Eu sei que os bancos utilizam o tal do Swift para as transações internacionais
Mas qual tecnologia era utilizada antes do advento da internet?
Na verdade eu acho que nada funcionava antes dos computadores 
As comunicações entre os bancos eram através de telex, telegrama cifrado e postagem. O problema era que os livros eram atualizados nas agências, que eram menores, com menos correntistas mas já bem atarefadas. Isso a comunicação entre as agências e a central d o banco por exemplo, que tinha um malote privado, como tem até hoje embora só envie papel quando antes enviava as operações bancárias. Dependendo da operação ela levava de dois a tres dias para ser efetivada. Ela funcionava pelo baixíssimo volume de correntistas, se comparado ao atual. Porém os sistemas automatizaram os processos já existentes.
Os computadores chegam nas entidades financeiras a partir dos anos 50 para 60 para automatizar o conta-corrente e as operações bancárias, porém muitas das operações atuais de investimento só são possíveis graças às comunicações atuais (e náo é internet e sim a sua infraestrutura, pois é toda rede privada).
SWIFT é um consorcio de bancos europeus, acho que nasceu nos anos 70 mas o padrão de comunicação é mais recente e só se sustenta porque na Europa as transações bancárias são de milhões, o sistema em si náo é melhor do que o que temos no Brasil ou na India. No Brasil as transações bancárias são transmitidas em rede privada e em geral adotam o padrão CNAB ou xml, mais utilizado pelo varejo do que pela rede financeira.
A internet tem pouco a ver com isso (quando surgiu foi visto como uma ameaça), aqui no Brasil é forte a transação por EDI (Electronic Data Interchange, tráfego de dados em padrão CNAB via redes privadas), na Europa adotam padrÕes do UNIFACT, derivado de padrões de comercio exterior que hoje são layouts XML e recentemente portados também para JSON para uso em apps.
A internet é um meio de envio, existem também padrões de como gravar os dados mas a internet em si é só utilizada como tecnologia, os dados trafegam não em rede pública e sim em LANs privadas.