Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268503 vezes)

Danieli

• Visitante
Re: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #125 Online: 01 de Março de 2008, 04:07:18 »
Não sei se se enquadra como religioso, mas é bem absurdo :o

Astrologia é ciência. Claro que é se você partir do ponto que ciência é observação de causa e efeito, sim a astrologia é uma ciência, que se baseia na relação causa-efeito dos movimentos astrais com os acontecimentos na vida humana.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #126 Online: 01 de Março de 2008, 06:42:41 »
Anteontem estavam me comentando que ciência é definida pela "demarcação do objeto de estudo... chegando na enunciação de seus dogmas".

Incrível!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #127 Online: 01 de Março de 2008, 10:53:43 »
Analfabetismo é um problema sério, em qualquer forma que se apresente...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #128 Online: 01 de Março de 2008, 11:16:59 »
Ora, mas não é o objetivo final da ciência: a enunciação de dogmas; de certezas absolutas? Ou será que o objetivo da ciência seja perpetuar a dúvida; a verdade relativa?

Por acaso alguém ainda ousar duvidar que 2+2=4; ou que é realmente o espermatozóide que fecunda o óvulo; ou que todos os seres vivos morrem, ou que a água é constituída de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio? São princípios, que também podem ser chamados de "dogmas da ciência", por serem indiscutíveis e fundamentais; e poderíamos até dizer que é uma heresia negar ou sequer contestar esses dogmas nos dias atuais.

Cuidado, porque nem tudo o que parece, é, e nem tudo o que não parece, não é. A enunciação de dogmas, embora pareça anti-científico, é na realidade um dos objetivos da ciência. Me refiro a dogmas verdadeiros, é claro.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #129 Online: 01 de Março de 2008, 12:00:56 »
Mas a verdade científica é provisória, Leafar. Mesmo os axiomas da matemática não são dogmáticos - são apenas válidos para o que se pretende fazer num determinado momento. Por exemplo, em aritmética de módulo 2 vemos que 2+2=2 :-)

Para não dizer: todo o estabelecimento científico está constantemente sendo testado e atacado pelos próprios cientistas. Quer coisa mais anti-dogmática do que isso?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #130 Online: 01 de Março de 2008, 12:09:09 »
Mas a verdade científica é provisória, Leafar. Mesmo os axiomas da matemática não são dogmáticos - são apenas válidos para o que se pretende fazer num determinado momento. Por exemplo, em aritmética de módulo 2 vemos que 2+2=2 :-)
Você entendeu, Dbohr, tenho certeza. Não tira onda.

Para não dizer: todo o estabelecimento científico está constantemente sendo testado e atacado pelos próprios cientistas. Quer coisa mais anti-dogmática do que isso?
Certos estabelecimentos científicos, como os que postei acima, podem ser atacados à vontade. Eles não podem é ser refutados. Senão, há algo errado com o olho do observador.

É preciso separar a parte do conhecimento que ainda é relativo do que já é absoluto. Em alguns casos é lícita a dúvida. Em outros é cegueira mesmo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #131 Online: 01 de Março de 2008, 12:19:25 »
Você entendeu, Dbohr, tenho certeza. Não tira onda.

É um exemplo extremo, mas serve para demonstrar que nem tudo é tão preto-no-branco quanto parece. É possível fecundar óvulos sem espermatozóides - e se essa idéia fosse "dogmática", com todo o peso que a palavra carrega, talvez não tivéssemos conseguido tal coisa.

Quanto ao relativismo, direi apenas que às vezes se quer dar à Ciência uma característica determinista que ela simplesmente não tem; ao mesmo tempo em que se quer emprestar o rigor e a respeitabilidade da Ciência ao que simplesmente não precisa. Religião, por exemplo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 01 de Março de 2008, 12:36:51 »
Ora, mas não é o objetivo final da ciência: a enunciação de dogmas; de certezas absolutas? Ou será que o objetivo da ciência seja perpetuar a dúvida; a verdade relativa?
O objetivo da ciência é encontrar verdades absolutas, mas isto não significa que afirme que as encontrou.
O objetivo da ciência não é perpetuar a dúvida, mas sua postura é se permitir duvidar do que parece garantido. É assim que ela avança.
Por acaso alguém ainda ousar duvidar que 2+2=4; ou que é realmente o espermatozóide que fecunda o óvulo; ou que todos os seres vivos morrem, ou que a água é constituída de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio? São princípios, que também podem ser chamados de "dogmas da ciência", por serem indiscutíveis e fundamentais; e poderíamos até dizer que é uma heresia negar ou sequer contestar esses dogmas nos dias atuais.
2+2=4 é praticamente uma definição, portanto não há como questioná-la.
Quanto ao resto, assim como a lei da gravidade, não há motivos para achar que um dia aconteça diferente, portanto não há ninguém procurando furos nesses princípios.
Por outro lado, ninguém garante que não haja e, se você achar, ganhará o prêmio Nobel.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #133 Online: 01 de Março de 2008, 12:39:53 »
Ora, mas não é o objetivo final da ciência: a enunciação de dogmas;

Certamente que não :)

de certezas absolutas? Ou será que o objetivo da ciência seja perpetuar a dúvida; a verdade relativa?

Isso está mais próximo da verdade, sim; a ciência tem a obrigação auto-imposta de estar sempre em dúvida, por mais que tente diminuí-la sem jamais descartá-la.

Por acaso alguém ainda ousar duvidar que 2+2=4;

Matemática não é ciência, é uma técnica construída.

ou que é realmente o espermatozóide que fecunda o óvulo;

No momento, quase ninguém.  Mas se surgirem evidências em contrário, sim, é perfeitamente possível que essa informação seja revista de alguma forma.

ou que todos os seres vivos morrem,

Essa é uma questão mais filosófica do que científica, pelo menos enunciada dessa forma.  Por exemplo, não está claro como classificar o ciclo de vida dos vírus.

ou que a água é constituída de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio?

Pode ser vista como uma definição mais do que um fato.  Mas se for um fato, é um fato tão passível de revisão (havendo evidências que a motivem) quanto qualquer outro.

São princípios, que também podem ser chamados de "dogmas da ciência", por serem indiscutíveis e fundamentais;

Nenhum cientista diria isso.

e poderíamos até dizer que é uma heresia negar ou sequer contestar esses dogmas nos dias atuais.

Não faz sentido dizer isso, pelos motivos que citei acima.

Cuidado, porque nem tudo o que parece, é, e nem tudo o que não parece, não é. A enunciação de dogmas, embora pareça anti-científico, é na realidade um dos objetivos da ciência. Me refiro a dogmas verdadeiros, é claro.

Na boa, Leafar, isso só mostra que você tem muito a aprender sobre a definição de ciência e sobre epistemologia.

Eu até queria saber de onde vem essa definição tão exótica de ciência; Augusto Comte, talvez?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 01 de Março de 2008, 12:41:16 »
E além disso... ela é citada na Torá e no Talmud como primeira esposa de Adão, feita da mesma materia prima que ele.
Sim, pois o Gênesis conta a história da criação duas vezes: uma por El e outra por Javé.
El criou a primeira mulher do barro e Javé criou Eva da costela de Adão.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #135 Online: 03 de Março de 2008, 16:18:38 »
E além disso... ela é citada na Torá e no Talmud como primeira esposa de Adão, feita da mesma materia prima que ele.
Sim, pois o Gênesis conta a história da criação duas vezes: uma por El e outra por Javé.
El criou a primeira mulher do barro e Javé criou Eva da costela de Adão.

Pois é...  :'( O problema de Lilith é que ela andava lendo o kamasutra.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Só sei que nada sei

• Nível 03
  • *
« Resposta #136 Online: 03 de Março de 2008, 16:48:29 »
vi algo no livro de nod...

mas.. acho este livro meio parecido com os mormons.. uma bobagen inventada e sensacionalista que deu certo.. para os maniacos , lógico
Por um mundo sem religiões!!!

Por um mundo de tolerancia etnica e cultural!

Por um mundo, ao menos, racionalista!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #137 Online: 03 de Março de 2008, 19:18:39 »
O que é uma bobagem inventada pelos sensacionalistas? O Livro de Nod?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 04 de Março de 2008, 00:50:14 »
No duro, não vejo muita diferença entre escrituras genuínas e as sensacionalistas, exceto em casos mais extremos; o contexto e a forma como se passa o ensinamento fazem toda a diferença.

Ou como se diz no meio cristão, Jesus vive nos corações dos homens - o que significa que não está nas meras palavras da Bíblia :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #139 Online: 04 de Março de 2008, 06:38:56 »
... é que o Livro de Nod definitivamente não é para ser religioso :-)

É um suplemento de RPG, afinal.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #140 Online: 04 de Março de 2008, 09:11:42 »
Ah, eu pensei que pudesse haver outro nos livros de Qumran ou Nag Hammadi...  :oops:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #141 Online: 04 de Março de 2008, 09:21:59 »
Perca 50 pontos no próximo Nerd test, Dantas.  :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #142 Online: 04 de Março de 2008, 09:49:10 »
Pior é que eu CONHEÇO o Livro de Nod...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #143 Online: 04 de Março de 2008, 09:52:46 »
OK, então perca 500 pontos!

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #144 Online: 04 de Março de 2008, 10:53:03 »
... é que o Livro de Noddefinitivamente não é para ser religioso :-)

É um suplemento de RPG, afinal.

Que tem uma das melhores capas para suplementos de RPG :

“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #145 Online: 08 de Março de 2008, 21:35:33 »
A maior bobagem que vi saiu da boca de um sujeito que frequentava o terreiro de umbanda aonde eu frequentava, até ser expulso por criticar certas coisas.
A filha desse camarada, que deveria ter uns 16 anos e que também ia no lugar, disse que estava sendo beijada na boca pela pai-de-santo "Incorporado" pelo exu capa-preta.

O que o pai dela disse?
"Ah, minha filha, continue assim, pega bastante 'axé' do mestre!"

Umbanda é isso, senhores.
Umbanda é isso.

Danieli

• Visitante
« Resposta #146 Online: 08 de Março de 2008, 21:44:07 »
Eu entendi direito ou o cara aprovou que a filha beijasse o pai-de-santo? :o
Não por ser pai-de-santo, mas, não é bem o tipo de apoio que se espera de um pai para com a filha. :|

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #147 Online: 08 de Março de 2008, 22:02:07 »
Eu entendi direito ou o cara aprovou que a filha beijasse o pai-de-santo? :o
Desculpa mas eu não me expliquei direito.
O pai aprovou que a filha fosse beijada pelo pai-de-santo alcoolizado... Mas dava a entender que o que ele fizesse com ela, especialmente em se tratando de SEXO... Tava liberado.
Não por ser pai-de-santo, mas, não é bem o tipo de apoio que se espera de um pai para com a filha. :|
Ah, Danieli! Na umbanda, o cara deixa a própria filha, menor de idade, fazer felattio no pai-de-santo DESDE QUE ele mantenha seu status de médium!
Você nem imagina o que os caras lá são capazes de fazer por uma migalha de poder...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #148 Online: 08 de Março de 2008, 23:29:56 »

Isto são apenas fatos isolados. O mais interessante na ciência são as teorias que explicam os fatos e nos permitem fazer prognósticos. E como a própria história da ciência mostra, a observação de novos fatos pode levar a rever a teoria, tornando-a um caso particular de uma teoria mais abrangente, ou mesmo substituindo-a por outra.
Como as teorias não derivam logicamente dos fatos, nunca poderíamos dizer que uma teoria é a descrição perfeita da realidade dentro do seu escopo, mesmo que seja.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 08 de Março de 2008, 23:44:59 »
A maior bobagem que vi saiu da boca de um sujeito que frequentava o terreiro de umbanda aonde eu frequentava, até ser expulso por criticar certas coisas.
A filha desse camarada, que deveria ter uns 16 anos e que também ia no lugar, disse que estava sendo beijada na boca pela pai-de-santo "Incorporado" pelo exu capa-preta.

O que o pai dela disse?
"Ah, minha filha, continue assim, pega bastante 'axé' do mestre!"

Umbanda é isso, senhores.
Umbanda é isso.
Bú..... Soube de casos em que o "pai-de-santo" pedia para suas clientes se despirem....(Tanto pela TV como aqui mesmo....) Muito provavelmente transou com algumas dessas, alegando alguma idiotice "sobrenatural"....

É assustador, mas isso mostra o que a sugestionabilidade é capaz.... :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!