Há um livro espírita do Chico Xavier, dito psicografado por André Luiz, o livro "Obreiros da vida eterna" que eu estou relendo que é bom louco, verdade que os livros do Chico-André Luiz sempre são meio loucos, mas esse aí já é demais.
Tem uma história de uma colonia espiritual no meio de um região escurona, com o sol parecendo uma "bola sangrenta" de tantas "más vibrações" e "resíduos mentais negativos". Às vezes aparecem uns espíritos com rugidos de animais, querendo atacar tudo (são espíritos malvados que tornam o formado de animais selvagens e fazem urros assustadores de animais selvagens) é espíritos já em caminho de regeneração que querem ir para a colonia espiritual, que são maltratados, chicoteados por espíritos ainda maus que não querem deixar que eles vão para a colonia. No caso dessa colonia, ela não tem jardins, nem ambientes externos, é tudo coberto e com luz artificial dentro. Eu não sei porque o Chico-André Luiz, em alguns livros coloca as colonias como lugares com jardins bonitos, ambiente amplo e sol e em outros coloca as colonias do modo como coloca em "Obreiros da vida eterna" no livros "Ação e Reação", ele também colocou assim, como em "Obreiros...". No entanto nos dois tipos de colonias há espíritos desequilibrados que na maioria fizeram coisas erradas na Terra....então eu não sei porque a diferença.
Agora o mais louco desse livro "Obreiros da vida eterna", é que coloca que como havia muitos "resíduos mentais negativos venenosos" no ambiente, o mundo espiritual superior fez haver o "fogo eterio purificador" em que houve uma espécie de "relâmpagos lança-chamas" incendiando tudo, e por causa disso, essa colonia espiritual com cerca de um milhão de habitantes, e sendo como eu disso, tudo ambiente fechado com luzes artificiais, a colonia era uma especie de nava espacial e ela levantou voo para ir para outro lugar enquanto havia o "fogo purificador" e por causa disso, pouco antes de começar totalmente o "fogo purificador" mas em que já havia barulhos, sacudidelas e clarões, apareceu um bando de espíritos desequilibrados querendo entrar, mas só os já arrependidos (que antes eram chicoteados pelos espíritos ainda não arrependidos) puderam entrar....os outros pelo que eu pude entender, tiveram que sentir a dor do fogo, como no antigo inferno das religiões cristãs oficiais de antigamente, a única diferença é que nesse caso, foi um fenômeno temporário. Mas as semelhanças também estão presentes. Foi constrangedor ler isso.