Autor Tópico: Frente parlamentar quer proibir aborto em caso de estupro.  (Lida 32468 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Frente parlamentar quer proibir aborto em caso de estupro.
« Resposta #125 Online: 24 de Julho de 2007, 00:36:55 »
Penso que não adianta ficarmos cogitando, e enquanto isso proibindo que pessoas façam o que quiserem de seus corpos, baseando leis em nossos “achismos”.
Enquanto a ciência não der uma definição de onde realmente começa a vida. Acho que as únicas pessoas que tem que decidir isso são as mulheres grávidas. Pois não sabemos ao certo onde a vida começa para nos basearmos. Mas temos todos os dados de mortes ou problemas relacionados a abortos clandestinos. Ou ainda o numero de crianças jogadas na rua ou criadas sem a mínima condição. Por que essas mães foram obrigadas a ter essas crianças, já que as leis foram baseadas em algumas pessoas que ACHAM que após a fecundação já se constituí uma vida.

Eu tenho minha opinião sobre onde se inicia a vida. Ela não passa de Opinião. Acho que ela só deve ser aplicada no caso de eu engravidar alguém. Então daí eu e ela conversaríamos e decidiríamos baseando nossas escolhas em nossas opiniões. Não acharia justo determinar que todos agissem tendo como bases minha opinião subjetiva.
Compartilho de sua opinião, Copelli. Infelizmente os homens que fazem as leis estãos mais preocupados com questões religiosas e com o impacto que uma legalização poderá causar na sociedade. Realizar ou não um aborto é uma questão de foro íntimo, só a mulher e seu companheiro (ou ela sozinha) devem decidir por isso. Não serei hipócrita a ponto de achar que uma vida deve ser colocada no mundo a qualquer preço. Cada um sabe de si, sabe de suas possibilidades e condições.

Legalizar o aborto não é tão simples e nem deve ser. Trata-se de uma questão vinculada à vida, ao surgimento de um novo ser social. No entanto, abrir espaço para que mulheres possam buscar auxílio médico sem precisar recorrer a clínicas clandestinas ou a medicamentos perigosos é ponto fundamental para evitar o grande número de mortes que ocorrem todos os anos.
Concordo com o Copelli, e acho ainda que é uma tentativa de coerção moral, tentar associar palavras como assassinato, com base numa opinião que está sendo questionada e tem oposição. 

Percebam que insensatez a de vocês, estão colocando uma questão ética nas mãos de uma metodologia que nada tem a ver com a história. O segundo erro é acreditar que uma vez dado o poder às mulheres para que abortem, que algum dia isso será retirado, pois poder só respeita poder e fetos não podem nada, nem mesmo reclamar. O terceiro e medonho erro é falar mal de "achismos"(sic) e dizer que estamos "proibindo que pessoas façam o que quiserem de seus corpos". Você me dizer que ali só há um corpo não é achismo?

E o pior, se vocês que tem instrução e são pessoas inteligentes cometem esses erros tentando justificar suas escolhas, IMAGINEM AS PESSOAS CARENTES...

...isso vai ser um massacre...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 24 de Julho de 2007, 00:37:43 »
Até que é uma boa observação, Tarcísio, mas como argumento a contra o aborto esbarra em uma petição de princípio: a de que um feto tem os mesmos direitos que uma pessoa já nascida. Acabamos voltando para o mesmo ponto, a definição de vida.

Aliás, a definição de vida é a única coisa que interessa nessa discussão, todo o resto é, na minha opinião, bobagem. Os pró-escolha estão errados já no nome, não se pode escolher sobre o direito alheio à vida, vida é um direito inalienável do ser humano. Quem quer defender o aborto tem que argumentar que o feto não um ser humano.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #127 Online: 24 de Julho de 2007, 00:48:41 »
Eu e o Barata, Atheist X Foxes e Tarcisio ficamos(eu, atheist, barata) umas 12 páginas tentando explicar o que é vida e o que não é no tópico: A verdadeira face do aborto e tivemos que enfrentar um argumento que era mais ou menos assim: "antropocentrismo, antropocentrismo, antropocentrismo" e outro que era " chorem vendo os fetos morrerem porque vocês são cruéis e a ciencia é cruel"
../forum/topic=315.100.html leia esse tópico tem argumentos pró aborto e contra...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #128 Online: 24 de Julho de 2007, 00:51:35 »
A minha opinião é que a morte de um embrião não é aborto. A questão a ser definida é se a morte de um embrião é um aborto ou não. Considerando que a vida humana começa após o início do SNC, então não seria aborto.

Eu considero essa conceito fundamental e discordo do argumento da carga genética para definir vida.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #129 Online: 24 de Julho de 2007, 00:59:20 »
Adriano, por que a sua consideração de que a vida humana começa após o inínio do SNC é melhor que a minha que diz que ela começa quando se tem um corpo(e não parte de um) e material genético humano?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 24 de Julho de 2007, 01:01:44 »
Eu e o Barata, Atheist X Foxes e Tarcisio ficamos(eu, atheist, barata) umas 12 páginas tentando explicar o que é vida e o que não é no tópico: A verdadeira face do aborto e tivemos que enfrentar um argumento que era mais ou menos assim: "antropocentrismo, antropocentrismo, antropocentrismo" e outro que era " chorem vendo os fetos morrerem porque vocês são cruéis e a ciencia é cruel"
../forum/topic=315.100.html leia esse tópico tem argumentos pró aborto e contra...

Você acha que meus argumentos estão nesse mesmo nível? :?

A minha opinião é que a morte de um embrião não é aborto. A questão a ser definida é se a morte de um embrião é um aborto ou não. Considerando que a vida humana começa após o início do SNC, então não seria aborto.

Eu considero essa conceito fundamental e discordo do argumento da carga genética para definir vida.

É uma opinião. Não é fácil julgar se essa opinião é a certa ou não, até porque até a existência de um lado certo e outro errado nesta questão é discutível. Tanto esse conceito de vida quanto o outro, de que o que a determina é a carga genética, são questionáveis. Uma opinião contrária à sua seria igualmente válida e igualmente problemática. A questão não é fácil de resolver.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #131 Online: 24 de Julho de 2007, 01:03:02 »

Tenho a impressão de que iremos mais longe agora, mas você tem que ajudar Fabi.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #132 Online: 24 de Julho de 2007, 01:06:43 »

Você acha que meus argumentos estão nesse mesmo nível? :?
Não você é bem racional...mas você devia ter participado...agora o Atheist tá meio ausente e eu briguei com o médico que me dava aquelas informações sobre medicina...e...não sei se o Barata (apesar de ser um santo ;P ) vai ter paciência de repetir tudo aquilo de novo...mas dá uma lida lá....tem informações de medicina e biologia...sobre a gestação e até sobre como o coração funciona...se você quer continuar a discussão apartir dali fica mais fácil...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 24 de Julho de 2007, 01:18:45 »
Não você é bem racional...mas você devia ter participado...agora o Atheist tá meio ausente e eu briguei com o médico que me dava aquelas informações sobre medicina...e...não sei se o Barata (apesar de ser um santo ;P ) vai ter paciência de repetir tudo aquilo de novo...mas dá uma lida lá....tem informações de medicina e biologia...sobre a gestação e até sobre como o coração funciona...se você quer continuar a discussão apartir dali fica mais fácil...

Mais fácil para você, não é você quem vai ter que ler 12 páginas :P  Mas não sei se todos esses detalhes são relevantes. Acho que pouco importa saber em que semana começa a se manifestar tal ou qual faculdade quando estamos discutindo é se essa faculade é um marco válido para definir onde começa a vida humana. A biologia e a medicina são só os cenários sobre os quais a discussão é encenada, não são suas protagonistas.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #134 Online: 24 de Julho de 2007, 01:34:06 »

Mais fácil para você, não é você quem vai ter que ler 12 páginas :P  Mas não sei se todos esses detalhes são relevantes. Acho que pouco importa saber em que semana começa a se manifestar tal ou qual faculdade quando estamos discutindo é se essa faculade é um marco válido para definir onde começa a vida humana. A biologia e a medicina são só os cenários sobre os quais a discussão é encenada, não são suas protagonistas.
Então...mas eu fiz uma analogia...e ainda expliquei (na verdade o médico) o porque não conseguem reanimar o cérebro...e como é a gestação...e o atheist explicou a morte...tudo biologicamente...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 24 de Julho de 2007, 11:58:58 »
Pode até ser que nunca se encontre uma maneira de reanimar um cérebro, mas isso não invalida meu argumento, muito pelo contrário. A morte cerebral é parâmetro de morte porque é irreversível. Usar uma suposta simetria entre a definição de morte e a definição de vida não é válido porque não leva em conta que o suposto estado de "morto" de um feto que ainda não desenvolveu SNC não é irreversível, o cérebro do feto se desenvolve naturalmente já que todas as instruções para seu surgimento estão impressas em seu DNA.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #136 Online: 24 de Julho de 2007, 12:09:24 »
E olha que a gente acabou de discutir sobre isso...

pelo jeito serão 12 páginas mesmo :/

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 24 de Julho de 2007, 12:18:54 »
O embrião tem é vivo assim como o espermatozóide e o óvulo são vivos. O que acontece é que o embrião é a união dessas duas células, e tradicionalmente é considerado a concepção da vida humana. Agora justificar essa tradição com o argumento de que a carga genética completa que define a vida, tem tanto valor quanto valor quanto dizer que a vida começa com o desenvolvimento do SNC.

Discutiram sobre o sofrimento, mas o sofrimento maior é demonstrado pela não aceitação de que o início da vida pode não começar pelo embrião e sim pelo feto. Me parecem que as pessoas sofrem por pensar nessa possibilidade, e fazem acusações a quem tenta analizar a situação de forma diferente. Exemplo é o Tarsício chamar de insensatez as opiniões contrárias.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 24 de Julho de 2007, 12:32:19 »
O embrião tem é vivo assim como o espermatozóide e o óvulo são vivos. O que acontece é que o embrião é a união dessas duas células, e tradicionalmente é considerado a concepção da vida humana. Agora justificar essa tradição com o argumento de que a carga genética completa que define a vida, tem tanto valor quanto valor quanto dizer que a vida começa com o desenvolvimento do SNC.

Perfeito! É exatamente isso que eu estou tentando dizer esse tempo todo! Essas duas definições são igualmente razoáveis.

Discutiram sobre o sofrimento, mas o sofrimento maior é demonstrado pela não aceitação de que o início da vida pode não começar pelo embrião e sim pelo feto. Me parecem que as pessoas sofrem por pensar nessa possibilidade, e fazem acusações a quem tenta analizar a situação de forma diferente. Exemplo é o Tarsício chamar de insensatez as opiniões contrárias.

Numa discussão profunda como essa é comum as pessoas ficarem com os ânimos exaltados dos dois lados... É difícil para cada parte da peleja tentar entender a outra, entender como seus interlocutores estão raciocinando e então fica parecendo que o outro é insensível ou não tem valores ou é burro ou é teimoso... Claro que devemos evitar esses julgamentos ou pelo menos não deixar que eles interfiram no debate.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #139 Online: 24 de Julho de 2007, 13:23:22 »
Olha, não sou frio e calculista, mas me tirar de emotivo exaltado é bem fora da realidade. Acredito que ficou bem claro na minha postagem o motivo pelo qual eu disse que vocês estavam indo em mão contrária ao bom senso.

Em outros momentos eu puxo pela emoção, mas é óbvio o motivo. Sem emoção não existem valores, se vocês não nutrirem sentimento algum pelo saquinho de células, qualquer abordagem é mais difícil.
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 14:22:53 por Tarcísio »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #140 Online: 24 de Julho de 2007, 14:02:27 »
Olha, não sou frio e calculista, mas me tirar de emotivo exaltado é bem fora da realidade. Acredito que ficou bem claro na minha postagem o motivo pelo qual eu disse que vocês estavam indo em mão contrária ao bom senso.

Em outros momentos eu puxo pela emoção, mas é óbvio o motivo. Sem emoção não existem valores, se vocês não nutrirem sentimento algum pelo saquinho de células, qualquer abordagem é mais difícil.

Veja a sua explicação:

Percebam que insensatez a de vocês, estão colocando uma questão ética nas mãos de uma metodologia que nada tem a ver com a história.
Esse foi o primeiro motivo que alegou, que por você não considerar a metodologia relacionada, no meu entender apelou para a emoção ao dizer que é insensata. Bastaria dizer que discorda.

O segundo erro é acreditar que uma vez dado o poder às mulheres para que abortem, que algum dia isso será retirado, pois poder só respeita poder e fetos não podem nada, nem mesmo reclamar.
Eu discordo da sua argumentação, pois não consigo compreender o seu apego emocional aos embriões.

O terceiro e medonho erro é falar mal de "achismos"(sic) e dizer que estamos "proibindo que pessoas façam o que quiserem de seus corpos". Você me dizer que ali só há um corpo não é achismo?

E o pior, se vocês que tem instrução e são pessoas inteligentes cometem esses erros tentando justificar suas escolhas, IMAGINEM AS PESSOAS CARENTES...

São opiniões divergentes, tenho que respeitar a sua e você a minha. Está dizendo que estamos errados por discordar da sua. Pelo menos para o debate, devem ser consideradas ambas válidas. E veja o apelo emocional no uso da palavra massacre para demonstrar a sua indignação.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #141 Online: 24 de Julho de 2007, 14:33:41 »
(1 quote)Adriano, com o bom senso, que eu disse que não existe naquela alegação, mostre para mim como a metodologia científica faria a alegação de que a vida começa em determinado momento sem ser leviana ou matar a si mesma. Se você mostrar a sensatez, o bom senso... eu retiro o que eu disse e peço desculpas.

(2 quote)Não é emocional é Madisoniano mesmo. Veja que se poder só respeita poder, quem não pode nada, jamais irá ganhar essa disputa. Numa sociedade se consedido as mulheres o poder de abortar, não existirá poder em oposição forte o suficiente para algum dia vir a tirar esse poder delas.

(3 quote)Não estou dizendo que o errado é não acreditar na minha, estou dizendo que o errado é acreditar na sua por a minha ser achismo(sic), quando a sua é tão achismo quanto.

Qual a diferença entre embrião e feto para vocês que são a favor da legalização?
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 14:41:09 por Tarcísio »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #142 Online: 24 de Julho de 2007, 14:39:55 »
Apagar
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 14:42:50 por Tarcísio »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #143 Online: 24 de Julho de 2007, 15:33:28 »
(1 quote)Adriano, com o bom senso, que eu disse que não existe naquela alegação, mostre para mim como a metodologia científica faria a alegação de que a vida começa em determinado momento sem ser leviana ou matar a si mesma. Se você mostrar a sensatez, o bom senso... eu retiro o que eu disse e peço desculpas.
Se for para ficar no achismo pessoal, também acho a sua acusação leviana e que mata a si mesma, pois apenas faz um julgamento. Mas o que isso resolve?

(2 quote)Não é emocional é Madisoniano mesmo. Veja que se poder só respeita poder, quem não pode nada, jamais irá ganhar essa disputa. Numa sociedade se consedido as mulheres o poder de abortar, não existirá poder em oposição forte o suficiente para algum dia vir a tirar esse poder delas.
A questão é que você considera esse poder negativo, e eu considero a consquista de mais um direito. Mesmo considerando a teoria madisoniana, o argumento do SNC é válidos, pois o que penso é que o poder está com o pensamento tradicional, que considera a vida na concepção, até a questão linguística está a favor desse argumento ao considerar concepção na junção do óvulo com o espermatozóide, embora eu não saiba a questão biológica envolvida nisso, mas pelas discussões anteriores que acompanhei não tem peso considerável, até mesmo pela quantidade de abortos naturais que ocorrem nesse período.

(3 quote)Não estou dizendo que o errado é não acreditar na minha, estou dizendo que o errado é acreditar na sua por a minha ser achismo(sic), quando a sua é tão achismo quanto.

Qual a diferença entre embrião e feto para vocês que são a favor da legalização?
A diferença é o SNC, que eu considero com um peso maior do que a diferenciação entre as células sexuais e o embrião, que é a junção das células sexuais, a soma e combinação da carga genética de duas células antes separadas e que agora estão juntas, e assim recebem uma nova denominação. 

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #144 Online: 25 de Julho de 2007, 00:48:26 »
(1 quote) Vocês me dizem que só mudam de opinião se a ciência der o veredito, mas a ciência não dá vereditos nessa matéria. É completa falta de sensatez¹²³ sua dizer que isso é opinião minha e ainda que estou sendo emotivo. Como você demonstrou clara dificuldade para entender, vou explica-lo como expliquei para meu priminho que estava lendo isso aqui comigo.

O Pedro me perguntou _ Tarcísio, por que é errado pedir a ciência que diga quando começa a vida?
Eu tentei simplificar _ A ciência é cercada de regras e só responde determinado tipo de perguntas, Pedro. Para quem não conhece ela é tranquilo não saber disso _ mas percebi que ele não tava entendendo muito bem a idéia, então falei o seguinte _ Pedir a ciência que diga quando a vida começa é o mesmo erro que pedir a um sapo que voe, entendeu?

Ele entendeu, Adriano. E você? :stunned:

(2 quote) Que viagem incrííííível!!! Da primeira vez que você comentou, eu, pela sua resposta, duvidei que você tivesse compreendido alguma coisa, mas nessa segunda... matou qualquer dúvida.

Poder positivo ou negativo, SNC, número de abortos espontâneos... que mingau danado. Não tem nada a ver.

O Copelli disse "Enquanto a ciência não der uma definição de onde realmente começa a vida. Acho que as únicas pessoas que tem que decidir isso são as mulheres grávidas", ou seja, quando a ciência der a definição, as mulheres terão de se sujeitar a ela.

Façamos o que você teve preguiça ou não conseguiu fazer anteriormente. Irei lhe ajudar.

Imagine num futuro esplendoroso da raça humana, onde o aborto é legalizado. Depois de trinta anos investigando a comunidade científica se rende as evidências do Dr Aurélio Moraes e solta uma nota em toda a mídia dizendo que chegaram a uma conclusão, a de que abortos são assassinatos.(sic) A nova geração já está acostumada com a idéia da legalização do aborto e a geração anterior foi a que lutou pelo poder de abortar.

Você consegue enxergar qualquer possibilidade da massa feminina voltar para uma posição onde ela se via prejudicada? Algum deputado vai se opor aos costumes da nação tentando colocar em votação a criminalização do aborto, mesmo sabendo que fetos não são eleitores?

Agora ficou fácil, né? :olheira:

(3 quote) Que papo é esse de SNC, de considerações e de viagens psicodélicas?! Não tem nada disso. É uma questão simples de lógica e não linguística.

O Copelli disse "proibindo que pessoas façam o que quiserem de seus corpos, baseando leis em nossos “achismos”".

A lei diz que os direitos do nacituro devem ser preservados, logo consideram-se dois corpos. Copelli diz que não podemos proibir as pessoas de fazerem o que quiserem com seus corpos, logo considera-se apenas um corpo. Ambos são achismos, como você mesmo demonstrou com a fraqueza estrutural de suas considerações etc e tal.

Sabendo disso Adriano, como você pode optar por uma idéia-achista amparado pelo argumento de que a opinião oposta a sua é achismo?

Você pode achar o que quiser na minha opinião. Só não pode dizer que seu achismo é melhor que meu porque o meu é achista, quando o seu também é.

Ps.: Antes de responder, releia 43 vezes e alternadamente faça uma prece, dê dez pulinhos e tome uma gemada entre uma e outra leitura. :ok:

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #145 Online: 25 de Julho de 2007, 01:38:08 »
(1 quote) Vocês me dizem que só mudam de opinião se a ciência der o veredito, mas a ciência não dá vereditos nessa matéria. É completa falta de sensatez¹²³ sua dizer que isso é opinião minha e ainda que estou sendo emotivo. Como você demonstrou clara dificuldade para entender, vou explica-lo como expliquei para meu priminho que estava lendo isso aqui comigo.

O Pedro me perguntou _ Tarcísio, por que é errado pedir a ciência que diga quando começa a vida?
Eu tentei simplificar _ A ciência é cercada de regras e só responde determinado tipo de perguntas, Pedro. Para quem não conhece ela é tranquilo não saber disso _ mas percebi que ele não tava entendendo muito bem a idéia, então falei o seguinte _ Pedir a ciência que diga quando a vida começa é o mesmo erro que pedir a um sapo que voe, entendeu?

Ele entendeu, Adriano. E você? :stunned:
O Quereu já utilizou o argumento do sobrinho, mas nem graça tem. Fácil dizer que sabe algo, ainda mais falar sobre ciência, mas já é assunto bastante para outro tópico, pois no meu entendimento você tem uma conceituação de ciência desatualizada e sem embasamento nas atuais teorias sobre a ciência. 

(2 quote) Que viagem incrííííível!!! Da primeira vez que você comentou, eu, pela sua resposta, duvidei que você tivesse compreendido alguma coisa, mas nessa segunda... matou qualquer dúvida.

Poder positivo ou negativo, SNC, número de abortos espontâneos... que mingau danado. Não tem nada a ver.
Não tem nada a ver na sua opinião. E dizer que é viagem é fácil, dizer que seu argumento não é compreendido. Não muda muito do ad hominem, é como dizer que eu não sei entender o que você escreve, simplesmente uma falácia.

(3 quote) Que papo é esse de SNC, de considerações e de viagens psicodélicas?! Não tem nada disso. É uma questão simples de lógica e não linguística.
Viagens psicodélicas deveria ser um assunto da psiquiatria, mas nesse caso é uma maneira de usar a falácia do espantalho. Deve desconhecer a filosofia analítica e a filosofia da linguagem e o filósofo e lógico Quine para dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra entre a lógica e a linguagem. Também considero lógica a questão, mas não considero a sua premissa como correta nem como ética.

Sabendo disso Adriano, como você pode optar por uma idéia-achista amparado pelo argumento de que a opinião oposta a sua é achismo?
Nesse momento seria apenas as exposições claras das opiniões, por isso achismos, considerando o que cada um considera. Para mim a divergência está nas premissas sobre o início da vida, que para mim é com o início do SNC, e para você a carga genética.

Você pode achar o que quiser na minha opinião. Só não pode dizer que seu achismo é melhor que meu porque o meu é achista, quando o seu também é.
Essa seria uma nova etapa, considerando válido que as divergências são derivadas de premissas diferentes poderiamos verificar qual a melhor premissa.

Ps.: Antes de responder, releia 43 vezes e alternadamente faça uma prece, dê dez pulinhos e tome uma gemada entre uma e outra leitura. :ok:

:histeria: :histeria: :histeria:
É isso que eu digo que é apelo emocional, não levar a sério discussão, e insinuar nesse caso que eu não entendo seu texto. Considero inútil esse tipo de brincadeira, mas sei que faz parte do seu estilo esse humor. Mas também não achei graça alguma  |(

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #146 Online: 25 de Julho de 2007, 02:13:01 »
Citação de: Ele
             E agora, José?
          A festa acabou,
          a luz apagou,
          o povo sumiu,
          a noite esfriou,
          e agora, José?
          e agora, você?
          você que é sem nome,
          que zomba dos outros,
          você que faz versos,
          que ama, protesta?
          e agora, José?

Está sem mulher,
          está sem discurso,
          está sem carinho,
          já não pode beber,
          já não pode fumar,
          cuspir já não pode,
          a noite esfriou,
          o dia não veio,
          o bonde não veio,
          o riso não veio
          não veio a utopia
          e tudo acabou
          e tudo fugiu
          e tudo mofou,
          e agora, José?

E agora, José?
          Sua doce palavra,
          seu instante de febre,
          sua gula e jejum,
          sua biblioteca,
          sua lavra de ouro,
          seu terno de vidro,
          sua incoerência,
          seu ódio - e agora?

Com a chave na mão
          quer abrir a porta,
          não existe porta;
          quer morrer no mar,
          mas o mar secou;
          quer ir para Minas,
          Minas não há mais.
          José, e agora?

Se você gritasse,
          se você gemesse,
          se você tocasse
          a valsa vienense,
          se você dormisse,
          se você cansasse,
          se você morresse...
          Mas você não morre,
          você é duro, José!

Sozinho no escuro
          qual bicho-do-mato,
          sem teogonia,
          sem parede nua
          para se encostar,
          sem cavalo preto
          que fuja a galope,
          você marcha, José!
          José, para onde?

Amanhã eu releio 43 vezes e tento entender o que você disse.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #147 Online: 25 de Julho de 2007, 06:11:01 »

Percebam que insensatez a de vocês, estão colocando uma questão ética nas mãos de uma metodologia que nada tem a ver com a história. O segundo erro é acreditar que uma vez dado o poder às mulheres para que abortem, que algum dia isso será retirado, pois poder só respeita poder e fetos não podem nada, nem mesmo reclamar. O terceiro e medonho erro é falar mal de "achismos"(sic) e dizer que estamos "proibindo que pessoas façam o que quiserem de seus corpos". Você me dizer que ali só há um corpo não é achismo?

Eu não estava excluindo a minha opinião de ser ela também um “achismo”. A grande diferença é que eu não quero impor minhas opiniões para os outros. Eu não quero obrigar uma mulher a abortar, só porque ela é pobre, mãe solteira e na MINHA concepção aquilo que ela tem na barriga, a sei lá dois meses, ainda não é uma criança.
Ninguém pode afirmar AINDA, onde começa a vida. Então ninguém tem o direito de impor suas idéias aos demais.
Esse é o ponto principal a meu ver. Aqueles que são contra o aborto baseados em suas idéias subjetivas, QUEREM e acabam impondo suas opiniões para os demais. Já aqueles que defendem o aborto, só querem ter e dar o direito de cada um seguir suas própria opiniões. Ninguém que defenda o aborto vai querer obrigar alguém a abortar, simplesmente por que faria o mesmo em sua situação. Com o aborto liberado, aqueles que não são a favor, continuam tendo o direito de não abortar. É dar o direito a todos e não muda-lo de mão.

Num segundo ponto acho um extremo erro seu, querer basear sua argumentação, não só na suposição de que suas opiniões um dia serão confirmadas pela ciência. Mas numa outra suposição de que as mulheres nesse caso, não iriam querer abrir mão de um direito. Isso se um dia acontecesse, seria motivo para outra discussão. A nossa discussão de hoje se baseia em fatos: Ninguém pode afirmar quando começa a vida, logo ninguém tem o direito de aplicar suas suposições sobre o assunto para os demais.
Por que se for para pensar, no que pode ou não acontecer. Então eu fico com a teoria de que a ciência vai confirmar que a vida se dá muito depois da fecundação. E vai se lembrar do terrível MASSACRE de mulheres realizado em clinicas clandestinas de aborto, e no grande prejuízo criado para a sociedade pelas crianças que não tiveram uma estrutura familiar, mas foram obrigados a nascer, pois nossas leis se baseiam em um sistema moral antiquado e supersticioso.
E o massacre de que falo é real e palpável não passa de uma mera suposição, ele acontece todos os dia, e a muito tempo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #148 Online: 25 de Julho de 2007, 08:54:04 »
Não, seu achismo não é proibitivo. Ele é muito pior. Ele dá a mulher de bem a escolha de matar o próprio filho ou não. Você quer impor a escolha. Diferença pequena, mas que exclui essa sua interpretação Copelli.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #149 Online: 25 de Julho de 2007, 09:27:12 »
Amanhã eu releio 43 vezes e tento entender o que você disse.

Bela ironia para dizer que o que eu escrevo é confuso. Escrevi em bom português ou será que não entende o idioma português?

Dispenso o seu entendimento, pois se quer me rotular de confuso não me interessa a comunicação contigo, pois está apenas querendo me desqualificar para fazer valer a sua tese científica.

Que fique então com a sua verdade e eu com a minha mentira, você com a sua poesia esclarecedora, e eu com a leitura confusa.

Não estou quiz provar nada a você, estava apenas trocando uma idéia  :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!