Autor Tópico: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…  (Lida 56580 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…
« Resposta #225 Online: 29 de Novembro de 2007, 13:32:19 »
Hã?

Eu só fiz uma piada  :P

Nunca disse que vcs tiveram nada, ou que vc estivesse apaixonada por ele ou tentando me "tomá-lo"  :stunned:

Era só uma piada mesmo, pra uma adolescente pega mal sair chamando qq um de gatão e se declarando assim, ainda mais qdo o cara tem dona  :wink:

Mas é só um toque e não precisa me pedir desculpas não. Eu realmente não levei a sério  :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #226 Online: 29 de Novembro de 2007, 13:34:05 »
Não esquenta, você é muito linda e muito inteligente. É lógico que todos comentem enganos, e a Suyndara sabe disso. Pela conversas que tive com ela, noto que ela é uma execelente pessoa.
Não se preocupe... Você tem uma LEGIÃO de marmanjos que suspiram por você...

:ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 29 de Novembro de 2007, 13:37:38 »
E todo mundo na boa e paz do senhor.... Ahhhh.... Como deus é maravilhoso para os ateus.... :coracao: :shocked:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #228 Online: 30 de Novembro de 2007, 05:27:19 »
Citação de: ”Luis Dantas”
Charmosa a Lara parece ser.  Mas nem por isso eu dedicaria à DE as mesmas doses cavalares de generosidade que ela usa.

Obrigada pelo “charmosa”..... :D Não sei criticar de forma muito dura a doutrina da qual fui ensinada no momento que abri meus olhos mas acho que também não fui bem compreendida porque quando falo que infelizmente meus pais continuam espíritas e que ela é queridinha de uma classe “esclarecida”(fui irônica aqui!) não sou nada gentil com a DE.

Comparada a mim, você é Paladina e Guardiã do Espiritismo, Lara, acredite...

Agora que não é verdade que a DE prega que desastres como o da Tam são de certa forma “planejados” para resgates coletivos....ahhhh...isto não é mesmo!

Aparentemente essa constatação escapa à maioria dos espíritas que conheço, inclusive ao autor da Codificação, que prega coisas bem similares e até piores.  Longe de aberrante, a atitude de que as tragédias acontecem porque os envolvidos "mereciam" é de fato típica desse meio.

Não gostar de algo, como é meu caso hoje com a DE, não justifica levantar falsas idéias e algo que me faz feliz hoje em ser atéia é saber que a verdade é muito melhor por não termos que acoplá-la a crenças pessoais e por isto alem do sentido da vida que é o simples fato de viver, falar a verdade se faz regra.

Aparentemente você conheceu uma cepa particularmente nobre do Espiritismo, que quase não apresenta os sinais usuais de putrefação...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #229 Online: 30 de Novembro de 2007, 12:27:31 »
Citação de: ”Suyndara”
Nunca disse que vcs tiveram nada, ou que vc estivesse apaixonada por ele ou tentando me "tomá-lo"   
Era só uma piada mesmo, pra uma adolescente pega mal sair chamando qq um de gatão e se declarando assim, ainda mais qdo o cara tem dona   

Bom, o APOD não é qualquer um e quanto ao fato de chamar um homem bonito de gatão ser algo “mal” do ponto de vista ético....há controvérsias.....vou respeitar sua opinião, e se possível, mesmo discordando, defenderei seu direito de assim pensar. :ok: Procuro ter uma filosofia de não me arrepender do que falo e sim daquilo que não falo, mas não radicalizo por isto. :!:

Citação de: ”Mancha Negra”
você é muito linda e muito inteligente......... Você tem uma LEGIÃO de marmanjos que suspiram por você...   

Obrigada, você não faz idéia de como este seu elogio me fez ganhar o dia, você é muito gentil. :girl-kiss:

Beijos....e obrigada também por ter gostado de meu texto mscontini. :D
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #230 Online: 30 de Novembro de 2007, 15:42:46 »
Citação de: ”Mancha Negra”
você é muito linda e muito inteligente......... Você tem uma LEGIÃO de marmanjos que suspiram por você...   

Obrigada, você não faz idéia de como este seu elogio me fez ganhar o dia, você é muito gentil. :girl-kiss:

Que nada...
Só um "mala" de marca maior, afinal eu costumo sempre dizer a Verdade!
No que precisar estamos aí! :grupo:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #231 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:37:21 »
Citação de: APODman
Mortos na tragédia da Tam: Bem feito bando de FDPs..... .... calma ! Segundo a lógica do Espiritismo !

APODman meu lindo(sei disso porque já vi uma foto sua!), do tempo do fórum gospel ate agora você pouco mudou.....seu jeito irreverente que já me deixou louca de raiva e chorando onde até minha mãe quis me proibir de usar o computador por algum tempo....Hoje sou atéia, isto é, eu mudei muito...não quero mais que aceitem deus e pronto e tão pouco comparo o universo com meu play2 onde sonhava em desvendar o mistério do emotion engine e seus 128 bits....também não me preocupo mais com a pedra tão pesada que nem mesmo deus levanta e que me fez bolar a resposta baseada na incerteza do gato de Schrödinger...
Mas APOD, eu fui espírita e o que é pior, meus pais e parentes continuam espíritas e por isto eu sei que a sua colocação acima foi infeliz.
Se nos apegarmos a dialética dos primórdios do espiritismo até enganosamente concluímos ser tão cruel a doutrina espírita, mas sabemos que tudo evolui e isto não escapa às idéias espíritas.
Não há um acidente natural ou de outra natureza que fatalmente esta ligado a dividas que supostamente espíritos encarnados trazem consigo. Isto seria até tolo por assim dizer onde pessoas entenderiam hoje que deus e seus auxiliares ultra-elevados promoveriam verdadeiros arrastões “carmicos”.
O espiritismo apesar de pouco cientifico não é imbecil para lançar uma verdade como a que você afirmou e somente rebaixaria a tão queridinha doutrina das classes mais esclarecidas ao mundo da TERRA PLANA!
Quando deparamos com passagens espíritas escritas na forma à que não soframos com noticias de tragédias coletivas não generalizemos e buscar antes entender que são alivio para quem quer assim acreditar, mas que de forma alguma fecha toda a sabedoria e o que há por de traz de todo acontecimento que concluirmos ser trágicos.
Sei que não é de seu feitio mas me fez pensar numa super-simplificação sua...
Te amo gatão e sei que você tem muita coisa  melhor para nos oferecer..

beijos

A moça parece não entender o que é uma ironia, não é?

E obrigada pelos elogios ao meu marido :D Ele de fato é lindo, gostoso e muito inteligente :wink:

Agora baixe a bola e para de cantar macho alheio, ok?

Eita a mulé é braba!!!!
Calma senhora Bela! acho que ela foi apenas simpatica, ate porque o apodman esta anos luz de er bonito... a moça foi genorasa.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:42:56 »
Ler o resto, coisinha.... já está tudo resolvido e ela não levou isso a sério. Hummmmm.... vc tem que praticar mais boas parafernálias espíritas.... levando discórdia para os filhos de deus....? Vai pro umbral fechado, vídeo.... olha o umbral...  :susto: :susto:

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #233 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:44:30 »
Ler o resto, coisinha.... já está tudo resolvido e ela não levou isso a sério. Hummmmm.... vc tem que praticar mais boas parafernálias espíritas.... levando discórdia para os filhos de deus....? Vai pro umbral fechado, vídeo.... olha o umbral...  :susto: :susto:

Coisinha? eu heimmmm....
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:47:05 »
Rapaz.... to falando sério.... olha o umbral fechado....  :olheira:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #235 Online: 30 de Novembro de 2007, 20:01:20 »
Calma senhora Bela! acho que ela foi apenas simpatica, ate porque o apodman esta anos luz de er bonito... a moça foi genorasa.

Ahah... tá bom, Video, continue com sua crença se ela te faz feliz.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #236 Online: 03 de Dezembro de 2007, 09:48:29 »
 :histeria: :histeria: :histeria:

Pera lá, a coisa foi simples: se uma adolescente vem no fórum e diz que "ama" meu marido e eu não falo nada, eu que fico de bobona né  :wink:

Só fiz minha parte  :D

Eu sou mala, vcs já deviam ter reparado nisso  :lol:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #237 Online: 04 de Dezembro de 2007, 10:44:44 »
Já podemos voltar ao assunto do tópico?   :hihi:
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2007, 10:47:06 por Suyndara »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #238 Online: 04 de Dezembro de 2007, 12:16:49 »
Já podemos voltar ao assunto do tópico?   :hihi:

Pra quê? Dez páginas não tá bom? ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #239 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:12:27 »
Eu não entendi mto bem. Deus deu sorte de ter um avião com 200 pessoas que tinham a mesma hora para morrer ou ele interviu? Todas elas estavam lá porque foram ruims na vida passada e mereciam morrer nessa? Se sim, porque algumas demoraram muitas decadas para sofrer o castigo e outras ainda eram crianças com menos de 10 anos de idade? A duvida serve para qualquer catastrofe e afins (Katrina, 11 de setembro, acidentes de onibus, etc).
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #240 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 19:13:59 »
Com certeza deve ter havido intervenção, porque ninguém parte antes da hora, a não ser em caso de suicídio.

Mas é muita estreiteza de pensamento pensar que alguém venha somente para morrer de tal ou qual forma. Ela viveu uma vida inteira com momentos de alegria e tristeza, onde pôde aprender e evoluir. Isso conta muito mais que os poucos minutos que antecedem a morte, e que, no caso do acidente da TAM ou do Tsunami, nem foram os piores tipos de morte que se pode ter, por se tratarem de mortes rápidas. Imaginem alguém morrendo lentamente, sob tortura, ou com uma doença degenerativa, e verão que é muito pior.

Do Livro dos Espíritos, temos:

526. Tendo, como têm, ação sobre a matéria, podem os Espíritos provocar certos efeitos, com o objetivo de que se dê um acontecimento? Por exemplo: um homem tem que morrer; sobe uma escada, a escada se quebra e ele morre da queda. Foram os Espíritos que quebraram a escada, para que o destino daquele homem se cumprisse?

“É exato que os Espíritos têm ação sobre a matéria, mas para cumprimento das leis da Natureza, não para as derrogar, fazendo que, em dado momento, ocorra um sucesso inesperado e em contrário àquelas leis. No exemplo que figuraste, a escada se quebrou porque se achava podre, ou por não ser bastante forte para suportar o peso de um homem. Se era destino daquele homem perecer de tal maneira, os Espíritos lhe inspirariam a idéia de subir a escada em questão, que teria de quebrar-se com o seu peso, resultando-lhe daí a morte por um efeito natural e sem que para isso fosse mister a produção de um milagre.”

527. Tomemos outro exemplo, em que não entre a matéria em seu estado natural. Um homem tem que morrer fulminado pelo raio. Refugia-se debaixo de uma árvore. Estala o raio e o mata. Poderá dar-se tenham sido os Espíritos que provocaram a produção do raio e que o dirigiram para o homem?

“Dá-se o mesmo que anteriormente. O raio caiu sobre aquela árvore em tal momento, porque estava nas leis da Natureza que assim acontecesse. Não foi encaminhado para a árvore, por se achar debaixo dela o homem. A este, sim, foi inspirada a idéia de se abrigar debaixo de uma árvore sobre a qual cairia o raio, porquanto a árvore não deixaria de ser atingida, só por não lhe estar debaixo da fronde o homem.”

528. No caso de uma pessoa mal intencionada disparar sobre outra um projetil que apenas lhe passe perto sem a atingir, poderá ter sucedido que um Espírito bondoso haja desviado o projetil?

“Se o indivíduo alvejado não tem que perecer desse modo, o Espírito bondoso lhe inspirará a idéia de se desviar, ou então poderá ofuscar o que empunha a arma, de sorte a fazê-lo apontar mal, porquanto, uma vez disparada a arma, o projetil segue linha que tem de percorrer.”

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #241 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 21:17:03 »
Curiosa essa pergunta 527 do Livro dos Espíritos, pois ela reafirma uma coisa esquisita da DE que é a presciência dos "espíritos superiores" sobre os fatos da vida. Se eles "sabem" presumivelmente onde o raio irá cair, por sua suposta grande sabedoria, porquê diabo não revelam a nós, humildes homens e mulheres ignorantes, o segredo de saber quando um raio vai cair. Lògico, o Leafar vai dizer, eles querem preservar nossa ignoráncia pois não haveria mérito em receber essa sabedoria de mão beijada, mas então, se o objetivo da tal espiritualidade é manter-nos na ignorância, porquê ficar trazendo bobagens filosóficas, se o que queremos é UMA , SOMENTE UMA informação científica relevante para o progresso humano? Nada, nem um teorema novo, nem uma lei física nova, nem um conceito científico relevante foi revelado por esses avaros e mãos-de-vaca espíritos superiores. Só blá-blá-blá filosófico, mas isso a gente já tem! Mas blá-blá-blá é tão fácil, né?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:08:56 »
Entao os espiritos quebram nosso livre arbitrio, certo? Por exemplo, eu estou no meio de um temporal em um campo aberto. Cai muitos raios. Eu vejo uma arvore e em sã consciencia eu jamais iria para lá, dae entram os espiritos que querem que eu morra e me "inspiram" a ir até a arvore me abrigar, correto? Eu posso estar errado, claro, mas pra mim meu livre-arbitrio foi meio que deixado de lado.

Obrigado pelo esclarecimento.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #243 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:13:43 »
Por isso a Doutrina Espírita é um grande besteirol que assola as páginas de fóruns.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #244 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:41:41 »
Entao os espiritos quebram nosso livre arbitrio, certo? Por exemplo, eu estou no meio de um temporal em um campo aberto. Cai muitos raios. Eu vejo uma arvore e em sã consciencia eu jamais iria para lá, dae entram os espiritos que querem que eu morra e me "inspiram" a ir até a arvore me abrigar, correto? Eu posso estar errado, claro, mas pra mim meu livre-arbitrio foi meio que deixado de lado.

Obrigado pelo esclarecimento.
Nesse caso há que se fazer uma distinção: entre a condução para a morte de forma consciente e de forma inconsciente.

Os espíritos, por exemplo, poderiam fazer alguém ao volante dormir e causar um acidente que leve à morte, por exemplo. Nesse caso, a responsabilidade do ocorrido não cabe ao indivíduo que morreu, mas a quem o fez adormecer; ou o distraiu. Quem o provocou responderá pela intenção, que pode ter sido boa ou ruim.

No caso do homem que se dirige à árvore é diferente, porque ele o fez conscientemente. Para alguém que sabe que é perigoso ficar debaixo da árvore, a morte é levada em conta de negligência. Para alguém que não sabe, a idéia pode ser sugerida por um espírito que sabe que ele ignora o perigo, e sugere a árvore como se fosse um lugar seguro. Neste caso, o homem também não é culpado, pois ignorância não gera culpa.

O livre-arbítrio não é suprimido, porque inspiração não é obrigação. As pessoas também são inspiradas ao bem e ao mal, e nem por isso a responsabilidade de seus atos cabem aos espíritos. Ela pode se desviar, se tiver vontade. Mas se a hora tiver chegado, a inspiração para o perigo será ostensiva, e mais dia, menos dia, a pessoa dará o passo em falso e sucumbirá.

Não existe uma hora, minuto e segundo determinado para a morte. O que existe é uma época para isso acontecer. O encaminhamento a determinado perigo não é fatal. A inspiração, contudo, quando vem de cima, é quase irresistível.

O oposto também é verdadeiro, ou seja, se não houver chegado a hora do indivíduo, ele será inspirado a se desviar. Há vários exemplos disso, como do mergulhador que mergulhou justo na hora do tsunami, ou da família que se salvou correndo em direção às ondas... Pode ter sido por seu próprio gênio, mas podem também ter sido inspirados a sair do caminho da destruição.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 23:49:15 »
Os espíritos, por exemplo, poderiam fazer alguém ao volante dormir e causar um acidente que leve à morte, por exemplo. Nesse caso, a responsabilidade do ocorrido não cabe ao indivíduo que morreu, mas a quem o fez adormecer; ou o distraiu. Quem o provocou responderá pela intenção, que pode ter sido boa ou ruim.

OK. Mas se a responsabilidade é do espirito por ter me feito dormir ele interferiu e se teve interferencia entao meu livre arbitrio foi violado. Pois veja bem, eu posso fazer minhas escolhas, mas pelo que me parece não importa que escolha eu faço, eu vou morrer. Por exemplo: se eu inves de dirigindo o rapaz estivesse caminhando pela rua no mesmo horario, o espirito iria fazer ele desmaiar e cair no meio da rua bem na hora que um onibus estava passando ou qualquer coisa que resultasse na morte da pessoa. Ou estou errado? Isso é intervenção.

No caso do homem que se dirige à árvore é diferente, porque ele o fez conscientemente. Para alguém que sabe que é perigoso ficar debaixo da árvore, a morte é levada em conta de negligência. Para alguém que não sabe, a idéia pode ser sugerida por um espírito que sabe que ele ignora o perigo, e sugere a árvore como se fosse um lugar seguro. Neste caso, o homem também não é culpado, pois ignorância não gera culpa.

Nesse caso eu sei que é perigoso e nunca faria isso. Dae os espiritos, deus, ou quem quer que seja sabe que eu não irei pra baixo da arvore, mas  esse pessoal quer que eu vá pra lá pra morrer, entao me "inspiram" ("A inspiração, contudo, quando vem de cima, é quase irresistível"). a ir pra lá. Isso caracteriza uma quebra brutal no meu livre arbitrio pois eu fui praticamente obrigado e fazer algo contra minha vontade (pelo menos nao era minha vontade ate alguem por na minha cabeça que era...).
O livre-arbítrio não é suprimido, porque inspiração não é obrigação. As pessoas também são inspiradas ao bem e ao mal, e nem por isso a responsabilidade de seus atos cabem aos espíritos. Ela pode se desviar, se tiver vontade. Mas se a hora tiver chegado, a inspiração para o perigo será ostensiva, e mais dia, menos dia, a pessoa dará o passo em falso e sucumbirá.

Olha, livre-arbítrio determina uma decisão livre. Se foi "forçada" já não é mais livre e já não é mais livre-arbítrio.

Não existe uma hora, minuto e segundo determinado para a morte. O que existe é uma época para isso acontecer. O encaminhamento a determinado perigo não é fatal. A inspiração, contudo, quando vem de cima, é quase irresistível.

Tem algum critério então para o dia da morte? Pegando o exemplo anterior, porque o espirito faria o motorista dormir justo naquele dia, naquela hora? Ele teve vontade de fazer isso?

O oposto também é verdadeiro, ou seja, se não houver chegado a hora do indivíduo, ele será inspirado a se desviar. Há vários exemplos disso, como do mergulhador que mergulhou justo na hora do tsunami, ou da família que se salvou correndo em direção às ondas... Pode ter sido por seu próprio gênio, mas podem também ter sido inspirados a sair do caminho da destruição.

Então existe uma hora pra morrer? É como eu falei? Se tu nao fosse dirigir tu morreria atropelado, etc? Me confundi um pouco pois acima tu falou que não tinha hora. Se tem, o que determina? Se nao tem, depende da vontade dos espiritos?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #246 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 00:24:03 »
OK. Mas se a responsabilidade é do espirito por ter me feito dormir ele interferiu e se teve interferencia entao meu livre arbitrio foi violado. Pois veja bem, eu posso fazer minhas escolhas, mas pelo que me parece não importa que escolha eu faço, eu vou morrer. Por exemplo: se eu inves de dirigindo o rapaz estivesse caminhando pela rua no mesmo horario, o espirito iria fazer ele desmaiar e cair no meio da rua bem na hora que um onibus estava passando ou qualquer coisa que resultasse na morte da pessoa. Ou estou errado? Isso é intervenção.
Veja bem. Você pode cair nas mãos de um assassino e sua vida ou sua morte dependerá só dele. Nem por isso você deixa de ter livre-arbítrio. O que você tem é liberdade de ação limitada. Em alguns casos, você pode ter a visão ofuscada. Nada disso impede o livre-arbítrio.

Um bandido dentro de uma jaula não pode sair, mas dentro da jaula ele age e pensa como bem entende.

Nesse caso eu sei que é perigoso e nunca faria isso. Dae os espiritos, deus, ou quem quer que seja sabe que eu não irei pra baixo da arvore, mas  esse pessoal quer que eu vá pra lá pra morrer, entao me "inspiram" ("A inspiração, contudo, quando vem de cima, é quase irresistível"). a ir pra lá. Isso caracteriza uma quebra brutal no meu livre arbitrio pois eu fui praticamente obrigado e fazer algo contra minha vontade (pelo menos nao era minha vontade ate alguem por na minha cabeça que era...).

(...)Olha, livre-arbítrio determina uma decisão livre. Se foi "forçada" já não é mais livre e já não é mais livre-arbítrio.
Explicado acima.

Tem algum critério então para o dia da morte? Pegando o exemplo anterior, porque o espirito faria o motorista dormir justo naquele dia, naquela hora? Ele teve vontade de fazer isso?
Simplesmente aproveitou-se de uma oportunidade em que ele estava dirigindo. É claro que só se pode fazer isso se a hora da pessoa já chegou. Se não chegou, nem mesmo os maus espíritos têm poder para tirar a vida de alguém, ao contrário do que muitos possam pensar. Você, por acaso, já viu algum relato de assombração que terminou em morte? Não duvide que os maus espíritos que assombram querem a morte das pessoas. Eles não têm é poder para isso.

Então existe uma hora pra morrer? É como eu falei? Se tu nao fosse dirigir tu morreria atropelado, etc? Me confundi um pouco pois acima tu falou que não tinha hora. Se tem, o que determina? Se nao tem, depende da vontade dos espiritos?
Eu não diria "vontade dos espíritos", mas vontade de Deus. Os espíritos são apenas executores de seus desígnios.

O que determina a tua hora é o término da missão, prova ou expiação que tinha que cumprir na Terra. Se não tem mais nada para fazer aqui, é a hora de ir embora. A única exceção à regra é o suicídio. Mas essa hora de ir não é fatal. Pode se postergar por dias ou meses, caso não surja oportunidade apropriada, ou que a vontade do indivíduo seja mais forte que a inspiração que lhe é sugerida. Há também as doenças. Essas são realmente fatais.

Um abraço.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:28:06 »
Veja bem. Você pode cair nas mãos de um assassino e sua vida ou sua morte dependerá só dele. Nem por isso você deixa de ter livre-arbítrio. O que você tem é liberdade de ação limitada. Em alguns casos, você pode ter a visão ofuscada. Nada disso impede o livre-arbítrio.

Um bandido dentro de uma jaula não pode sair, mas dentro da jaula ele age e pensa como bem entende.

Tu falou de uma maneira sutil o que eu disse acima. A minha vida depende só do assassino e de mim dai eu resolvo correr para um lugar onde ficaria seguro só que do nada eu fico ofuscado e corro pra lugar nenhum e morro. É o mesmo que numa luta de boxe o juiz chegar pra um dos lutadores e falar "Você tem liberdade para lutar como quiser, mas suas mãos vão estar amarradas nas costas".

Eu não diria "vontade dos espíritos", mas vontade de Deus. Os espíritos são apenas executores de seus desígnios.

Então é assim. Quando deus acha que chegou a tua hora ja era. Não importa o que tu faça, tu vai morrer. Se eu nao tiver dirigindo vou morrer atropelado, se tiver em casa vou infartar, se tiver no serviço vou morrer de tanto stress, etc. É como um ditador que diz "Esse ano teremos eleições, mas não importa o resultado, eu ganho".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #248 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:19:20 »
Tu falou de uma maneira sutil o que eu disse acima. A minha vida depende só do assassino e de mim dai eu resolvo correr para um lugar onde ficaria seguro só que do nada eu fico ofuscado e corro pra lugar nenhum e morro. É o mesmo que numa luta de boxe o juiz chegar pra um dos lutadores e falar "Você tem liberdade para lutar como quiser, mas suas mãos vão estar amarradas nas costas".
Exato.

Então é assim. Quando deus acha que chegou a tua hora ja era. Não importa o que tu faça, tu vai morrer. Se eu nao tiver dirigindo vou morrer atropelado, se tiver em casa vou infartar, se tiver no serviço vou morrer de tanto stress, etc. É como um ditador que diz "Esse ano teremos eleições, mas não importa o resultado, eu ganho".
Sim. Mas você participa das decisões na hora de traçar a sua meta na vida. Contudo, uma vez traçada, ela deve ser cumprida até o fim. E essa meta inclui o momentos e gêneros possíveis de morte.

Um abraço.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 13:40:30 »
Ah, então beleza. Peguei o espirito da coisa (com o perdão do trocadilho  :) ).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!