Eu conheço pessoas que fumam e têm saúde. E que bebem também.
Talvez o fumo e a bebida moderados não façam mal. (P.S.: Eu não fumo e bebo raramente).
Eu também não acredito em um "vale dos suicidas". Isso para mim é fruto da imaginação de espíritos de suicidas que relatam as coisas como eles as vêem ou entendem. O que realmente maltrata o indivíduo após a morte é o complexo de culpa. Quem comete excessos sabendo que prejudica a saúde, provavelmente se sentirá culpado por achar que morreu cedo demais (sem que isso tenha necessariamente ocorrido). Se não houve culpa, ou seja, se não houveram excessos ou se havia a ignorância, nenhum complexo de culpa há e, portanto, nenhum sofrimento.
Isso tudo depende muito do gênero de prova que o indivíduo tem na Terra. Pessoas há que vêm exclusivamente para lutar contra um vício, e estas podem sucumbir mais cedo por causa de excessos nessa área. Mas há pessoas que vêm com outras missões mais importantes que não simplesmente lutar contra um vício; ou seja, o vício é um mero coadjuvante. Quanto a esses, nunca sucumbiriam devido ao vício, mas só quando efetivamente terminassem o que vieram fazer aqui, o que não os isenta, como já disse, de sentirem culpa por causa de eventuais excessos de vícios.
Talvez até uma morte, no momento certo, que seria devida a outras causas mais suaves (como uma tragédia com a TAM, por exemplo; uma morte rápida e quase indolor), pode ser devida, por exemplo, a um câncer longo e doloroso como punição pelos excessos em vícios, como os cânceres de pulmão.
Cada caso é um caso, contudo. Não dá para generalizar, porque ninguém é capaz de apontar para um fulano qualquer e dizer que a prova dele aqui na Terra é esta ou aquela. O máximo que se pode fazer são suposições.
Um abraço.