Autor Tópico: Frente parlamentar quer proibir aborto em caso de estupro.  (Lida 32466 vezes)

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
Re: Frente parlamentar quer proibir aborto em caso de estupro.
« Resposta #75 Online: 19 de Julho de 2007, 02:52:58 »
Sempre que se entra no assunto do aborto surgem os mesmos argumentos de sempre. Que destruir um embrião é destruir uma vida. Sim destruir um embrião é destruir uma vida. Assim como todo alimento que consumimos de animal a vegetal também constituem biologicamente em vida. Animais ainda são mais do que somente vida, são formas de vida extremamente complexas e geneticamente muito próximas a nós.

Então eu pergunto: No mundo de hoje é crime destruir uma vida, ou é crime destruir uma vida humana?
Um ser humano em potencial não constitui vida humana. Se uma pró-vida acredita que constitui, então não entendo porque eles não choram durante dias após uma ejaculação, menstruação. Ou ainda cada vez que uma mulher perde um óvulo fertilizado, o que acontece muito.

Mas no fundo acho que ninguém com um mínimo de conhecimento afirmará que um amontoado de células constitua-se uma vida humana. E logo saberão que o aborto só é condenável culturalmente em quase todo mundo, pois nossa cultura se deriva de religiões e crenças primitivas, onde não se tinha o conhecimento científico suficiente para se afirmar que um embrião, não é um ser humano.

Se um embrião não é vida humana, E não chega aos pés de formas de vidas complexas como um boi ou um frango, porque seria crime destruí-lo em qualquer hipótese :?:

Pra quem ainda não leu é bem legal esse artigo de Carl Sagan e sua mulher, que eu li no livro Bilhões e Bilhões, a alguns anos, não conferi se ele está completo no link, mas acho que está.  :ok:

Aborto. É possível ser ao mesmo tempo “pró-vida” e “pró-escolha”?
http://ocanto.webcindario.com/sagan.htm

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 19 de Julho de 2007, 10:27:57 »
Bem, em uma análise superficial, segundo o princípio que usei no post anterior, isso não seria errado. Entretanto, em uma sociedade hipotética na qual este comportamento fôsse tolerado, ou onde houvesse impunidade para este tipo de coisa, as pessoas solitárias deveriam ser meio paranóicas para garantir que continuarão vivas. Haveria uma desconfiança maior entre as pessoas. Se qualquer um perdesse todas as pessoas que o amavam em um acidente, esta pessoa iria se isolar ou se esconder com medo que algum assaltante a matasse de forma indolor para roubar suas coisas.  Então, este comportamento geraria sofrimento de forma indireta e por isso deve ser visto como errado.

Note que este sofrimento indireto não ocorre quanto matamos fetos sem um SNC formado.

Sofrimento indireto não pode ser parâmetro para definir certo e errado pois isso restringe as liberdades individuais à aceitação de terceiros. Por exemplo, muitos pais poderiam experimentar sofrimento sincero se soubessem que têm um filho gay. Por causa disso o homossexualismo deve ser considerado errado? Terminar um relacionamento com uma namorada ou não corresponder ao amor que outra pessoa sente por você também seriam falhas morais, pois sua rejeição causa bastante sofrimento a ela. Não se pode, então, medir o valor moral de uma ação somente segundo os parâmetros de julgamento de terceiros.

As células sexuais também são células vivas, mas assim como um embrião não tem as funções para ser considerado como um ser humano. Esse é o meu ponto de vista, e o que tenho notado dos que defendem o "aborto", que nesse caso não seria nenhum atentado contra a vida.

O grande problema nesta questão é justamente definir quais são as funções essenciais para algo ser considerado um ser humano. Até hoje os filósofos, médicos, juristas e religiosos estão debatendo isso.

Por isso, considero dizer pró-vida como uma petição de princípio, pois o que é discutido para validar ou não o aborto é o início da vida, se fica como sempre foi convencionado, na fecundação com o início do embrião, ou na passagem do embrião para o feto, que daí sim teria início ao desenvolvimento do SNC e da vida humana em si. Me parece bem lógico, e isso considero o argumento biológico.

Você não está errado, às vezes os slogans pró-vida partem da petição de princípio de que o embrião é um ser humano para condenar o aborto, quando na verdade a humanidade deles é o que está em debate.

Mas temuma coisa que eu acredito que você está confundindo, Adriano: os gametas, os zigotos os fetos os embriões, são sem dúvida, seres vivos. Quanto a isso não há a menor dúvida. A questão é se eles podem ser considerados seres humanos e se merecem proteção da lei. Quanto à discussão sobre o SNC ser um parâmetro para isso, peço que você leia minha resposta ao Copelli, pois vou tratar disso lá.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 19 de Julho de 2007, 11:02:49 »
Bem vindo de volta, Copelli! Andou sumido.

Sempre que se entra no assunto do aborto surgem os mesmos argumentos de sempre. Que destruir um embrião é destruir uma vida. Sim destruir um embrião é destruir uma vida. Assim como todo alimento que consumimos de animal a vegetal também constituem biologicamente em vida. Animais ainda são mais do que somente vida, são formas de vida extremamente complexas e geneticamente muito próximas a nós.

Então eu pergunto: No mundo de hoje é crime destruir uma vida, ou é crime destruir uma vida humana?
Um ser humano em potencial não constitui vida humana. Se uma pró-vida acredita que constitui, então não entendo porque eles não choram durante dias após uma ejaculação, menstruação. Ou ainda cada vez que uma mulher perde um óvulo fertilizado, o que acontece muito.

Mas no fundo acho que ninguém com um mínimo de conhecimento afirmará que um amontoado de células constitua-se uma vida humana. E logo saberão que o aborto só é condenável culturalmente em quase todo mundo, pois nossa cultura se deriva de religiões e crenças primitivas, onde não se tinha o conhecimento científico suficiente para se afirmar que um embrião, não é um ser humano.

Se um embrião não é vida humana, E não chega aos pés de formas de vidas complexas como um boi ou um frango, porque seria crime destruí-lo em qualquer hipótese :?:

Pra quem ainda não leu é bem legal esse artigo de Carl Sagan e sua mulher, que eu li no livro Bilhões e Bilhões, a alguns anos, não conferi se ele está completo no link, mas acho que está.  :ok:

Aborto. É possível ser ao mesmo tempo “pró-vida” e “pró-escolha”?
http://ocanto.webcindario.com/sagan.htm

Uma ejaculação poderia ser considerada um genocídio! Em cada gozada condenamos 200 milhões de espermatozóides à morte. Mas não apenas com uma gozada, como o tempo médio de vida de um espermatozóide é de três a cinco dias, não tentar engravidar alguém num intervalo de tempo maior do que esses poderia ser considerado crime por omissão :lol:  E se levarmos a sério a idéia de que um gameta merece ser tratado pela lei como se fosse um ser humano adulto, nossa medicina deveria se esforçar para salvar a vida de cada espermatozóide de cada pessoa, a cada semana cada homem geraria algumas centenas de milhões de filhos. Não preciso nem falar que isso além de inviável é indesejável.

É claro que é necessário demarcar um limite entre o que merece a proteção legal que garantimos ao que chamamos de seres humanos e o que não merece. O problema todo do debate entre os pró-vida e os pró-escolha está justamente em definir por onde passa essa fronteira. São como palestinos e israelenses discutindo a divisão de Jerusalém.

Eu li Bilhões e bilhões, sou fã do Sagan, mas sua argumentação, embora muito boa, não é incontestável. Sagan defende que o que torna o ser humano especial e merecedor de proteção da lei é o seu cérebro altamente desenvolvido, portanto, fetos que ainda não desenvolveram SNC não têm aquilo que é mais essencial ao ser humano.

Eu, porém, acho que dizer que o que torna algo um ser humano é seu cérebro é tão pouco preciso quanto dizer que o que torna algo um elefante é a tromba. Ambos, cérebro e tromba, além de tudo o mais que faz de um humano, humano ou de um elefante, elefante, não passam da manifestação daquilo que está escrito em seus genes.

Claro, o que torna o ser humano destacado na natureza é o desenvolvimento do seu cérebro, o que torna o elefante destacado é o tamanho da sua tromba e no caso da girafa o que vale é o pescoço. Mas não são somente essas qualidades que a biologia considera na hora de delimitar as fronteiras entre as espécies. Dois indivíduos são da mesma espécie se, ao atingirem a maturidade sexual puderem cruzar entre si e deixar descendentes férteis (excetuando-se os casos de indivíduos nascidos estéreis devido a problemas com o aparelhamento sexual).

Além disso, por mais que se argumente que o ser humano é único na natureza porque tem cérebro, pode-se argumentar que o que faz de cada indivíduo único entre os seres humanos é seu código genético. Claro, você pode lembrar dos irmãos gêmeos, que têm o mesmo material genético, mas são indivíduos diferentes. Mas o que faz deles diferentes? A nível microscópico, seu material genético não é mais exatamente o mesmo, pois mutações aleatórias ocorrem na escala celular. A nível pessoal, suas consciências (quando aparecem) não estão interligadas, os pensamentos de um são diferentes dos do outro. A nível social e cultural, o que os torna diferentes se dá após seu nascimento, quando eles passam a interagir socialmente. Mas mesmo que fossem iguais entre si, eles ainda seriam diferentes de todo o resto da humanidade por compartilharem em comum um código genético.

Sob essa perspectiva, a partir do momento da fecundação já temos ali a matriz, a raiz de um ser humano completo, único e exclusivo entre todos os outros. É o DNA que faz de nós humanos. Literalmente.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #78 Online: 19 de Julho de 2007, 11:24:54 »
Acho que o maior problema é que sabemos que as mulheres vão continuar abortando, seja legalmente ou não.Então nesse caso, se alguém vai propor uma lei anti-aborto tem que ter um projeto anexo que resolva os problemas que resultam disso.

Como disse ao Tarcísio, querer impor a visão de proibição de aborto é lindo, mas adotar criança abandonada ninguém quer, nenhum desses sai pelas ruas recolhendo menores abandonados , que estão roubando, se drogando , matando e morrendo.É maravilhoso dizer que é a favor da vida  humana da boca pra fora e deixar mulheres morrendo nas mãos de açougueiros e bebês sendo abandonados em calçadas, jogados no rio.....

Dos males , o menos..... Não nascer , no meu entender , é muito melhor que nascer e sofrer e causar sofrimento....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 19 de Julho de 2007, 11:32:28 »
Acho que o maior problema é que sabemos que as mulheres vão continuar abortando, seja legalmente ou não.Então nesse caso, se alguém vai propor uma lei anti-aborto tem que ter um projeto anexo que resolva os problemas que resultam disso.

Como disse ao Tarcísio, querer impor a visão de proibição de aborto é lindo, mas adotar criança abandonada ninguém quer, nenhum desses sai pelas ruas recolhendo menores abandonados , que estão roubando, se drogando , matando e morrendo.É maravilhoso dizer que é a favor da vida  humana da boca pra fora e deixar mulheres morrendo nas mãos de açougueiros e bebês sendo abandonados em calçadas, jogados no rio.....

Dos males , o menos..... Não nascer , no meu entender , é muito melhor que nascer e sofrer e causar sofrimento....

Que se prendam os açougueiros, ora. Combate-se o crime combatendo-se os criminosos. Nossa lei não pode se basear nesse tipo de chantagem: legalizar ou deixar o crime correr solto. Quanto ao problema da dignidade oferecida às crianças, sejam elas filhas de estupradores, bêbados, irresponsáveis ou mesmo de pais atenciosos e amorosos, legalizar o aborto não resolverá essa triste realidade.
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 11:34:42 por Willy Nilly »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #80 Online: 19 de Julho de 2007, 11:40:48 »
É o mesmo caso de se prender traficantes, enquanto existir usuário de drogas , existirá traficantes, não adianta fantasiar que prenderemos todos eles......

E como o aborto não vai resolver essa realidade?Acabam-se os filhos indesejados, que serão maltratados e abandonados.......

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 19 de Julho de 2007, 11:48:13 »
É o mesmo caso de se prender traficantes, enquanto existir usuário de drogas , existirá traficantes, não adianta fantasiar que prenderemos todos eles......

Concordo. Mas o Estado não pode legalizar as drogas pela chantagem dos traficantes. O Estado deve ter pulso firme para impor a lei ou perde sua razão de existir.

E como o aborto não vai resolver essa realidade?Acabam-se os filhos indesejados, que serão maltratados e abandonados.......

Há até um estudo do Steven Levitt (será que é esse mesmo o nome?) descrito no livro Freaknomics que associa a legalização do aborto à diminuição nos índices de violência e isso é relacionado justamente ao que você mencionou, à situação de maus tratos e abandono de algumas das crianças que seriam abortadas se essa opção existisse. Mas o aborto mesmo que amenize o problema não o resolve, afinal ele é opcional e não obrigatório. Sendo assim o dever do Estado de fornecer condições sociais dignas às crianças que nascem neste país permanece a mesma.

Eu acabei de dar um argumento bem pragmático para se apoiar a legalização do aborto, reconheço :lol:  Mas acredito que uma decisão como essa não pode ser apoiada somente no pragmatismo, há também um peso moral a ser considerado. A mimi, por exemplo, já posto um texto muito interessante por aqui sugerindo o consumo de carne de bebês que, do ponto de vista pragmático é irrefutável...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #82 Online: 19 de Julho de 2007, 11:55:39 »
Dei uma pesquisada e o texto da mimi é esse aqui
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #83 Online: 19 de Julho de 2007, 11:56:54 »
Concordo. Mas o Estado não pode legalizar as drogas pela chantagem dos traficantes. O Estado deve ter pulso firme para impor a lei ou perde sua razão de existir.

Não é chantagem ,é utilitarismo.

Há até um estudo do Steven Levitt (será que é esse mesmo o nome?) descrito no livro Freaknomics que associa a legalização do aborto à diminuição nos índices de violência e isso é relacionado justamente ao que você mencionou, à situação de maus tratos e abandono de algumas das crianças que seriam abortadas se essa opção existisse. Mas o aborto mesmo que amenize o problema não o resolve, afinal ele é opcional e não obrigatório. Sendo assim o dever do Estado de fornecer condições sociais dignas às crianças que nascem neste país permanece a mesma.

E o que é mais fácil de acontecer?O que é mais realista?

Eu acabei de dar um argumento bem pragmático para se apoiar a legalização do aborto, reconheço :lol:  Mas acredito que uma decisão como essa não pode ser apoiada somente no pragmatismo, há também um peso moral a ser considerado. A mimi, por exemplo, já posto um texto muito interessante por aqui sugerindo o consumo de carne de bebês que, do ponto de vista pragmático é irrefutável...

Qual peso moral Willy, o meu, o seu ou o dos religiosos?
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 12:00:50 por Barata Tenno »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #84 Online: 19 de Julho de 2007, 11:58:53 »
Eu, porém, acho que dizer que o que torna algo um ser humano é seu cérebro é tão pouco preciso quanto dizer que o que torna algo um elefante é a tromba. Ambos, cérebro e tromba, além de tudo o mais que faz de um humano, humano ou de um elefante, elefante, não passam da manifestação daquilo que está escrito em seus genes.
.
.
.
Além disso, por mais que se argumente que o ser humano é único na natureza porque tem cérebro, pode-se argumentar que o que faz de cada indivíduo único entre os seres humanos é seu código genético.

Sob essa perspectiva, a partir do momento da fecundação já temos ali a matriz, a raiz de um ser humano completo, único e exclusivo entre todos os outros. É o DNA que faz de nós humanos. Literalmente.

Eu destaquei em negrito, o que considero ser a base da sua argumentação, para que o início da vida continue sendo na fecundação. Uma valorização excessiva dos genes para definir a vida, o que não deixa de ser uma  filosofia com base nos gens e muito questionável.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 19 de Julho de 2007, 12:11:22 »
Não é chantagem ,é utilitarismo.

É pior ainda que chantagem é a declaração de falência do Estado em sua atribuição de impor o cumprimento da lei. Existem bons argumentos em favor da legalização das drogas, mas esse definitivamente não é um deles.

E o que é mais fácil de acontecer?O que é mais realista?

O aborto é a solução mais fácil. Mas também cabe perguntar se é a solução correta.

Qual peso moral Willy, o meu, o seu ou o dos religiosos?

Essa é uma questão que deve ser discutida por toda a sociedade, coisa que está acontecendo, como é saudável numa nação democrática.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #86 Online: 19 de Julho de 2007, 13:05:13 »
Eu tenho a mesma opnião que o nosso ministro da saúde... legalizar o aborto é uma questão de saúde pública... Porque? porque o aborto acontece sendo legal ou ilegal...e como eu disse aqui...se a mulher não quer levar a gravidez até o fim...ela tem várias maneiras de fazer isso...só que legalizando... as chances dessa mulher morrer são menores...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #87 Online: 19 de Julho de 2007, 14:33:06 »
Como eu disse em outro tópico, para mim o que define o ser pós-fecundação por humano é que ele possui código genético completo e corpo próprio. Espermatozóides e óvulos são partes de outros humanos e não possuem código genético completo.

Por que não acho que minha visão seja aleatória ou tão fraca quanto as outras?
(As citações a seguir foram usadas apenas para organização.)
Citação de: Pois parto de situações já vigentes na medicina
Se você tem um filho com adreno leuco distrofia em estágio onde já não responde a estímulos, tem duas opções:

Dá-lo por morto, pois não possui consciência, não sofre e a medicina não sabe da possibilidade de faze-lo voltar a ter consciência e sofrer.

Dá-lo por vivo, pois continua metabolizando, mesmo que dependente de alguém.

O nascituro, em específico o com menos de quatro semanas de idade, vive situação semelhante ao do rapaz com ADL, pois não possui um sistema nervoso central funcional e logo não sofre. Então, Se você tem um filho com menos de quatro semanas você pode vê-lo de duas formas:

Dá-lo por vivo, pois continua metabolizando, mesmo que dependente de alguém.

Dá-lo por vivo, pois não possui consciência, não sofre, mas a medicina sabe da possibilidade de faze-lo voltar a ter consciência e sofrer.

A mesma idéia se aplica aos casos de morte cerebral

Citação de: Pois o valor de uma vida é incalculável.
Se a pessoa, como o Barata, aceita que há vida, qualquer decisão que imponha a destruição dessa é uma sentença de morte. Infelizmente, o pior não é a sentença em si, mas as premissas de que parte.

Uma diz que a vontade de uma pessoa é o suficiente para tirar a vida de outra, quando essa última depender integralmente da primeira para sobreviver. Apenas a leitura da frase anterior já me basta para pensar nos sacrifícios de pessoas de pouca interação social, vovos e doentes que encontrariam a morte muito antes do necessário. "Asilo pra que, se posso por no caixão"?

A segunda diz que existem vidas mais valiosas que outras, isso dessa forma parece pouco, mas imagine o estado trabalhando com essa conjectura!

-------------------------------------------------------

Fabi, não é porque algumas pessoas na sociedade agem de certa forma que isso deva ser liberado e aceito pela lei!

Marido batendo em mulher já foi aceito como realidade na sociedade. Sempre existirão os homens que batem em mulher. Vamos legalizar a coça! Pelo menos assim os homens poderão leva-las ao médico depois de surra-las.

Parece até que você está brincando...
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 14:44:08 por Tarcísio »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 19 de Julho de 2007, 14:38:08 »
Tarcísio, essas citações que você fez vêm de onde?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #89 Online: 19 de Julho de 2007, 14:41:54 »
Usei as citações só pra organizar o texto, eu mesmo escrevi, pareceu ter vindo de algum lugar?! Vou tirá-las então.

[EDIT] Botei um aviso, mudar ia dar muito trabalho :hihi:
« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 14:45:42 por Tarcísio »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 19 de Julho de 2007, 14:45:03 »
Usei as citações só pra organizar o texto, eu mesmo escrevi, pareceu ter vindo de algum lugar?! Vou tirá-las então.

Pareceu, ora... É para isso que servem as citações :lol:

« Última modificação: 19 de Julho de 2007, 14:51:28 por Willy Nilly »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #91 Online: 19 de Julho de 2007, 17:24:28 »
Fabi, não é porque algumas pessoas na sociedade agem de certa forma que isso deva ser liberado e aceito pela lei!

Marido batendo em mulher já foi aceito como realidade na sociedade. Sempre existirão os homens que batem em mulher. Vamos legalizar a coça! Pelo menos assim os homens poderão leva-las ao médico depois de surra-las.

Parece até que você está brincando...
Não estou brincando... você sabia que uma gravidez é delicada? que se a mulher não quer o bebe e ela pode ter estresse e só isso já basta pra provocar um aborto espontâneo? Eu to falando sério...se você pensar só um pouquinho...vai ver que o aborto acontece de várias formas... legal...ilegal....espontaneo ou não... o aborto existe... só que ilegalmente a mulher tem mais chances de morrer....tudo pelo moralismo que não quer encarar os fatos...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #92 Online: 19 de Julho de 2007, 22:54:17 »
Sofrimento indireto não pode ser parâmetro para definir certo e errado pois isso restringe as liberdades individuais à aceitação de terceiros. Por exemplo, muitos pais poderiam experimentar sofrimento sincero se soubessem que têm um filho gay. Por causa disso o homossexualismo deve ser considerado errado? Terminar um relacionamento com uma namorada ou não corresponder ao amor que outra pessoa sente por você também seriam falhas morais, pois sua rejeição causa bastante sofrimento a ela. Não se pode, então, medir o valor moral de uma ação somente segundo os parâmetros de julgamento de terceiros.

Nos caso do homossexualismo, se assumirmos que existem apenas as opções: [contar que é gay e traumatizar os pais] e [não contar e manter a preferência sexual oculta], então é errado contar isso aos pais assim como seria errado contar para um doente terminal que o seu filho que fez uma viagem acabou de morrer. Mas não existem apenas estas duas opções. Existe mais uma: tentar construir uma sociedade na qual discriminações irracionais não existam. Nesta sociedade, nenhum pai sofreria ao saber que seu filho é gay e nenhum homossexual sofreria tendo que esconder aquilo que ele é. Esta terceira opção é a qual garante menos sofrimento e por isso me parece a mais certa. Assim, assumir a homossexualidade não é errado, pois é algo que ajuda a construir a terceira opção.

Quanto ao caso do relacionamento, temos um conflito entre o nosso sofrimento de manter um relacionamento que não desejamos e o sofrimento da outra pessoa ao nos perder. De uma forma ou da outra, existe o sofrimento. Assumindo que os dois tipos de sofrimento não sejam desproporcionais, não é errado fazer com que uma outra pessoa sofra para impedir o nosso sofrimento. Faz parte de nosso instinto de sobrevivência. Isso também se aplica ao caso do homossexualismo.

Além disso, existe um terceiro fator a ser levado em conta: muitas pessoas preferem sofrer a serem enganadas ou serem privadas da verdade. Se uma pessoa aceita sofrer em alguns casos, não é errado fazê-la sofrer.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 19 de Julho de 2007, 23:04:27 »
Nos caso do homossexualismo, se assumirmos que existem apenas as opções: [contar que é gay e traumatizar os pais] e [não contar e manter a preferência sexual oculta], então é errado contar isso aos pais assim como seria errado contar para um doente terminal que o seu filho que fez uma viagem acabou de morrer. Mas não existem apenas estas duas opções. Existe mais uma: tentar construir uma sociedade na qual discriminações irracionais não existam. Nesta sociedade, nenhum pai sofreria ao saber que seu filho é gay e nenhum homossexual sofreria tendo que esconder aquilo que ele é. Esta terceira opção é a qual garante menos sofrimento e por isso me parece a mais certa. Assim, assumir a homossexualidade não é errado, pois é algo que ajuda a construir a terceira opção.

Uma vez que a sociedade melhor da terceira opção está construída e sedimentada contar que é gay para os pais não causa nenhum sofrimento. Entretanto, o processo de construção dessa sociedade causa e o seu argumento condenava ações que trouxesse sofrimentos a terceiros. Ou nessa situação você acredita que os fins justificam os meios?

Quanto ao caso do relacionamento, temos um conflito entre o nosso sofrimento de manter um relacionamento que não desejamos e o sofrimento da outra pessoa ao nos perder. De uma forma ou da outra, existe o sofrimento. Assumindo que os dois tipos de sofrimento não sejam desproporcionais, não é errado fazer com que uma outra pessoa sofra para impedir o nosso sofrimento. Faz parte de nosso instinto de sobrevivência. Isso também se aplica ao caso do homossexualismo.

E se forem desproporcionais? E se a pessoa for tão apaixonada por você que seu sofrimento em perdê-lo seria maior do que o seu sofrimento em continuar a relação? Nesse caso você é forçado a ficar com ela?

Além disso, existe um terceiro fator a ser levado em conta: muitas pessoas preferem sofrer a serem enganadas ou serem privadas da verdade. Se uma pessoa aceita sofrer em alguns casos, não é errado fazê-la sofrer.

Então não é sofrimento que é o parâmetro para julgar certo e errado.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #94 Online: 19 de Julho de 2007, 23:20:08 »
Não estou brincando... você sabia que uma gravidez é delicada? que se a mulher não quer o bebe e ela pode ter estresse e só isso já basta pra provocar um aborto espontâneo? Eu to falando sério...se você pensar só um pouquinho...vai ver que o aborto acontece de várias formas... legal...ilegal....espontaneo ou não... o aborto existe... só que ilegalmente a mulher tem mais chances de morrer....tudo pelo moralismo que não quer encarar os fatos...

Uma mulher que sofre um aborto espontâneo pode ir ao hospital e se tratar, não?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #95 Online: 19 de Julho de 2007, 23:21:46 »

Sim...até as que fazem aborto ilegalmente e acabam parando em hospitais...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #96 Online: 19 de Julho de 2007, 23:26:16 »

Sim...até as que fazem aborto ilegalmente e acabam parando em hospitais...
Então o que o movimento abortista reivindica?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #97 Online: 19 de Julho de 2007, 23:27:20 »
Que o aborto seja feito em hospitais...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #98 Online: 19 de Julho de 2007, 23:35:37 »
Eu não devo estar compreendendo alguma coisa...

Você está dizendo que os abortistas querem apenas que o assassinato seja assistido por um médico? Mas não precisa de hospital pra isso, precisa? Muito menos que a lei reconheça isso como um ato legal da mulher.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #99 Online: 19 de Julho de 2007, 23:38:17 »
Assassinato? a mulher não iria morrer se fosse feito em hospitais... as chances seriam menores... mas é melhor que seja tudo proibido né... que as mulheres morram e que os pró embrião achem que estão proibindo o aborto...enquanto o aborto continua acontecendo... e mulheres morrendo... é melhor fechar os olhos e aumentar os problemas ao invéz de dar a solução...né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!