Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016043 vezes)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #9175 Online: 24 de Setembro de 2012, 13:27:11 »
Pellicer, obrigado pelas respostas. Acho que ficou bem mais claro.

Aproveito para convidá-lo a me dar uma mãozinha aqui.

Parece que os físicos do clube estão de férias...
 :)
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9176 Online: 24 de Setembro de 2012, 16:00:25 »
Eu consigo mais ou menos entender a força forte, a gravidade e a força eletromagnética, mas a força fraca eu não consigo. Alguém tem uma explicação B-A-BA?

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9177 Online: 25 de Setembro de 2012, 19:30:08 »
Eu consigo mais ou menos entender a força forte, a gravidade e a força eletromagnética, mas a força fraca eu não consigo. Alguém tem uma explicação B-A-BA?

famado, eu não sou a pessoa mais indicada para tentar explicar esse ramo da física. Mas dei uma lida na Wikipedia e achei isso:
Força nuclear fraca

A força nuclear fraca é responsável por alguns fenômenos na escala do núcleo atômico, tais como o decaimento beta. O eletromagnetismo e a força nuclear fraca são teoricamente entendidos como dois aspectos de força eletrofraca unificada – este foi o primeiro passo na formulação teórica de um modelo conhecido como modelo padrão. Na teoria eletrofraca, os condutores da força fraca são gauge bóson massivos chamados de bósons W e Z. A força fraca é um exemplo de uma teoria física em que a paridade não é conservada isto é na qual direito e esquerdo são assimétricos. (Mas a simetria CPT é conservada.)

Busquei uma forma de bê-a-bá para ela, mas não achei, correndo o risco de repetir os conceitos, sem, contudo, dar uma visão mais básica, fazendo comparações com o quotidiano.

Vamos ver se algum outro mais inteirado desse assunto possa chegar com novos ângulos de visão.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9178 Online: 26 de Setembro de 2012, 10:40:41 »
Essa explicação da Wiki não permite a um leido entender.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9179 Online: 03 de Outubro de 2012, 00:52:40 »
Não é uma pergunta e sim uma observação: O fórum tem, até este instante, 1266 foristas que não postaram uma só mensagem sequer.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #9180 Online: 03 de Outubro de 2012, 06:55:48 »
Não é uma pergunta e sim uma observação: O fórum tem, até este instante, 1266 foristas que não postaram uma só mensagem sequer.

E a grande maioria deles provavelmente nem se lembra que tem conta aqui.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9181 Online: 03 de Outubro de 2012, 08:32:18 »

E a grande maioria deles provavelmente nem se lembra que tem conta aqui.

E a pergunta é:
o fórum mantém indefinidamente contas sem atividade? Ou há um prazo limite, sem ação de login por parte do usuário, para eliminar aquelas contas?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9182 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:19:14 »
Vamos colocar minha situação assim: meu inglês é básico.. BEEEM básico, porém não quero mais depender do google translator ou das legendas, quero ter alguma fluência e melhorar a minha compreensão dos textos (até dezembro!). Eu entendo, quando presto atenção, cerca de 30% do que é falado e uns 50% do que é escrito, porém essa porcentagem cai (e muito) quando o assunto é muito específico (um documentário cheio de jargões técnicos) ou as conversas são carregadas de gírias, expressões idiomáticas e outras particularidades que toda a língua tem.
Minha pergunta é, alguém aqui passou por uma situação parecida e pode me dizer se existe algum outro macete que não seja a imersão total? Já estou treinando, lendo artigos, fazendo anotações, etc.. mas queria saber se não existe algo que eu esteja deixando passar e que possa me ajudar.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9183 Online: 06 de Outubro de 2012, 15:09:51 »
Até dezembro eu acho beeeeeem difícil. Não existe uma "manha" para aprender rápido e com qualidade. O negócio é continuar o que você está fazendo: lendo bastante, traduzindo letras de música, e até jogos mais complexo, tipo RPGs, ajudam.

Eu aprendi jogando videogame na década de 90 e início dos anos 2000, traduzindo palavra por palavra de um dicionário inglês/português. Se eu aprendi daquele jeito, hoje em dia tá barbada. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9184 Online: 06 de Outubro de 2012, 18:16:04 »
Até dezembro eu acho beeeeeem difícil. Não existe uma "manha" para aprender rápido e com qualidade. O negócio é continuar o que você está fazendo: lendo bastante, traduzindo letras de música, e até jogos mais complexo, tipo RPGs, ajudam.

Eu tenho assistido alguns documentário, palestras do TED, etc. Em alguns casos entendo quase tudo, claro que quanto mais "didaticamente" é apresentado o assunto, mais fácil de entender.
Alfred E. Newman

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9185 Online: 08 de Outubro de 2012, 12:11:08 »
Aprendi no mesmo esquema que você Dodo. Cheguei a fazer alguns cursos mas nunca pude ir muito longe por diversas razõe$. Acho que se você aproveitar o que há na internet de graça, você consegue muita coisa, mas realmente nada vai se comparar a um curso de imersão.
Acho que isso pode lhe ser útil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/topicos/aprenda_ingles/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9186 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:18:09 »
Em dois meses acho difícil ter algum progresso notável, talvez se dispor um considerável tempo do dia para isso (3h-5h). Só quanto a compreensão de textos acredito que poderás progredir bem.

Só esse ano que eu consegui começar a assistir filmes sem legendas com tranqüilidade. Fiz um curso de inglês muito bom, mas também havia aprendendo por conta há pelo menos uns 4 anos, lendo em inglês, assistindo filmes com legendas em inglês, etc.

Eu diria que do básico tu precisaria pelo menos de uns dois anos para aprender legal.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #9187 Online: 08 de Outubro de 2012, 13:27:26 »
Dodo, meu inglês deu um salto quando eu peguei um livro de um tema que eu gostava, em inglês, e traduzi. Se um livro inteiro parece muita coisa, tente com artigos do seu interesse. Como autodidata, essa é a sugestão que posso dar; acho que vale a pena para o seu caso, que é buscar melhorar leitura.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9188 Online: 08 de Outubro de 2012, 15:58:00 »
Alguém sabe qual a definição legal de "Veículo de Comunicação"? Ou onde achar isso?

De qualquer maneira, se algum dos advogados/ estudiosos de direito puder responder, tenho a seguinte dúvida: tendo em vista que um jornal online é considerado um veículo de comunicação, e no fundo ele é um computador conectado à internet, um computador comum que esteja conectado pode ser considerado também um veículo de comunicação?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9189 Online: 08 de Outubro de 2012, 16:10:09 »
Unknown, veja aqui. Pelo que entendi, precisa de uma função para ser um veículo de comunicação.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #9190 Online: 08 de Outubro de 2012, 19:28:42 »
Alguém sabe qual a definição legal de "Veículo de Comunicação"? Ou onde achar isso?

De qualquer maneira, se algum dos advogados/ estudiosos de direito puder responder, tenho a seguinte dúvida: tendo em vista que um jornal online é considerado um veículo de comunicação, e no fundo ele é um computador conectado à internet, um computador comum que esteja conectado pode ser considerado também um veículo de comunicação?

Unknown, não sou advogada, mas sou do meio publicitário. Então, explicando de forma simples:

Canal - é usado amplamente. De forma geral é como a mensagem chegará ao público. Por exemplo: A mensagem irá no canal eletrônico, canal impresso, canal interno e externo, etc.
Meio - é o tipo de canal, uma especificação. Por exemplo: No canal eletrônico, temos tv, rádio, cinema, etc. No canal impresso, a revista, o jornal, etc.
Veículo - é a empresa propriamente dita, o nome específico dentro do meio. Por exemplo: No meio tv, temos os veículos Globo, Record, SBT, etc. Mas não precisa ser uma empresa formalmente constituída para ser um veículo, especialmente com a informalidade da internet.

Um veículo de comunicação, via de regra, informa através de notícias e fatos. Logo, para ser um veículo deve-se disponibilizar conteúdo. No caso de um jornal online, a internet é o meio de comunicação (do canal eletrônico) e o site é um veículo. E o computador, propriamente dito, é só um aparelho, um meio físico para disponibilizar e acessar a informação, sendo o equivalente ao papel, no caso de um jornal.

Espero que isso já ajude.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9191 Online: 08 de Outubro de 2012, 22:38:36 »
Gaucho, Unknowm, Herr e Digão... obrigado pelas dicas.
Alfred E. Newman

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9192 Online: 15 de Outubro de 2012, 17:45:13 »
um blu-ray player 3D pode ser usado uma TV Full HD 120 Hz convencional para assistir a filmes em 3D?

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9193 Online: 15 de Outubro de 2012, 17:53:54 »
um blu-ray player 3D pode ser usado uma TV Full HD 120 Hz convencional para assistir a filmes em 3D?

Somente no padrão anáglifo, com aqueles óculos vermelho e azul.

Para assistir no padrão de luz polarizada (bem mais confortável para a vista e mais moderno) você terá que ter uma TV (ou monitor) 3D, que permite tal tecnologia. Também pode ser uma TV ativa, com frequências equivalentes a óculos também ativos.

Mas a TV comum só permite ver 3D em padrão anáglifo (óculos coloridos).
Detalhe: o blu-ray 3D não é imprescindível assistir em 3D, mesmo no padrão de luz polarizada. Existem programas de computador que fundem as imagens, o mesmo que faria esse tipo de dispositivo.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9194 Online: 18 de Outubro de 2012, 22:45:07 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9195 Online: 19 de Outubro de 2012, 02:29:50 »
Estou assistindo à um seriado, e a cena inicial é um jovem jogando polo à cavalo, e quando ele passa entre as duas "traves", alguém colocou um fio entre elas que decapita o pobre rapaz.

Pergunta: o quão afiado teria que ser esse fio para decapitar alguém andando a cavalo a não mais de, sei lá, 20km/h? Em todos os cenários que eu imagino, o rapaz simplesmente cai do cavalo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9196 Online: 19 de Outubro de 2012, 09:34:54 »
Estou assistindo à um seriado, e a cena inicial é um jovem jogando polo à cavalo, e quando ele passa entre as duas "traves", alguém colocou um fio entre elas que decapita o pobre rapaz.

Pergunta: o quão afiado teria que ser esse fio para decapitar alguém andando a cavalo a não mais de, sei lá, 20km/h? Em todos os cenários que eu imagino, o rapaz simplesmente cai do cavalo.

Você imaginou algum cenário onde o fio era de adamantium aquecido a 1000º?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9197 Online: 19 de Outubro de 2012, 09:46:59 »

Isso é um trabalho para os Mythbusters!

Mas pensando bem... eles já investigaram um caso parecido. Acho que era um teste para saber se uma prancha de madeira levada por um carro poderia decapitar um pedestre. A resposta é não. Creio eu que no caso do cavalo, este teria que estar se movendo muito mais rápido para que isso acontecesse. Um exemplo da vida real são os motoqueiro que vez por outra atingem fios de náilon de pipas com cerol. Sei que nesses casos eles têm a garganta cortada, mas não são decapitados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9198 Online: 19 de Outubro de 2012, 09:54:00 »

Mas pensando bem... eles já investigaram um caso parecido. Acho que era um teste para saber se uma prancha de madeira levada por um carro poderia decapitar um pedestre. A resposta é não. Creio eu que no caso do cavalo, este teria que estar se movendo muito mais rápido para que isso acontecesse. Um exemplo da vida real são os motoqueiro que vez por outra atingem fios de náilon de pipas com cerol. Sei que nesses casos eles têm a garganta cortada, mas não são decapitados.

Alguns são...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9199 Online: 19 de Outubro de 2012, 09:59:28 »

Alguns são...

Curvo-me diante de sua experiência com os aspectos mais... interessantes da vida. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!