Pois tenho uma lamentação que também tem a ver com o meu bairro. Quando me mudei para cá, em 2009, eu sabia que havia uma favela por perto, mas o bairro era tranquilo e não tínhamos problemas com a vizinhança. Pois nos últimos dois anos os vagabundos daqui estão tentando transformar a cidade numa cópia do Rio de Janeiro. Agora, quase todos os dias tem tiroteio aqui perto, e nesta semana uma gangue matou dois membros de outra gangue na minha rua: http://blogs.diariodonordeste.com.br/policia/geral/tiroteio-e-duas-mortes-em-loja-de-piscinas/
Minha casa é ótima. Gosto dos meus vizinhos. Mas não pretendo ficar mais muito tempo por aqui.
Você mora em casa ou apartamento?
Desse mal pelo menos eu não morro. Meu bairro é isolado e de um lado tem uma reserva permanente da Petrobrás, do outro lado um parque ecológico da vale e na frente, uma área comercial. A favela mais próxima tá a uns 5, 6km daqui. E ainda tenho a sorte de ter meu vizinho da frente e do lado, dois policiais reformados (ficam o dia inteiro na rua lavando carro e conversando, então sabem de tudo o que acontece na área). Além disso o bairro só tem duas saídas, isso inibe muito que assaltantes venham pra cá, já que fica fácil cercar eles uma vez que entrem (as duas vezes que tentaram, morreram todos quando saíram e já tinha cerco da polícia).
Moro em casa. Em um condomínio. Este bairro sofreu muitas invasões de terras no passado e a prefeitura não se dispõe a resolver isso. A maioria das casas da favela próxima foram construídas literalmente no meio das ruas. Quanto à violência, o problema aqui é que a polícia (dizem) resolveu que o melhor é deixar os traficantes matarem uns aos outros do que impedir o tráfico e ter que lidar com o aumento dos assaltos que resultariam disso. Agora houve uma mudança no comando da polícia e espero que a estratégia mude também. Vamos ver.
Fiquei sabendo desse caso...
Como vc mora na mesma cidade que eu, sinto muito te informar.... Há diversos traficantes (Na verdade "os chefões" do tráfico mesmo, os outros não passam de laranjas que ganham uma graninha e pensam que são muita coisa...) que na verdade são policiais, mais especificamente, do ronda do quarteirão. Todo mundo aqui já sabe disso... Sim amigo, quem na verdade comanda a vinda e ida de toneladas de pozinho mágico aqui, na verdade são policiais.
Agora, duvido muito que apenas um do COTAN ou principalmente do RAIO, participem deste tipo de coisa. Por mim, vendiam essas HILUX luxuosas do RONDA daqui e investiam em motos 300 para o RAIO, que as coisas iriam melhorar bastante. Os bandidos aqui brincam com esse ronda, e não é por menos, já que ela aqui é conhecida por "polícia da merenda (Lanche)", pois não pode ver um supermercadinho ou padaria que lá se hospedam e comem de graça...
Agora, para o cidadão eles são corajosos, enfrentam mesmo, agride, inibe, atira e até procura confusão... Deixaram um um turista paraplégico, atiram na cabeça de um menino que estava indo trabalhar na moto com o pai, tudo isso "por engano"... Eu tenho um profundo desrespeito com essa nossa polícia chamada RONDA DO QUARTEIRÃO, e já vi em vários locais eles procurando confusão com o cidadão comum....
Mas não sou hipócrita ao ponto de dizer que o nosso problema são drogas.... Eu já fui um usuário e nunca nem sequer briguei por causa disso. O nosso mau é a impunidade. É eu te roubar hoje e amanhã ser solto pra te pegar de novo... E isso é em praticamente todo Brasil.
Enquanto eu fizer mau para o MEU corpo, não há problema algum. O que não pode acontecer eu invadir o seu direito, por isso também defendo a venda legalizada de qualquer tipo de droga, com leis específicas para usuários, como não dá suporte hospitalar a este tipo de pessoa. Se teve dinehiro para comprar, vai se virar para se curar.