Falando nisso, minha impressora HP de um ano e meio de idade tá dando chilique que "um dos cartuchos de impressão está apresenta problemas" ou então "Erro no cartão de memória". E com essa mensagem, ela não deixa fazer mais nada: nem atualizar o firmware, porque ela fica travada esperando uma ação a respeito do cartucho que apresenta problemas. Muita cara de obsolescência programada.
Consultando num fórum, teve gente que viu problemas parecidos nas suas impressoras e o culpado era, de novo, o capacitor eletrolítico. Lá ou eu abrir a impressora, procurar capacitores estufados e tentar trocar. Pelo que eu vi no
ifixit.com, a placa não é muito lotada, então deve ser tranquilo fazer a solda. Saco é ter que ir até a Sta Ifigênia atrás da peça. Passei da idade de ficar passeando por lá.
A Moral da história é: se um equipamento eletrônico começa a ficar pinéu sem razão aparente (não houve mal uso, nem surtos de energia na rede elétrica, nem raios, nem queda e tal), desconfie primeiro das porras dos capacitores eletrolíticos (os mais caros custam 1 real). Eles são a última coisa que não são de estado sólido nesses eletrônicos e o eletrólito tem prazo de validade.