Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015949 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #6850 Online: 03 de Janeiro de 2011, 16:11:00 »
Voce trabalha nos sábados e domingos também? Se a resposta for "sim", então a sua proposição de que o Décimo Terceiro Salário é um mito, está correta. Do contrário não, porque simplesmente ninguém com carteira registrada trabalha todos os dias, em função do dia de descanso remunerado.

Acrescente-se o fato de que a remuneração mensal da jornada de trabalho é a mais comum.

Vamos pagar por dia então. Em vez de 100 reais por semana, vamos pagar ao funcionário 20 reais por dia. Considerando que as férias são remuneradas e descontando os feriados também, um trabalhador médio recebe por 20 reais por (365−2×52) dias, ou seja, 260 dias. Multiplicando por 20 reais, temos exatamente R$ 5.220, ou seja, sendo pagos por semana os trabalhadores ainda deixam de ganhar 20 contos, mas desprezando essa diferença vemos que ganhar por dia, por semana ou por mês considerando o 13.º salário nós ganhamos o mesmo valor.

Como você disse, é mais comum se pagar por mês, mas em se pagando por mês há uma distorção pelo fato de os meses terem tamanhos diferentes. Por exemplo: Em fevereiro um trabalhador trabalharia exatamente 20 dias, pois o mês tem 38 dias e há 4 sábados e 4 domingos. Mas em março ele trabalharia 23 dias (31 menos 4 sábados e 4 domingos) e ganharia o mesmo valor. Em abril ele ganharia por 21 dias, em maio 22... sempre recebendo o mesmo salário. O que o décimo terceiro faz é corrigir essa diferença, então o trabalhador ganha menos do que devia durante todos os meses e no fim do ano ele recebe o resto que lhe é devido e sem nem cobrar juros do patrão, olha só como o trabalhador é bonzinho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6851 Online: 03 de Janeiro de 2011, 16:47:17 »
Mas quem disse que o salario é baseado nos meses com menos dias e não nos com mais dias?
Voce ganha 400 reais para trabalhar 23 dias, mas recebe os mesmos 400 reais mesmo trabalhando apenas 20. Olha só como o patrão é bonzinho.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6852 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:00:57 »
Mas quem disse que o salario é baseado nos meses com menos dias e não nos com mais dias?
Voce ganha 400 reais para trabalhar 23 dias, mas recebe os mesmos 400 reais mesmo trabalhando apenas 20. Olha só como o patrão é bonzinho.

Em países em que as pessoas ganham por semana não costuma haver 13.º salário, o que evidencia que ele é uma correção. Se todos os meses as pessoas ganhassem por cinco semanas em vez de por quatro, o trabalhador seria pago o valor de 60 semanas de trabalho por ano, então seria o caso de não apenas extinguir o 13.º salário, como também de cortar o 8 semanas para compensar, ou seja, você não ganharia o 12.º salário e ainda perderia a maior parte do 11.º!
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2011, 17:03:42 por uiliníli »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6853 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:07:40 »

Em países em que as pessoas ganham por semana não costuma haver 13.º salário, o que evidencia que ele é uma correção. Se todos os meses as pessoas ganhassem por cinco semanas em vez de por quatro, o trabalhador seria pago o valor de 60 semanas de trabalho por ano, então seria o caso de não apenas extinguir o 13.º salário, como também de cortar o 8 semanas para compensar, ou seja, você não ganharia o 12.º salário e ainda perderia a maior parte do 10.º!
Em países em que se paga por semana também não costuma haver férias remuneradas.E?
Patrões normalmente não pensam em salarios mensalmente ou semanalmente, pensam anualmente.O 13 ja esta incluido no salario mensal. Se eu fosse te pagar 440 sem 13, com decimo terceiro eu te pago 400.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6854 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:10:21 »
Exatamente, empregador que vai contratar alguém já deduz o 13.º salário do valor que ele vai pagar por mês. Se o funcionário fosse pago por semana e sem 13.º ele receberia anualmente exatamente a mesma coisa do que recebe havendo o 13.º; aliás, exatamente não, ele receberia até um pouquinho mais se considerarmos os juros. Pode ter certeza que o valor das férias remuneradas também é descontado do salário total.

A conclusão óbvia é que 13.º é igual Papai Noel: vem em dezembro, quase todo mundo gosta, mas na verdade não existe.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #6855 Online: 03 de Janeiro de 2011, 21:03:53 »
Por que que bolsa de pós graduação não tem 13°? Isso me dá direito a "férias" (não remuneradas) de um mês, então?

Pensa no lado bom. Não paga imposto de renda. Mesmo uma bolsa de pos-doc de 5000 reais não paga um centavo de imposto de renda.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6856 Online: 03 de Janeiro de 2011, 21:35:24 »
Ótimo ponto! :)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6857 Online: 03 de Janeiro de 2011, 22:50:40 »
Por que que bolsa de pós graduação não tem 13°? Isso me dá direito a "férias" (não remuneradas) de um mês, então?

Você está sendo roubado, Snow (e em breve eu também...). O 13.º não é um favor que fazem a ninguém, é uma correção por você não ter ganho o que lhe coube durante o ano. Por que em Janeiro, que tem 31 dias, você ganha o mesmo que em Fevereiro, com 29, se você ganhou mais? Aí você pensa que tudo bem, porque você trabalhou só um pouquinho a mais, mas no acumulado do ano te surrupiaram um mês inteiro de trabalho.

Voce não tem décimo terceiro como bolsista porque não há vínculo empregatício com a instituição concedente e porque é uma verba para aperfeiçoamento profissional. Não é salário, por definição.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6858 Online: 03 de Janeiro de 2011, 22:59:45 »
O Geotecton é patrão, vamos prendê-lo em nome da revolução!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6859 Online: 03 de Janeiro de 2011, 23:15:45 »
Voce trabalha nos sábados e domingos também? Se a resposta for "sim", então a sua proposição de que o Décimo Terceiro Salário é um mito, está correta. Do contrário não, porque simplesmente ninguém com carteira registrada trabalha todos os dias, em função do dia de descanso remunerado.

Acrescente-se o fato de que a remuneração mensal da jornada de trabalho é a mais comum.

Vamos pagar por dia então. Em vez de 100 reais por semana, vamos pagar ao funcionário 20 reais por dia. Considerando que as férias são remuneradas e descontando os feriados também, um trabalhador médio recebe por 20 reais por (365−2×52) dias, ou seja, 260 dias. Multiplicando por 20 reais, temos exatamente R$ 5.220, ou seja, sendo pagos por semana os trabalhadores ainda deixam de ganhar 20 contos, mas desprezando essa diferença vemos que ganhar por dia, por semana ou por mês considerando o 13.º salário nós ganhamos o mesmo valor.

Como você disse, é mais comum se pagar por mês, mas em se pagando por mês há uma distorção pelo fato de os meses terem tamanhos diferentes. Por exemplo: Em fevereiro um trabalhador trabalharia exatamente 20 dias, pois o mês tem 38 dias e há 4 sábados e 4 domingos. Mas em março ele trabalharia 23 dias (31 menos 4 sábados e 4 domingos) e ganharia o mesmo valor. Em abril ele ganharia por 21 dias, em maio 22... sempre recebendo o mesmo salário. O que o décimo terceiro faz é corrigir essa diferença, então o trabalhador ganha menos do que devia durante todos os meses e no fim do ano ele recebe o resto que lhe é devido e sem nem cobrar juros do patrão, olha só como o trabalhador é bonzinho?

O próprio mês de janeiro corrente vai contra o que voce diz, pois dos 31 dias que o compõe, 10 dias estão dispostos em sábados e domingos. Como fica a sua análise?

Vou apresentar outro cálculo, aplicável para este ano de 2010.

O calendário adotado no Brasil é o gregoriano e cujo ano conta com 365 dias dispostos em 12 meses.

Um trabalhador urbano em uma empresa de prestação de serviços, como a minha, recebe a remuneração mensalmente, sendo que no ano são pagos para ele 13,33 salários, sendo 12 para cada um dos meses, mais 1 adicional do Décimo Terceiro e mais 0,33 do abono de férias. Ele resolveu tirar férias no mês mais curto (fevereiro).

Podemos constatar que ele irá trabalhar neste ano de 2010 um total de 235 dias (7,67 meses), pois há de se descontar 105 dias dos finais de semana, 20 dias do mês de férias no mês de fevereiro e 5 dias de feriados nacionais, sem contar os estaduais e municipais e as "emendadas".

Resumindo: Para um calendário de 12 meses, aquele trabalhador urbano recebeu o equivalente a 13,33 meses de labuta mas trabalhou apenas 7,67 meses.

Que tal, hein?
Foto USGS

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #6860 Online: 03 de Janeiro de 2011, 23:16:20 »
Suponha que você ganhe 400 reais por mês e mais o 13.º, ao final de um ano você ganhou R$ 400 × 12 + 400 = R$ 5.200,00
Se, por outro lado, em vez de por mês você fosse pago por semana o valor de R$ 100,00; quanto você ganharia por ano? Ora, cada ano tem 52 semanas então você ganharia exatamente os mesmos R$ 5.200,00!

O problema aqui é que um ano não tem exatamente 52 semanas, nem o mês tem exatamente 4 semanas. Doze meses de 4 semanas são equivalentes a um ano de 48 semanas (R$ 4.800 por ano) não de 52 (R$ 5.200 por ano).

Um salário de R$ 400 vale aproximadamente em média R$ 92,13 por semana, e não R$ 100. Multiplicado R$ 92,13 por 52,14 semanas é igual a aproximadamente R$ 4804.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6861 Online: 03 de Janeiro de 2011, 23:26:27 »
Quem bate cartão, não vota em patrão.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6862 Online: 03 de Janeiro de 2011, 23:42:31 »
Que tal, hein?

O mês de janeiro não invalida minha análise, ele é consequência de alguns meses terem mais fins de semana e outros menos, porque o número de dias do mês não é um múltiplo do de dias da semana e é variável. há meses que você trabalha mais e meses que você trabalha menos, mas ganha a mesma coisa por eles. Se os meses têm tamanhos diferentes, por que você deveria ganhar o mesmo por eles? Por isso que não procede dizer que o trabalhador ganha o salário de 13 meses: quanto é um mês? Por isso afirmo que o 13.º é uma correção para compensar as durações diferentes de cada mês, o trabalhador ganha a cada mês com base no mínimo que ele trabalha e é compensado no final do ano. Ou vai me dizer que o valor do 13.º já não é automaticamente deduzido do salário nominal do trabalhador quando você lhe propõe o emprego?

Quanto a abono, férias remuneradas, feriados, isso é outra discussão. Na prática, porém, não faz muita diferença, porque tudo isso também já é deduzido do salário que é oferecido ao trabalhador no seu contrato. Por isso até fazem sentido as propostas dos liberais de deixarem empregados e empregadores negociarem entre si os benefícios que eles vão receber ou não, em vez de isso ser definido por lei. O que estou falando aqui ao dizer que 13.º não existe é só uma consequência direta da velha máxima "não existe almoço grátis", o salário adicional que o trabalhador pensa que está ganhando na verdade está saindo de outro lugar. Aliás, de outro lugar não, do próprio bolso dele. Você financia seus próprios direitos trabalhistas ganhando menos por mês.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6863 Online: 04 de Janeiro de 2011, 00:26:06 »
O mês de janeiro não invalida minha análise, ele é consequência de alguns meses terem mais fins de semana e outros menos, porque o número de dias do mês não é um múltiplo do de dias da semana e é variável.

Ele invalida a parte da sua análise quando voce afirma que há mais trabalho no mês de março por ter que trabalhar 23 dias em 31 dias. Eu apresentei um mês com 31 dias e que tem que se trabalhar 21 dias. Ou seja o trabalhador recebe mais para um mesmo número de dias de março, ou a mesma coisa trabalhando menos. É só isto.

Há meses que você trabalha mais e meses que você trabalha menos, mas ganha a mesma coisa por eles. Se os meses têm tamanhos diferentes, por que você deveria ganhar o mesmo por eles?

Tudo bem. Então voce concordaria receber menos quando trabalhar menos e receber mais quando trabalhar mais?

Vou além. Voce concordaria em trabalhar todos os dias?

Por isso que não procede dizer que o trabalhador ganha o salário de 13 meses: quanto é um mês?

A CLT define "mês" como sendo o intervalo de 30 dias corridos.

Por isso afirmo que o 13.º é uma correção para compensar as durações diferentes de cada mês, o trabalhador ganha a cada mês com base no mínimo que ele trabalha e é compensado no final do ano.

Não, não é uma compensação pois voce não pode definir ao seu gosto a duração de um "mês" e ignorar que nenhum trabalhador urbano registrado  labuta 30 dias corridos.

Ou vai me dizer que o valor do 13.º já não é automaticamente deduzido do salário nominal do trabalhador quando você lhe propõe o emprego?

Eu não procedo deste jeito. E nunca o fiz desde que tenho a empresa há mais de 20 anos. Eu trabalho com planilhas de custo e com o conceito de produtividade. E nunca precisei demitir um funcionário em tempos ruins porque eu sempre priorizei o pagamento dos salários, encargos, impostos e fornecedores. Somente então é que eu procedo a minha remuneração.

Quanto a abono, férias remuneradas, feriados, isso é outra discussão.

Não, não é, pois eles representam uma forma de salário direto (abono de férias) ou indireto (férias remuneradas e folgas por feriados).

Na prática, porém, não faz muita diferença, porque tudo isso também já é deduzido do salário que é oferecido ao trabalhador no seu contrato.

Faz diferença sim, porque eu não procedo desta maneira.

Cabe ressaltar que os meus funcionários recebem uma participação percentual dos honorários de alguns serviços de tal modo que nenhum deles recebe menos do que 14 salários por ano, chegando em alguns casos, a receber 15 salários.

Por isso até fazem sentido as propostas dos liberais de deixarem empregados e empregadores negociarem entre si os benefícios que eles vão receber ou não, em vez de isso ser definido por lei.

Em certo sentido eu concordo, mas algum tipo de ente mediador, estatal ou privado, tem que continuar existindo enquanto a sociedade brasileira não amadurecer.

O que estou falando aqui ao dizer que 13.º não existe é só uma consequência direta da velha máxima "não existe almoço grátis", o salário adicional que o trabalhador pensa que está ganhando na verdade está saindo de outro lugar.

A máxima friedmaniana "não existe almoço grátis" é correta. E neste caso quem absorve os custos são, na sua maior parte, os meus clientes e em menor parte, eu, pois tenho um ganho menor.

Em compensação eu ganho em confiabilidade e disponibilidade da minha equipe, pois a maior parte de meus funcionários está comigo há mais de 16 anos, em média, de tal modo que a minha empresa e eu desfrutamos de uma elevada credibilidade junto aos clientes, fornecedores, entes públicos e comunidade.

Aliás, de outro lugar não, do próprio bolso dele. Você financia seus próprios direitos trabalhistas ganhando menos por mês.

Não.

Pelo menos não é o caso da minha empresa.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 15:42:36 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #6864 Online: 04 de Janeiro de 2011, 01:40:26 »
Suponha que você ganhe 400 reais por mês e mais o 13.º, ao final de um ano você ganhou R$ 400 × 12 + 400 = R$ 5.200,00
Se, por outro lado, em vez de por mês você fosse pago por semana o valor de R$ 100,00; quanto você ganharia por ano? Ora, cada ano tem 52 semanas então você ganharia exatamente os mesmos R$ 5.200,00!
Só que um mês tem mais que quatro semanas, então alguém que ganhe R$100,00 por semana necessariamente deve ganhar mais (ou igual em fevereiro) a alguém que ganhe R$400,00 por mês. Se formos equiparar 1 mês a quatro semanas, a pessoa que ganha R$100,00 por semana deveria receber R$100,00 x 4 x 12 = R$4800,00 por ano. Dando um 13° mês de brinde teremos os mesmos R$5200,00.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6865 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:19:32 »
Quem bate cartão, não vota em patrão.

Hahaha... :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6866 Online: 04 de Janeiro de 2011, 11:16:53 »
Ok, Geo, vou concordar com você porque não sabia que o mês é definido de forma constante como um intervalo de 30 dias corridos na CLT e por você ter dito que não deduz os encargos trabalhistas do salário dos seus funcionários.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6867 Online: 04 de Janeiro de 2011, 11:23:15 »
Aliás, de outro lugar não, do próprio bolso dele. Você financia seus próprios direitos trabalhistas ganhando menos por mês.

Não.

Pelo menos não é o caso da minha empresa.

Se você não deduz os encargos trabalhistas dos salários de seus funcionários, você vai tomar uma traulitada gigante em casos onde eles te levarem na justiça.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6868 Online: 04 de Janeiro de 2011, 14:48:01 »
Quem trabalha nos PSF da maioria dos municípios também não tem 13o. Salário. E nem férias!

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6869 Online: 04 de Janeiro de 2011, 14:52:29 »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6870 Online: 04 de Janeiro de 2011, 14:54:37 »
E nem férias!

O que é isso?
Já ouvi falar tambem... Acho que é uma lenda urbana!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6871 Online: 04 de Janeiro de 2011, 15:54:07 »
Ok, Geo, vou concordar com você porque não sabia que o mês é definido de forma constante como um intervalo de 30 dias corridos na CLT e por você ter dito que não deduz os encargos trabalhistas do salário dos seus funcionários.

Não me ache um cara legal. Eu não afirmei que 'não deduzo os encargos trabalhistas do salário dos meus funcionários', e sim que eu não subtraio o valor do décimo terceiro na negociação salarial quando da contratação.

Caso eu não procedesse o desconto das verbas legais a que tenho direito, eu provavelmente teria problemas com a Justiça do Trabalho, pois tais valores seriam considerados salário in natura e seriam incorporados ao salário propriamente dito em eventuais ações trabalhistas.

Editado.

Eu não havia percebido a postagem seguinte, a do Diegojaf,

Se você não deduz os encargos trabalhistas dos salários de seus funcionários, você vai tomar uma traulitada gigante em casos onde eles te levarem na justiça.

e que corrobora o que eu escrevi no parágrafo final da minha postagem original.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 15:59:49 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6872 Online: 04 de Janeiro de 2011, 16:03:43 »
E nem férias!

O que é isso?

Não é não.

Eu mesmo já tirei férias de 15 dias há cerca de 21 anos.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6873 Online: 04 de Janeiro de 2011, 16:05:38 »
E nem férias!

O que é isso?

Não é não.

Eu mesmo já tirei férias de 15 dias há cerca de 21 anos.

Bom, então trata-se de um fenômeno muito raro, por isso difícil de ser identificado!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #6874 Online: 04 de Janeiro de 2011, 16:06:16 »
Quem lê vocês pode até acreditar... ::)

Pelo tanto que postam aqui no CC parecem que vivem de férias.  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!