Onde eu posso encontrar um livro/artigo que afirme categoricamente que o processo de urbanização trouxe como consequência um aumento no número de conflitos dentro da sociedade?
Também acho óbvio, mas a professora pediu uma fundamentação teórica. Eu procurei em um livro do Milton Santos, mas não encontrei nada explícito.
Se você tiver acesso à bibliotecas, talvez a da faculdade, procure na obra "O Processo De Urbanização No Brasil", de Sueli Ramos Schiffer
Vagamente lembro de ter visto algo assim nele. Boa sorte, Diego.
Valeu, Spencer. O Geo também me passou umas referências que couberam.
Minha intuição seria que no contexto "macro" das coisas ao menos, seria mais o contrário. Urbanização decorrer de um estado mais cooperativo ou que prevenisse conflitos o bastante para permitir urbanização. Sendo ela então retardada onde há maior propensão a hostilidade.
Eu parti do pressuposto que: quanto mais perto, pior.
Imaginei que pudesse haver disso, algo como o "princípio do único banheiro" do Asimov (acho), mas também naquela coisa, acho que relato do Jared Diamond, não sei se é algo sólido, que em alguns lugares como que na Austrália ou Melanésia, não sei... mas seria mais generalizado a situações mais pré-urbanas de civilização... quando dois sujeitos se encontram no meio do deserto, têm que ir dando os nomes dos antepassados até chegar em algum ancestral comum... senão o bicho pega.
Steven Pinker deve argumentar algo meio similar mais generalizado naquela noção pouco intuitiva de que a humanidade foi ficando menos violenta com o progresso, mesmo incluindo as guerras mundiais.
Isso me parece sugerir um potencial de conflito é muito maior, que essencialmente impede urbanização, cujos rudimentos devem ser bem restritos a clãs e formações desse tipo, bem menores...
... por outro lado, se a comparação é mais focada em urbanização "ocidental" versus "zonas rurais" também já "ocidentais", então parece mesmo que só resta o lado de que com maior densidade populacional, aumentam as chances de se pisar no pé de outra pessoa.