Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72268 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Conscienciologia
« Resposta #425 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:33:59 »
Não é nada tão complexo assim, Adriano. Não desvie o assunto.

Estou me referindo à imagem postada pelo Dbohr. Você disse que naquela imagem a conscienciologia se encaixa no lado escrito ciência, que traz uma descrição resumida do método científico padrão. O mesmo que você falou que não era suficientemente abrangente e que tinha que se trocar de paradigma, cartesiano newtoniano e tal para incluir a conscienciologia.

Decida-se.

Sim, ela se encaixa no lado da ciência. Já conheço essa imagem, numa versão em português que o Vito tinha me passado. Eu não estou em dúvida, você que não me compreende. Ou pode dizer também que sou incompreensível, também fica bom para você.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #426 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:34:28 »
Mas esse é um grande problema. Se não concorda que estou aqui por que gosto de discutir, então virão os psicologismo e as falas de frustrações, de carência, etc. É o que imagino.

É claro que você está aqui porque gosta de discutir.  O que não torna automaticamente justa ou aceitável a forma como você discute.

Mas o fato é que aprendo muito discutindo por aqui, fico incentivado a pesquisar mais com as rivalidades ante as idéias antagônicas em discussão nos mais diversos temas. 

Mas será que é preciso pagar um preço tão alto para chegar nesse ponto?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #427 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:36:12 »
Aquela imagem do Vito é diferente, embora também se adeqüe. Ali ele coloca as falhas da experimentação Espírita. Eu poderia ter usado aquela, mas fui mais direto ao ponto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #428 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:37:01 »
Você deve estar falando na teoria Popperiana, na idéia padrão de método científico, a falseabilidade. Eu me refiro a teoria Lakaniana, que é uma junção da Popperiana e da Kuhniana, perfazendo a teoria das metodologias dos programas de pesquisa.

Lakan possivelmente defenderia que algo assim é ciência.  Ele é, na falta de palavra melhor, excêntrico mesmo.

Mas ele não ousaria tentar juntar Popper e Kuhn.  Eles protestariam :)

Você deve estar pensando em Lakathos, mas ele não se prestaria a esse papel.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #429 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:37:25 »
Mas esse é um grande problema. Se não concorda que estou aqui por que gosto de discutir, então virão os psicologismo e as falas de frustrações, de carência, etc. É o que imagino.

É claro que você está aqui porque gosta de discutir.  O que não torna automaticamente justa ou aceitável a forma como você discute.
Podemos melhorar a maneira que discuto, discutindo sobre discussões, ou seja, sobre retórica. Tenho grande interesse.

Mas o fato é que aprendo muito discutindo por aqui, fico incentivado a pesquisar mais com as rivalidades ante as idéias antagônicas em discussão nos mais diversos temas. 

Mas será que é preciso pagar um preço tão alto para chegar nesse ponto?

Estou me referindo a rivalidade sadia, com discussões que procuram ambos os lados mostrarem os seus pontos de vista para se possível um entendimento melhor. Não da imposição de um ponto de vista.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #430 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:37:59 »
A gente já acertou faz tempo. Mas o cara da bancada se recusa a entregar a prenda :-P
:biglol:
Não que a prenda seja grande coisa também... convencer o Adriano não é exatamente meu objetivo de vida (embora ele se esforçe pra isso :P).

Sim, ela se encaixa no lado da ciência. Já conheço essa imagem, numa versão em português que o Vito tinha me passado. Eu não estou em dúvida, você que não me compreende. Ou pode dizer também que sou incompreensível, também fica bom para você.
você é incompreensível, Adriano, é o próprio duplipensar orwelliano. Iniciou o tópico dizendo que a conscienciologia não se encaixa no método científico padrão e agora está se contradizendo.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #431 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:38:25 »
Você deve estar falando na teoria Popperiana, na idéia padrão de método científico, a falseabilidade. Eu me refiro a teoria Lakaniana, que é uma junção da Popperiana e da Kuhniana, perfazendo a teoria das metodologias dos programas de pesquisa.

Lakan possivelmente defenderia que algo assim é ciência.  Ele é, na falta de palavra melhor, excêntrico mesmo.

Eu gostaria de dizer que você está totalmente por fora. Mas é melhor eu ficar quieto, desse jeito acabo sendo expulso.  :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #432 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:39:16 »
Não da imposição de um ponto de vista.

E honestamente, você não achar que é você a tentar impor alguma coisa? Francamente.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #433 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:39:43 »
E Lacan pode entender muito da área dele, mas em termos de ciência ele é um idiota.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #434 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:40:03 »
você é incompreensível, Adriano, é o próprio duplipensar orwelliano. Iniciou o tópico dizendo que a conscienciologia não se encaixa no método científico padrão e agora está se contradizendo.
Se não está discutindo comigo considerando válidos meus argumentos, então entre para o clube dos que querem me ajudar, e conversam comigo por isso. O pessoal é muito caridoso.  ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #435 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:42:06 »
Errei a nomenclatura, não é teoria Lakaniana e sim Lakatosiana, conforme está num dos papers sobre Lakatos.

Que confusão.  :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #436 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:44:11 »

Eu gostaria de dizer que você está totalmente por fora. Mas é melhor eu ficar quieto, desse jeito acabo sendo expulso.  :P

Depois de tanto palavreado, por que não?  Vai fundo, em que discorda?

Edit: acabo de ver que você admite ter confundido Lakathos com Lacan.

Mantenho o que eu disse.  Lakathos não é... excêntrico... a esse ponto.  TALVEZ Feyerabend seja, mas até duvido.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #437 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:44:45 »
Se não está discutindo comigo considerando válidos meus argumentos, então entre para o clube dos que querem me ajudar, e conversam comigo por isso. O pessoal é muito caridoso.  ::)
Não dá pra considerar válidos seus argumentos quando você está flagrantemente se contradizendo. Volte ao início do tópico, veja o que você escreveu naquela ocasião.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #438 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:46:34 »
Thufir, você já ouviu falar na Quantum Ring Theory?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #439 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:49:44 »
Thufir, você já ouviu falar na Quantum Ring Theory?
Não. De que se trata?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #440 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:50:57 »
Não dá pra considerar válidos seus argumentos quando você está flagrantemente se contradizendo. Volte ao início do tópico, veja o que você escreveu naquela ocasião.
Se não dá para considerar então não considere. Não precisa contra argumentar então. Daí sim seria você coerente. Não estou pedindo para acreditar no que escrevo, muito menos estou achando válidas as suas interpretações. E saiba que as idéias sempre mudam com o decorrer do tópico, há um avanço no entendimento. Pelo menos da minha parte é assim. Por isso penso ser irrelevante verificar a igualdade das frases dos posts em todo o tópico.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #441 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:52:27 »
Mas então você agora aceita a validade do método científico tradicional para testar alegações de projeção astral?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #442 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:53:35 »

Depois de tanto palavreado, por que não?  Vai fundo, em que discorda?

Edit: acabo de ver que você admite ter confundido Lakathos com Lacan.

Mantenho o que eu disse.  Lakathos não é... excêntrico... a esse ponto.  TALVEZ Feyerabend seja, mas até duvido.
Eu li algo de Feyerabend em que ele dizia que Lakatos falava sobre o anarquismo medotológico mas com outros termos. Eles eram amigos e discutiam entre si. Estavam para escrever um livro juntos, mas infelizmente ocorreu a sua morte e Feyerabend escreveu o livro sozinho mas dedicado a Lakatos.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #443 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:55:09 »
Se não dá para considerar então não considere. Não precisa contra argumentar então. Daí sim seria você coerente. Não estou pedindo para acreditar no que escrevo, muito menos estou achando válidas as suas interpretações. E saiba que as idéias sempre mudam com o decorrer do tópico, há um avanço no entendimento. Pelo menos da minha parte é assim. Por isso penso ser irrelevante verificar a igualdade das frases dos posts em todo o tópico.
Não é questão de mudar de idéia, Adriano, mas de manter um mínimo de coerência no discurso. Na página anterior mesmo voc6e discutia que nossa visão de ciência é limitada demais para a conscienciologia. Agora, sem mais nem menos, afirma que a conscienciologia se encaixa no método científico padrão.

Mudar de idéia todo mundo pode, mas falta-lhe coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #444 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:57:15 »
Mas então você agora aceita a validade do método científico tradicional para testar alegações de projeção astral?
Eu não descarto isso, e estava consultando o Projeciologia e tem muitos experimentos assim, muita indicação bibliográfica e de nomes. Mas não quero ficar igual na discussão do Vitor, com discussões sobre a importância desses pesquisadores na comunidade científica.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #445 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:58:56 »
Thufir, dá uma olhada aqui:

http://www.geocities.com/ciencia2mil/AAAindexANTIGO.html

Trata-se de um sujeito, Wlad Guglinski, que publicou um livro com uma interpretação exótica sobre Física Quântica e quer por força que sua idéia seja aceita. Ele já apareceu aqui na UERJ querendo que a biblioteca adquirisse o tal livro. Passou horas conversando com um santo de um professor, que demonstrou que as idéias dele não se sustentavam, e ele saiu muito aborrecido.

Em vez de deixar as idéias dele serem apreciadas pela comunidade científica, prefere divulgação em editoras e páginas de internet. Ele assombra algumas quantas listas de discussão, apanha em todas e depois sai dizendo que "ganhou".

O Adriano felizmente está muito longe disso, mas é assombrosa a semelhança no discurso dos dois quando se demonstra as suas falhas na argumentação. Aliás, é por isso mesmo que ainda insisto neste tópico.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #446 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:59:12 »
Não é questão de mudar de idéia, Adriano, mas de manter um mínimo de coerência no discurso. Na página anterior mesmo voc6e discutia que nossa visão de ciência é limitada demais para a conscienciologia. Agora, sem mais nem menos, afirma que a conscienciologia se encaixa no método científico padrão.

Mudar de idéia todo mundo pode, mas falta-lhe coerência.
Se um desenho besta como aquele é o método cientifico padrão para você, então não temos mesmo o que discutir. Eu digo que dentro daquele esquema, o empirismo da consciênciologia é válido.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #447 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:59:38 »
Eu não descarto isso, e estava consultando o Projeciologia e tem muitos experimentos assim, muita indicação bibliográfica e de nomes. Mas não quero ficar igual na discussão do Vitor, com discussões sobre a importância desses pesquisadores na comunidade científica.

Então. Vamos enterrar essa machadinha e fazer as pazes. Eu te ajudo a montar um experimento de projeciologia e a gente testa isso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #448 Online: 22 de Janeiro de 2008, 08:01:30 »
Thufir, dá uma olhada aqui:

http://www.geocities.com/ciencia2mil/AAAindexANTIGO.html

Trata-se de um sujeito, Wlad Guglinski, que publicou um livro com uma interpretação exótica sobre Física Quântica e quer por força que sua idéia seja aceita. Ele já apareceu aqui na UERJ querendo que a biblioteca adquirisse o tal livro. Passou horas conversando com um santo de um professor, que demonstrou que as idéias dele não se sustentavam, e ele saiu muito aborrecido.

Em vez de deixar as idéias dele serem apreciadas pela comunidade científica, prefere divulgação em editoras e páginas de internet. Ele assombra algumas quantas listas de discussão, apanha em todas e depois sai dizendo que "ganhou".

O Adriano felizmente está muito longe disso, mas é assombrosa a semelhança no discurso dos dois quando se demonstra as suas falhas na argumentação. Aliás, é por isso mesmo que ainda insisto neste tópico.
Se já parte do princípio de que tenho falhas de argumentação, então não dá para argumentar nada contigo, já que é o juiz do tópico.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #449 Online: 22 de Janeiro de 2008, 08:02:57 »

Então. Vamos enterrar essa machadinha e fazer as pazes. Eu te ajudo a montar um experimento de projeciologia e a gente testa isso.
Você não entende nada de projeciologia, não se faça de bonzão. Físico só entende da realidade inerte, é isso que estuda a física, a matéria. Eu já fiz meus experimentos e cursos e já estou em contato com o pessoal da conscienciologia novamente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!