Eu ri da sua comparação, e não pq fiquei sem resposta 
Acho que a grande diferença é entre QUEM obtem os insights, se o insight for meu ou seu, muito provavelmente será algo superficial que vem dos nossos egos e das nossas experiências limitadas no mundo, pois estamos apegados a isso e não temos controle sobre os nossos processos mentais.
Já para pessoa iluminada em profunda meditação, não existe ego, não existe experiencia exterior e existe um completo controle sobre todos os processos sensoriais e cognitivos, então o insight é MUITO mais profundo.
Além disso, os numeros da mega sena não são uma Verdade da natureza, são parte de um processo do mundo fenomenico sujeito as leis da natureza, embora não há nada que diga que um iluminado não possa obter esse tipo de conhecimento, mas para que obter o conhecimento do numero da mega sena se você pode obter o Conhecimento da Verdade Absoluta?
Além disso, os insights são sucessivos, e além da meditação, vem expontaneamente com base nas observações que nós fazemos do mundo que nos cerca. Se nós observamos muito o mundo exterior, obtemos insights sobre ele ( ciência ocidental ), se nós observamos muito o mundo interior, obtemos insight sobre ele.
É simples, o problema é que vocês separam uma coisa que não tem separação, como se a crença na metafisica ( reinos da Consciência ) automaticamente fizesse o conhecimento cientifico ocidental desmoronar.
Mas junte a ciência oriental ( interior ) e a ocidental ( exterior ) e tire o melhor proveito das duas sempre com muito discernimento para não cair nos conhecimentos falsos que existem de ambos os lados.
Posso dizer que com a meditação já tive "insights espirituais" e vivenciei estados de consciência alterada, algumas vezes este estado alterado durou mais de uma semana, nesse estado, as cores eram mais vivas, as formas tinham mais contornos, sons eram mais audíveis (até os "ruins"), os alimentos ressaltavam seus sabores, o dia rendia muita mais, meu trabalho rendia muito mais, parecia um estado de euforia, uma experiência indescritíva, e como diz minha ex-mestre:
Pessoal e intransferível. E caso pergunte, se isso para mim era deus a resposta é
não.
Pelo que entendi
VOCÊ está dizendo que meditando nunca conseguiu vivenciar algo profundo, pois só pessoas iluminadas o fazem.
Concluou então que
VOCÊ nunca conseguiu se conectar a deus, pois só chegou a estados superficiais,
VOCÊ é tão somente um leigo que acredita em experiências de terceiros, que acredita em deus por terceiros.
Devia seguir o que Buda disse:
Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.
Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.
Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos.
Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.
Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.
Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão,
e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.
Lí em outras mensagens em que você dizia ter que fazer isso ou aquilo pra chegar em deus.
Mas você mesmo até hoje não conseguiu. É isso mesmo?
O que você está tentando é enfiar-nos goela abaixo experiências de terceiros,
e que aparentemente
você próprio não vivenciou.