Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016173 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12425 Online: 23 de Abril de 2016, 00:43:35 »
Pergunta de geologia, porque andei lendo sobre isso por... razões. Talvez tenha alguém aqui que entenda disso e possa responder, ;)

É verdade que granito só foi encontrado até agora aqui na Terra? Sei que basaltos são comuns na Lua, e em outros planetas. Então, porque  não granito?

http://articles.adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-iarticle_query?bibcode=1982LPI....13..839W&db_key=AST&page_ind=0&data_type=GIF&type=SCREEN_VIEW&classic=YES
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12426 Online: 23 de Abril de 2016, 08:10:42 »
Legal! Bom saber que o projeto Apollo serviu pra alguma coisa. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12428 Online: 08 de Maio de 2016, 13:08:37 »
Como funciona a distribuição de água em uma casa/prédio?

É tudo instantâneo, não importa do tamanho da instalação

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12429 Online: 08 de Maio de 2016, 13:14:22 »
Não entendi o que quer dizer com "instantâneo".

Se você abrir a torneira em qualquer lugar, havendo água no cano, sim, é instantâneo em qualquer lugar, independentemente do tamanho da instalação, afinal, a água já estava lá.

Mas com os encanamentos vazios tem que esperar enchê-los todos, a água não aparece instantâneamente numa extremidade. Talvez alguma ilusão de instantaneidade se deva a, por isso mesmo, precisar desse enchimento para dar pressão suficiente para que saia água mais significativamente mesmo onde ela chega primeiro, já que ela está vazando não só pela torneira, mas também para o restante do encanamento.

:?: Relacionado: faz sentido abrir as torneiras com o encanamento vazio, antes de chegar a água, a fim de evitar a compressão do ar? Essa compressão de alguma forma seria mais prejudicial aos encanamentos do que a pressão normal da água?

:?: Não relacionado: o Paraná sofre com falta de lagartixas comparado a outros estados do Sul? Por que?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12430 Online: 08 de Maio de 2016, 14:48:44 »
Como funciona a distribuição de água em uma casa/prédio?

É tudo instantâneo, não importa do tamanho da instalação

De um modo geral a água cai por gravidade de uma caixa d'água através de tubos que abastecem as dependências da casa. Para que todos tenham água ao mesmo tempo é necessário que os tubos de abastecimento estejam sempre cheios até o último andar. O princípio dos vasos comunicantes garante o mesmo nível em todos os tubos de abastecimento e não importa o tamanho ou a extensão da instalação. Quanto maior, será necessário apenas mais água.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12431 Online: 08 de Maio de 2016, 14:58:41 »
Relacionado: faz sentido abrir as torneiras com o encanamento vazio, antes de chegar a água, a fim de evitar a compressão do ar? Essa compressão de alguma forma seria mais prejudicial aos encanamentos do que a pressão normal da água?

Não há necessidade. Com a torneira fechada a água que cai vai empurrando o ar para cima que vai sair na forma de borbulhas na caixa d'água. Quando o ar fica preso no meio da instalação ele tende a sair junto com a água quando se abre a torneira na forma de "espirros" até normalizar o fluxo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12432 Online: 08 de Maio de 2016, 15:38:39 »
Sim, a minha dúvida é se o "armazenamento" desses espirros não seria de alguma forma mais prejudicial aos encanamentos do que a pressão de água "pura". Como talvez ajudar a criar vazamentos pelo ar talvez vazar mais facilmente que a água e ajudar a abrir passagem, quando a água sozinha não faria isso.

Esses espirros também passam um pouco a impressão de que os encanamentos estão suportando uma pressão maior do que se fosse apenas água, mas pode ser apenas impressão. Não sei se só o fato do ar ser "comprimível" enquanto a água nao, funcionando como uma "mola", armazenaria uma energia maior do que a pressão da água apenas...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12433 Online: 08 de Maio de 2016, 20:53:15 »
Nas instalações prediais comuns, observando-se os cuidados necessários durante a instalação, isso raramente acontece(*). Pode acontecer em casos muito particulares (em adutoras, por exemplo) em que o desenho da instalação tenha muitas oscilações nas tubulações a ponto de criar um deslocamento muito brusco do ar armazenado nas partes mais altas (golpe de ariete) capaz de danificar bombas, conexões ou canos. Nesses casos específicos são usadas ventosas como solução nas partes de acúmulo de ar.

http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Ventosas.htm

(*) a ponto de apresentar risco para a instalação. Os tubos e conexões já são fabricados para suportar essa pressão. A instalação de sistemas de pressurização para chuveiros requerem uma avaliação prévia da instalação existente para evitar problemas.
« Última modificação: 08 de Maio de 2016, 21:02:17 por Gigaview »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12435 Online: 12 de Maio de 2016, 09:18:18 »
Obrigado, eu simplesmente não sabia desta dos canos estarem sempre cheios  :vergonha: :ordem2:

É tudo tao silencioso

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12436 Online: 12 de Maio de 2016, 19:34:28 »
Obrigado, eu simplesmente não sabia desta dos canos estarem sempre cheios  :vergonha: :ordem2:

É tudo tao silencioso

Engano seu. Um golpe de ariete pode ter a força explosiva de uma bomba e ser altamente destrutivo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12437 Online: 12 de Maio de 2016, 19:37:30 »
Inclusive é por ter sempre água nos canos que é contraproducente ficar apertando a torneira do chuveiro até não dar mais... só gasta o corinho e aí é que de fato vaza mesmo, em vez de só continuar o chuveiro segurando uns litros de água.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12438 Online: 12 de Maio de 2016, 20:16:48 »
Pergunta de geologia, porque andei lendo sobre isso por... razões. Talvez tenha alguém aqui que entenda disso e possa responder, ;)

É verdade que granito só foi encontrado até agora aqui na Terra? Sei que basaltos são comuns na Lua, e em outros planetas. Então, porque  não granito?

http://articles.adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-iarticle_query?bibcode=1982LPI....13..839W&db_key=AST&page_ind=0&data_type=GIF&type=SCREEN_VIEW&classic=YES

Desculpe mas só vi a sua pergunta agora Dr. Manhattan.

O link colocado pelo Gigaview já esclarece boa parte da pergunta.

Mas quero acrescentar algo.

Embora não conheçamos detalhadamente toda a crosta lunar, nós (geólogos) avaliamos que há pouco granito nela. Então resta a pergunta: Porquê foi assim?

Considere a hipótese de que a maior parte da massa lunar provem da Terra após um choque colossal com um grande asteróide, no início da formação dos corpos que compõe o Sistema Solar, e que a Lua nunca teve tectônica de placas como a Terra e nem atmosfera, de tal modo que não houve a atuação de agentes internos e externos de intemperismo, erosão e de formação e mudança de relevo tectônico, então isto permite-nos interpretar que a crosta lunar é praticamente a mesma há mais de 4,5 bilhões de anos.

Como sabemos que o magma primitivo do manto tinha uma composição semelhante às das rochas basálticas, consideramos que todos os granitos daquele período surgiram ou por derivação fracional ou por imiscibilidade do magma, isto é, foram gerados do resto de material mantélico que então formava a crosta mais primitiva. Como a crosta lunar não sofreu retrabalhamento como a terrestre, que foi e vem sendo submetida à erosão, intemperismo, metamorfismo e fusão, concluímos que a presença de granito na crosta lunar é ínfima.

E a mais forte evidência de que a crosta lunar sofreu pouquíssimas modificações provém do fato de que há anortositos lunares com mais de 4,5 bilhões, enquanto que os terrestres mais antigos tem pelo menos 1 bilhão de anos a menos.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12439 Online: 14 de Maio de 2016, 19:32:27 »
Quero fazer umas placas de madeira com instruções para trilheiros. Nada muito elegante, mas decente e, principalente, que dure.

Não sei se alguém teria alguma dica quanto a melhores cores, verniz, e método de colocar letras na placa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12440 Online: 14 de Maio de 2016, 19:40:35 »
Quero fazer umas placas de madeira com instruções para trilheiros. Nada muito elegante, mas decente e, principalente, que dure.

Não sei se alguém teria alguma dica quanto a melhores cores, verniz, e método de colocar letras na placa.

O Arcanjo lida com madeira.

Eu acho que ele pode te ajudar.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12441 Online: 21 de Junho de 2016, 17:50:13 »

Hãa, qual é a fonte de energia dos geradores de energia em veículos?

Dos motores de arranque, APUs de aviões, alternadores, baterias... 

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12442 Online: 21 de Junho de 2016, 18:07:18 »

Hãa, qual é a fonte de energia dos geradores de energia em veículos?

Dos motores de arranque, APUs de aviões, alternadores, baterias... 

Motor de arranque puxa da bateria, APU de avião usa combustível, dínamo de carro tbm, e são esses que carregam as baterias.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12443 Online: 21 de Junho de 2016, 19:12:23 »

O Arcanjo lida com madeira.

Eu acho que ele pode te ajudar.

Desculpem, não  estava acompanhando o tópico porque foi mais ou menos na época  que meu computador quebrou.

Madeira para ficar no tempo tem que ser dura  tipo ipê ou peroba, passar óleo  de linhaça protege mais que verniz se for coisa que nunca terá  manutenção, se quiser pintar por cima do óleo de linhaça tem que esperar uns dez a vinte dias até  secar bem.
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 19:15:02 por Arcanjo Lúcifer »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12444 Online: 21 de Junho de 2016, 19:15:40 »
Madeira para ficar no tempo tem que ser dura  tipo ipê ou peroba, passar óleo  protege mais que verniz se for coisa que nunca terá  manutenção.

Esse cara aprendeu isso na marra:

<a href="https://www.youtube.com/v/jKShR3J3VfI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/jKShR3J3VfI</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12445 Online: 21 de Junho de 2016, 19:24:05 »
O problema do verniz é  que madeira se movimenta, contrai e expande o tempo todo com mudanças  de temperatura ou umidade.

Verniz só  cobre a superfície e trinca permitindo infiltração  de água  mas o óleo penetra nas fibras.

Umas duas ou três  de mãos resolvem.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12446 Online: 21 de Junho de 2016, 20:19:15 »
A propósito,  finalmente terminei o trem e o aquário.

Tb passei passei óleo  no trem, foi em outubro  passado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12447 Online: 21 de Junho de 2016, 23:10:03 »
Uma coisa que da pano pra manga nas discussões entre violonistas é a disposição dos reforços internos do tampo (bracing).

Grande parte do tempo eu tenho a impressão de que a coisa é meio woo.

Será que aquele fetiche com aquelas perfeições matemáticas da naureza já levou uns a tentarem fazer desses reforços nesses padrões?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12448 Online: 21 de Junho de 2016, 23:30:09 »
Será que aquele fetiche com aquelas perfeições matemáticas da naureza já levou uns a tentarem fazer desses reforços nesses padrões?

Sim.

http://www.tmt.unze.ba/zbornik/TMT2009/143-TMT09-204.pdf

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12449 Online: 22 de Junho de 2016, 08:35:34 »
Sempre achei essa forçação pra "encaixar" esses padrões em imagens randômicas e daí partir pra outras explicações meio dolorosa.

Agora, só não me incomoda mais do que aquelas associações de três retas entre estrelas e desenhos imaginários de dragões, guerreiros e similares. WTF?!
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 08:37:37 por Johnny Cash »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!