Você quer estudar medicina fora do sistema tradicional? Ou mudar de carreira? Porque sendo a primeira possibilidade, eu não sei nem esboçar mentalmente como seria isso...
Queria diminuir o tempo gasto neste curso, me formar direto em uma especialidade (utopia pura) e ir logo trabalhar, não ter de perder meu tempo fazendo prova de revalidação de diploma no exterior e com provas/ processos de entrada em programas de residência. Mas se eu tivesse professores que não dão aula teórica, apenas dissessem o que eu deveria ler e aplicassem os testes (que seriam mais frequentes), já seria um bom começo, me faria ter aproveito melhor o meu tempo.
Embora com o progresso tecnológico pareça simples abandonar as escolas e os professores (tem tudo quanto é tipo de informação na internet, de tudo quanto é jeito: palestras gravadas, livros acadêmicos, palestras, aulões) eu acho que na prática dificilmente as coisas funcionariam bem, pelo menos pra 99% das pessoas, pelo menos não até que próximas gerações estabeleçam desde o nascimento uma relação diferente com estas tecnologias.
Tenho colegas que estudavam a distância e mudaram pro presencial (estou fazendo biologia desta vez, a minha universidade tem as duas modalidades) e que relatam uma absurda mudança de aprendizado, gente que já tava no fim do curso a distância, passou pro presencial e teve que suar com conteúdos básicos.
Acho que a maioria de nós não é condicionada para o autodidatismo, pelo menos não um autodidatismo aplicado, destinado a no final de todo o processo ter uma formação coerente e não um monte de coisas aprendidas sozinhas aleatoriamente mas que não se prestam para um fim conjuntamente.
Perguntei se era para mudar de carreira ou só mudar de método porque acho que faria mais sentido uma fuga dos métodos tradicionais em coisas como artes, músicas, mas ciências e tecnologia? Não consigo enxergar na prática.