Sabe o que eu mais acho engraçado nos religiosos? É que a maioria deles são perfeitamente versados em lógica, digo, são plenamente capazes de utilizar o pensamento crítico e lógico nas mais diversas situações, mas por motivos que ainda não tenho certeza de quais, mas desconfio, eles simplesmente ignoraram completamente esse tipo de raciocínio quando em se tratando de suas crenças religiosas.
Dois exemplos. Tenho um amigo católico que é bastante inteligente pra todos os assuntos. Mas é incapaz de aplicar qualquer tipo de raciocínio quando se trata da crença dele. Certa vez ele me disse não gostar de filmes de alienígenas porque não existe nenhuma prova da existência deles, portanto ele não acredita que existam, e isso faz os filmes parecerem sem sentido pra ele (jeito de pensar meio bobo, mas tudo bem). Então eu falei que ele deveria aplicar o mesmo raciocínio pra Deus, já que ele já admitiu que não tem nenhuma prova da existência de Deus, mas mesmo assim ele tem fé.[1] Se alguém me fala algo assim, seria o tipo de coisa que eu iria levar muito em consideração, que iria me render um bom tempo dedicado a esse pensamento, mas pra ele não, simplesmente começou o discurso sobre fé, blablabla, e ignorou completamente uma lógica tão simples que ele já utiliza pra outros assuntos e sabe que faz sentido.
Outro exemplo desse mesmo amigo, vou resumir a história, ontem conversando sobre um determinado fato que causou histeria coletiva na população aqui da nossa cidade, ele no final da discussão chegou a conclusão de que "as pessoas acreditam em muitas coisas sem sentido", se referindo ao fato das milhares de pessoas em histeria por algo que sequer tinham realmente presenciado. No momento eu não argumentei nada com ele, mas ele próprio acredita no milagre de Fátima, aquele onde supostamente algumas dezenas de milhares de pessoas presenciaram o Sol dançando, aumentando de tamanho na década de 40. Ora, é exatamente o mesmo tipo de situação, onde ele deveria aplicar o mesmo tipo de raciocínio que aplicou na situação recente pra concluir que a explicação mais simples é apenas histeria coletiva, gente acreditando em algo que realmente não aconteceu, ou interpretando outras coisas equivocadamente.
Mas enfim, é o que eu falei, situações semelhantes, raciocínios diferentes. Um mistério pra mim.
[1] Não quis dizer aqui que ele não deveria acreditar em Deus porque não existem provas de sua existência, e sim que ele não deveria ter tanta certeza da existência, tanta fé, já que ele precisa de provas para decidir se algo existe ou não, como ele o faz com alienígenas, por exemplo, que podem perfeitamente existir, e eu até julgo mais provável existirem do que não existirem, mas ainda assim é ridículo afirmar com toda certeza que eles realmente estão lá se não temos nenhuma evidência para tal.