Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59037 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #400 Online: 29 de Outubro de 2007, 21:42:30 »
A ciência não consegue entender muito bem como funciona a mecanica quantica, será que juntando os dois conhecimentos sem esse preconceito não sairia algo útil?

Dá pra tirar MUITO proveito de experiência com estados alterados de consciência, principalmente enteogenos, imagino o que se pode conseguir com a Iluminação verdadeira =)

Certo, vou lhe passar um problema de Eletrodinâmica Quântica para você resolver meditando...

Pra mim não por favor, quem sabe pra um verdadeiro sábio.

Será que é por isso que os japoneses fazem aquelas motocicletas maravilhosas? Meditando? Ou será pesquisando, estudando engenharia?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #401 Online: 29 de Outubro de 2007, 21:42:58 »
E so mais uma coisa.
Me diz quais são os conhecimentos sobre a verdadeira natureza da realidade fora util para a humanidade?
Quais delas diminuiram a fome e a miseria? Quais delas que trouceram mais entendimento da sociedade humana.
Quais foram os avanços na antropologia, sociologia, medicina, psicologia, fisica, quimica?

Porque o conhecimento da Verdade da natureza da realidade provinda da "sabedoria oriental" é superior a da sabedoria medieval europeia?
Porque o Gita é mais correto que a Biblia?
Porque esse conhecimento metafísico é melhor que a filosofia metafísica moderna ocidental? Para ser considerado a Verdade (com letra maiuscula e tudo)

Porque livro por livro, religião por religião. Prefiro um Deus mal e vingativo do que a Verdade. E como isso tudo não passa de fé eu digo:
Infeliz aquele que busca a sabedoria e rejeita o Amor de Deus. =)

Luz

• Visitante
« Resposta #402 Online: 29 de Outubro de 2007, 22:19:54 »
Agora precisamos que a hipótese de um deus seja verificada também para passarmos a acreditar que ela seja verdadeira. E isso é um pouquinho impossível levando em conta as experiências pessoais.

Mas PRECISAMOS também que a hipótese de deus seja VERIFICADA para que possamos ACREDITAR que seja FALSA ou vamos partir da FALÁCIA de que TUDO o que ainda não foi verificadamente comprovado verdadeiro é necessariamente falso?

Por que diabos, o ceticismo não funciona com deus - nem para ateus nem para teístas?  ::)
Luz, não temos que ficar verificando tudo. Se devemos verificar Deus, devemos verificar também Thor, Odin, Quetzacoalt, Papai Noel, Monstro Espaguete Voador, Sagrado Unicórnio Rosa Invisível, dragões, bolas quadradas, etc.

Não é mais fácil esperar surgir alguma evidência primeiro e partirmos dela para descobrir alguma coisa, ao invés de tomar o caminho inverso e pesquisar sobre qualquer crença que o povo alega existir? Isso é o que eu considero ceticismo.

Tudo bem, falando sério, então. Não temos nem mesmo como verificar TUDO, mas até mesmo por isso, não é mais fácil esperar "qualquer" evidência, antes de tirarmos conclusões tão definitivas, quaisquer conclusões?

Ainda não encontrei um motivo firme, além do ideológico, para me posicionar como teísta ou ateísta em vez de cética. Eu realmente tenho dúvidas, não é apenas discurso - é como realmente penso.

Claro que não descarto a possibilidade de apenas ignorar tal motivo e por isso mesmo acompanho os debates e estou sempre tentando me informar melhor a respeito de tudo - não conheço toda a Filosofia ou Ciência, ao contrário - acho até que conheço muito pouco para tirar uma conclusão.

Nem todo o meu conhecimento aliado às minha experiências, conseguiram ainda matar as minhas dúvidas. Elas são verdadeiras. Quando digo que não sei se deus existe estou falando sério! É como me "sinto" - em dúvida!  :wink:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #403 Online: 29 de Outubro de 2007, 22:37:01 »
E so mais uma coisa.
Me diz quais são os conhecimentos sobre a verdadeira natureza da realidade fora util para a humanidade?
Quais delas diminuiram a fome e a miseria? Quais delas que trouceram mais entendimento da sociedade humana.
Quais foram os avanços na antropologia, sociologia, medicina, psicologia, fisica, quimica?

Porque o conhecimento da Verdade da natureza da realidade provinda da "sabedoria oriental" é superior a da sabedoria medieval europeia?
Porque esse conhecimento metafísico é melhor que a filosofia metafísica moderna ocidental? Para ser considerado a Verdade (com letra maiuscula e tudo)

Porque livro por livro, religião por religião. Prefiro um Deus mal e vingativo do que a Verdade. E como isso tudo não passa de fé eu digo:

TODOS ESSES CONHECIMENTOS FALAM DA MESMA COISA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É DIFICIL ENTENDER? NÃO IMPORTA O NOME QUE SE DA PRO CONHECIMENTO, NÃO OLHE PARA O DEDO, OLHE PARA A LUA.
Pare de se importar tanto com nomes, se é oriental, se é ocidental, use todos os conhecimentos da humanidade para perceber as coisas como elas realmente são.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Luz

• Visitante
« Resposta #404 Online: 29 de Outubro de 2007, 23:19:21 »
E so mais uma coisa.

TODOS ESSES CONHECIMENTOS FALAM DA MESMA COISA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É DIFICIL ENTENDER? NÃO IMPORTA O NOME QUE SE DA PRO CONHECIMENTO, NÃO OLHE PARA O DEDO, OLHE PARA A LUA.
Pare de se importar tanto com nomes, se é oriental, se é ocidental, use todos os conhecimentos da humanidade para perceber as coisas como elas realmente são.

Para saber COMO as coisas são, temos a Ciência, nossa melhor ferramenta - mas para saber PORQUE já não é a melhor ferramenta e não temos outra tão controlada.

A curiosidade permanece, no entanto, mais que saber COMO, queremos saber PORQUE - uma coisa não suprime a outra.

E podemos até tomar o COMO pelo PORQUE numa tentativa de suprir essa necessidade, mas então deixou de ser Ciência - não temos uma resposta, seja qual for a conclusão, temos uma apenas uma opinião.

Isso para mim é ceticismo - abraçar o COMO questionando o PORQUE, sempre sujeito a rever ambos.

« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 23:25:39 por Luz »

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #405 Online: 30 de Outubro de 2007, 00:01:34 »
E so mais uma coisa.

cristianismo não fala nem de perto parecido com hinduismo.
O caminho para a iluminação no cristianismo é completamente diferente. Quer olhar para a lua? A lua do cristianismo é: Aceite Deus como seu unico deus e Jesus como seu salvador. Que sua crucificação perdoou os pecados dos filhos de Deus.

Isso é a mesma coisa que a meditação yoga? Acho que não.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #406 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:12:08 »
Demonstre as "verdades" produzidas durante a meditação e a Yoga.
Praticamente todo o conhecimento da filosofia oriental, pra não citar o resto ...
Resta saber se tal conhecimento tem algum valor.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #407 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:13:14 »
Para saber COMO as coisas são, temos a Ciência, nossa melhor ferramenta - mas para saber PORQUE já não é a melhor ferramenta e não temos outra tão controlada.

A curiosidade permanece, no entanto, mais que saber COMO, queremos saber PORQUE - uma coisa não suprime a outra.

E podemos até tomar o COMO pelo PORQUE numa tentativa de suprir essa necessidade, mas então deixou de ser Ciência - não temos uma resposta, seja qual for a conclusão, temos uma apenas uma opinião.

Isso para mim é ceticismo - abraçar o COMO questionando o PORQUE, sempre sujeito a rever ambos.
Gostei da definição!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #408 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:23:03 »
Onde está a tão falada "sabedoria oriental", a não ser na cabeça dos místicos ocidentais de plantão?
É o fascínio das coisas exóticas dos povos distantes.
Depois de se filtrar o lixo e os fatos inconvenientes, sobra um monte de coisas "espirituais".

Uma resposta que já li: cada um percebe as coisas conforme seu grau de aperfeiçoamento espiritual. O guru ensina a cada um conforme aquilo que o discípulo tem que ouvir naquele momento  ou reencarnação. Para uns, ele dirá que 2 + 2 = 4 e para outros que 2 + 2 = 5.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #409 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:37:26 »

Putz, querer colocar todas as religiões no mesmo saco já é demais... religiões já podem ser contraditórias dentro delas, quanto mais entre uma e outra. Isso é o mesmo que achar que uma pessoa que pegou um vôo pra Manaus e outra para Porto Alegre vão chegar ao mesmo lugar.

Maurício, distorção da "filosofia" das diversas religiões deveria ter um limite até para você... ah, e o uso de pontos de exclamação também :hihi:.

E como a Luz salientou muito bem, o dedo é tão importante quanto a lua. Afinal, este mesmo dedo pode, ao invés de estar apontando para a lua, estar apontado para alguma coisa bem terrena mesmo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #410 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:22:13 »
Eu ri da sua comparação, e não pq fiquei sem resposta  :P

Acho que a grande diferença é entre QUEM obtem os insights, se o insight for meu ou seu, muito provavelmente será algo superficial que vem dos nossos egos e das nossas experiências limitadas no mundo, pois estamos apegados a isso e não temos controle sobre os nossos processos mentais.

Já para pessoa iluminada em profunda meditação, não existe ego, não existe experiencia exterior e existe um completo controle sobre todos  os processos sensoriais e cognitivos, então o insight é MUITO mais profundo.

Além disso, os numeros da mega sena não são uma Verdade da natureza, são parte de um processo do mundo fenomenico sujeito as leis da natureza, embora não há nada que diga que um iluminado não possa obter esse tipo de conhecimento, mas para que obter o conhecimento do numero da mega sena se você pode obter o Conhecimento da Verdade Absoluta?

Além disso, os insights são sucessivos, e além da meditação, vem expontaneamente com base nas observações que nós fazemos do mundo que nos cerca. Se nós observamos muito o mundo exterior, obtemos insights sobre ele ( ciência ocidental ), se nós observamos muito o mundo interior, obtemos insight sobre ele.

É simples, o problema é que vocês separam uma coisa que não tem separação, como se a crença na metafisica ( reinos da Consciência ) automaticamente fizesse o conhecimento cientifico ocidental desmoronar.

Mas junte a ciência oriental ( interior ) e a ocidental ( exterior ) e tire o melhor proveito das duas sempre com muito discernimento para não cair nos conhecimentos falsos que existem de ambos os lados.

Posso dizer que com a meditação já tive "insights espirituais" e vivenciei estados de consciência alterada, algumas vezes este estado alterado durou mais de uma semana, nesse estado, as cores eram mais vivas, as formas tinham mais contornos, sons eram mais audíveis (até os  "ruins"), os alimentos ressaltavam seus sabores, o dia rendia muita mais, meu trabalho rendia muito mais, parecia um estado de euforia, uma experiência indescritíva, e como diz minha ex-mestre: Pessoal e intransferível. E caso pergunte, se isso para mim era deus a resposta é não.

Pelo que entendi VOCÊ está dizendo que meditando nunca conseguiu vivenciar algo profundo, pois só pessoas iluminadas o fazem.
Concluou então que VOCÊ nunca conseguiu se conectar a deus, pois só chegou a estados superficiais,
VOCÊ é tão somente um leigo que acredita em experiências de terceiros, que acredita em deus por terceiros.

Devia seguir o que Buda disse:
   Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.
   Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.
   Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos.
   Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.
   Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.
   Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão,
   e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Lí em outras mensagens em que você dizia ter que fazer isso ou aquilo pra chegar em deus.
Mas você mesmo até hoje não conseguiu. É isso mesmo?
O que você está tentando é enfiar-nos goela abaixo experiências de terceiros,
e que aparentemente você próprio não vivenciou.
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #411 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:31:29 »
cristianismo não fala nem de perto parecido com hinduismo.
O caminho para a iluminação no cristianismo é completamente diferente. Quer olhar para a lua? A lua do cristianismo é: Aceite Deus como seu unico deus e Jesus como seu salvador. Que sua crucificação perdoou os pecados dos filhos de Deus.

Isso é a mesma coisa que a meditação yoga? Acho que não.

A questão que foi debatida no começo do tópico é exatamente essa, a ESSÊNCIA de todas as religiões falam da mesma coisa, a religião católica é uma coisa, o que foi ensinado por cristo é outra completamente diferente.
É por isso que nós temos que estudar as coisas com uma visão um pouco diferente, porque senão caimos nessas armadilhas de achar que as sombras da religião, são a religião em si.

E como eu já disse antes, existe meditação no cristianismo também, meditação não é uma coisa especifica da religião hindu, é uma coisa que pode ser práticada até por um ateu. Procure por Santa Tereza de Ávila e vai ver como ela fala sobre meditação também, Jesus e etc falam da mesma coisa, só que usando termos um pouco diferentes.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 08:34:43 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #412 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:38:20 »
Posso dizer que com a meditação já tive "insights espirituais" e vivenciei estados de consciência alterada, algumas vezes este estado alterado durou mais de uma semana, nesse estado, as cores eram mais vivas, as formas tinham mais contornos, sons eram mais audíveis (até os  "ruins"), os alimentos ressaltavam seus sabores, o dia rendia muita mais, meu trabalho rendia muito mais, parecia um estado de euforia, uma experiência indescritíva, e como diz minha ex-mestre: Pessoal e intransferível. E caso pergunte, se isso para mim era deus a resposta é não.

Pelo que entendi VOCÊ está dizendo que meditando nunca conseguiu vivenciar algo profundo, pois só pessoas iluminadas o fazem.
Concluou então que VOCÊ nunca conseguiu se conectar a deus, pois só chegou a estados superficiais,
VOCÊ é tão somente um leigo que acredita em experiências de terceiros, que acredita em deus por terceiros.

Estou praticando pra isso =)
E eu nunca disse que acredito em deus, e eu não preciso conseguir entrar em meditação profunda pra ter uma idéia do que eles estão falando, eu fui introspectivo a minha vida inteira, eu cheguei as minhas próprias conclusões a respeito das coisas e muito tempo depois é q eu vim conhecer a filosofia oriental que falava sobre o que eu já tinha ideia, ai aderi à prática.
Então vá com calma ai amigão ...  :lol:

Ps: Mesmo que seja verdade que vc praticou meditação e chegou nesse nível ... você abandonou depois? a grande questão do auto-conhecimento não é encontrar deus, é conhecer você mesmo e como o mundo a sua volta funciona de maneira mais profunda e tals ... depois é que você começa a perceber que na realidade não existe separação entre você e o mundo e que tudo é um, então você percebe a unidade, que poderia ser chamada de "deus".
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 08:45:00 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #413 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:42:04 »
Quer que eu cite trexos da Biblia que Cristo diz que ele é a Verdade o Caminho e a vida? Que ninguém chega ao Pai se não for atravez dele? Que so a fé nele salva?
A essencia de uma religão é o religare ao divino. E isso muda de religião a religião. Dentro do cristianimos ele é provindo da graça de Deus. Nem o dedo e nem a Lua é a mesma.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #414 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:47:13 »
Quer que eu cite trexos da Biblia que Cristo diz que ele é a Verdade o Caminho e a vida? Que ninguém chega ao Pai se não for atravez dele? Que so a fé nele salva?
A essencia de uma religão é o religare ao divino. E isso muda de religião a religião. Dentro do cristianimos ele é provindo da graça de Deus. Nem o dedo e nem a Lua é a mesma.

Primeiro que isso é uma questão de interpretação, você não estava lá na época pra saber se era dessa maneira mesmo que cristo estava ensinando. E segundo, como ele se iluminou e abandonou o ego, ele estava conectado com deus ( consciência universal ) e por isso pode se interpretar que só através dele ( consciência suprema ) é possivel chegar ao pai ( absoluto ).
Ou seja, fala da mesma coisa de maneira diferente.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #415 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:49:15 »
Cara, Jesus era Deus.
E mesmo assim, é uma questão cultural. Não espere que dentro de uma cultura judaica, com uma visão de um Deus personificado, tenha a mesma visão de um Deus panteista hindu.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 08:52:34 por darkshi »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #416 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:52:05 »
Cara, Jesus era Deus.

Se vc continuar interpretando o que eu estou falando desse jeito vai ficar dificil ...
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #417 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:53:53 »
Se vc continuar propagando a sua fé como Verdade una e unica, assim é impossivel discutir qualquer coisa.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #418 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:56:48 »
Não estou falando que é a Verdade unica, estou falando que é a Verdade ULTIMA, é a essência.

A filosofia oriental não invalida em nada a ciência e nem ao contrario, elas até se completam.
Agora eu tenho q trampar então vou só ficar bisolhando o topico, continuem a discussão ai que uma hora eu apareço.

:P
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #419 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:09:16 »
O problema que o que vc chama de essência é uma interpretação moderna das religiões. Tudo isso não passa de um bom e velho zeitgeist sincretico pós seculo 19. O que vc chama de Verdade Ultima não passa de uma interpretação. Uma experiencia pessoal e intransferível. O que você lê, o que você estuda não é o grande segredo do universo revelado a poucos, o que vc lê é apenas uma filosofia, uma visão humana do universo. Os seus textos não são superiores aos textos relogiosos de outras religiões, e nem falam a mesma coisa. Seus textos ditos orientais, não são melhores do que a filosofia ocidental.
O mundo anda, o mundo é heterogenio. Se apegar a arrogancia de conhecer algo superior é extremamente arrogante e limitante.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #420 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:36:56 »
O problema que o que vc chama de essência é uma interpretação moderna das religiões. Tudo isso não passa de um bom e velho zeitgeist sincretico pós seculo 19. O que vc chama de Verdade Ultima não passa de uma interpretação. Uma experiencia pessoal e intransferível. O que você lê, o que você estuda não é o grande segredo do universo revelado a poucos, o que vc lê é apenas uma filosofia, uma visão humana do universo. Os seus textos não são superiores aos textos relogiosos de outras religiões, e nem falam a mesma coisa. Seus textos ditos orientais, não são melhores do que a filosofia ocidental.
O mundo anda, o mundo é heterogenio. Se apegar a arrogancia de conhecer algo superior é extremamente arrogante e limitante.

Bom, você acha o que você quiser, a questão não é estudar a filosofia, e sim praticar meditação e buscar o conhecimento acima de tudo. E isso independe de qualquer religião.
A Verdade vem de dentro e não de fora.

Mas cada um acha o que quiser, o tópico já está tão disvirtuado que acho melhor centrarmos um ponto para discutir senão vai ser uma discussão inutil.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #421 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:49:27 »
Ta, por mim tudo bem.
Meu ponto é o seguinte. Não temos como diferenciar entre tempestades sensoriais causadas por estados alterados da iluminação. Estados alterados podem ser induzidos por drogas, privação sensorial e outras métodos.
Por isso eu me pergunto.  Porque meditação leva a iluminação?  Será que essa interpretação dos resultados não passa de uma visão? Uma explicação causada por falta de conhecimento do funcionamento da psique humana.
Acho que é ponto comum o poder da mente humana sobre o corpo. Se podemos nos curar apenas com a pura crença em algo (efeito placebo) ou até mesmo morrer por puro efeito psicológico. Estado sensorial alterado não é nada.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #422 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:54:16 »

Estou praticando pra isso =)
E eu nunca disse que acredito em deus, e eu não preciso conseguir entrar em meditação profunda pra ter uma idéia do que eles estão falando, eu fui introspectivo a minha vida inteira, eu cheguei as minhas próprias conclusões a respeito das coisas e muito tempo depois é q eu vim conhecer a filosofia oriental que falava sobre o que eu já tinha ideia, ai aderi à prática.
Então vá com calma ai amigão ...  :lol:

Ps: Mesmo que seja verdade que vc praticou meditação e chegou nesse nível ... você abandonou depois? a grande questão do auto-conhecimento não é encontrar deus, é conhecer você mesmo e como o mundo a sua volta funciona de maneira mais profunda e tals ... depois é que você começa a perceber que na realidade não existe separação entre você e o mundo e que tudo é um, então você percebe a unidade, que poderia ser chamada de "deus".

Não disse que abandonei a meditação, abandonei minha mestre, continuo com as práticas que acho fazerem bem para mim, meditação é uma delas.

Concordo que auto-conhecimento é válido, não disse o contrário.

Não preciso meditar pra saber que sou parte do mundo. Meus atos influenciam outras pessoas, influenciam o meio ambiente. O contrário também é verdadeiro.

A discordância começa quando você diz que o mundo sou eu, o tudo é um, e o um você denomina deus. Sem vivência própria.
Isso é uma interpretação de uma vivência (ou de várias) -> Pessoal e Intransferível.

Você acredita (acha, tem fé) que a partir das meditações vai encontrar a deus (a unidade), coisa que você ainda próprio não conseguiu ou vivenciou, mas quer que eu acredite que é possível, pois outras pessoas disseram que isso é possível, e mesmo estas pessoas ensinando o que deve fazer, você não consegue repetir os efeitos pois eles são "iluminados". Parece muito com o que as religião ocidental nos diz sempre: "Não nos é permitido", "É um segredo", etc.

Repetindo ... devia seguir o que Buda disse:
   Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos.
   Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão,

Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #423 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:02:50 »
Ta, por mim tudo bem.
Meu ponto é o seguinte. Não temos como diferenciar entre tempestades sensoriais causadas por estados alterados da iluminação. Estados alterados podem ser induzidos por drogas, privação sensorial e outras métodos.
Por isso eu me pergunto.  Porque meditação leva a iluminação?  Será que essa interpretação dos resultados não passa de uma visão? Uma explicação causada por falta de conhecimento do funcionamento da psique humana.
Acho que é ponto comum o poder da mente humana sobre o corpo. Se podemos nos curar apenas com a pura crença em algo (efeito placebo) ou até mesmo morrer por puro efeito psicológico. Estado sensorial alterado não é nada.

Pois é, como você bem disse a mente tem um potencial IMENSO, é ELA que controla as funções do corpo consciente e inconscientemente, a meditação faz com que nos tornemos mais conscientes de nós mesmos e do mundo a nossa volta, e com isso nos tornamos pessoas mais calmas, em paz e conseguimos seguir a vida com uma visão diferente das coisas, eliminando pouco a pouco os sofrimentos causados pela nossa existencia. Esse é o proposito primario e que traz beneficios pra quem desejar ter uma vida mais controlada.

Mas conforme avançamos na prática e a nossa consciência se expande cada vez mais, começamos a perceber detalhes mais sutis do mundo e de nós mesmos que antes não percebiamos. Eu não sei se existe uma consciência separada do corpo, eu sou cético com relação a isso, mas é uma possibilidade plausivel e que ainda não foi descartada pela ciência, então isso o que nós chamamos de realidade, pode na verdade ser uma coisa muito mais complexa e profunda do que nós jamais imaginamos. E é por isso que eu busco o conhecimento, pra saber qual é a Verdade sobre isso tudo.

Como eu já disse antes, eu sou leigo, e se vcs forem se basear nas minhas respostas pra responder as suas perguntas vai ser uma pena, porque vão estar perdendo muito. Então não é questão de acreditar em mim ou não, e sim de estar aberto ao que vcs desconhecem e se acharem interessante, buscar mais a fundo, mas nunca negar nada com tanta veemencia como alguns fazem aqui.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #424 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:07:15 »
  Repetindo ... devia seguir o que Buda disse:

"Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão,
e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sem mais ...
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!