Alguém poderia recomendar uma boa biografia do Marx e uma do Lênin para uma amiga minha, por favor?
O que seria "uma boa biografia" no caso? Algo de linhas gerais, mais para quem pretende começar no assunto ou algo mais profundo? Do Lênin eu tenho um exemplar da série "Vida e Pensamentos" da editora Martin Claret, cuja série também inclui o Marx (mas não tenho esse exemplar), e do Marx eu tenho o exemplar da coleção "Os Pensadores" da editora Nova Cultural.
O primeiro é algo mais básico, para que só ouviu falar e quer mais informações sobre o assunto. E a editora não é lá grande coisa, mas eplo menos o livro se foca mais ao assunto não fazendo muito juízo de valor (do que está cheio por aí em se tratando desses dois).
Já o segundo é um pouco mais denso e com mais informações, porém o foco maior é nas obras mais famosas (
Para crítica da economia política, O Capital, O rendimento e suas fontes) das quais o livro contém alguns trechos. A parte biográfica e contexto da época também são bem reduzidas (umas 15 páginas) e praticamente não há abordagem sobre as outras obras.