Acho que nem é beeem o caso de sugerir as coisas aos outros.
É um processo complicado, é uma desconstrução da personna mesmo.
Quando você começa a frequentar os terreiros de umbanda, e mesmo em algumas casas espíritas, o que você está buscando?
Dizem que é aquela velha e boa história de "linimento para a alma", "cura para o sofrimento" ou, na maioria dos casos, "porque aquele FDP não volta pra mim e porque não melhoro de vida?"
Só que do lado de lá do balcão tem um pilantra, um picareta, um dos mais baixos estelionatários que você já encontrou na vida.
Ele não quer sua grana, nem sua vida, nada disso.
Ele quer TUDO de você.
Mas como ele conseguirá isso?
Muito simples: imbuído de uma autoridade máxima na Terra, sendo um enviados dos orixás ou do diabo que seja, ele já carrega uma aura de respeito inconteste. Afinal, olha lá quanta gente fica ajoelhada pra ele, quantos médicos, advogados, engenheiros e até psiquiatras o reconhecem como um enviado de Deus! Pouca merda ele não deve ser, certo?
Começa aí. Você dá a um cara que você nunca viu na vida, que não faz a menor idéia de quem seja, um poder, uma superioridade roubada, falsificada, sem mérito algum... Só porque ele é pai-de-santo.
Ele sabe disso. E a partir desse momento em que ele percebe que você já se ajoelhou pra ele, pelo menos mentalmente, o cara (ou seus asseclas) cola no teu ouvido e começa a dizer que "nããããão, você não é você! você é um espírito que faz parte de uma hoste sagrada! você tem um guia espiritual aí do seu lado, um caboclo forte, um pai velho de grande sabedoria que querem muito que você chegue até eles!"
Porra! Você, que já tem uma vida de merda, que vem de um relacionamento pessoal falido, cheio de dúvida, cheio de medo, sem emprego, miserável e sem eira nem beira na vida...
Quando recebe uma mensagem dessas... Tu arreia!
E pensa assim: "puxa, se eu sou tudo isso, então eu vou ficando por aqui mesmo porque, noosa!, eu quero mesmo melhorar, quero ser uma pessoa melhor e quero o PODER DE SER MÉDIUM E DE SERVIR AOS SENHORES DO ASTRAL SUPERIOR!!"
Sacou?
É plantada uma conversa na pessoa e ela, fragilizada, racha no meio e aquele lodaçal, aquele pântano de mentiras se instala na vida dela. E esse chorume pútrido vai lhe tomando o bom senso, até que ela deixa de ser ela e vira capacho do pai-de-santo.
Que, pra manter a vítima alimentada, de vez em quando lhe dá uma dose de atenção, um reconhecimento qualquer, uma guia, uma palavra amiga, confessa um segredinho, usa de 'discurso indireto' pra te engambelar e te larga lá, delirando no meio da multidão, com você achando que está no melhor dos mundos...
Conversando com entidades mágicas, escapando das dores do mundo...
Enquanto o pai-de-santo está enfiando o pinto na boca da sua filha e passando candidíase pra toda a mulherada do terreiro.