Autor Tópico: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…  (Lida 56581 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…
« Resposta #250 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 13:51:16 »
Ah, então beleza. Peguei o espirito da coisa (com o perdão do trocadilho  :) ).

:P

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #251 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 21:54:21 »
Mas você participa das decisões na hora de traçar a sua meta na vida. Contudo, uma vez traçada, ela deve ser cumprida até o fim. E essa meta inclui o momentos e gêneros possíveis de morte.

Essa história de determinar o momento e as circunstâncias da morte é furada. Se o consumo de fumo, álcool, drogas, sexo, etc. etc etc representa um tipo de suicídio (sim! essa é a visão espírita, neo-conservadora e neo-puritana), então as pessoas (em geral) jamais chegariam ao tipo de morte (ou desencarne, como gostam os espíritas) que haviam planejado. E aí, como é que fica???
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:02:55 »
(sim! essa é a visão espírita, neo-conservadora e neo-puritana)
Sabia dessa, e nem é tão "conservadorismo" assim... É até comum ver esse tipo de idéia.   :)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #253 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:01:31 »
Mas você participa das decisões na hora de traçar a sua meta na vida. Contudo, uma vez traçada, ela deve ser cumprida até o fim. E essa meta inclui o momentos e gêneros possíveis de morte.

Essa história de determinar o momento e as circunstâncias da morte é furada. Se o consumo de fumo, álcool, drogas, sexo, etc. etc etc representa um tipo de suicídio (sim! essa é a visão espírita, neo-conservadora e neo-puritana), então as pessoas (em geral) jamais chegariam ao tipo de morte (ou desencarne, como gostam os espíritas) que haviam planejado. E aí, como é que fica???

As pessoas vêm para cumprir suas provas, e a possibilidade de falirem é levada em consideração. Isto quer dizer que não é definido um momento de morte, mas possíveis momentos de morte, de acordo com o desempenho que a pessoa terá em vida no cumprimento de suas provas.

Se a prova é cumprida cedo, a morte pode inclusive ser antecipada, pois não há mais o que fazer por aqui. Se a pessoa falir, idem. E se ela se suicidar, idem. O fato de ocorrer antes, ou até depois, não significa que não havia sido previsto e previamente acordado.

Um exemplo disso encontramos numa conversa de Kardec com o Espírito de Verdade, em 1856, quando este último lhe falava a respeito de sua missão de escrever os livros que hoje conhecemos (atenção ao trecho em negrito):

P. — Nenhum desejo tenho certamente de me vangloriar de uma missão na qual dificilmente creio. Se estou destinado a servir de instrumento aos desígnios da Providência, que ela disponha de mim. Nesse caso, reclamo a tua assistência e a dos bons Espíritos, no sentido de me ajudarem e ampararem na minha tarefa.

R. — A nossa assistência não te faltará, mas será inútil se, de teu lado, não fizeres o que for necessário. Tens o teu livre-arbítrio, do qual podes usar como o entenderes. Nenhum homem é constrangido a fazer coisa alguma.

P. — Que causas poderiam determinar o meu malogro? Seria a insuficiência das minhas capacidades?

R. — Não; mas, a missão dos reformadores é prenhe de escolhos e perigos. Previno-te de que é rude a tua, porquanto se trata de abalar e transformar o mundo inteiro. Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranqüilamente em casa. Tens que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos encarniçados se conjurarão para tua perda; ver-te-ás a braços com a malevolência, com a calúnia, com a traição mesma dos que te parecerão os mais dedicados; as tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; por mais de uma vez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa palavra: terás de sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, da tua tranqüilidade, da tua saúde e até da tua vida, pois, sem isso, viverias muito mais tempo.

Fonte: http://www.opiniaoespirita.org/downloads/obras_postumas.pdf (pág. 343)
Repare que, primeiro, lhe é dito que não era obrigado a fazer nada e que poderia virar as costas e ir embora. Depois lhe é dito que, em aceitando, viveria menos tempo. Isso mostra, aos nossos olhos, que os possíveis momentos da morte são previstos e acordados, mas nenhum é fatal. É claro que haverá sempre o momento ideal, que será aquele em que se sai da vida com todas as provas cumpridas e vencidas. Essa é a nossa meta.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:06:26 »
Só uma perguntinha e responda se quiser (óbvio :hihi:), Leafar:

Vc também partilha da idéia que uma pessoa está cometendo "suicídio aos poucos" por fumar, beber e etc.? (Sendo que pelo o a DE diz, é algo "imperdoável". Podendo vagar pelo "Vale dos suicidas" - Também acredita neste?)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #255 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:31:04 »
Eu conheço pessoas que fumam e têm saúde. E que bebem também.

Talvez o fumo e a bebida moderados não façam mal. (P.S.: Eu não fumo e bebo raramente).

Eu também não acredito em um "vale dos suicidas". Isso para mim é fruto da imaginação de espíritos de suicidas que relatam as coisas como eles as vêem ou entendem. O que realmente maltrata o indivíduo após a morte é o complexo de culpa. Quem comete excessos sabendo que prejudica a saúde, provavelmente se sentirá culpado por achar que morreu cedo demais (sem que isso tenha necessariamente ocorrido). Se não houve culpa, ou seja, se não houveram excessos ou se havia a ignorância, nenhum complexo de culpa há e, portanto, nenhum sofrimento.

Isso tudo depende muito do gênero de prova que o indivíduo tem na Terra. Pessoas há que vêm exclusivamente para lutar contra um vício, e estas podem sucumbir mais cedo por causa de excessos nessa área. Mas há pessoas que vêm com outras missões mais importantes que não simplesmente lutar contra um vício; ou seja, o vício é um mero coadjuvante. Quanto a esses, nunca sucumbiriam devido ao vício, mas só quando efetivamente terminassem o que vieram fazer aqui, o que não os isenta, como já disse, de sentirem culpa por causa de eventuais excessos de vícios.

Talvez até uma morte, no momento certo, que seria devida a outras causas mais suaves (como uma tragédia com a TAM, por exemplo; uma morte rápida e quase indolor), pode ser devida, por exemplo, a um câncer longo e doloroso como punição pelos excessos em vícios, como os cânceres de pulmão.

Cada caso é um caso, contudo. Não dá para generalizar, porque ninguém é capaz de apontar para um fulano qualquer e dizer que a prova dele aqui na Terra é esta ou aquela. O máximo que se pode fazer são suposições.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:42:10 »
Valeu pela a resposta. Dessa vez foi diferente de alguns espíritas que conheci. :ok:

Mas acho estranho essa crença de que humanos são tão importantes assim para "cumprir missão" "X" ou "y" - Que na "maioria dos casos" "são" efeitos deles próprios. Isso não é muito lógico hehe...

É como se fôssemos semideuses... Mas suposições são suposições e não fatos, bem lembrado. :ok:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #257 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:59:14 »
Missões, provas, ou expiações.

As missões são trabalhos a serem executados para o progresso humano. Os grandes filósofos e inventores, em todas as áreas, podem ser considerados missionários (até os que eram ateus).

As provas são lutas contra imperfeições. Nesse caso visa-se mais o progresso próprio do que o alheio.

E as expiações são sofrimentos puros e simples. Geralmente são aplicados a espíritos endurecidos (maus), que são colocados em situações onde jamais serão felizes e sofrerão duramente a maior parte da vida. As provas repetidas (ou seja, as que se fracassou numa primeira tentativa) também são consideradas expiações, pois se vive uma situação que já poderia estar livre.

A nossa vida pode ser para um desses objetivos, ou mesmo para uma combinação dos três. Mas sempre haverá um que se sobressairá aos outros.

Um abraço.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #258 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:06:47 »
Eu acho meio cruel essa visão do espiritismo. Me parece um jeito de fugir da realidade do sofrimento das pessoas.

-"Essa criança só esta apanhando e sendo molestada pelo próprio pai que chega todo dia em casa bebado por que fui ruim na vida passada".
-"Ela só sofreu um acidente de carro, teve 70% do corpo queimado e tem hoje o rosto deformado porque deve ter feito algo mto horrivel na vida passada".

Me parece estranho um deus de amor infinito criar esse tipo horrendo e mesquinho de castigo para seus filhos. As pessoas estão sofrendo nessa vida por coisas que não lembram que fizeram em outra e também não lembrarão na próxima para evitarem de repetirem os erros.

Seria melhor se simplesmente aceitassem que o mundo é cruel e que se tu hoje tem uma vida boa sem sofrimentos não é porque um deus qualquer gosta mais de ti do que aquela outra pessoa que esta sofrendo. É simplesmente porque não existe um deus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #259 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 12:21:51 »
É uma desvantagem do livre-arbítrio. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória...

Mas preferível isso a não ter livre-arbítrio de modo algum.

Um abraço.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 13:17:07 »
Seria preferivel TALVEZ se pelo menos lembrassemos do que fizemos. Como não lembramos é apenas cruel e sem sentido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #261 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 13:41:52 »
Seria preferivel TALVEZ se pelo menos lembrassemos do que fizemos. Como não lembramos é apenas cruel e sem sentido.

O espirito sabe por intuição porque lhe acontece estas coisas. Por isso na maioria das vezes aprende com a situação.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #262 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 13:45:57 »
Não entendo porque se cobrar do outro aquilo que se é unica e exclusivamente sua culpa, seja algo de ruim.
Quanto a não lembrar, era a mesma coisa de alguem matar o outro e por distino ter uma aminésia, estaria então ele livre da cadeia? Ele não lembra, não pode ser responsabilizado.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 14:13:35 »
É como eu falei. É um bom jeito para aceitar as próprias desgraças ("-Aconteceu tudo isso de ruim comigo porque eu fiz coisas horriveis em outra vida".) ou escapar da desgraça aleia ("-Ele é um otimo pai, um homem honesto, trabalhador, educado e ajuda todo mundo que pode mas ele foi muito mal na outra vida, então ele mereceu essa bala perdida que deixou ele paralítico).

Sobre o homem que assassina alguem e fica com amnesia, na hora de matar ele sabia o que estava fazendo, então deve pagar e a justiça  cuida dele como quiser, afinal, haverão provas.

Agora, invadem tua casa, te prendem e te condenam a 20 anos de prisão por assassinato. Quando tu argumenta que nunca assassinou ninguem e que eles não tem provas, eles falam simplesmente: "-Você não se lembra, mas no fundo sabe que fez". Isso lhe parece justo? Faz algum sentido? Pois é, isso é espiritismo.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 14:26:39 por Dieg0 »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #264 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 20:36:06 »
A nossa sociedade não está preparada para se lembrar. Por isso os espíritos dizem que em mundos superiores as lembranças são mais comuns, por serem geralmente agradáveis. Já num mundo de expiação, como foi totalmente e ainda é parcialmente o nosso, onde só encarnavam maus espíritos, a lembrança se constituiria num embaraço, um pesadelo mesmo.

Inimigos jamais poderiam se encontrar, ex-criminosos não teriam chances na sociedade, etc... O esquecimento nos dá uma chance de recomeçar. Imagine como é que espíritos como Hitler, por exemplo, poderiam se reerguer com todo o mundo se lembrando do que fizeram? Do jeito que é a nossa sociedade, a sociedade seria capaz de abortá-los antes mesmo de nascerem, dizendo que não mereceriam viver na Terra, como geralmente dizem sobre quem desejam expulsar daqui, pela pena de morte. O esquecimento previne tudo isso. Quantas pessoas há que não gostariam de recomeçar? A reencarnação junto com o esquecimento, nos dá essa oportunidade.

Quando retornamos para o mundo dos espíritos, contudo, podemos nos lembrar de tudo. A vida na Terra não passará de um mau sonho.

Num mundo onde reina o mal, o esquecimento é uma bênção. Mas estamos mudando. Quem sabe daqui para frente não passemos a nos lembrar um pouco mais?

Um abraço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:36:35 »
Bom, depois dessa viagem toda não dá pra deixar de perguntar: E por que um ser onisciente criaria um sistema tão ridículo? Tão sem sentido - Estou levando em consideração que sua resposta será a "evolução", e por isso acho essa viagem toda absurdamente ilógica, mesmo dentro da crença de vcs.... Supondo que há um "deus espírita" - Algo já viagem demais pro meu gosto - e este cria esse sistema aí :umm:, o que acontecerá quando todos estiverem no "patamar" (É essa a linguagem espírita, não?) do garotão - Jesus?

rizk

• Visitante
« Resposta #266 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 01:35:00 »
Parece uma brincadeira de mau gosto, tipo "jogos mortais".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #267 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 01:39:34 »
Bom, depois dessa viagem toda não dá pra deixar de perguntar: E por que um ser onisciente criaria um sistema tão ridículo? Tão sem sentido - Estou levando em consideração que sua resposta será a "evolução", e por isso acho essa viagem toda absurdamente ilógica, mesmo dentro da crença de vcs.... Supondo que há um "deus espírita" - Algo já viagem demais pro meu gosto - e este cria esse sistema aí :umm:, o que acontecerá quando todos estiverem no "patamar" (É essa a linguagem espírita, não?) do garotão - Jesus?
Para mim é uma incógnita se evoluiremos eternamente ou se haverá um ponto de chegada.

Em qualquer caso, eu não consigo imaginar um futuro ocioso. Mas quanto mais evolirmos, mais intelectual se tornará o nosso trabalho, e continuaremos colaborando para a expansão e manutenção do universo material e inteligente.

Quem sabe até não mereçamos a oportunidade de descer em um planeta inferior e sermos brutalmente assassinados numa cruz, como exemplo para uma humanidade má e atrasada como era a nossa... :)

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #268 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 01:50:58 »
Parece uma brincadeira de mau gosto, tipo "jogos mortais".
Talvez... tirando fora a parte dos "mortais"...

De qualquer forma, trata-se de tentar entender como as coisas funcionam. Em existindo, Deus não nos consulta sobre como determina ou deixa de determinar as suas leis (que seriam as próprias leis da natureza). Temos é que tentar entendê-las e nos ajustarmos.

Quem acha ruim esse negócio de só ter que andar para frente, já foi dito anteriormente por outro forista que "seria melhor se simplesmente aceitassem que o mundo é cruel...". A evolução e o progresso são fatais, gostem ou não.

Mas me espanta alguém considerar de "mau gosto" a possibilidade de haver um futuro melhor do que o que nós temos hoje, ainda que seja necessário um pouco de esforço para alcançá-lo.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #269 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 07:58:21 »
Citação de: Leafar
Mas me espanta alguém considerar de "mau gosto" a possibilidade de haver um futuro melhor do que o que nós temos hoje, ainda que seja necessário um pouco de esforço para alcançá-lo.

O que é de mau gosto, Leafar, é o tipo de artifício a que a Doutrina e principalmente a prática espíritas recorrem para se convencer de que é disso que estão tratando.  Ilustro com a sua própria mensagem:

De qualquer forma, trata-se de tentar entender como as coisas funcionam.

Eu diria antes que é resultado de uma preferência pela certeza em detrimento da verdade, pela convicção em detrimento da dignidade.  Mesmo uma análise rápida mostra que a atitude de tentar entender é rara dentro do Espiritismo; não tem muito espaço, devido à exacerbação na postura de tentar acreditar em crenças confortáveis ou até mesmo narcisistas.

Em existindo, Deus não nos consulta sobre como determina ou deixa de determinar as suas leis (que seriam as próprias leis da natureza). Temos é que tentar entendê-las e nos ajustarmos.

Esse é um dogma, e ainda por cima um dogma niilista e auto-contraditório.  Não há um bom motivo para dar bola para ele, dentro ou fora de qualquer sistema de pensamento ou crença.  Até mesmo o malteísmo, que o tem como base filosófica praticamente única, se recusa a levá-lo a sério.  No que faz muito bem.

Quem acha ruim esse negócio de só ter que andar para frente,

É muito raro alguém que se desagrada do espiritismo ter essa crítica a apresentar, até porque poucos não-espíritas crêem que seja disso que se trata.  A assim chamada "evolução espiritual" proposta pelo espiritismo não pode com seriedade ser descrita como "ter de andar só para a frente", pois tenta passar por cima de muito sofrimento e crueldade evitáveis e até mesmo nocivos em si mesmos para sustentar essa descrição interesseira de seu próprio dogma.

já foi dito anteriormente por outro forista que "seria melhor se simplesmente aceitassem que o mundo é cruel...". A evolução e o progresso são fatais, gostem ou não.

Raciocinio circular.  Você estava tentando provar o dogma da evolução espiritual inevitável e eterna, e agora acaba de reafirmá-lo para tentar fechar seu argumento.

Uma fantasia sedutora e cruel ainda é uma fantasia cruel.  Os espíritas como um todo devem aprender a aceitar a responsabilidade por suas crenças, pois a conta é alta e vai continuar crescendo.

E um bom primeiro passo seria admitir que estão usando sua vontade de crer em evolução espiritual inevitável como desculpa para fazer o que querem sem se sentir verdadeiramente responsáveis por suas escolhas.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 08:22:17 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 09:22:39 »
Para mim é uma incógnita se evoluiremos eternamente ou se haverá um ponto de chegada.
ô dúvida cruel.... :biglol: Já pensou na possibilidade de só existir a evolução biológica e nada da "evolução espiritual/espírita" (Que, acho, usa esse nome para ficar mais "científica").

mereçamos a oportunidade de descer em um planeta inferior e sermos brutalmente assassinados numa cruz

e continuaremos colaborando para a expansão e manutenção do universo material ?e inteligente?.

:?: :?:  :hihi:

É, crença é crença. Essa é sua e até que vc não interfira na minha ou na vida de outro, nãot enho nada contra.

Obs: Iria perguntar onde é "fabricado" os espíritos (Pois pela lógica, são criados extremamente "inferiores")... Mas sei que a resposta é "não sei. os espíritas não sabem". Estou errado?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #271 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:41:28 »
O que é de mau gosto, Leafar, é o tipo de artifício a que a Doutrina e principalmente a prática espíritas recorrem para se convencer de que é disso que estão tratando.  Ilustro com a sua própria mensagem:
De qualquer forma, trata-se de tentar entender como as coisas funcionam.
Eu diria antes que é resultado de uma preferência pela certeza em detrimento da verdade, pela convicção em detrimento da dignidade.  Mesmo uma análise rápida mostra que a atitude de tentar entender é rara dentro do Espiritismo; não tem muito espaço, devido à exacerbação na postura de tentar acreditar em crenças confortáveis ou até mesmo narcisistas.
Tuas idéias não correspondem aos fatos. Os espíritos se manifestam por todos os lados, entre espíritas e não espíritas, entre os bons e os maus. Só não vê quem não quer. Não é certeza em detrimento da verdade, mas em função dela.

Em existindo, Deus não nos consulta sobre como determina ou deixa de determinar as suas leis (que seriam as próprias leis da natureza). Temos é que tentar entendê-las e nos ajustarmos.
Esse é um dogma, e ainda por cima um dogma niilista e auto-contraditório.  Não há um bom motivo para dar bola para ele, dentro ou fora de qualquer sistema de pensamento ou crença.  Até mesmo o malteísmo, que o tem como base filosófica praticamente única, se recusa a levá-lo a sério.  No que faz muito bem.
É um dogma, certamente. Só não entendi porque niilista e auto-contraditório. Imagine a Lei da Gravidade: se existe um Deus, foi ele quem a criou. Essa lei nos é imposta. Devemos morrer. Outra lei que nos é imposta. O mesmo com relação às leis morais: quem é bom é recompensado; quem é mau é punido. Isso vale, é claro, para quem crê em um Deus bom e justo.

É muito raro alguém que se desagrada do espiritismo ter essa crítica a apresentar, até porque poucos não-espíritas crêem que seja disso que se trata.  A assim chamada "evolução espiritual" proposta pelo espiritismo não pode com seriedade ser descrita como "ter de andar só para a frente", pois tenta passar por cima de muito sofrimento e crueldade evitáveis e até mesmo nocivos em si mesmos para sustentar essa descrição interesseira de seu próprio dogma.
Por sofrimento, entenda-se lutas que estimulam a inteligência e a moral. O único sofrimento que seria evitável seriam as punições e as repetições de provas, por nos desviarmos do caminho. De qualquer forma, só andamos para frente ou estacionamos. É isso que o Espiritismo diz.

já foi dito anteriormente por outro forista que "seria melhor se simplesmente aceitassem que o mundo é cruel...". A evolução e o progresso são fatais, gostem ou não.
Raciocinio circular.  Você estava tentando provar o dogma da evolução espiritual inevitável e eterna, e agora acaba de reafirmá-lo para tentar fechar seu argumento.

Uma fantasia sedutora e cruel ainda é uma fantasia cruel.  Os espíritas como um todo devem aprender a aceitar a responsabilidade por suas crenças, pois a conta é alta e vai continuar crescendo.

E um bom primeiro passo seria admitir que estão usando sua vontade de crer em evolução espiritual inevitável como desculpa para fazer o que querem sem se sentir verdadeiramente responsáveis por suas escolhas.
Você disse uma verdade. Podemos fazer o que quisermos. O problema é que podemos também receber de volta o que não queremos. Essa crítica contra o Espiritismo é muito falha. Será que um ladrão roubaria um banco se tivesse a certeza que seria preso e punido? Ah... Eu vou sair hoje para ser preso ao tentar roubar um banco!!! Quem é que faz isso? Quem o faz é porque entende que há boas chances de escapar impune.

O espírita consciente sabe que tem os olhos de Deus sobre si, e sabe que, mesmo que depois se arrependa, terá que pagar pelos seus pecados. Não existe impunidade para o Espiritismo. Quem se dá bem conta disso evita praticar o mal, porque sabe que não escapará de suas conseqüências de modo algum. Então, o espírita que mesmo assim o faz, ou é desatento, ou pensa que faz um bem ao invés de um mal, ou crê no Espiritismo mais de boca do que pela razão. Portanto, o mal que praticam os espíritas não pode ser colocado na conta dos ensinamentos da doutrina.

O mesmo não o podem dizer a Igreja e o materialismo, que incentivam o pecado pregando a impunidade.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #272 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:43:40 »
Obs: Iria perguntar onde é "fabricado" os espíritos (Pois pela lógica, são criados extremamente "inferiores")... Mas sei que a resposta é "não sei. os espíritas não sabem". Estou errado?
Não. Não se sabe a real origem dos espíritos, ou melhor dizendo, da alma. Só se sabe é que é Deus quem as cria; e que são imateriais.

Um abraço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:54:07 »
Só se sabe o quê, hein...? Só se acredita que é Deus quem as cria; e que são imateriais.  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #274 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 23:41:06 »
Tuas idéias não correspondem aos fatos. Os espíritos se manifestam por todos os lados, entre espíritas e não espíritas, entre os bons e os maus. Só não vê quem não quer. Não é certeza em detrimento da verdade, mas em função dela.

Sinto muito, não vou dar todo esse crédito apenas à sua palavra.  Eu tenho meu discernimento e o uso.

É um dogma, certamente. Só não entendi porque niilista e auto-contraditório. Imagine a Lei da Gravidade: se existe um Deus, foi ele quem a criou. Essa lei nos é imposta. Devemos morrer. Outra lei que nos é imposta. O mesmo com relação às leis morais: quem é bom é recompensado; quem é mau é punido. Isso vale, é claro, para quem crê em um Deus bom e justo.

A consequência lógica dessa crença é outra crença, a que Deus é sádico a ponto de rotineiramente castigar quem não tem a mínima idéia do que pode ter feito de errado.

Por sofrimento, entenda-se lutas que estimulam a inteligência e a moral. O único sofrimento que seria evitável seriam as punições e as repetições de provas, por nos desviarmos do caminho. De qualquer forma, só andamos para frente ou estacionamos. É isso que o Espiritismo diz.

Isso é verdade, é o que o Espiritismo diz.

Você disse uma verdade. Podemos fazer o que quisermos.

Dentro de certos limites, impostos pelo meio.  Não sou adepto do dogma do livre-arbítrio; não sou nem mesmo cristão.

O problema é que podemos também receber de volta o que não queremos. Essa crítica contra o Espiritismo é muito falha. Será que um ladrão roubaria um banco se tivesse a certeza que seria preso e punido? Ah... Eu vou sair hoje para ser preso ao tentar roubar um banco!!! Quem é que faz isso? Quem o faz é porque entende que há boas chances de escapar impune.

Algumas vezes, com as pessoas de menos caráter, talvez seja o caso. 

Mais frequentemente é por ignorância ou falta de alternativas mesmo.

O espírita consciente sabe que tem os olhos de Deus sobre si, e sabe que, mesmo que depois se arrependa, terá que pagar pelos seus pecados. Não existe impunidade para o Espiritismo. Quem se dá bem conta disso evita praticar o mal, porque sabe que não escapará de suas conseqüências de modo algum. Então, o espírita que mesmo assim o faz, ou é desatento, ou pensa que faz um bem ao invés de um mal, ou crê no Espiritismo mais de boca do que pela razão. Portanto, o mal que praticam os espíritas não pode ser colocado na conta dos ensinamentos da doutrina.

De fato, é mais verdadeiro dizer que a adoção do Espiritismo por pessoas sem caráter é consequência da conjunção de uma doutrina sem moral com uma população que não tem interesse em valores morais.

O mesmo não o podem dizer a Igreja e o materialismo, que incentivam o pecado pregando a impunidade.

Pelo contrário; só se preocupa com punições quem deseja desrespeitar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!