O povo judeu não foi ensinado a ser politeísta, ele era politeísta.
Explique por que os profetas passam todo o Antigo Testamento reclamando que muitos judeus adoravam outros deuses.
Se era politeísta, então quem ensinou?
Abraão, Isaque, Jacó ou José?
Quando Javé entregou as tábuas da Lei a Moisés, ele não disse "Não há outros deuses". Ele disse "Não terás outros deuses diante de mim". Ele queria exclusividade, mais nada.
Voce já está desviando do assunto principal meu caro. Ninguém aqui quer saber se Deus queria exclusividade.
A questão aqui é saber quem ensinou o politeísmo a tribo de Abraão, Isaque, Jacó e José se eles todos foram ensinados a adorar um único Deus. Por favor não fuja do assunto.
Se mais tarde alguns se desviaram foi uma pequena minoria induzido pela maldade de alguns incircuncisos.
Se moisés ensinasse o politeísmo ele não teria mandado punir todos aqueles que se mantiveram irredutíveis quando fizeram o bezerro de ouro.
Cara, seja honesto com você mesmo pelo menos uma vez e admita que nós não dissemos que a Lei prega o politeísmo.
Então você está convencido que prega o monoteísmo.
Os judeus eram politeístas apesar da Lei e não por causa da Lei.
Onde estão as fontes que provam suas explicações?
Pelo que sei Abraão recebeu a revelação de um único Deus e não de deuses. Dele passou para Isaque, Jacó, e mais tarde José.
E voce de onde tirou estas que o povo teve uma base politeísta?
Mostre suas fontes. Vamos lá meu amigo.
Não corra, não fuja, quero fontes que comprovam suas verdades.
Cara, essa passagem do Daniel está falando da Terra como a conhecemos agora ou de uma Terra futura, melhorada?
É uma profecia, lembra?
Quanta enrolação Hemm Fernando!
Eu perguntei onde é este inferno que Daniel fala e você respondeu: Aqui na terra.
E agora você responde: Cara, essa passagem do Daniel está falando da Terra como a conhecemos agora ou de uma Terra futura, melhorada?
É uma profecia, lembra?
Complicou mais ainda a sua declaração.
Você se enrola e quer enrolar os outros também?
430 anos depois aparace Moisés para dar continuidade ao monoteísmo de Abraão, Isaque e Jacó, trazendo os 10 mandamentos.
Numa delas diz:
Não terás outros deuses diante de mim.A primeira vez que vez que a bíblia relata que o povo se desviou da verdade foi quando fizeram o bezerro de ouro, mas esta passagem não implica que o povo era politeísta.
No alto do monte Deus disse a moisés:
Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Se o povo era politeísta porque foi usada a expressão:
Se corrompeu?Se o povo era politeísta não haveria punição. Correto?
Voces tem alguma outra interpretação para anular todas estas passagens?