 de Maio de 2015, 14:43:37 »

...

Os americanos vão mais diretamente ao ponto que nós em qualquer situação.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11973 Online: 04 de Maio de 2015, 15:21:00 »
Espaçamento    quádruplo?    Além    de    tudo    querem    que    as    pessoas    desenvolvam    LER/DORT?
Sempre achei que espaçamento quádruplo significasse colocar na posição de número quatro(ou

equivalente naquele dispositivo que tinha nas máquinas de escrever), quando se termina uma

linha de um texto, daí se iniciando a outra linha três posições abaixo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11974 Online: 04 de Maio de 2015, 15:59:21 »
Por que algumas das contas excluídas ficam rotuladas como "contas excluídas", e outras são "mais" excluídas, e ficam como "visitantes"?

Não parece que é algo de acordo com uma "época", como contas exluídas antes ou depois de uma data serem de um jeito ou outro, parece misturado (mas não tenho certeza).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!