Autor Tópico: Frente parlamentar quer proibir aborto em caso de estupro.  (Lida 32470 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Frente parlamentar quer proibir aborto em caso de estupro.
« Resposta #175 Online: 04 de Agosto de 2007, 11:50:22 »
Não vou tentar te fazer enxergar as relações que vejo na música, como a desumanização do "alguém que te prejudica" etc. e tal... vamos trabalhar uma metáfora que eu fiz agora pouco lendo uma notícia aqui no CC.

Estamos numa época onde é possível reverter o processo de morte cerebral. Se seu cérebro parar, a medicina pode traze-lo de volta, mas você perde todo o aprendizado e lembranças. Nasce de novo.

A situação é a seguinte Adriano, você vive com uma mulher que já gostou de você e por um acaso do destino(imagine o que quiser) seu cérebro morreu dentro de casa. Se as autoridades forem alertadas o processo de reabilitação será iniciado em poucos minutos e logo logo um novo Adriano estará entre nós. Se as autoridades forem alienadas o processo não será iniciado e em poucas horas você estará morto por toda eternidade.

A mulher com a qual você vive pesa a situação. Lembra-se de que não te suportava mais, da legislação contemporânea, que define que em caso de reabilitação ela como conjugue/familiar teria certas responsabilidades e teria de investir alguma quantidade de recursos em você, e por fim relaciona o novo ser que nasceria com toda a dor e sofrimento que você a fez passar.

Ela pensa bem... pesa a situação como um todo, claro, visando o próprio umbigo, e decide ir para casa da irmã.

"Daqui a algumas horas eu volto pra casa, finjo espanto... é, tá tudo certo."

Acredito que ficou bem explicadinho e discricional onde eu queria. Adriano, qual deve ser a posição do estado com relação ao fatos expostos?

E, PARA MIM, desprezo preocupante contra a vida humana é permitir, na nossa omissão, que cerca de um milhão de brasileiras TODO ANO tenham problemas de saúde decorrentes de aborto mal-feito.

Ficar pensando nas caixas e nos espermatozóides e na DEFINIÇÃO DE VIDA HUMANA não faz sentido nenhum se a gente lembrar que, no MUNDO REAL, tem gente que é PATENTEMENTE um ser humano cuja vida é digna de ser presrvada, por qualquer definição, SOFRENDO.

Por este prisma (que é o prisma que deveria ser usado para tomar decisões, diga-se de passagem), a existência de um proto-ser-humano OBVIAMENTE vale menos que a saúde de uma mulher adulta.
Falou tudo :ok: ...
Também acho.
Engraçado, não consideraria certa essa abordagem simplista da mimi nem que acreditasse ser o aborto direito legal da mulher.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 11:55:19 por Tarcísio »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #176 Online: 04 de Agosto de 2007, 12:20:48 »
Não vou tentar te fazer enxergar as relações que vejo na música, como a desumanização do "alguém que te prejudica" etc. e tal... vamos trabalhar uma metáfora que eu fiz agora pouco lendo uma notícia aqui no CC.

Estamos numa época onde é possível reverter o processo de morte cerebral. Se seu cérebro parar, a medicina pode traze-lo de volta, mas você perde todo o aprendizado e lembranças. Nasce de novo.

A situação é a seguinte Adriano, você vive com uma mulher que já gostou de você e por um acaso do destino(imagine o que quiser) seu cérebro morreu dentro de casa. Se as autoridades forem alertadas o processo de reabilitação será iniciado em poucos minutos e logo logo um novo Adriano estará entre nós. Se as autoridades forem alienadas o processo não será iniciado e em poucas horas você estará morto por toda eternidade.

A mulher com a qual você vive pesa a situação. Lembra-se de que não te suportava mais, da legislação contemporânea, que define que em caso de reabilitação ela como conjugue/familiar teria certas responsabilidades e teria de investir alguma quantidade de recursos em você, e por fim relaciona o novo ser que nasceria com toda a dor e sofrimento que você a fez passar.

Ela pensa bem... pesa a situação como um todo, claro, visando o próprio umbigo, e decide ir para casa da irmã.

"Daqui a algumas horas eu volto pra casa, finjo espanto... é, tá tudo certo."

Acredito que ficou bem explicadinho e discricional onde eu queria. Adriano, qual deve ser a posição do estado com relação ao fatos expostos?
O fato exposto é relacionado a uma pessoa adulta. Não faz sentido a analogia, "nascer de novo". Não para comparar ao início da vida. No caso acima as autoridades devem investigar o caso de um crime.

Vejo o assunto sem relação com o aborto. A desumanização da vida fica por conta de quem ignora os atuais fatos envolvidos com relação ao aborto, as questões éticas. As questões éticas envolvidas relacionam as mulheres prejudicadas diretamente pelo gravidez não desejada.

Já o seu argumento parte da comparação entre pessoas que não tem nada a ver com aborto, a questão do término da vida é bem diferente da questão do início da vida, pelo menos ao meu ver. Comparar alguém que é vivo, com um embrião, me parece uma falácia de petição de princípio, ou seja, considera como uma vida humana, para demonstrar que é uma vida humana. No mesmo caso do crime, considera como sendo um crime, para demonstrar que é igual a outros crimes. Não está tratando do assunto de modo separado, mas sim tentando fazer associações que só tem valor se tem validade o argumento que defende (embrião é vida humana). 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #177 Online: 04 de Agosto de 2007, 13:25:30 »
Por que a situação que eu narrei, não tem "nada a ver" com um nascimento?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #178 Online: 04 de Agosto de 2007, 13:55:05 »
A situação é de uma pessoa, uma vida. A questão que abordou é o término da vida. Muito diferente da fase embrionária, que é questionada atualmente como sendo o início da vida humana, de forma legal. E vida humana,não vida biológica, pois assim, os gâmetas também são vida. Em nada essa situação impede determinar o início da vida com o SNC, e descartar o argumento dos genes.

Eu vejo dessa maneira, e não estou descartando emoções, que entendo como vinculadas as questões éticas, entre o certo e o errado, o bem e o mal. Mas podem e devem ser analisadas de maneira racional. Emoções sem razão pode tornar-se agressão ou ingenuidade, penso que devem ser racionalizadas e expostas as possíveis críticas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 04 de Agosto de 2007, 15:35:46 »
Seria interessante que estes parlamentares fossem primeiro estuprados para depois emitirem uma opinião mais avalizada do assunto. O que vocês acham? Não seria uma boa idéia?

Podiam colocar todos eles em celas de presídios, junto com presos julgados por crimes sexuais... garanto que isto traria uma base mais consistente para eles "sentarem" melhor suas idéias.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #180 Online: 04 de Agosto de 2007, 19:08:14 »
A situação é de uma pessoa, uma vida. A questão que abordou é o término da vida. Muito diferente da fase embrionária, que é questionada atualmente como sendo o início da vida humana, de forma legal. E vida humana,não vida biológica, pois assim, os gâmetas também são vida. Em nada essa situação impede determinar o início da vida com o SNC, e descartar o argumento dos genes.

Eu vejo dessa maneira, e não estou descartando emoções, que entendo como vinculadas as questões éticas, entre o certo e o errado, o bem e o mal. Mas podem e devem ser analisadas de maneira racional. Emoções sem razão pode tornar-se agressão ou ingenuidade, penso que devem ser racionalizadas e expostas as possíveis críticas.

Explica de novo, não entendi, mesmo depois de morta a pessoa, continua sendo pessoa?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #181 Online: 04 de Agosto de 2007, 19:16:53 »

Explica de novo, não entendi, mesmo depois de morta a pessoa, continua sendo pessoa?
O seu exemplo é de uma pessoa que não está morta. Considerando a possibilidade de reversão de morte cerebral que citou. Foi desse exemplo que me referi, dizendo que não tem relação com o embrião.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #182 Online: 04 de Agosto de 2007, 20:40:54 »
Reversão, não. Falei sobre reabilitação, pois em lembranças, aprendizagens e memórias... tudo se perderia.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #183 Online: 04 de Agosto de 2007, 21:10:41 »
É um assunto deveras complicado, visto que vidas estão em jogo. Não tenho minha opinião formada a respeito, mas desejo profundamente que a medicina chegue a um ponto em que a criança oriunda deste crime possa ter o direito à vida.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #184 Online: 09 de Agosto de 2007, 03:17:08 »
Enquanto isso... no mundo real...
Estudo aponta que 20% das mulheres do Norte já abortaram

São Paulo - O aborto inseguro - e as complicações à saúde da mulher decorrentes dele - reflete o perfil que a desigualdade social e econômica tem no Brasil: há o dobro de casos nas regiões mais carentes e ocorre com três vezes mais freqüência entre mulheres negras e pobres. A constatação aparece no estudo "Magnitude do Aborto no Brasil", feito pela organização não-governamental internacional Ipas e pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio da área técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde.

Usando uma metodologia internacional para estimativas de aborto, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e registros do Sistema Único de Saúde (SUS), o estudo indica que, em 2005, foram feitos cerca de 1 milhão de abortos ilegais no País.

Pela estimativa, nas regiões Sul e Sudeste (com exceção do Rio), as taxas ficam abaixo de 20 abortos induzidos para cada cem mulheres de até 49 anos. Nos Estados do Norte e do Nordeste (tirando Rio Grande do Norte e Paraíba), os índices ficam acima de 21 abortos por cem mulheres. No Acre e no Amapá, chegam a até 40 abortos feitos ilegalmente para cada cem mulheres em idade fértil.

Quando o estudo analisa apenas a faixa de adolescentes entre 15 e 19 anos, as proporções se repetem, sendo maiores nos Estados mais pobres. O mesmo acontece quando se analisam as mortes provocadas por complicações do aborto feito em casa ou em clínicas clandestinas. Em Salvador, por exemplo, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há mais de dez anos o aborto provocado aparece como a principal causa de mortalidade materna - no restante do País, está em terceiro lugar.
Fonte: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/estado/2007/08/03/ult4513u281.jhtm
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #185 Online: 09 de Agosto de 2007, 13:02:37 »
Tem que dar um troféu pra cada uma delas... :umm:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #186 Online: 09 de Agosto de 2007, 19:04:29 »
é o mundo real... onde as mulheres não querem saber de conceitos abstratos e emocionalismos de quem é contra o aborto...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #187 Online: 10 de Agosto de 2007, 00:09:31 »
Nesse mundo real sem "conceitos abstratos ligados a emocionalismo", mais conhecidos como valores, que aliás são a base de nossas leis se não sabe, a única norma que resiste é o mais forte subjulga o menos forte. Ou se preferir a antiga formulação, o mais forte come o mais fraco.

Não me parece muito sensato vindo de uma mulher que "quer seus direitos"(sic)... se bem que não espero sensatez, só egoismo mesmo...
« Última modificação: 10 de Agosto de 2007, 00:37:30 por Tarcísio »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #188 Online: 10 de Agosto de 2007, 11:51:28 »
Não me parece muito sensato vindo de uma mulher que "quer seus direitos"(sic)... se bem que não espero sensatez, só egoismo mesmo...

Egoísmo é alguém querer impor a continuidade da gestação de uma criança que irá crescer e ser educada por pais sem estrutura e/ou condições, financeiras ou emocionais, e depois convenientemente dizer que a culpa daquela virar um marginal ser única e exclusivamente dos pais...

Ou seja, no dos outros é refresco...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #189 Online: 10 de Agosto de 2007, 18:33:28 »
Egoismo meu?

Na verdade eu estou aceitando ser vítima mais vezes, consentindo com o desvio de parte dos meus impostos para ajudar familias sem estrutura e salvando a vida de alguém que não pode se defender...

...mas claro que é mais fácil enxergar a chance que quero dar ao cara como egoísta meu... mas não é porque é fácil que é certo.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2007, 20:12:48 por Tarcísio »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #190 Online: 11 de Agosto de 2007, 06:09:56 »

Egoísmo é alguém querer impor a continuidade da gestação de uma criança que irá crescer e ser educada por pais sem estrutura e/ou condições, financeiras ou emocionais, e depois convenientemente dizer que a culpa daquela virar um marginal ser única e exclusivamente dos pais...

Ou seja, no dos outros é refresco...
Falou pouco mas falou bonito...  :lol:
Até que tem homem que não é tão insensível assim :chorando: ...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #191 Online: 11 de Agosto de 2007, 06:13:18 »
Negras e pobres são principais vítimas do aborto clandestino, diz estudo

Segundo pesquisa realizada pela organização não-governamental Ipas Brasil e peloa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), jovens negras, sem recursos e das regiões mais pobres do Brasil são as principais vítimas mortais dos abortos clandestinos.

A investigação sobre as mortes maternas, encomendada pelo Ministério da Saúde, calcula que o maior país da América Latina regista cerca de 1,04 milhões de abortos anuais, o que equivale a uma interrupção voluntária por cada quatro gravidezes.

A pesquisa, baseada em dados recolhidos entre 1992 e 2005, revela que as mulheres negras e mulatas apresentam um risco relativo três vezes maior do que as brancas de morrer devido a complicações relacionadas com interrupção voluntária da gravidez (IVG), devido a hemorragias ou infecções.

A prática, que é crime no Brasil e que pode ser penalizada com um a três anos de prisão, converteu-se na terceira causa de morte materna no país.

"O acesso à educação e aos anticoncepcionais é fundamental para reduzir este tipo de mortes", explicou Leila Adessa, diretora da Ipas Brasil.

O aborto ilegal é "um problema de saúde pública e tem de ser enfrentado como tal, pelo que seria interessante que os políticos promovessem uma alteração legislativa", advogou Adessa.

Neste sentido, o ministro brasileiro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu em várias ocasiões a realização de um plebiscito para que os brasileiros decidam se querem ou não legalizar o aborto.

Fonte: http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=2371 ( e nem acredito que to usando o site do PT como fonte :histeria: )

Quem quiser saber mais sobre isso: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1661017-EI6582,00.html
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 06:18:20 por Fabi »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #192 Online: 11 de Agosto de 2007, 08:27:44 »
Você é do grupo de ceifadoras e eu que sou insensível? Eu só quero que algumas normas de direito existam no meu país, como "A vontade de alguém não é motivo para tirar a vida de outrem.", "Ninguém pode violar meu direito a família(relações humanas)." e tantas outras...

Fabi, acorda pra vida. Sofrer, todo mundo sofre. Não tem algo mais comum na vida humana.

Se as pessoas tivessem direito de matar dependentes que as fizessem sofrer teriamos um número grande de enterros de ex-esposas. :D

Não se engane, Fabi. Sensibilidade não tem nada a ver com o quanto batemos palmas pros seus interesses.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 08:54:48 por Tarcísio »

Lua

• Visitante
« Resposta #193 Online: 11 de Agosto de 2007, 10:51:08 »
Você é do grupo de ceifadoras e eu que sou insensível? Eu só quero que algumas normas de direito existam no meu país, como "A vontade de alguém não é motivo para tirar a vida de outrem.", "Ninguém pode violar meu direito a família(relações humanas)." e tantas outras...

Fabi, acorda pra vida. Sofrer, todo mundo sofre. Não tem algo mais comum na vida humana.

Se as pessoas tivessem direito de matar dependentes que as fizessem sofrer teriamos um número grande de enterros de ex-esposas. :D

Não se engane, Fabi. Sensibilidade não tem nada a ver com o quanto batemos palmas pros seus interesses.

Existem mulheres que realmente abortam por vaidade (uma amiga minha tirou o filho porque disse que ele deformaria seu corpo), mas acho que a maioria o faz por desespero, por não ver outra solução. Quando se é menor de idade, dependente dos pais ou não se tem condições de criar um filho com dignidade, ninguém pensa se existem leis que punem ou deixam de punir o aborto.

Ser a favor do aborto não é adotar  uma postura insensível. Não somos 'ceifadoras de vida', apenas queremos defender hipóteses em que o aborto pode e deve ser admitido. O que eu penso é que cada mulher tem seus motivos internos que a levam a fazer algo dessa natureza, e sei que muitas sofrem o resto de suas vidas, vez que um aborto é extremamente traumático, a depender do modo como é feito.

Falar dos outros é fácil, defender a 'vida' também parece ser. Mas num momento de dor e desespero, não é a consciência social ou seus valores que são levados em conta, é o que a mãe pensa. E se ela pensa que não deve ser mãe, pq trazer um filho que não vai ser amado??? Tem gente que tenta abortar e não consegue. Nasce o filho e ela trata como um cachorro, despreza e age como se tivesse vontade de matá-lo. É isso que se quer?

E sofrimento realmente é algo comum a todos nós. O problema é que tem gente que não quer passar por certas coisas e prefere evitar...

Lua

• Visitante
« Resposta #194 Online: 11 de Agosto de 2007, 11:01:34 »

O aborto ilegal é "um problema de saúde pública e tem de ser enfrentado como tal, pelo que seria interessante que os políticos promovessem uma alteração legislativa", advogou Adessa.

Sim. É mais um problema de saúde pública que governo e o Legislativo tentam fechar os olhos. Falta uma política de informação mais ampla, que demonstre a necessidade de proteção como meio de evitar gravidezes indesejadas. E nem venham me dizer que existe informação, que a mídia faz isso o tempo todo. É só chegar num bairro periférico ou na parte pobre de uma cidade do interior pra ver que a realidade é bem diferente...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #195 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:02:31 »
Reafirmo que a saída é a educação e não o rompimento do ciclo de uma vida humana com permissão e proteção estatal.
O aborto deve ser permitido:

1)Em situações onde não há reversibilidade de um estado de coma ou vegetativo do feto.
2)Em situações onde a integridade física da mulher está em grande perigo, que é perigo fora do comum atestado por vários médicos.

Em todos os outros casos que me passam agora, deve ser proibido.

Ninguém pensa se existem leis que punem ou deixam de punir o aborto.
Quando um pré-ladrão na favela quer comprar um NikeShox e não vê possibilidade de consegui-lo por meios lícitos, também não se importa com lei alguma.

Li uma coisa suja no orkut, mas meio engraçada. Quero compartilhar :P
Citação de: Desconhecido
A mulher pode escolher se eu boto, mas não se meu filho sai.

Abraços

Lua

• Visitante
« Resposta #196 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:09:45 »
Li uma coisa suja no orkut, mas meio engraçada. Quero compartilhar :P
Citação de: Desconhecido
A mulher pode escolher se eu boto, mas não se meu filho sai.

Abraços

:x :umm: :hein:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #197 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:24:05 »
A prática, que é crime no Brasil e que pode ser penalizada com um a três anos de prisão, converteu-se na terceira causa de morte materna no país.

Isso demonstra o absurdo da ilegalidade do aborto, e das mortes provocadas pela inconseqüência ética dos moralistas que tentam manter normas sem base alguma. A denominação de pró-vida é bem enganadora, deveria ser pró-morte, para evidenciar a realidade da situação.

Mas sou otimista e vejo a legalização do aborto como um avanço social que será em breve conquistado, a sociedade discutindo o assunto começa a entender melhor a questão.  :)

Lua

• Visitante
« Resposta #198 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:25:29 »
Concordo, Adriano.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #199 Online: 11 de Agosto de 2007, 12:37:33 »
Concordo, Adriano.
Isso sem contar alguns argumentos de índole machista que surgem e por isso mesmo inúteis.  :wink:
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 12:40:44 por Adriano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!