Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016184 vezes)

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #12700 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 14:10:00 »
As comunicações militares com rádio em qualquer nível de unidade ( pelotão, batalhão, divisão...) já eram criptografadas na segunda guerra?

Ou somente aquelas com a enigma, telégrafo e coisa e tal?

Sim. Mesmo quando se usava estafetas apenas, se usava criptografia. Os exércitos utilizavam diversas formas de codificação ao longo do tempo. Isso independe de instrumentos ou formas de transmissão. Na II Guerra, tanto aliados quanto os da entente utilizaram mecanismos mecânicos, eletromecânicos, manuais e, no caso dos EUA, chegaram a utilizar índios navajos como soldados de comunicações no Pacífico.

Sim, imaginei que deveria haver algo, senão bastava ao inimigo interceptar a comunicação achando a frequência certa.

Houve um lance interessante com o Rommel na WWII. Ele resolveu usar rádios na banda de 11 metros, atual faixa do cidadão, por conta do curto alcance em AM. Ocorre que mesmo estando proibidos de transmitir em muitas situações os radioamadores americanos podiam ouvir... e captaram as transmissões do Rommel em AM láááá dá África....rs...sem criptografia.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12701 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 15:34:51 »
Houve um lance interessante com o Rommel na WWII. Ele resolveu usar rádios na banda de 11 metros, atual faixa do cidadão, por conta do curto alcance em AM. Ocorre que mesmo estando proibidos de transmitir em muitas situações os radioamadores americanos podiam ouvir... e captaram as transmissões do Rommel em AM láááá dá África....rs...sem criptografia.

Grande raposa do deserto... :biglol:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12702 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 16:11:57 »

Tem também uma história curiosa envolvendo criptografia que foi quando o almirante Nimitz mandou uma mensagem urgente para o almirante Halsey. Muitas vezes o "texto limpo" das mensagens a ser criptografadas tinham que ter um número fixo de caracteres. Daí que quando faltavam alguns caracteres os analistas incluiam algum texto aleatório para completar. Isso era conhecido como "padding" (enchimento) e também era usado para dificultar a vida de criptanalistas inimigos, pois evitava que os textos começassem e terminassem com fórmulas conhecidas ("From HQ", "Heil Hitler", "best regards", "atenciosamente", etc.) Porém, no caso dessa mensagem o enchimento foi interpretado como parte do texto:

"Where is, repeat, where is Task Force Thirty Four? The world wonders" (Onde está, repito, onde está a Força Tarefa Trinta e Quatro? O mundo se pergunta.)

O "the world wonders" foi interpretado como sarcasmo por Halsey, que por isso atrasou em uma hora a sua resposta, o que quase custou a vida de muitos soldados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #12703 Online: 13 de Fevereiro de 2017, 16:40:51 »

Tem também uma história curiosa envolvendo criptografia que foi quando o almirante Nimitz mandou uma mensagem urgente para o almirante Halsey. Muitas vezes o "texto limpo" das mensagens a ser criptografadas tinham que ter um número fixo de caracteres. Daí que quando faltavam alguns caracteres os analistas incluiam algum texto aleatório para completar. Isso era conhecido como "padding" (enchimento) e também era usado para dificultar a vida de criptanalistas inimigos, pois evitava que os textos começassem e terminassem com fórmulas conhecidas ("From HQ", "Heil Hitler", "best regards", "atenciosamente", etc.) Porém, no caso dessa mensagem o enchimento foi interpretado como parte do texto:

"Where is, repeat, where is Task Force Thirty Four? The world wonders" (Onde está, repito, onde está a Força Tarefa Trinta e Quatro? O mundo se pergunta.)

O "the world wonders" foi interpretado como sarcasmo por Halsey, que por isso atrasou em uma hora a sua resposta, o que quase custou a vida de muitos soldados.

haha...muito bom.

O "Enigma" caiu justamente por conta de um operador alemão começar ou terminar as msgs meteorológicas sempre da mesma forma....
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12704 Online: 03 de Maio de 2017, 12:06:55 »
Churrasco americano é doce?
 :hein:

Aquele barbecue, sei lá

Offline emilly daniele santos bue

• Nível 01
  • *
  • so amo quem me ama
    • eu sou d +
« Resposta #12705 Online: 20 de Maio de 2017, 18:52:52 »
tenho uma pergunta:
pq agua e mole e pedra e dura  :?: :?: :? :? :?
eu sou d +

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #12706 Online: 22 de Maio de 2017, 09:41:06 »
tenho uma pergunta:
pq agua e mole e pedra e dura  :?: :?: :? :? :?

Nem sempre, bb... :twisted:

GNOSE

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12707 Online: 29 de Maio de 2017, 13:05:45 »
Gente alguém conhece este hotel cm Curitiba? https://www.booking.com/hotel/br/lotus-curitiba.pt-br.html
É beeeem barato e perto de onde eu preciso ir. Minha única preocupação: devido ao preço muito baixo, este não é um daqueles motéis disfarçados de hotel?
Se alguém puder me informar agradeço.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12708 Online: 29 de Maio de 2017, 13:40:01 »
Me ajuda aí... Lotus? Puteiro purinho...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12709 Online: 29 de Maio de 2017, 14:08:17 »
Me ajuda aí... Lotus? Puteiro purinho...

O que não necessariamente é uma coisa ruim, depende da disposição do Dodo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12710 Online: 29 de Maio de 2017, 14:32:37 »
Gente alguém conhece este hotel cm Curitiba? https://www.booking.com/hotel/br/lotus-curitiba.pt-br.html
É beeeem barato e perto de onde eu preciso ir. Minha única preocupação: devido ao preço muito baixo, este não é um daqueles motéis disfarçados de hotel?
Se alguém puder me informar agradeço.

Até onde eu sei, este hotel é simples mas não é usado como 'central de programa de puteiro', embora isto não signifique que não possa ocorrer ocasionalmente.

Ele fica quase na esquina da Marechal Floriano Peixoto com a avenida Visconde de Guarapuava, a menos de 5 quadras do marco zero de Curitiba.
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 14:36:16 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12711 Online: 29 de Maio de 2017, 14:34:14 »
Olhando o site, parece que eles trocam os lençóis...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12712 Online: 05 de Junho de 2017, 08:36:31 »
Onde eu posso encontrar um livro/artigo que afirme categoricamente que o processo de urbanização trouxe como consequência um aumento no número de conflitos dentro da sociedade?

Também acho óbvio, mas a professora pediu uma fundamentação teórica. Eu procurei em um livro do Milton Santos, mas não encontrei nada explícito.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #12713 Online: 05 de Junho de 2017, 11:47:00 »
Onde eu posso encontrar um livro/artigo que afirme categoricamente que o processo de urbanização trouxe como consequência um aumento no número de conflitos dentro da sociedade?

Também acho óbvio, mas a professora pediu uma fundamentação teórica. Eu procurei em um livro do Milton Santos, mas não encontrei nada explícito.
Se você tiver acesso à bibliotecas, talvez a da faculdade, procure na obra "O Processo De Urbanização No Brasil", de Sueli Ramos Schiffer
Vagamente lembro de ter visto algo assim nele. Boa sorte, Diego.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12714 Online: 05 de Junho de 2017, 12:08:35 »
Minha intuição seria que no contexto "macro" das coisas ao menos, seria mais o contrário. Urbanização decorrer de um estado mais cooperativo ou que prevenisse conflitos o bastante para permitir urbanização. Sendo ela então retardada onde há maior propensão a hostilidade.

Rapid urbanization and the growing threat of violence and conflict: a 21st century crisis.

Patel RB1, Burkle FM.
Author information
Abstract
As the global population is concentrated into complex environments, rapid urbanization increases the threat of conflict and insecurity. Many fast-growing cities create conditions of significant disparities in standards of living, which set up a natural environment for conflict over resources. As urban slums become a haven for criminal elements, youth gangs, and the arms trade, they also create insecurity for much of the population. Specific populations, such as women, migrants, and refugees, bear the brunt of this lack of security, with significant impacts on their livelihoods, health, and access to basic services. This lack of security and violence also has great costs to the general population, both economic and social. Cities have increasingly become the battlefield of recent conflicts as they serve as the seats of power and gateways to resources. International agencies, non-governmental organizations, and policy-makers must act to stem this tide of growing urban insecurity. Protecting urban populations and preventing future conflict will require better urban planning, investment in livelihood programs for youth, cooperation with local communities, enhanced policing, and strengthening the capacity of judicial systems.

Urbanization and Conflict:Trends, Impacts, and Challenges for Development

ABSTRACT

The  governance  challenges  administering  complex  urban  areas  are  enormous—many ―mega-cities‖ have populations that surpass countries—and  becoming  frequent  as  urban  demographic shifts have outpaced capacities for local government institutions to manage. This paper examines the economic significance and paradoxes of urbanization, demographic dynamics, importance of poverty and inequality, climate change, policy and governance challenges, and impacts of natural disasters.  It  then turns  to  the  causes  and  triggers  of  urban  conflict,  violence,  insecurity,  and disorder. It concludes by examining how development assistance has addressed these issues and how it could be more effective with a focus on the local.

Urbanization, State Formation, and Cooperation: A Reappraisal

Justin Jennings and Timothy K. Earle
Justin Jennings is a curator in the Department of World Cultures of the Royal Ontario Museum (Toronto, Ontario M5S 2C6, Canada [justinj@rom.on.ca]). Timothy Earle is Professor Emeritus in the Department of Anthropology of Northwestern University (1810 Hinman Avenue, Evanston, Illinois 60208, USA).

SUBMITTED: Mar 20, 2015ACCEPTED: Sept 18, 2015ONLINE: July 01, 2016
Abstract

Full Text

Cited by

PDF
Abstract
Since at least the Enlightenment, scholars have linked urbanization to state formation in the evolution of complex societies. We challenge this assertion, suggesting that the cooperative units that came together in the earliest cities were premised on limiting outside domination and thus usually acted to impede efforts to create more centralized structures of control. Although cities often became the capitals of states, state formation was quicker and more effective where environments kept people more dispersed. Data from the Andes and Polynesia are used to support this argument. In the Lake Titicaca Basin, household- and lineage-based groups living in the city of Tiahuanaco structured urban dynamics without the state for the settlement’s first 300 years, while similarly organized Hawaiian groups that were isolated in farmsteads were quickly realigned into a state structure. By decoupling urbanization from state formation, we can better understand the interactions that created the world’s first cities.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #12715 Online: 05 de Junho de 2017, 12:18:55 »
Não sou de babar ovos, mas quando vejo um apedeuta como o Cr(Qu)iaturo criticar os textos do Buck por "apenas" colar textos e referências, penso que ele não consegue mesmo é ENTENDER as excelentes colocações daquele e possui uma enorme PREGUIÇA de ler os textos, principalmente quando estão em inglês...

Quanto ao Montalvão então, sem comentários...eu vejo nele uma lógica de quem muito questionou e ponderou antes de proferir o que diz, e a menos
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12716 Online: 05 de Junho de 2017, 12:47:19 »
Ele fez isso? Hehehe, engraçado, nem vi.

É um dos que compõem a tríade de foristas que eu menos lia/leio e que menos entendo como tanto rendem discussão.

Não que eu não possa ser também culpado de discussão infrutífera, de qualquer forma.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #12717 Online: 05 de Junho de 2017, 12:51:02 »
Não sou de babar ovos, mas quando vejo um apedeuta como o Cr(Qu)iaturo criticar os textos do Buck por "apenas" colar textos e referências, penso que ele não consegue mesmo é ENTENDER as excelentes colocações daquele e possui uma enorme PREGUIÇA de ler os textos, principalmente quando estão em inglês...

Então vocês não vão descobrir muito além disso dele.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12718 Online: 05 de Junho de 2017, 13:06:00 »

Se você tiver acesso à bibliotecas, talvez a da faculdade, procure na obra "O Processo De Urbanização No Brasil", de Sueli Ramos Schiffer

Valeu, Spencer. O Geo também me passou umas referências que couberam.

Minha intuição seria que no contexto "macro" das coisas ao menos, seria mais o contrário. Urbanização decorrer de um estado mais cooperativo ou que prevenisse conflitos o bastante para permitir urbanização. Sendo ela então retardada onde há maior propensão a hostilidade.

Eu parti do pressuposto que: quanto mais perto, pior.

Rapid urbanization and the growing threat of violence and conflict: a 21st century crisis.
Urbanization and Conflict:Trends, Impacts, and Challenges for Development

Boa. Esses dois serviram perfeitamente. Especialmente o primeiro. Valeu. :ok:

http://milanoschool.org/wp-content/uploads/2013/04/Cohen_2009-09.pdf
https://www.researchgate.net/publication/224971112_Rapid_Urbanization_and_the_Growing_Threat_of_Violence_and_Conflict_A_21st_Century_Crisis

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #12719 Online: 05 de Junho de 2017, 14:19:39 »

coisa do mundo cético:
Buckaroo disse que o Montalvão tem razão!
Montalvão finalizou dizendo que o Buckaroo esta certo!
CC clube dos compadres !

"Beijinho no ombro pro recalque passar longe..."  :biglol:
GNOSE

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #12720 Online: 05 de Junho de 2017, 14:25:50 »
Acho interessante esse esforço em querer render um tópico que já não rende mais nada. É como se sua vida dependesse disso. É como se ele fosse um Messias tipo o Desenhista que Pensa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12721 Online: 05 de Junho de 2017, 14:54:33 »

Valeu, Spencer. O Geo também me passou umas referências que couberam.

Eu parti do pressuposto que: quanto mais perto, pior.

Imaginei que pudesse haver disso, algo como o "princípio do único banheiro" do Asimov (acho), mas também naquela coisa, acho que relato do Jared Diamond, não sei se é algo sólido, que em alguns lugares como que na Austrália ou Melanésia, não sei... mas seria mais generalizado a situações mais pré-urbanas de civilização... quando dois sujeitos se encontram no meio do deserto, têm que ir dando os nomes dos antepassados até chegar em algum ancestral comum... senão o bicho pega.

Steven Pinker deve argumentar algo meio similar mais generalizado naquela noção pouco intuitiva de que a humanidade foi ficando menos violenta com o progresso, mesmo incluindo as guerras mundiais.

Isso me parece sugerir um potencial de conflito é muito maior, que essencialmente impede urbanização, cujos rudimentos devem ser bem restritos a clãs e formações desse tipo, bem menores...

... por outro lado, se a comparação é mais focada em urbanização "ocidental" versus "zonas rurais" também já "ocidentais", então parece mesmo que só resta o lado de que com maior densidade populacional, aumentam as chances de se pisar no pé de outra pessoa.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12722 Online: 05 de Junho de 2017, 18:29:15 »
É fato milenaral que o povo quer panis et circenses.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #12723 Online: 05 de Junho de 2017, 22:25:14 »

coisa do mundo cético:
Buckaroo disse que o Montalvão tem razão!
Montalvão finalizou dizendo que o Buckaroo esta certo!
CC clube dos compadres !

"Beijinho no ombro pro recalque passar longe..."  :biglol:

e agora tambem tem uma comadre! eita turma de fofoqueiros!
na falta de argumentos tome fofocas!
Depois o apedeuta sou eu temos  paraquedistas como o Percival , que passam a criticar sobre um tópico que nem leram!

Nostrosono disse:
"Acho interessante esse esforço em querer render um tópico que já não rende mais nada. É como se sua vida dependesse disso. É como se ele fosse um Messias tipo o Desenhista que Pensa."

de fato é mesmo difícil conseguir espremer leite de pedras e se depender de foristas do seu nivel ai sim que não ira render mais nada de interessante mesmo!
voce vive de criticas vazias que não acrescentam nada ,nem a voce nem aos outros ! :hein:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #12724 Online: 05 de Junho de 2017, 22:28:41 »
É fato milenaral que o povo quer panis et circenses.
panes de mile?  :biglol:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!