Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016170 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12350 Online: 06 de Janeiro de 2016, 22:46:17 »
Btw, lembro de ter lido algo de Rousseau sobre a impossibilidade da escravidão "voluntária" ser acomodada dentro dos princípios liberalistas. Enquanto John Locke afirmava que isso era consoante aos princípios, naqueles casos em que o indivíduo aceitasse a opção de ser escravo versus a outra de ser morto, em caso de perda de batalha, por exemplo.

Entre os indígenas aqui... putz, nunca havia ouvido falar disso. Me parece que o comportamento dos índios durante esse período é muito pouco difundido/conhecido "entre nós", a impressão que eu tenho é de que viveram momentos trágicos mas também muito peculiares. Mesmo hoje em dia, da última vez que vi, o número de índios habitando o Brasil é algo em torno de 800k, e esses se espalham entre os mais distintos modos de vida, coisa que eu achava ser muito inferior, por exemplo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12351 Online: 06 de Janeiro de 2016, 23:11:53 »
Quanto mais eu "estudo" sobre coisas como essas, menor é minha expectativa de considerar de fato saber do que se passava; tenho que me contentar em saber o que várias pessoas disseram sobre o que se passava. Versões diferentes, empobrecidas ou distorcidas, seja por metodologia precária ou ideologia. E se bobear deve haver quem defenda um relativismo como nas linhas de que "não existe" a história real, ou, "a que realmente socialmente importa é a história que decidimos contar". Uma novistória descarada (ou novi-ciências sociais de modo geral).

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12352 Online: 07 de Janeiro de 2016, 11:05:56 »
Procurando por imagens dos tais ~2.5 milhões de escravos brancos europeus feitos por piratas no Norte da África, curiosamente aparecem apenas representações de mulheres escravas sexuais. Não vi nada ainda sobre os "trabalhadores".

E parece que a coisa foi tal que, dado os frequentes e terríveis ataques a cidades costeiras, várias dessas ficaram abandonadas durante muito tempo. Os ataques lá duraram de ~1450 a 1800.

Outra história que por aqui também não aparece muito. :/

Talvez caiba até um tópico sobre aspectos gerais da escravidão na história que não ganharam relevância nas escolas (daqui).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12353 Online: 07 de Janeiro de 2016, 11:32:59 »

http://www.theguardian.com/uk/2004/mar/11/highereducation.books

"While Africans laboured on sugar and cotton plantations the European slaves were put to work in quarries, building sites and galleys and endured malnutrition, disease and maltreatment. "

Eu já ouvi dizer, naõ sei avaliar o quanto é exagero, que a abolição dos escravos negros na América (EUA) teve alguma ajuda de também estarem por extensão sendo escravizados "brancos fenotípicos", e até brancos mesmo. Com panfletos comentando os horrores de meninas brancas de olhos azuis e cabelos lisos sendo escravas. Houve um caso de uma imigrante alemã que teve que ir a julgamento para "provar que não era negra-e-logo-escrava."

https://en.wikipedia.org/wiki/Sally_Miller

http://memory.loc.gov/cgi-bin/ampage?collId=rbpe&fileName=rbpe09/rbpe093/09303300/rbpe09303300.db&recNum=0&itemLink=D?rbpebib:2:./temp/~ammem_V8iz::&linkText=0

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12354 Online: 07 de Janeiro de 2016, 11:52:33 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12355 Online: 07 de Janeiro de 2016, 12:23:35 »
"hahaha, e agora, negros? Está tudo de igual para igual, brancos escravizaram negros, negros escravizaram brancos, negros escravizaram negros, e brancos escravizaram brancos. 1+1-1-1+1-1=0. Então parem com essa choradeira de cotas e dívida histórica".

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12356 Online: 07 de Janeiro de 2016, 12:49:32 »
Cara, por causa das conversas relacionadas a "lugar de fala", "protagonismo de luta", "la vem o branco explicar", o pior é que deve ter gente branca tão participativa nesses movimentos de Justiça Social que deve chegar a se sentir "aliviada" por saber/ver essas coisas. Devem pensar algo do tipo: "Nossa, finalmente agora eu também tenho legitimidade pra participar disso!!"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12357 Online: 07 de Janeiro de 2016, 12:59:12 »
Acho que isso conta mais para os "direitistas" com forte sensação de "culpa em ser branco" (que vão tentar extrapolar isso, como ironizei), do que de brancos "esquerdistas", que vão por sua vez preferir varrer para debaixo do tapete, mesmo se/quando "autorizados" a falar sobre o assunto. Porque tem sempre aquela "personificação" do coletivo racial; "o branco é quem tem o domínio na sociedade", então não é adequado mencionar que "ele" também tenha sido um coitadinho (especialmente quando foi "o branco" que vitimou "o branco"). Talvez a escravização especificamente de mulheres brancas ganhe algum desconto maior na esquerda, e possa ser mencionada mais abertamente sem risco de ser taxado de reacionário fascista/racista. Por outro lado, acho que recentemente houve algum desconforto quando alguma feminista pop disse que "a mulher é o nigger do mundo". (Será que também teve algum ativista racial que disse que "black people is the world's bitch"?)

Humm, na verdade foi o John Lennon que começou com a primeira frase, parece.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12358 Online: 07 de Janeiro de 2016, 13:02:29 »
Sim, pode ser.

Esses pontos sempre me levantam questões do tipo: as mulheres indígenas nas culturas brasileiras são comumente subjugadas e em algumas ocasiões são treinadas formalmente a isso, a entenderem seu lugar inferior socialmente falando, como a turma do politicamente correto aborda o tema?

Nunca tive saco pra ir atrás disso mais a fundo. Mas chuto que vai ser coisa daquelas bem constrangedoras, com uma quantidade absurda de forçação de barra.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12359 Online: 07 de Janeiro de 2016, 13:19:40 »
Disso eu nunca ouvi falar. Mas nesse subtópico me lembro de ser mais ou menos comum a piada de que alguém tem alguma parente indígena que o parente europeu pegou na laçada.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12360 Online: 31 de Janeiro de 2016, 11:25:50 »
Eu sei que os bancos utilizam o tal do Swift para as transações internacionais

Mas qual tecnologia era utilizada antes do advento da internet?

Na verdade eu acho que nada funcionava antes dos computadores  :lol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12361 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 11:37:11 »
Eu sei que os bancos utilizam o tal do Swift para as transações internacionais

Mas qual tecnologia era utilizada antes do advento da internet?

Na verdade eu acho que nada funcionava antes dos computadores  :lol:

As comunicações entre os bancos eram através de telex, telegrama cifrado e postagem. O problema era que os livros eram atualizados nas agências, que eram menores, com menos correntistas mas já bem atarefadas. Isso a comunicação entre as agências e a central d o banco por exemplo, que tinha um malote privado, como tem até hoje embora só envie papel quando antes enviava as operações bancárias. Dependendo da operação ela levava de dois a tres dias para ser efetivada. Ela funcionava pelo baixíssimo volume de correntistas, se comparado ao atual. Porém os sistemas automatizaram os processos já existentes.

Os computadores chegam nas entidades financeiras a partir dos anos 50 para 60 para automatizar o conta-corrente e as operações bancárias, porém muitas das operações atuais de investimento só são possíveis graças às comunicações atuais (e náo é internet e sim a sua infraestrutura, pois é toda rede privada).

SWIFT é um consorcio de bancos europeus, acho que nasceu nos anos 70 mas o padrão de comunicação é mais recente e só se sustenta porque na Europa as transações bancárias são de milhões, o sistema em si náo é melhor do que o que temos no Brasil ou na India. No Brasil as transações bancárias são transmitidas em rede privada e em geral adotam o padrão CNAB ou xml, mais utilizado pelo varejo do que pela rede financeira.

A internet tem pouco a ver com isso (quando surgiu foi visto como uma ameaça), aqui no Brasil é forte a transação por EDI (Electronic Data Interchange, tráfego de dados em padrão CNAB via redes privadas), na Europa adotam padrÕes do UNIFACT, derivado de padrões de comercio exterior que hoje são layouts XML e recentemente portados também para JSON para uso em apps.

A internet é um meio de envio, existem também padrões de como gravar os dados mas a internet em si é só utilizada como tecnologia, os dados trafegam não em rede pública e sim em LANs privadas.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 11:40:35 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12362 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 19:34:20 »
Qual o primeiro filme a ter cenas após os créditos finais ? Os mais antigos que assisti foram O Enigma da Pirâmide (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986) mas não sei se há algum anterior.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12363 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 23:49:27 »
Qual a relação que os japoneses têm hoje com a família imperial e o imperador em si? Mesmo após a abdicação do status divino pós guerra, ele ainda é divinizado? Ainda é considerado descendente de Amaterasu? A família imperial ainda fala un dialeto diferente do restante da população?

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #12364 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 09:42:35 »
Qual o primeiro filme a ter cenas após os créditos finais ? Os mais antigos que assisti foram O Enigma da Pirâmide (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986) mas não sei se há algum anterior.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_films_with_post-credits_scenes

https://en.wikipedia.org/wiki/Post-credits_scene

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12365 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 19:18:22 »
Encontrei uma lista no IMDB e o filme mais antigo citado é este: http://www.imdb.com/title/tt0052387/?ref_=rvi_tt

Mas parece que a coisa só pegou mesmo nos anos 80.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12366 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 00:14:41 »
Eu e alguns amigos tivemos a ideia de criar um serviço online de avaliação dos profissionais de determinado segmento. Seria algo parecido com um "Reclame Aqui" (mas de depoimentos de forma geral, não necessariamente só reclamações), onde usuários dariam notas e relatos sobre a qualidade dos serviços. Minha questão é: é juridicamente ok eu criar esse catálogo de profissionais e colocar em um site para serem avaliados, ou eu teria que entrar previamente em contato com todos eles e pedir autorização para colocá-los lá?

Obs: não há nenhum sindicato, associação ou conselho que representa essa classe de profissionais no Brasil. Um desses meus amigos está justamente em processo de fundação da associação.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12367 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 13:29:02 »
Eu e alguns amigos tivemos a ideia de criar um serviço online de avaliação dos profissionais de determinado segmento. Seria algo parecido com um "Reclame Aqui" (mas de depoimentos de forma geral, não necessariamente só reclamações), onde usuários dariam notas e relatos sobre a qualidade dos serviços. Minha questão é: é juridicamente ok eu criar esse catálogo de profissionais e colocar em um site para serem avaliados, ou eu teria que entrar previamente em contato com todos eles e pedir autorização para colocá-los lá?

Obs: não há nenhum sindicato, associação ou conselho que representa essa classe de profissionais no Brasil. Um desses meus amigos está justamente em processo de fundação da associação.

Dependendo do segmento de atuação dos profissionais e da forma que for montada a base de pesquisa, você pode ter problemas legais sérios.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12368 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 13:47:26 »
Um site com "depoimentos de forma geral" sobre profissionais, clássico, é o Linkedin.

A intenção é também ter reclamações formais detonando o profissional em tela? As reclamações seriam assinadas?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12369 Online: 01 de Março de 2016, 16:50:18 »
O segmento é de luthiers (autores) de instrumentos de cordas friccionadas. Estimo que haja cerca de 200 no Brasil, espalhados por diversos estados e quase impossíveis de achar sem ser por indicação. Enquanto isso, há cerca de 10 vezes esse número de "pseudo"-profissionais, que não têm formação nem qualificação para a realização dos serviços e comumente cometem estelionatos, que são, por sua vez, extremamente difíceis de se provar, dada a própria natureza dos trabalhos. Os que já foram pegos também não tiveram grandes problemas e conseguiram retornar ao "mercado" depois de algum tempo, lesando mais pessoas.

A ideia inicial, então, seria criar uma lista desses 200 e divulgar como uma forma de "selo de recomendação". Algo como "quando precisar de um luthier, procure um desses, nós recomendamos", já que temos alguma credibilidade nesse assunto no Brasil e temos contato com milhares de possíveis clientes. Minha dúvida é se para divulgar essa lista é obrigatório o contato prévio com todo mundo que estará nela.

A questão das avaliações e depoimentos é uma ideia até secundária, se for problemática pode ser abandonada sem maiores problemas.

Também não sei se tem alguma relevância, mas tudo seria de acesso gratuito e sem fins lucrativos.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12370 Online: 01 de Março de 2016, 16:55:22 »
Um site com "depoimentos de forma geral" sobre profissionais, clássico, é o Linkedin.

A intenção é também ter reclamações formais detonando o profissional em tela? As reclamações seriam assinadas?

Preferencialmente anônimas, em forma de "review". É um mercado tão pequeno que avaliações assinadas provavelmente não funcionariam.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12371 Online: 01 de Março de 2016, 17:06:57 »
Entendi.

Você atua com construção/autoria de instrumentos?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12372 Online: 01 de Março de 2016, 17:35:26 »
Entendi.

Não, sou apenas músico, mas tenho acesso a alguns portais, grupos e sites grandes da área e amizade com os criadores da associação, por isso estou dando algum suporte nesse projeto.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12373 Online: 01 de Março de 2016, 17:47:30 »
Perguntei aqui de forma um pouco "prematura" assim que surgiu a ideia, mas depois de pensar um pouco, acho que é de extremo bom senso contatar todo mundo mesmo, ainda que não seja exigência legal.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12374 Online: 01 de Março de 2016, 19:17:25 »
Entendi.

Não, sou apenas músico, mas tenho acesso a alguns portais, grupos e sites grandes da área e amizade com os criadores da associação, por isso estou dando algum suporte nesse projeto.

Legal, e toca o que?

Num outro fórum em que eu estou começando a participar, um cara ta construindo um violão e ta colocando foto de cada micro-processo e das ferramentas. É massa demais!

Eu toco amadoramente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!