Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268581 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #2075 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:26:53 »
Charlatanismo? Não entregar o produto anunciado?

Exatamente. Oras, por que que quando é bola de cristal, pode prender por charlatanismo, e quando é a cura pela fé, não?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #2076 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:28:41 »
Ta estranho para uma entidade sem fins-lucrativos.

E sei não, mas imagino essas cosas como uma perfeita de lavanderia de dinheiro.  :lol:
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2077 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:31:31 »

Estelionato, Indução ao erro. Eu até diria que em Meio Ardil. :hehe:
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2078 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:35:02 »
É OK recolherem contribuições, desde que invistam o dinheiro em prol dos fiéis e que fique claro que o dinheiro não se multiplica se doado para a igreja. No caso contrário o recolhimento pode ser criminoso.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2079 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:37:51 »

Como não? Só não entrega para quem não tem fé. E aí não é problema deles... ::)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #2080 Online: 08 de Janeiro de 2013, 11:47:45 »
É OK recolherem contribuições, desde que invistam o dinheiro em prol dos fiéis e que fique claro que o dinheiro não se multiplica se doado para a igreja. No caso contrário o recolhimento pode ser criminoso.

Então...é que encafifei nesse tal de 5% de comissão mesmo  :lol:

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2081 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:01:54 »
5%  de comissão, lucro, meta não alcançada... Tem que meter imposto nesse pessoal aí...

Nada disso. O imposto vai apenas legalizar o trambique. Tem que acabar com a farra, cadeia prá eles.

Por qual crime?

Não sou advogado, mas acho que dá para enquadrar alguma coisa nos artigos 171 e 173 do código penal.

Os pastores fazem muita chantagem emocional apelando à fé em troca de favores divinos dos quais são interlocutores. Considero isso um abuso. As anotações mostram também o uso de táticas que aumentam a arrecadação, o que é indício de estelionato ou algo do gênero.

Sei que é complicado, mas os abusos são evidentes e isso deveria ser punido de alguma forma.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2082 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:04:06 »
Problema é a tal liberdade religiosa.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #2083 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:18:11 »
Descontrolada.

- Skid Row

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #2084 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:20:45 »
5%  de comissão, lucro, meta não alcançada... Tem que meter imposto nesse pessoal aí...

Nada disso. O imposto vai apenas legalizar o trambique. Tem que acabar com a farra, cadeia prá eles.

Por qual crime?

Não sou advogado, mas acho que dá para enquadrar alguma coisa nos artigos 171 e 173 do código penal.

Os pastores fazem muita chantagem emocional apelando à fé em troca de favores divinos dos quais são interlocutores. Considero isso um abuso. As anotações mostram também o uso de táticas que aumentam a arrecadação, o que é indício de estelionato ou algo do gênero.

Sei que é complicado, mas os abusos são evidentes e isso deveria ser punido de alguma forma.

Deveria funcionar assim:

O fiel dá a oferta juntamente com um papel escrito e registrado em cartório falando sobre as bençãos que deseja receber. Caso a benção seja recebida, tudo bem, mas se o fiel não receber a benção (mesmo que seja por falta de fé) então tambem não justifica o dinheiro continuar na mão da igreja, devendo ser, portanto, devolvido.
É como pagar por um serviço. Se voce paga adiantado, mas não recebe o serviço, tem direito a receber o seu dinheiro de volta.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2085 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:27:46 »

Que é isso, deixa eu apedrejar adulteras em paz.... Respeite minha liberdade religiosa...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2086 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:45:58 »
Até que ponto uma pessoa que se submete ao carisma manipulador de um líder religioso tem liberdade religiosa?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2087 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:49:21 »
A liberdade é do manipulador.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2088 Online: 08 de Janeiro de 2013, 12:59:37 »

Por qual crime?

Deveria funcionar assim:

O fiel dá a oferta juntamente com um papel escrito e registrado em cartório falando sobre as bençãos que deseja receber. Caso a benção seja recebida, tudo bem, mas se o fiel não receber a benção (mesmo que seja por falta de fé) então tambem não justifica o dinheiro continuar na mão da igreja, devendo ser, portanto, devolvido.
É como pagar por um serviço. Se voce paga adiantado, mas não recebe o serviço, tem direito a receber o seu dinheiro de volta.

Talvez fosse interessante poder ter algo assim mesmo se mais vago do que "bençãos que deseja receber", menos específico, mas também não podendo ser vago/não-específico a ponto de se poder interpretar até como "nada".

Mas não sei se isso faria muita diferença. A tendência sera às pessoas verem não serem abençoados por falta de fé ou outra falta pessoal, não merecer, estar sendo provado, etc. Tem sempre racionalizações religiosas que vão sempre livrar a cara da igreja. E talvez possa ser visto como análogo de outras situações comerciais, como um curso, que vai depender não só da escola, mas da dedicação e capacidade individual do aluno. O aluno não pode só pagar, comparecer, não prestar atenção às aulas, não fazer os exercícios, e depois querer o dinheiro de volta por não ter aprendido nada. Provavelmente antes de se ver algo do tipo acontecendo com igrejas se teria que ver isso acontecer com algo como cursos de auto-ajuda, que se aproximam razoavelmente mais no tipo de promessas e charlatanismo, só diferindo talvez no componente sobrenatural, e acho que talvez nem sempre.

Ao mesmo tempo, o cara/família fica na igreja um tempão, sempre na pior, e quando finalmente a vida melhora por eventos totalmente independentes, atribui isso à igreja, daí ela vai ter um monte de defensores dentre esses também.

Acredito que algo mais próximo de ser possível de coibir são as promessas de curas por mágica, seja através da TV ou num estabelecimento.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #2089 Online: 08 de Janeiro de 2013, 14:09:16 »
Acho que poderia ser mais simples...
Basta fazer um tipo de auditoria nas igrejas de tempos em tempos sob pena de fechá-las.

Pega-se um caso anunciado como milagre, cura ou qualquer coisa assim e investiga-se.
Se ficou provado que é pilantragem....a igreja vai pro saco!

* Aí teremos fiscais corruptos mamando as custas dos fieis também, mas vez ou outra um fiscal faria o seu papel como deve ser feito...já seria melhor que nada! :hihi:
:)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #2090 Online: 08 de Janeiro de 2013, 18:02:44 »
Acho que poderia ser mais simples...
Basta fazer um tipo de auditoria nas igrejas de tempos em tempos sob pena de fechá-las.

Pega-se um caso anunciado como milagre, cura ou qualquer coisa assim e investiga-se.
Se ficou provado que é pilantragem....a igreja vai pro saco!

* Aí teremos fiscais corruptos mamando as custas dos fieis também, mas vez ou outra um fiscal faria o seu papel como deve ser feito...já seria melhor que nada! :hihi:

Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2091 Online: 08 de Janeiro de 2013, 18:48:55 »
A sociedade não funciona assim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2092 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:35:01 »
Até que ponto uma pessoa que se submete ao carisma manipulador de um líder religioso tem liberdade religiosa?

É o 'livre-arbítrio' de ser enganada.  ::)  :P

(Discussão tresloucada sobre 'determinismo' e 'livre-arbítrio' em 5, 4,...)
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2093 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:36:10 »

Não?

Basta constatar o sucesso dos governos populistas e dos bancos...  :P
Foto USGS

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #2094 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:50:48 »
Seu comentário refere-se a qual comentário especificamente?

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2095 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:58:35 »

Não?

Basta constatar o sucesso dos governos populistas e dos bancos...  :P

Mas o governo e os bancos ainda são um minoria perante a massa, de modo que se esse tipo de comportamento que se baseia na reciprocidade - por sinal um dos mais arcaicos da organização social e de direitos - for adotado por todos os integrantes da sociedade as relações socias ficam sem qualquer organização lógica.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2096 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:59:26 »

À resposta #2090.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #2097 Online: 08 de Janeiro de 2013, 22:12:26 »

À resposta #2090.

Hum...a lei não deveria funcionar assim...
Mas a sociedade tende a simpatizar com essa ideia...
(É como desejar colocar um estuprador na mesma cela que vários "negões" da pesada! (Por favor, não considerem o comentário preconceituoso - é fato que afro-descendentes possuem "tendência" a ser mais bem-dotados...hehehe )

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #2098 Online: 08 de Janeiro de 2013, 23:33:55 »

À resposta #2090.

Hum...a lei não deveria funcionar assim...
Mas a sociedade tende a simpatizar com essa ideia...
(É como desejar colocar um estuprador na mesma cela que vários "negões" da pesada! (Por favor, não considerem o comentário preconceituoso - é fato que afro-descendentes possuem "tendência" a ser mais bem-dotados...hehehe )

A sociedade em seu estado arcaico simpatiza com isso. É extensa a literatura da sociologia [e] do direito que vai contra a maioria dos empregos do princípio da reciprocidade, hoje em dia uma punição feita de modo hamurábico como esse seu exemplo pode ser considerada de extremista a pior, muitas vezes anticonstitucional.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #2099 Online: 08 de Janeiro de 2013, 23:44:52 »
A sociedade em seu estado arcaico simpatiza com isso. É extensa a literatura da sociologia [e] do direito que vai contra a maioria dos empregos do princípio da reciprocidade, hoje em dia uma punição feita de modo hamurábico como esse seu exemplo pode ser considerada de extremista a pior, muitas vezes anticonstitucional.
Ainda diria que a sociedade "tende" a tolerar esse tipo de punição...
Mesmo entendendo que "racionalmente" seja absurdo e não seria "oficialmente" aplicável...mas ainda assim...num instante inicial...se alguém estupra sua esposa/namorada/filha/mãe as primeiras reações tenderiam a seguir essa linha...passando pela pena de morte...ou acha melhor aguardar um julgamento e uma pena de alguns anos que nem será cumprida plenamente?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!