Autor Tópico: Fórmula-1  (Lida 65503 vezes)

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Atheist

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Re: Fórmula-1
« Resposta #325 Online: 29 de Maio de 2009, 14:24:36 »
Engraçado... Se inscreveram mas não vão concordar com as normas... interessante.

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"A renovação do Pacto de Concórdia dará a segurança ao futuro do esporte com um acordo entre todas as partes envolvidas", divulgou a entidade dos construtores, que afirmou que não está disposta a aceitar a proposta da FIA para limitar o teto orçamentário a 40 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 127 milhões) para a próxima temporada.

"Queremos condições idênticas para todos os competidores e de acordo com as propostas que a Fota enviou à FIA", comunicou os membros da Fota, referindo-se às liberdades que serão dadas a quem respeitar o limite de gastos como liberdade no giro de motor, testes ilimitados antes da temporada e utilização de asas dianteira e traseira flexíveis, todos itens proibidos no regulamento atual.

Offline SnowRaptor

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Re: Fórmula-1
« Resposta #326 Online: 29 de Maio de 2009, 14:51:32 »
Tanto barulho por nada!
¬¬


Como assim "nada"? Quanta gente falando da F1  por causa desse babado! Propaganda!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline bia

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Re: Fórmula-1
« Resposta #327 Online: 29 de Maio de 2009, 15:57:19 »
Só propaganda!
Tava bem querendo ver o circo pegar fogo, pra falar a verdade. Achei que o boicote ia funcionar.
Meus netos ficarão sem essa história.
bia ;]

Offline Unknown

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Re: Fórmula-1
« Resposta #328 Online: 02 de Junho de 2009, 20:45:44 »
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Dona da Super Aguri inscreveu Brabham para 2010, diz revista

Segundo a revista "Motorsport Aktuell", a Formtech, empresa que comprou o espólio da Super Aguri, teria se inscrito na temporada 2010 com o nome Brabham, que também é de sua propriedade

Primeiro foi a March, agora é a vez da Brabham. O mais recente rumor, garantido pela revista alemã "Motorsport Aktuell", é a de que a escuderia bicampeã de construtores e tetra de pilotos foi inscrita para disputar a temporada 2010 da F1.

O nome Brabham Grand Prix Limited é de propriedade da Formtech, empresa que fornece peças para a indústria automobilística. Teria sido esta empresa que enviou a documentação à FIA — de acordo com a publicação, bem antes da última sexta-feira, quando acabou o prazo para homologações visando o ano que vem. A Brabham disputou 26 temporadas ininterruptas entre 1962 e 1987, voltou em 1989 e deixou a categoria em 1992, após somente três GPs.

A Formtech, em nome de seu proprietário, Franz Hilmer, comprou o espólio da Super Aguri no ano passado, mas anunciou que não tinha intenções de manter as atividades da equipe na F1. "Devemos empregar um número de ex-empregados da Super Aguri, que já estão acostumados com o equipamento e o espaço. A meta é atrair indivíduos e empresas interessados em criar sua própria equipe a comprar equipamentos de F-1 da Formtech", disse Hilmer à época.

Se o interesse for mesmo verídico, a Formtech pode usar a sede da extinta equipe de Aguri Suzuki, em Leafield, na Inglaterra, como base. Uma alternativa é a fábrica da empresa, em Niederwinkling, na Alemanha.

A Brabham se juntaria a 17 outras equipes que se inscreveram para o próximo Mundial: além das 10 deste ano, Campos, USF1, Litespeed, Lola, March, Superfund e Prodrive enviaram o documento de inscrição à FIA.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/02/empresa+que+comprou+super+aguri+inscreveu+brabham+para+2010+diz+revista+6492913.html

Parece que há de voltar a época em que alguns carros não conseguiam se classificar para a corrida, já que a FIA declarou que está mantido o limite de 26 carros por corrida.

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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #329 Online: 08 de Junho de 2009, 15:13:11 »

Offline Diego

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Re: Fórmula-1
« Resposta #330 Online: 08 de Junho de 2009, 20:42:05 »
:histeria:

Offline Tupac

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Re: Fórmula-1
« Resposta #331 Online: 08 de Junho de 2009, 21:53:19 »
Eu não to acompanhando tem umas corridas já, acho que desde a segunda, ou terceira. O que o rubinho ta usando como desculpa pro seu desempenho ridiculo?
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Re: Fórmula-1
« Resposta #332 Online: 08 de Junho de 2009, 21:55:39 »
Dessa vez foram problemas no câmbio, novamente...

Offline Tupac

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Re: Fórmula-1
« Resposta #333 Online: 08 de Junho de 2009, 23:17:58 »
Mas mesmo quando não tem problema mecanico o Botão lá é superior... porra, rubinho é um bunda mole mesmo hein...
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Re: Fórmula-1
« Resposta #334 Online: 09 de Junho de 2009, 01:33:42 »
Em carta, Mosley cede e pede que equipes ajudem a fazer regras

Em carta enviada à Fota, Max Mosley pede a inscrição incondicional das oito equipes restantes e promete elaboração de novas regras para 2010

De acordo com o site da revista "Autosport" desta segunda-feira (8), Max Mosley enviou uma carta aos membros da Fota (Associação das Equipes da F1), pedindo aos times que concordem em fazer a inscrição incondicional no Mundial de 2010. Em troca, o dirigente prometeu elaborar em conjunto com as equipes as regras para a próxima temporada.

Em outras palavras, Mosley, indiretamente, admitiu a derrota e já começa a costurar um acordo com as oito escuderias. O dirigente ainda deixou escapar que vai ceder às exigências feitas pela Fota, atendendo também às três novatas que forem aprovadas no dia 12 de junho.

O presidente da FIA ainda ressaltou que a melhor forma de as equipes ajudarem a moldar o futuro da F1 da maneira como querem é fazendo parte do campeonato.

Para o inglês, a solução para o impasse é simples. No documento enviando à Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Renault, Red Bull, Toro Rosso, Toyota e Brawn, Max escreveu que deseja se reunir com os times no final deste mês para iniciar as discussões sobre a elaboração do novo regulamento. Para isso, entretanto, o britânico exige uma resposta da Fota até esta terça-feira (9).

"Segundo o Código Desportivo Internacional, nós não podemos agora alterar as regras publicadas para 2010, a menos que não haja um consentimento de todos os participantes do Mundial", declarou Mosley, na carta. "Porém, uma vez confirmada a lista dos concorrentes, poderemos realizar mudanças desde que tenhamos um acordo unânime", continuou.

"Portanto, vocês (Fota) têm a opção de participar desse processo como equipes confirmadas, ou não. Para participar, vocês terão de confirmar a entrada incondicional no campeonato."

"Naturalmente, isso depende de vocês, mas seria muito mais simples se todos confirmassem a inscrição em conformidade com o regulamento já publicado, que abrange o teto orçamentário. Em seguida, no entanto, todos poderão colaborar nas modificações das regras."

A FIA vai anunciar no fim desta semana a lista dos times que participarão do Mundial do ano que vem. Como já se sabe, Williams e Force India se inscreveram de forma incondicional, assim como as outras dez novas equipes.

Mas Mosley deixou claro para os membros da Fota que qualquer alteração feita no regulamento será em cooperação também com os três novos times.

"Pretendemos organizar um encontro com todas as equipes de 2010 imediatamente após 12 de junho para que seja possível discutirmos as soluções propostas pela Fota para a redução dos custos", explicou o dirigente.

"Nós já angariamos as opiniões de alguns dos prováveis novos times no que diz respeito às medidas da Fota e os comentários foram amplamente positivos", revelou.

"Aguardamos com expectativa uma resposta positiva. Seria importante para nós ter essa resposta até o final do dia 9 de junho", encerrou.

Como parte das condições para a inscrição no Mundial no próximo ano, a Fota exigiu a assinatura de um novo Pacto da Concórdia até dia 11 deste mês, além do cancelamento do limite orçamentário.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/08/em+carta+a+fota+mosley+cede+e+pede+que+equipes+fiquem+e+ajudem+a+fazer+regras+6615911.html

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Offline Diego

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Re: Fórmula-1
« Resposta #335 Online: 09 de Junho de 2009, 08:26:34 »
Eu não to acompanhando tem umas corridas já, acho que desde a segunda, ou terceira. O que o rubinho ta usando como desculpa pro seu desempenho ridiculo?

Ou é problema no câmbio, ou é o jogo de pneus que não rendeu o suficiente, as vezes é a estratégia errada (engraçado que assim como na ferrari a do companheiro SEMPRE é melhor).



Offline Madame Bovary

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Re: Fórmula-1
« Resposta #336 Online: 09 de Junho de 2009, 13:09:58 »
Na transmissão da corrida foi falado que as 8 equipes insatisfeitas já teriam um esboço de um campeonato à parte, com 15 corridas. O Mosley tá de brincadeira se acha que pode ter um campeonato interessante (financeiramente, inclusive) sem a Mclaren e Ferrari, por exemplo. Lá no blog do Livio Oricchio tem tudo explicadinho.

Rubinho: apareceu um rádio em que ele dizia que estava sem uma das marchas. De qualquer forma... já estou quase desistindo de torcer por ele este ano. Problemas acontecem com qualquer piloto, mas é incrível a frequência com que acontecem com o Rubinho.

Temporada chatíssima, no meu caso, também, pelo carroça que a Mclaren fez esse ano.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

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Offline Diego

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Re: Fórmula-1
« Resposta #337 Online: 09 de Junho de 2009, 13:19:49 »
Realmente a temporada não está das mais animadas.
A Brawn merece estar liderando, pois tem o melhor carro, além de ser inegável a competência do Button em guiá-lo (já o rubinho...)

Porém as corridas são emocionantes nas primeiras 15 voltas depois e depois da 1ª rodada de pit stops elas já tem o pódio definido.

Na minha opinião a briga ferrari x mclaren dos 2 últimos anos era muito mais interessante para assistir domingos de manhã.

Offline Tupac

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Re: Fórmula-1
« Resposta #338 Online: 09 de Junho de 2009, 13:57:59 »
Realmente a temporada não está das mais animadas.
A Brawn merece estar liderando, pois tem o melhor carro, além de ser inegável a competência do Button em guiá-lo (já o rubinho...)

Porém as corridas são emocionantes nas primeiras 15 voltas depois e depois da 1ª rodada de pit stops elas já tem o pódio definido.

Na minha opinião a briga ferrari x mclaren dos 2 últimos anos era muito mais interessante para assistir domingos de manhã.
Com certeza, e o campeonato do ano passado? Com Hamilton e Massa disputando o titulo, e a emoção forte até a ultima curva da ultima volta... foi uma das melhores, ssenão melhor, temporada que ja vi...

Aí o Rubinho com chances de entrar na disputa, com um carro ótimo, e fica de sacanagem... Esse aí tem jeito não...
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Re: Fórmula-1
« Resposta #339 Online: 09 de Junho de 2009, 19:10:20 »
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Equipes negociam nova categoria com Dorna, diz jornal

Segundo o diário espanhol "AS", a Fota iniciou tratativas com a Dorna, empresa que gerencia os direitos comerciais da MotoGP. Negociações seriam para criação de categoria independente

A possibilidade de uma ruptura entre as equipes e a FIA ganhou um reforço. Segundo o diário espanhol "AS", a Fota iniciou discussões com a Dorna, empresa que gerencia os direitos comerciais e de TV da MotoGP. A negociação encontra apoio na inflexibilidade da entidade dos times em relação ao limite orçamentário de £ 40 milhões proposto por Max Mosley.

De acordo com a publicação, Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, foi designado como o homem que vai planejar a categoria que pode surgir. O espanhol é criticado por ter comandado as mudanças no regulamento técnico da MotoGP, que, entre outras alterações, reduziu a potência dos motores e aumentou a influência da eletrônica no rendimento das motos.

Ezpeleta teria recebido e aceitado uma proposta da Fota. A Dorna era majoritariamente comandada pelo grupo de investimentos CVC, que exerce a mesma atividade na F1. Por isso, em 2006, a Comissão das Comunidades Europeias ordenou a venda da porcentagem das ações do CVC.

No final de semana do GP da Turquia, os pilotos das oito equipes que fizeram inscrições condicionadas para 2010 oficializaram seu apoio à discordância da Fota em relação à entidade máxima do automobilismo.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/08/equipes+negociam+nova+categoria+com+dorna+diz+jornal+6620928.html
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Fota responde carta de Mosley; FIA diz que conteúdo não é negativo

Depois de responder à carta de Max Mosley, as oito equipes "rebeldes" vão se reunir nesta quarta-feira (10)

No novo capítulo da novela que tomou conta da F1, a Fota (Associação de Equipes da F1) respondeu à carta enviada por Max Mosley aos times "rebeldes" pedindo que concordem em fazer a inscrição incondicional para a próxima temporada. A informação foi dada pela porta-voz da entidade que representa as equipes à agência de notícias "Reuters", porém, sem revelar o conteúdo da resposta ao presidente da FIA.

Entretanto, a assessoria da Federação Internacional de Automobilismo confirmou que recebeu uma carta e vários adendos pedidos pela Fota e disse que o conteúdo da resposta não é totalmente negativo. A FIA está analisando todos esses detalhes.

Oito equipes – McLaren, Ferrari, Brawn, BMW Sauber, Red Bull, Toro Rosso, Toyota e Renault – enviaram inscrições condicionadas para o campeonato de 2010. Essas escuderias exigem a assinatura de um novo Pacto da Concórdia até o dia 11 deste mês, além do cancelamento do limite orçamentário. Haverá uma reunião entre os chefes dos times "rebeldes" nesta quarta-feira (10), em que devem comunicar qual decisão tomaram após o pedido de Mosley.

Max enviou uma carta às equipes nesta segunda-feira (8). O dirigente prometeu elaborar as regras para a próxima temporada em conjunto com os times. Mas deixou claro para os membros da Fota que qualquer alteração feita no regulamento será em cooperação também com a Williams, a Force India – que furaram o pacto da associação –  e as três novatas em 2010. "Segundo o Código Desportivo Internacional, nós não podemos agora alterar as regras publicadas para 2010, a menos que não haja um consentimento de todos os participantes do Mundial", afirmou.

A FIA vai anunciar no fim desta semana a lista dos times que participarão da temporada 2010 da F1. Como já se sabe, Williams e Force India se inscreveram de forma incondicional, assim como as outras dez novas equipes – Campos, USF1, Litespeed/Lotus, Prodrive, March, Brabham, Epsilon Euskadi, Superfund, Lola e N.Technology.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/09/fota+responde+carta+de+mosley+fia+diz+que+conteudo+nao+e+negativo+6641952.html

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Re: Fórmula-1
« Resposta #340 Online: 12 de Junho de 2009, 14:58:48 »
Realmente a temporada não está das mais animadas.
A Brawn merece estar liderando, pois tem o melhor carro, além de ser inegável a competência do Button em guiá-lo (já o rubinho...)

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Re: Fórmula-1
« Resposta #341 Online: 12 de Junho de 2009, 15:12:55 »
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FIA confirma gigantes e três novatos, mas polêmica continua

Paris (França)

Junto às novatas USF1, Campos Grand Prix e Manor Grand Prix, as equipes mais tradicionais da Fórmula 1 estão oficialmente inscritas para o Mundial 2010. Entretanto, a lista dos participantes divulgada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta sexta-feira ainda não garante o futuro do campeonato, visto que as divergências com a Fota (associação de times da categoria) seguem sem ter sido contornadas.

Por causa do polêmico teto orçamentário de R$ 129 milhões imposto pela FIA para o ano que vem, McLaren, BMW, Renault, Toyota e Brawn GP foram confirmados na próxima temporada com reservas, tendo até 19 de junho para retirar suas restrições quanto ao regulamento e assegurar presença. Também integrantes da Fota, Ferrari, Red Bull e Toro Rosso reclamam viver a mesma situação, porém Max Mosley entende que os contratos assinados pelas três não podem ser rescindidos apesar das controvérsias.

O comunicado publicado pela entidade que rege o automobilismo mundial em seu site oficial ainda ratifica que Williams e Force India, times que se desentederam com os colegas atuais, seguirão na Fórmula 1, que contará também com três novas escuderias: os norte-americanos da USF1, comandados pelo antigo gerente da Williams Peter Windsor; os espanhóis da Campos, que atualmente disputam a GP2; e os britânicos da Manor, que são a principal surpresa das inscritas e ficaram conhecidas pela competitividade na Fórmula 3 Europeia.

De acordo com o site da revista londrina Autosport, ainda há mais três ou quatro novatos negociando sua entrada na Fórmula 1 como forma de precaução caso McLaren, BMW, Renault, Toyota e Brawn GP não cheguem a um acordo com Mosley. Vale lembrar que além dos escolhidos USF1, Campos Grand Prix e Manor Grand Prix, Brabham, Epsilon Euskadi, Lola, N.Technology, Prodrive e Superfund também pleitevam uma vaga entre as 13 escuderias que formarão o Mundial de 2010.

http://www.gazetaesportiva.net/nota/2009/06/12/583434.html

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Re: Fórmula-1
« Resposta #342 Online: 15 de Junho de 2009, 17:06:10 »
O racha da Fórmula 1 e a farra das aventureiras

A Fórmula 1 se diferencia de qualquer outra categoria do esporte a motor mundial por uma razão teoricamente simples, mas complicada (e cara, bem cara) na prática: para que uma equipe alinhe no grid, é preciso que ela tenha construído seu próprio carro - os motores podem ser fornecidos por uma fabricante independente, como acontece com as líderes Brawn, que compra blocos Mercedes, e Red Bull, que tem um acordo com a Renault. Mas com relação ao chassi não tem jeito: ele precisa ter sido construído pelo time. E é isso o que diferencia em termos de tecnologia e custos, por exemplo, a F-1 da Indy.

Nos Estados Unidos, qualquer um pode comprar um chassi Dallara, sapecar um motor Honda e se inscrever nas 500 Milhas de Indianápolis (é claro que não é tão simples assim, mas o caminho é esse). Max Mosley e seu polêmico teto orçamentário não querem acabar com o princípio do que se chama "propriedade intelectual sobre o carro", mas buscam diminuir o valor absurdo que se gasta para ter um bólido minimamente competitivo e, assim, abrir as portas da categoria para mais equipes e pilotos, atrair mais patrocinadores, público e, claro, grana. Ideia perfeita, certo? Errado.

Por querer impor as coisas de seu jeito, Max tem feito com que as manchetes sobre Fórmula 1 se dividam em dois "templates": "Equipe X se inscreve para 2010" e "Equipes da FOTA ameaçam abandonar a categoria". A FOTA é a Formula One Teams Association, criada em 2008 para tentar dividir mais democraticamente as receitas do circo entre os próprios times e a FOM (Formula One Management), empresa de Bernie Ecclestone detentora dos direitos comerciais da categoria. Por mais que as duas tenham o "Formula One" no nome e em tese busquem apenas melhorar o espetáculo, elas têm interesses díspares e ambições gigantescas. E é aí que começa a bagunça toda.

Depois de meses de ultimatos e blefes, o que parecia ser apenas um jogo político vem tomando forma e pode culminar numa tragédia para os fãs de automobilismo: o fim da Fórmula 1 como conhecemos. Ainda é a hipótese menos provável, mas hoje é uma hipótese. E o tom da voz de Mosley vem subindo nas últimas semanas justamente pelo anúncio de tantas inscrições de times interessados em viver o sonho de ser Brawn GP em 2010. Mas eles sabem que nada na F1 é tão fácil assim e a equipe de Ross Brawn é o que é hoje porque até o ano passado tinha a estrutura da Honda. Mesmo assim, nomes como Lola, March, Brabham, e Lotus (que seria ressuscitada pela Litespeed) vem surgindo como candidatas a vagas no ano que vem, o que, novamente em tese, fortaleceria uma improvável Fórmula 1 sem Ferrari, McLaren e cia. (a Williams já disse que manteria sua grife onde ela está hoje).

Enquanto isso, do outro lado da mesa, caras como Luca Di Montezemolo, chefão da Ferrari, Ron Dennis, que hoje comanda a McLaren à distância e Flavio Briatore (que não manda tanto como os dois primeiros, mas é o interlocutor entre os executivos da Renault e os homens do paddock) já estão de saco cheio da prepotência da FIA e de Mosley (sim, porque Ecclestone é inteligente o suficiente para perceber que é preciso acalmar os ânimos para que todos não saiam perdendo).

Só que entre a inteligência de Bernie e a arrogância de um cara pouco normal como Max (lembram-se dos rituais de sadomasoquismo com temas nazistas nos quais o dirigente esteve envolvido no ano passado? Pois é...) há uma grande diferença: Ecclestone, por mais que seja um capitalista nato, tem compromisso com aquele negócio. Ou você acha que ele quer terminar seus dias vendo "o lojinha" que cuidou com tanto carinho (carinho que o levou a ter uma das maiores fortunas da Inglaterra) vivendo de equipes ressuscitadas e com pilotos de segunda?

Já Mosley não está nem aí. Se amanhã um acordo não sair e as grandes montarem uma categoria paralela, levando consigo nomes como Ferrari, McLaren, Fernando Alonso, Felipe Massa, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel (nem todos os pilotos dizem abertamente, mas está claro que eles vão onde suas equipes estiverem), Max Mosley vai fazer questão de dizer que a Fórmula 1 continua um sucesso. É improvável, mas hoje já não é impossível. E seria triste.

300 km/h

- Das mais de dez equipes que se inscreverem no Mundial do ano que vem, duas ou três têm condições de colocar carros minimamente competitivos no grid. O resto só quer especular

- Mesmo com restrições orçamentárias, não é fácil desenvolver um Fórmula 1 do nada. Que o digam Honda e Toyota, que, mesmo gastando os tubos, levaram muitos anos para ter relativo sucesso

- As equipes que já jogaram a toalha neste ano (todas além de Brawn GP e Red Bull) ainda não começaram a desenvolver o carro de 2010 por um simples motivo: não sabem quais serão as regras.

http://br.noticias.yahoo.com/s/15062009/48/esportes-noticias-racha-da-formula-1.html

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Re: Fórmula-1
« Resposta #343 Online: 15 de Junho de 2009, 19:12:23 »
Néh.... não é a primeira vez que a Ferrari fica nesta palhaçada que vai sair.



Ainda que pareça mentira, isto aconteceu. Este ambicioso projeto tinha como principal objetivo vencer as 500 Milhas de Indianápolis, única corrida que a Ferrari não pode ganhar neste tipo de competição, além é claro do campeonato da Indy.

Para encontrar as origens deste projeto, temos que remontar até 1986, quando “Il Comendatore” Enzo Ferrari teve a idéia de competir na Indy. Era uma época de resultados não muito bons para a Rossa e de um não muito feliz relacionamento com a FIA (leia-se Bernie Ecclestone). Em 11 de novembro daquele ano, quando foi celebrado o contrato de John Barnard com a Ferrari, a equipe projetou um novo carro. Os rumores então começaram a correr.



No ano seguinte, durante a Feira Automotiva de Genova na Itália, foi exposto um novo carro da marca. O Ferrari 637 tinha um motor V8 turbo-alimentado, de 32 válvulas (quatro por cilindro) e dois eixos. O projetista era o austríaco Gustav Brunner, o mais forte dentro da escuderia na F1 daquele ano. Esta era a apresentação do novo carro para a Indy, para alegria de muitos e preocupação para outros. O azar na F1 e as constantes ameaças de Enzo Ferrari em abandonar a categoria pareciam tomar corpo.

Enzo afirmou que o orçamento para competir na Indy seria menor, muito menor que o da F1. Se tomarmos como base que o orçamento da F1 sempre teve caráter ilimitado (tome-se como exemplo o novo contrato de Schumacher por mais três anos), dava para pensar que se a Ferrari excursionasse a sério na Indy, poderia obter o título facilmente, fazendo com que os custos das outras equipes se elevassem para poder competir com ela, a tal ponto que a categoria americana entraria em colapso. Na temporada de 1987, os maus resultados da Rossa na F1 fizeram Enzo desistir da idéia de competir também na Indy no ano seguinte e o projeto foi arquivado.

Tudo isto poderia ser tomado como verdade se não fosse por outro motivo, contado por pessoas próximas ao Comendador, que expõe o verdadeiro interesse da Ferrari em disputar o campeonato da categoria americana.

Como foi dito antes, as relações entre a Ferrari e a FIA não eram as melhores, mas a idéia de que esta rivalidade pudesse afetar a Fórmula 1 não tinha muitos adeptos. A FIA (principal beneficiada em contar com os serviços da Ferrari na categoria) não fazia nada para tentar amenizar as discrepâncias entre as equipes. Durante as maiores discussões houveram constantes ameaças e comunicados oficias por parte da Ferrari em abandonar a categoria. Bernie Ecclestone simplesmente não ligava. Para ele era impossível e descabida esta possibilidade, não dando a menor atenção ao assunto. Este descaso fez Enzo perder a paciência, conhecido por seu “pavio curto”, mandou construir o Ferrari 637 com a intenção de partir definitivamente para a Indy, abandonando de vez a F1.



Enzo Ferrari faleceu em 1988, ano que supostamente se daria o ingresso da Ferrari no campeonato da Indy. O projeto de participar na categoria foi enviado então para a Alfa Romeo. Os planos não duraram muito tempo, apesar da marca ter fabricado um motor para este fim. Ninguém retomou o projeto Indycar de Enzo Ferrari, que foi arquivado e esquecido.

Mas as perguntas ficam. Se a Ferrari tivesse ido mesmo para a Indy, o que teria acontecido com a Fórmula 1? Será que a equipe realmente abandonaria a categoria? Ninguém consegue imaginar o que seria da Fórmula 1 hoje, sem a marca do Cavalinho Rampante. Só se tem uma única certeza, a história da categoria mais famosa do mundo seria outra, completamente...

O que aconteceu com a Ferrari 637? Este carro encontra-se na Galeria da Ferrari, em Maranello, vendo seu primo, o F2002 levando todas atenções sem que o projeto Indycar (hoje CART) tenha se tornado uma realidade. Teria sido espetacular ver este carro vermelho em Indianápolis, Michigan ou Fontana. Uma pena...

Autora: Rita Italiano
___________________________________________________________ ______________________

É muito lero-lero... no fundo é só uma pressão por causa de grana, só isto... quando encontrarem um termo que satisfaça, todos ficam de amores, beijinhos e abraços. Não estou levando nada desta fanfarronice à sério.

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Re: Fórmula-1
« Resposta #344 Online: 17 de Junho de 2009, 11:38:34 »
Vai acabar a F1?
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Offline Diego

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Re: Fórmula-1
« Resposta #345 Online: 18 de Junho de 2009, 21:07:20 »
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Sem acordo com FIA, oito equipes da F-1 anunciam novo campeonato


Depois de semanas de debates com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação ao teto orçamentário para a próxima temporada da Fórmula 1, a Fota (Associação dos Times da F-1) formalizou nesta quinta-feira a criação de uma nova categoria, e oito equipes já indicaram sua saída da principal categoria do automobilismo mundial.

Caso a FIA não mude de ideia sobre o teto orçamentário para 2010, Ferrari, McLaren, Renault, Toyota, BMW Sauber, Brawn GP, Red Bull Racing e Toro Rosso já confirmaram sua participação na nova categoria depois de uma reunião de quatro horas na fábrica da Renault na França.

A Fota se recusou a assinar incondicionalmente com a FIA para a temporada de 2010 da Fórmula 1 porque as equipes teriam de, obrigatoriamente, gastar no máximo US$ 60 milhões. "Os times não podem continuar com o compromisso e não aceitamos as condições colocadas para o Campeonato Mundial de 2010", disse comunicado.

"Sem ter uma alternativa [dentro da Fórmula 1], essas equipes começam a preparação para um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esse torneio terá um comando transparente, regulamentações, e ouvirá mais os desejos dos fãs, incluindo oferecer preços mais baixos", completou o comunicado.

Nesta quinta-feira, A FIA propôs um acordo final, como medida para evitar que a categoria acabasse dividida para a próxima temporada. A entidade fez uma contraproposta às escuderias, ampliando em mais do que o dobro o teto orçamentário proposta anteriormente.

A maior mudança, exigida pelas equipes, é a ampliação deste teto, que passaria de 40 milhões de libras (R$ 127 milhões) para 100 milhões de euros (R$ 273 milhões) em 2010. No entanto, para a temporada seguinte haveria mais uma drástica redução, com o valor chegando a 45 milhões de euros, o equivalente ao que foi proposto inicialmente para a FIA para 2010.


http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2009/06/18/ult4361u2504.jhtm


Offline Unknown

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Re: Fórmula-1
« Resposta #346 Online: 18 de Junho de 2009, 21:23:08 »
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[...]A maior mudança, exigida pelas equipes, é a ampliação deste teto, que passaria de 40 milhões de libras (R$ 127 milhões) para 100 milhões de euros (R$ 273 milhões) em 2010. No entanto, para a temporada seguinte haveria mais uma drástica redução, com o valor chegando a 45 milhões de euros, o equivalente ao que foi proposto inicialmente para a FIA para 2010.

E me pergunto qual o problema do Max Mosley em aceitar essa proposta? Me parece bem razoável.

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Re: Fórmula-1
« Resposta #347 Online: 18 de Junho de 2009, 22:14:23 »
Acho que ele vai aceitar.

Offline Gaúcho

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Re: Fórmula-1
« Resposta #348 Online: 19 de Junho de 2009, 09:14:58 »
Ta acabando.
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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #349 Online: 19 de Junho de 2009, 10:49:27 »
http://autoracing.virgula.uol.com.br/colunas.php?t=Uma%20nova%20categoria&id=442&colunista=901

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Uma nova categoria

Apesar do anúncio bombástico de que a FOTA, associação das equipes da Formula 1, vai realizar um campeonato paralelo ano que vem, notícia que o Autoracing deu em primeira mão, eu digo que a peleja ainda não acabou.

Eu acho que existe uma enorme possibilidade de Max Mosley ser destituído do cargo de presidente da FIA e Bernie Ecclestone abrir mão de grande parte do dinheiro que ele "divide" com as equipes. Feito isso, que aliás são condições sine quibus non, as equipes atuais continuam e a Formula 1 estará alinhando no grid em 2010 com todas elas e mais umas duas novas ainda.

De qualquer maneira em 2010 teremos uma nova categoria. Será a F1 sem Mosley, com Bernie mais pobre e com quem a FOTA aprovar na direção, ou uma categoria inteiramente criada e organizada pela FOTA.

Lógico que a Ferrari, McLaren, BMW, Brawn GP, Toyota, Renault, Red Bull e Toro Rosso, todas equipes de fábrica ou apoiadas por, tem plenas condições de organizar um campeonato. Mas já para 2010? Difícil. Dinheiro não seria problema, mas falta algo que não se pode comprar: tempo. Já estamos no meio de 2009 e seria muito difícil organizar um campeonato mundial novo em apenas 6 ou 7 meses.

Uma das dificuldades seria conseguir circuitos em condições de receber a nova categoria em tão pouco tempo. A grande maioria dos atuais circuitos onde a F1 corre atualmente ainda tem contrato vigente com a F1 e com a FOA de Bernie Ecclestone e suas ridículas exigências. Alguns talvez até "peitassem" uma briga boa, mas muitos não fariam isso. Então a nova categoria teria que encontrar pelo menos uns 15 circuitos em condições, mas diferentes dos atuais para correr já no ano que vem.

Aqui no Brasil, além Interlagos o único circuito que talvez tenha condições tão rápidas seja o de Curitiba. Digo talvez porque para carros tão rápidos como os da F1 ou, no caso os da nova categoria, falte área de escape no autódromo Raul Boesel. Na Europa e nos Estados Unidos haveria pouco problema, já que existem muitas pistas com ótimos traçados em condições de receber a nova categoria, principalmente algumas que abrigam corridas da MotoGP. Silverstone, Hockenheim, Mugello, Laguna Seca, só para citar alguns, Montreal estão prontos para amanhã.

A Ásia seria um problema. Provavelmente só o Japão teria condições de receber a nova categoria no primeiro ano. A Austrália tem ótimas pistas para categorias menores ou de turismo, mas a não ser que voltassem à pista de rua de Adelaide, não vejo outra com estrutura mais ou menos pronta no momento. Phillip Island é sensacional, mas estreita demais.

Então teríamos um campeonato basicamente disputado na Europa com três ou no máximo quatro corridas em outros continentes. Dependendo dos circuitos escolhidos não seria ruim...

Regulamento não seria um problema, uma vez que provavelmente usariam 90% do regulamento existente com poucas, mas fundamentais mudanças. Cobertura de TV também não seria problema, já que a grande maioria das emissoras que cobrem atualmente a F1 tem concorrentes a altura para cobrir a nova categoria.

Oito equipes com dois carros cada parece pouco. A solução, caso Willians e Force India resolvam não seguir a nova categoria, seria cada equipe colocar três carros no primeiro ano, ou até que consigam "recrutar" mais equipes.

Então, na teoria, fora aquele problema de tempo, essa divisão até parece uma boa idéia. Mas e na prática? Na CART a divisão foi um desastre, será que na F1 aconteceria a mesma coisa? Como ficaria o GP de Monaco, tão importante para as equipes e patrocinadores? E como ficaria, ou não ficaria, a F1 de Mosley / Ecclestone? Quem vai querer ver ou patrocinar a F1 sem suas equipes tradicionais e nomes como Campos Grand Prix, Team US F1, Manor Grand Prix, Prodrive, Superfund, Epsilon Euskad e outras tão desconhecidas quanto? A F1 vale tanto quanto o nome de suas equipes e seus pilotos, portanto se todos ou praticamente todos saem para montar outra categoria, a F1 de Mosley / Ecclestone simplesmente não consegue se vender.

Por isso, como disse no começo, Max Mosley será destituído e Bernie Ecclestone abrirá as pernas. Podem me cobrar!

Até a próxima!
Adauto Silva

 

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