Entao os espiritos quebram nosso livre arbitrio, certo? Por exemplo, eu estou no meio de um temporal em um campo aberto. Cai muitos raios. Eu vejo uma arvore e em sã consciencia eu jamais iria para lá, dae entram os espiritos que querem que eu morra e me "inspiram" a ir até a arvore me abrigar, correto? Eu posso estar errado, claro, mas pra mim meu livre-arbitrio foi meio que deixado de lado.
Obrigado pelo esclarecimento.
Nesse caso há que se fazer uma distinção: entre a condução para a morte de forma consciente e de forma inconsciente.
Os espíritos, por exemplo, poderiam fazer alguém ao volante dormir e causar um acidente que leve à morte, por exemplo. Nesse caso, a responsabilidade do ocorrido não cabe ao indivíduo que morreu, mas a quem o fez adormecer; ou o distraiu. Quem o provocou responderá pela intenção, que pode ter sido boa ou ruim.
No caso do homem que se dirige à árvore é diferente, porque ele o fez conscientemente. Para alguém que sabe que é perigoso ficar debaixo da árvore, a morte é levada em conta de negligência. Para alguém que não sabe, a idéia pode ser sugerida por um espírito que sabe que ele ignora o perigo, e sugere a árvore como se fosse um lugar seguro. Neste caso, o homem também não é culpado, pois ignorância não gera culpa.
O livre-arbítrio não é suprimido, porque inspiração não é obrigação. As pessoas também são inspiradas ao bem e ao mal, e nem por isso a responsabilidade de seus atos cabem aos espíritos. Ela pode se desviar, se tiver vontade. Mas se a hora tiver chegado, a inspiração para o perigo será ostensiva, e mais dia, menos dia, a pessoa dará o passo em falso e sucumbirá.
Não existe uma hora, minuto e segundo determinado para a morte. O que existe é uma época para isso acontecer. O encaminhamento a determinado perigo não é fatal. A inspiração, contudo, quando vem de cima, é quase irresistível.
O oposto também é verdadeiro, ou seja, se não houver chegado a hora do indivíduo, ele será inspirado a se desviar. Há vários exemplos disso, como do mergulhador que mergulhou justo na hora do tsunami, ou da família que se salvou correndo em direção às ondas... Pode ter sido por seu próprio gênio, mas podem também ter sido inspirados a sair do caminho da destruição.
Um abraço.